Foi hoje lançado um novo projeto português de jornalismo
de viagens, dedicado integralmente à hotelaria portuguesa.
Assente em quatro princípios basilares - paixão, experiência, verdade e independência -, Hotelandia (www.hotelandia.pt)
é uma plataforma independente onde são destacadas estadias em unidades
hoteleiras portuguesas de qualidade, com os textos a serem escritos por
hóspedes muito experientes: "Não nos deslumbrámos com um hotel de luxo
só porque tem cinco estrelas, e sabemos por experiência que dormir num
hotel barato não é sinónimo de uma má estadia", pode ler-se no site.
Com
informação de qualidade, estruturada e comparável sobre a hotelaria
portuguesa, o projeto Hotelandia serve de complemento às reviews menos estruturadas deixadas por outros hóspedes em sites
como o Tripadvisor ou o Booking. O objetivo é permitir aos internautas o
acesso à opinião de profissionais da escrita e viajantes muito
experientes, ajudando os turistas domésticos e internacionais a fazerem
uma seleção mais informada das suas estadias em Portugal.
Na declaração de princípios que acompanha o site,
a equipa explica que nenhum hotel paga para ter uma reportagem inserida
em Hotelandia (“fazemos jornalismo e não publicidade”), acrescentando
que só são publicadas experiências reais, em hotéis onde efetivamente os
jornalistas pernoitaram. “Só falamos sobre o que conhecemos, a nossa
real experiência. Não fazemos fretes - mesmo que a estadia tenha
sido oferecida pelo hotel. Se aconselhamos uma unidade hoteleira, é
porque a recomendaríamos ao nosso melhor amigo. Sem hesitações”, lê-se
em www.hotelandia.pt.
Criada
pela dupla Luísa Pinto e Filipe Morato Gomes (que em 2012 realizaram
uma volta ao mundo com a filha de então cinco anos), a Hotelandia conta
com a colaboração de uma dúzia de jornalistas portugueses, habituados a
escrever para publicações de referência na área das viagens em Portugal e
no Brasil - como a Fugas, a Volta ao Mundo, a Evasões e a UP, ou ainda a
Folha de São Paulo. A equipa de colaboradores inclui nomes como Ana
Pedrosa, Andreia Marques Pereira, Carla B. Ribeiro, Cláudia Silveira,
João Ferreira Oliveira, Maria João Veloso, Patrícia Carvalho, Paula
Alves Silva, Tiago Alves, Tiago Salazar e Vanessa Rodrigues.
Numa primeira fase, o site
estará disponível apenas em português, mas é intenção dos seus
criadores traduzir os conteúdos para outras línguas "num futuro tão
próximo quanto possível", por forma a chegar a turistas oriundos de todo
o mundo e não apenas da lusofonia. “Queremos contribuir para divulgar bons hotéis, guesthouses, pousadas, hostels e casas de turismo rural do nosso país”, afirma Filipe Morato Gomes.
Sobre o projeto:
O site Hotelandia tem por objetivo divulgar os melhores exemplos de hotéis, guesthouses, pousadas, hostels
e casas de turismo rural de Portugal. Reconhecendo o enorme mérito da
hotelaria portuguesa, os jornalistas de viagem que assinam os textos
acederam em contar a sua experiência como hóspedes em unidades
hoteleiras de todo o país, elencando os pontos fortes e fracos de cada
uma delas e, dessa forma, contribuindo para uma decisão mais informada
na escolha de locais onde se hospedar em Portugal.
Sobre os fundadores:
Filipe
Morato Gomes - Depois de duas voltas ao mundo, continua a viajar de
mochila às costas, a andar de transportes públicos e a preferir a
socialização das guesthouses e pequenas pousadas ao ambiente altivo dos hotéis de luxo. Mas não diz que não a uma refeição gourmet, uma massagem num spa ou um pequeno luxo de quando em vez. Assina artigos de viagem no Alma de Viajante (www.almadeviajante.com) e em revistas portuguesas e brasileiras. Mais importante, continua a viajar. Sempre.
Luísa
Pinto - É jornalista desde 1998 e não é esquisita nas tipologias. Mas é
exigente no ambiente e conforto do lugar onde vai pousar a cabeça, para
um sono que não se importa que seja rápido mas que deverá ser
repousante. Especializou-se a transformar em "casa" qualquer quarto de
hotel, pousada ou guesthouse durante uma volta ao mundo em família realizada em 2012. Escreve sobre viajar com crianças no Diário da Pikitim (www.pikitim.com).
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