Prefeito de Natal defende a preservação do patrimônio arquitetônico do antigo Hotel dos Reis Magos



A manutenção da estrutura arquitetônica do antigo Hotel dos Reis Magos na Praia do Meio foi defendida pelo prefeito de Natal, Carlos Eduardo, nesta quarta-feira (26) em reunião com o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerril, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB-RN), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Instituto dos Amigos do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural e da Cidadania (IAPHACC), Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, além de lideranças comunitárias dos bairros da Ribeira, Rocas, Praia do Meio, Santos Reis e Brasília Teimosa.
Carlos Eduardo explicou que essa idéia da preservação do patrimônio arquitetônico e urbanístico do antigo Hotel Reis Magos foi defendida por ele desde a sua última gestão a frente da Prefeitura. O chefe do executivo municipal lembrou que se reuniu com os proprietários da área no ano de 2008 e na época foi apresentado um projeto que pretendia demolir o prédio. Essa opção não foi aceita. Outro plano, mantendo as características do edifício foi apresentando e aprovado, inclusive, a empresa fez um acordo com o município para regularizar a situação junto à secretaria de Tributação em troca da recuperação do imóvel. Esse acordo não foi cumprido pelos empresários e o local continuou deteriorado e sem uso.
O prefeito contou que já se reuniu duas vezes com o grupo proprietário do hotel e reafirmou a sua posição de preservar, o que em sua opinião, é um patrimônio histórico e cultural da capital potiguar. Carlos Eduardo deixou claro que já passou da hora de se recuperar o prédio onde funcionou o Hotel dos Reis Magos. Ele afirmou que o atual estado do prédio passa uma mensagem de abandono e decadência para os natalense e visitantes, o que, é totalmente prejudicial para o turismo local. “Vamos perseguir um projeto que alie a preservação completa desse patrimônio imaterial de Natal com a utilização funcional e econômica do antigo Hotel dos Reis Magos”, frisou.
O chefe do executivo municipal não descartou a possibilidade de desapropriar ou tombar o antigo Hotel dos Reis Magos, caso a empresa proprietária persista com a idéia de demolir completamente o prédio. Após ouvir as explanações e opiniões dos representantes das várias entidades e órgãos presentes, Carlos Eduardo determinou ao secretário de Turismo que convide o representante do grupo dono do imóvel para uma reunião em Natal para dar ciência que a Prefeitura exige a revitalização do prédio mantendo as suas características iniciais.
 

Comentários