Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de março de 2014

20º Salão Paranaense de Turismo movimenta o setor nos próximos dias


Evento reúne autoridades, representantes e profissionais do turismo durante três dias de networking e capacitações


Credibilidade aliada à concretização de bons negócios. Esta é a marca do 20º Salão Paranaense de Turismo, evento promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), que será realizado nos dias 13, 14 e 15 de março, no Expo Unimed Curitiba, na capital paranaense. O Salão é responsável por aquecer o mercado B2B do setor no Brasil e no Mercosul, reunindo agentes de viagens e profissionais do trade, com uma programação que reúne feira de negócios, atualização profissional, networking e eventos paralelos.

“O setor do turismo está em alta, não apenas pelo crescente aumento nos números de visitantes e turistas que viajam para o exterior, mas por 2014 ser o ano da Copa do Mundo de Futebol do Brasil. É um ano de muitas expectativas para o setor”, avalia o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis.

De acordo com dados divulgados recentemente pelo Ministério do Turismo (Mtur), o número de turistas que visitam o Brasil está aumentando. No ano passado, o Brasil recebeu quase seis milhões de estrangeiros, o que representa uma receita internacional de cerca de US$ 6 bilhões.

Além dos turistas que visitam o Brasil, o país também registra aumento no número de visitantes em destinos internacionais e de gastos no exterior. “O setor passa por um bom momento, apesar da alta do dólar. O Brasil vem ganhando destaque no cenário mundial: muitos querem visitar o país e os destinos de fora querem atrair os brasileiros”, ressalta o presidente da ABAV-PR.

E não é apenas o turismo internacional que está em alta. Recentes pesquisas, também do Mtur, revelam que os destinos nacionais estão na preferência de mais de 68% da população brasileira, que pretende viajar até julho de 2014. Em 2013, foram realizadas cerca de 215 milhões de viagens internas pelo país. “Temos muito o que explorar. Tantos destinos nacionais como internacionais estão em destaque. Por isso, a realização do Salão é de grande relevância para o turismo e chega em um bom momento para discutir o setor e realizar a capacitação e atualização dos profissionais da área”, diz Roberto Bacovis.

Turismo no Paraná

Em 2013, dois destinos turísticos paranaenses foram eleitos entre os dez melhores do Brasil. Este foi o resultado do prêmio Travelers’ Choice Destinations 2013 feito pelo site de viagens Tripadvisor. Foz do Iguaçu aparece na quinta posição do ranking e Curitiba em nono lugar, sendo que foi a primeira vez que a capital paranaense integra a lista. O público citou pontos turísticos para se visitar em Curitiba e também atrativos da Região Metropolitana e do Litoral. O destino mais bem cotado foi o Jardim Botânico, seguido do Museu Oscar Niemeyer (MON), Estrada da Graciosa, Ilha do Mel e Parque Tanguá. Já em Foz do Iguaçu as Cataratas do Iguaçu aparece em primeiro lugar, seguida do Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves, Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Já em 2012, mais de 13,6 milhões de pessoas visitaram os destinos paranaenses. Devido ao aumento do fluxo, o gasto médio individual e o período de permanência do turista no Estado, a receita gerada pela atividade turística chegou a R$ 3,9 bilhões.


Salão Paranaense de Turismo

Com a participação de mais de 300 expositores, entre redes hoteleiras, companhias aéreas, operadoras, locadoras de veículos, destinos turísticos nacionais e internacionais, companhias de cruzeiros marítimos, órgãos oficiais do Turismo e prestadores de serviço do setor, a 20ª edição do Salão deve receber cerca de 5 mil participantes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, entre outros, além de agentes de viagens de países como o Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.

Além da feira de negócios, o Salão também conta com importantes eventos paralelos: a 10ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, organizada pela Paraná Turismo; o 2º Encontro Paranaense de Hospitalidade, uma realização conjunta da ABIH-PR, ABAV-PR e Sebrae/PR; e a Arena Abrasel.

Outra novidade para a edição de 2014 do Salão é a realização do “Fórum Paranaense de Políticas Públicas do Turismo”, que reunirá líderes políticos e empresariais no dia 14 de março, das 9h30 às 12h. O Fórum proporcionará a avaliação de melhores práticas em organização e gestão integrada do turismo, sendo posteriormente tratadas por debatedores representativos de cinco segmentos: empresariado – Adonai Aires de Arruda – Presidente da Serra Verde Express; entidade representativa de classe – Roberto Bacovis – Presidente da ABAV-PR; pesquisadores de turismo – José Manuel Gandara – Doutor em Turismo e Professor da UFPR; poder executivo – Juliana Vosnika – Presidente da Paraná Turismo; poder legislativo – Dep. Anibelli – Presidente da Comissão Estadual de Turismo.

“Esses eventos agregam valor ao Salão, já que oferecemos ao público várias opções de capacitação e atualização. Por isso, é que reafirmamos que o Salão é um evento robusto e de qualidade no setor”, declara Bacovis.

O 20º Salão Paranaense de Turismo, realizado pela ABAV-PR, acontece nos dias 13 (abertura), 14 e 15 de março, no Expo Unimed, em Curitiba (PR). O evento tem patrocínio da Aerolíneas Argentinas, American Airlines, Gol, Grupo BRT, Tam e Travelport; parceria estratégica do Governo do Estado do Paraná e Paraná Turismo e apoio da ABIH Paraná; Abrasel Paraná; Prefeitura de Curitiba; FCVB; Fecomércio; Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA); Fenactur; Festival de Turismo das Cataratas; Infraero; Pinhais; Sebrae/PR; e Transtupi. Mais informações no site: www.salaoparanaense.com.br.

Programação e palestras

A programação de capacitação técnica do Salão contará com três apresentações na manhã de sábado, dia 15. As palestras abordarão os temas “Facebook para o Mercado de Turismo”, Universal Orlando Resorts e SeaWorld. Outra palestra importante dessa edição do Salão será com o responsável pelo setor jurídico da ABAV Nacional, Marcelo Oliveira. O advogado irá conversar com os participantes, apresentando sua palestra sobre “Como agenciar viagens nos dias de hoje com segurança jurídica”.

Além dessas apresentações, haverá ainda o 2º Encontro Paranaense de Hospitalidade, promovido em parceria com a ABIH-PR e Sebrae/PR. “Serão dois dias de programação e capacitação técnica para os agentes de viagens, com a abordagem de temas relevantes para os profissionais e para o setor. Convidamos especialistas de cada área para ministrarem as palestras, por isso, os participantes podem esperar um evento robusto e completo, em termos de programação”, avalia o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis.

Para o ano de 2014, o tema do Encontro Paranaense de Hospitalidade será “Promoção, Inovação e Negócios”, e dentre os assuntos selecionados para as palestras estão "Turismo Náutico - Realidade e Perspectivas para o Paraná", "Gastronomia Paraná", "O mercado do luxo no Brasil", “A comunicação na Relação Institucional", "Comunicação e MKT Digital - Agregando Valor ao seu negócio", e outros.

Caravanas

A ABAV-PR, em conjunto com seus parceiros, disponibiliza caravanas para trazer agentes de viagens do interior do estado e de estados vizinhos. Ao todo, a Associação prevê a vinda de cerca de 800 agentes provenientes de cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, das cidades de Foz do Iguaçu (PR), Cascavel (PR), Laranjeiras do Sul (PR), Guarapuava (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Blumenau (SC), Brusque (SC), Balneário Camboriú (SC), Itajaí (SC), Criciúma (SC), Tubarão (SC), Laguna (SC), Garopaba (SC), Florianópolis (SC), Itapema (SC), Joinville (SC), Carlos Barbosa (RS), Caxias do Sul (RS) e Porto Alegre (RS).

Expositores

ABIH-PR;  ABIH-RJ;  Abrasel-PR; Abreutur; Accel Travel/Interep; Aerocondor; Aerolíneas Argentinas; Aeromexico; Air Europa; Air France; AIT Operadora; Alitalia; American Airlines; Argentina/Inprotur; Avianca; Balneário Camboriú; Banco Rendimento/Cotação Câmbio; Beach Park; Bento Gonçalves; Bertoldi Turismo; Blue Sea; BTG Operadora; BWT Operadora; Café 3 Corações; Caldas Novas; Cassinotur Receptivos & Eventos; Club Med; Coris; Costão do Santinho; Curitiba; CVC; De Angeli Feiras e Eventos; Delta Air; Discover Cruises; Dollar; Domus Viagens; Ecobike Courier; Enotel Porto de Galinhas; Esferatur; Espírito Santo; Fecomércio; FLOT Viagens; Flytour Viagens; Fonseca Câmbio/ Banco Daycoval; Foz do Iguaçu; FRT Operadora; GJP Hotels & Resorts; Gol; Grupo BRT; Grupo Interlaken; Grupo Privé; GTA - Global Travel Assistance; Harbor Hotéis; Hertz; High Light; Hotéis Econômicos; Hotéis Slaviero; Hotel Casa Fundevila (Argentina); Hotel Estação 101; Hotel Las Torres Patagônia; Iberostar; Ilhabela (SP); Infraero; Intelly; Intercity Hotéis; Israel; KLM Royal Dutch Airlines; Localiza; Loi Suites Hoteles; Mabu; Magic Way; Mato Grosso do Sul; MG Travel; MGM Operadora; Ministério do Turismo; MMT Gapnet/ TAV Turismo; Monde Sistemas; MSC Cruzeiros; New Line; Novo Mundo Corretora de Câmbio; OLA Operadora; Operadora Visual/E-HTL; Orinter Tour Operator; Paraguai; Personal Brasil Tour Operator; Pinhais; Pluma; Pousada Vila do Farol; Pullmantur; Queensberry; R2K Tour Operator; Rigon Turismo; Rio Quente Resorts; Rio Tur; Rota do Café – Sebrae Londrina; Royal Caribbean; Santa Catarina; Scan-Suisse; Schultz; Sebrae-PR; Serra Verde Express; Tam; Thermas Di Roma Hotel Clube; Transtupi; Travelport; Tz Seguros; UPTime Comunicação em Inglês; Uruguai; Valetur; Veronesi Hotelaria; Vila Galé Eco Resort de Angra; Vila Galé Eco Resort do Cabo; Vila Galé Marés; Vital Card; e outros.

 

Nenhum comentário: