Posse da ABIH com muito samba em Sampa


Marcos Junior T. Oliveira
Colaboração especial para o Site Turismo por Cristina Lira



A noite de 29 de janeiro foi muito especial para a ABIH São Paulo, principalmente para Bruno Omori, presidente reeleito para mais um biênio (2014-2016) à frente da entidade. O empresário escolheu o mais novo espaço para eventos no centro de São Paulo, Terra da Garoa, para a solenidade de posse. Reuniu mais de 3 convidados entre familiares, amigos, personalidades do trade, representantes governamentais e jornalistas do turismo. Samba, acessibilidade, Copa 2014, boa gastronomia e discursos animados marcaram o evento na Avenida São João, 555.


Antes da posse, aconteceu a reunião da Câmara Temática da Copa 2014 do Conselho Estadual de Turismo. Na mesa estiveram o representante da Match Services/Fifa, Paul Whelan, o presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato, o secretário executivo do Conselho Estadual de Turismo, Armando Mello, a deputada estadual, Célia Leão, o deputado federal, Walter Ohoshi, a diretora de Turismo e Entretenimento da São Paulo Turismo, Luciane Leite, e o gerente de Operações para Assuntos Institucionais do Comitê Organizador Local, Paulo Laranjeira.


Omori enfatizou a importância da Câmara Temática e apresentou alguns resultados conquistados ao longo dos últimos 6 anos como os eventos “Sampa no Brasil”, a “TV Equilibra” e o “Guia Copa”. “Hoje estão reunidos mais de mais de 90 prefeitos, hoteleiros e profissionais do trade e as cidades devem fazer uma divulgação forte para atrair turistas antes, durante e depois da Copa”, disse Bruno, que evidenciou a contribuição do comitê paulista à hotelaria nacional com o selo de acessibilidade e inclusão social. Outras oportunidades que o hoteleiro disse foram o legado para a Zona Leste, a realização do seminário da Fifa e a visibilidade mundial.


O representante da Match Services/Fifa, Paul Whelan, foi o segundo a falar e alertou os convidados sobre o uso indevido do nome Fifa por oportunistas. “Muitas pessoas estão se apresentando como representantes das seleções, por isso, enfatizo que, em caso de dúvidas, devem ligar para a Match ou o Comitê Organizador da Copa. Todas as informações são oficiais e gratuitas”, concluiu Whelan. Enrico Fermi, presidente da ABIH Nacional, frisou sobre a pouca adesão de sócios à entidade de 77 anos e apenas 1200 associados. “Temos que ter uma consciência mais coletiva no país. Nossa meta é chegar a dez mil associados”, disse Fermi.


Luciane Leite, da SP Turis, fez um balanço das ações desenvolvidas pela entidade. “Nosso trabalho está bem adiantado. Já licitamos a sinalização turística viária e agora implantaremos placas de descrição de região e atrativos sinalizados, todas com QR Code”, finalizou Luciane. Pórticos de boas-vindas nas entradas de São Paulo e um posto de informação da Copa no aeroporto de Congonhas também são ações previstas pela SP Turis”. Quem emocionou os convidados foi a deputada estadual Célia Leão. A representante legislativa que tem como bandeira a luta pela acessibilidade no estado disse que “são esses líderes que fazem que cresçamos”, referindo-se a empresário do município de Socorro, no interior paulista que recebera mais de 2000 hóspedes com algum tipo de deficiência.


Muitas autoridades civis e militares estiveram prestigiando a noite, dentre elas os prefeitos de Mogi das Cruzes, Santos, Itu, Guarujá, Mairiporã, El Dorado, Guarulhos, Atibaia, Bragança Paulista, Nazaré Paulista, entre muitas outras cidades paulistas, além de representantes da FBAJ, SPCB, FBHA, Abrajet, Academia de Eventos, Abremar, Abracorp, Fecomércio, Aprecesp, entre outras.


Nova Diretoria


Além de Bruno Hideo Omori (Omori Corporate) à frente da ABIH-SP, a nova diretoria para o biênio 2014-2016 é composta com por 22 vice-presidentes, seis membros no Conselho Fiscal e três diretorias regionais. Os vice-presidentes são: Adolpho Cyriaco (Gestio ltda), Alex Veríssimo Mendes (Parque Balneário), Ana Sarantopoulos (Stream Hotéis), Antônio Reinales (Reinales Plaza Hotel), Antônio Dias (The Royal Palm Plaza), Ariel Cardoso Gaiolli (Rádio Hotel), Carlos Bernardo (Pullmann Hotel), Carlos Eduardo Hue (WTC Sheraton hotel), Carlos Kaoru Omori (Omori Corporate), Fernando Mamede (Atibaia Campo e Chalés), Francisco Dalmário Cavalcante (Hotel Pergamon), Henry Maksoud Neto (Maksoud Plaza), Júlio Serson (Hotéis Vila Rica), Luiz Pedro Nathan (Asstur Campos do Jordão), Manuel Gama (Rede Travel Inn), Marco Iannoni (Mônaco & Convention Hotel), Murillo Grillo Sarti (Hotel Guanumbis), Ricardo Roman Junior (Delphin Hotel), Roberto Rotter (Presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros), Roland Bonadona (Rede Accor), Rui Manuel de Oliveira (Meliá International) e Thierry Guillot (Grand Hyatt São Paulo).


No conselho fiscal ficaram Hélio Higuchi (San Raphael Hotel), Francisco Silva (Blue Tree Towers), Miki Hiroshe (Matsubara Hotel), José Fernandes (Hotel Faz Parque dos Sonhos), Ernesto Elache (Hotel Presidente Wenceslau) e José Saud Junior (Hotel Olavo Bilac). Os representantes regionais ficam nos municípios de Atibaia, Campos do Jordão e Socorro


Terra da Garoa e Samba Sampa


A solenidade foi realizada no novo espaço para eventos da capital paulista, o Terra da Garoa. Um local intimista com um palco capaz de receber os mais variados perfis de espetáculos. Após as duas solenidades, os convidados assistiram ao musical Samba Sampa e apreciaram um jantar que faz referência direta ao banquete oferecido pela família Prado aos modernistas de 1922.
Samba Sampa, uma concepção artística do premiadíssimo Ulysses Cruz, eterniza à cidade no século passado com canções e histórias que marcaram a Semana de Arte Moderna. No espetáculo, José Rubens Chachá traz a poesia no papel de Oswald de Andrade. Thobias da Vai Vai e a esposa Elizeth Rosa interpretam as famosas músicas de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Dorival Caymmi, Adoniran Barbosa, entre outras personalidades. A direção geral é de Ravel Cabral.
No elenco, músicos, cantores, sambistas, bailarinos, combinam e harmonizam o ambiente com uma projeção mapeada, cenários, efeitos especiais, confete, serpentina e um lindo desenho de luzes assinado por Marcos Olívio. Tudo num repertório que passeia por cerca de 1 hora pelo melhor da música brasileira concentradas em São Paulo.
Foi uma experiência única para coroar a posse da nova diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo, entidade que congrega empresários que têm por vocação o “bem receber”.

Comentários