Turismo fecha 2013 com novos investimentos

Setor hoteleiro e de organizadores de eventos e hotelaria concentram os maiores percentuais de investimentos
As empresas do setor de turismo devem fechar o balanço de 2013 com mais investimentos em seus negócios. Empresários de sete segmentos projetaram investir, em média, 14,6% do total do faturamento no último trimestre do ano, segundo o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo do Ministério do Turismo.
A evolução do faturamento médio do conjunto do setor nos três primeiros trimestres do ano passado - 2,8%, 4,8% e 8,6% em comparação a 2012 - elevou o otimismo do empresariado em relação aos resultados finais de 2013. Assim, a maioria das empresas pesquisadas programou a aquisição de materiais e equipamentos, melhorias na infraestrutura das instalações e investimento no treinamento dos funcionários no período de outubro a dezembro.
Entre os sete segmentos pesquisados, o de organizadores de eventos e de meios de hospedagem investirão os maiores percentuais do faturamento: 29,3% e 28,2%. A hotelaria, que experimentou expansão em 44% do mercado, em outubro, direciona os investimentos para a aquisição de equipamentos e para melhoria da infraestrutura física, prioridade também para os organizadores de eventos.
A pesquisa, realizada pela Fundação Getúlio Vargas no terceiro trimestre de 2013, ouviu gestores de 713 empresas com faturamento total de R$ 7,9 bilhões e 67,8 mil empregados. Os segmentos pesquisados foram agências de viagens, meios de hospedagem, operadoras de turismo, organizadoras de eventos, parques e atrações turísticas, transporte aéreo e turismo receptivo.

Assessoria de Comunicação- Ministério do Turismo

Comentários