Reserva Biológica Huilo Huilo será sede de competição ciclística internacional



Disputa terá a presença de 45 competidores brasileiros
Em janeiro de 2014, a Reserva Biológica Huilo Huilo, hoje um dos principais destinos de ecoturismo do mundo, será parte da mega competição ciclística Trans Andes Challenge, que terá duração de seis dias e irá percorrer mais de 400 km do território chileno. O circuito, que terá mais de 350 competidores provenientes de 30 países, começará nos arredores de Huilo Huilo, na selva da Patagônia do Chile, e passará por lugares como Puerto Montt, Osorno e Pucón. Um total de 45 brasileiros estão na disputa.
O Trans Andes foi disputado no Chile pela primeira vez em 2009 e, em 2014, em seu percurso, os ciclistas devem passar por perto de seis vulcões e dez lagos. Entre os competidores confirmados para essa próxima edição está a norte-americana Rebecca Rush, tricampeã mundial de mountain bike 24 horas e hoje considerada uma das principais atletas de competições de resistência do mundo. No caminho serão instalados cinco acampamentos, um hospital, sala de imprensa e oficinas mecânicas. E as inscrições para novos competidores ainda estão abertas. Para mais informações, entre em http://transandeschallenge.com/es/es.html
SOBRE HUILO HUILO
Localizada nas selvas da Patagônia do Chile, a três horas de carro da cidade de Temuco, a Reserva Biológica de Huilo Huilo foi eleito recentemente como o destino mais sustentável do mundo pela Virgin Holidays Responsibile Tourism Awards Market (WTM). A Reserva ocupa uma área de 100 mil hectares e abriga uma das poucas áreas de florestas de clima temperado que restam no mundo. No local, existem 95 espécies de aves, 12 mamíferos, 328 espécies de flores, vulcões nevados, lagos, rios e cachoeiras com quase 40 metros de altura. O destino se encontra cercado por uma zona de intensa exploração madeireira e um de seus objetivos, como reserva biológica, é preservar um dos mais importantes ecossistemas da América do Sul.
Dentro de Huilo Huilo foram erguidos, na ultima década, quatro hotéis de arquitetura exótica e infraestrutura excelente, que oferece passeios guiados pela região, restaurantes de alta gastronomia, uma fábrica de cerveja artesanal, um museu com achados arqueológicos e muito conforto para o turista. Todos os edifícios são feitos com madeira de reflorestamento e foram projetados para se integrar à natureza que os rodeia da maneira mais harmoniosa possível.
Com altitudes que variam de 500 a 2000 metros sobre o nível do mar, a Reserva Biológica tem atividades para todo o tipo de terreno: no inverno, é possível subir ao vulcão Mocho-Choshuenco e praticar snowboard, tubbing e escaladas, além de pilotar motos de neve. E em estações mais cálidas, o vistante pode praticar rafting e nadar nos lindos lagos da região.

Comentários