Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Vai sair de férias? Confira o que levar na bagagem de mão



Mais de 7,2 milhões de brasileiros viajaram para outros países ao longo de 2011, de acordo com o último levantamento divulgado pelo Ministério do Turismo. Durante as férias deste início de ano, é possível que mais de 500 mil pessoas embarquem para o exterior. Como em muitos países é obrigatória a contratação de um serviço de seguro ou assistência viagem, a Assist Card Brasil, integrante do maior grupo de assistência ao viajante do mundo, preparou algumas dicas sobre o que pode ser levado na bagagem de mão para você não perder tempo no aeroporto:

Bagagem de mão em voos domésticos

Nos voos domésticos, aqueles que acontecem dentro do próprio país, são permitidos levar bagagem de mão - sacolas, bolsas de mão, pastas, maletas, entre outros - com peso máximo de 5 kg e com até 115 cm de dimensões cúbicas. Isso significa que a somatória do comprimento, largura e altura não pode ser superior a esse limite.

A bagagem de mão deve ser acomodada nos compartimentos acima das poltronas ou embaixo do assento. Outro detalhe importante é que a bagagem não pode, em nenhuma hipótese, incomodar os outros viajantes, nem representar risco de segurança aos demais durante o voo.

Bagagem de mão em voos internacionais

Nas viagens internacionais, os limites dependem de regras e convenções estabelecidas por tratados regionais, de comunidades de países e continentes. As maiores restrições estão relacionadas a líquidos.

Em frascos com capacidade de até 100 ml, devem ser colocados em embalagem plástica transparente, vedada, com capacidade máxima de 1 litro, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm. Acima de 100 ml não é permitido o transporte, mesmo que o frasco não esteja cheio. A fiscalização do aeroporto pode, nesses casos, apreender o produto e impedir seu embarque.

A embalagem plástica que envolve o frasco deve ser apresentada na inspeção de embarque de passageiros. Também é importante alertar que é permitida somente uma embalagem plástica por passageiro.

Bagagem de mão nos EUA

O turista que vai aos Estados Unidos precisa pagar uma taxa de franquia, que sofre variação de acordo com o local de destino. Mas ao viajar para este destino – e também para a África do Sul - é possível levar até dois volumes, cada um com peso máximo de 32 kg e dimensões cúbicas (somando o comprimento, largura e altura) de até 158 cm. Estas regras não têm validade para as bagagens de menores de dois anos, pois estes não têm direito à franquia, nem ao transporte de pets.

Cosméticos na bagagem de mão

Qualquer tipo de cosmético pode ser levado na bagagem de mão. Produtos de higiene pessoal, como escova e pasta de dente, não podem faltar, principalmente em viagens longas. Se for levar perfume, o turista não pode exceder o limite de 100ml. Além disso, o conteúdo precisa ser acondicionado em embalagem plástica e transparente.

Somente os produtos que o turista comprar no free shop do aeroporto, mesmo que excedam os 100 ml, podem ser levados com você na bagagem de mão. Entretanto, para evitar que a fiscalização do aeroporto retenha sua compra, mantenha o produto em sua embalagem plástica original e guarde o recibo de compra.

O que não levar na bagagem de mão

Depois dos atentados terroristas de 11 de setembro (2001) nos EUA, nenhum aeroporto do mundo permite o transporte de objetos cortantes – como tesoura, lixa, canivete, cortador de unhas – em sua bagagem de mão, bem como líquidos com quantidade superior a 100ml. Se precisar levar algum desses utensílios, coloque na mala grande a ser despachada.


Sobre a Assist Card

A Assist Card é a maior empresa de assistência viagem do mundo, há mais de 41 anos no mercado oferecendo soluções locais a emergências no exterior, sem nenhum custo adicional para o seu cliente. Atualmente, a companhia esta presente em 110 países, o que confere a habilidade única de atuar em minutos em quase qualquer lugar do mundo. Por ano, a empresa realiza mais de 400 mil atendimentos a pessoas em viagem.

A companhia opera 24 horas, todos os dias, faz o atendimento no idioma dos seus sete milhões de clientes em todo o mundo e oferece acesso a mais de 155 mil prestadores de serviços de assistência médica e odontológica internacional, jurídica e de bagagem. Além desses serviços, a companhia também conta com seguros de Cancelamento de Viagem, Acidentes Pessoais e Bagagem entre outros.
 

Nenhum comentário: