Governo do Estado, UFRN, Prefeitura do Natal e Sebrae discutem instalação do Centro de Apoio à Imprensa durante Copa do Mundo em Natal




O Governo do Estado, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Prefeitura de Natal e outros parceiros como Sebrae e Fiern, vai estruturar um Centro de Apoio à Imprensa para atender aos jornalistas interessados em cobrir aspectos da Copa do Mundo Fifa 2014 para além dos jogos de futebol no Rio Grande do Norte em junho.

O Centro vai oferecer 200 vagas, preenchidas por meio de credenciamento prévio, funcionará no Laboratório de Comunicação da UFRN e servirá como ponto de relacionamento entre os profissionais e os estudantes de comunicação da instituição, além de ponto de apoio para produção de reportagens diversas sobre cultura, economia, turismo, lazer, gastronomia etc. “Nosso estado larga na frente e até agora não temos notícia de outra iniciativa como essa no Brasil”, lembra Paulo Araújo, secretário de comunicação do RN.

Até agora, cerca de 15 equipes de TV estrangeiras já visitaram o RN para produzir reportagens sobre diversos aspectos do Estado. Durante o sorteio das seleções que virão jogar em Natal em dezembro, cerca de 1,5 bilhões de telespectadores assistiram pela TV imagens de Natal. “É uma divulgação espontânea sem paralelo”, lembra Araújo.

Para José Zilmar, Superintendente de Comunicação da UFRN e coordenador do projeto, a Universidade oferecerá aos comunicadores a infraestrutura de espaço e internet, além de servir como ponto de apoio acadêmico. “Já temos experiência nesse tipo de intercâmbio nas duas reuniões da SBPC que sediamos e a Copa do Mundo certamente mexerá com toda a Universidade”.

A Superintendência de Infraestrutura da UFRN recebeu a visita das comitivas da Itália e dos Estados Unidos. A comitiva italiana visitou os estúdios do DECOM. Embora a Itália treine no estádio do ABC, ficaram entusiasmados com o que o campus pode oferecer. É provável que as comitivas das demais seleções que treinarão na UFRN visitem o Campus até março.

Ao Governo do Estado caberá a responsabilidade de criação da logomarca do Centro de Apoio à Imprensa, o auxílio no desenvolvimento de um portal de notícias, além de fazer uma ponte com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). “A nossa intenção é trazer estudantes da UERN para participar também deste grande evento”, diz Araújo.

Para otimizar as propostas de planejamento, foram criadas quatro comissões na reunião: de credenciamento, logística, programação e promoção do Centro. Durante a Copa do Mundo, Natal receberá as seleções de Camarões, Estados Unidos, Grécia, Uruguai, México, Gana, Japão e Itália. As partidas a serem realizadas no estádio Arena das Dunas são: México e Camarões, no dia 13 de junho; Gana e Estados Unidos, no dia 16 de junho; Japão e Grécia, no dia 19 de junho; e Itália e Uruguai, em 24 de junho.

Além do secretário de Estado da Comunicação, Paulo Araújo, também estiveram presentes à reunião desta quarta-feira (15), Angelo Girotto (assessor do setor de Projetos da Superintendência de Comunicação da UFRN), Antonino Condorelli (professor do Departamento de Comunicação Social da UFRN), Jéssica Barros (Sebrae), José Rebouças da Costa (membro da diretoria de Mobilização e Formação Sindical do Sindicato dos Jornalistas do RN e coordenador de Comunicação do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior), Marcone Maffezzolli (diretor da TV Universitária e da Superintendência de Comunicação da UFRN) e Marcos Alexandre (secretário adjunto de Comunicação Social da Prefeitura do Natal).

Comentários