FIART É ABERTA OFICIALMENTE E PROSSEGUE COM BOA VISITAÇÃO




            Os números estão favoráveis a 19ª edição da Feira Internacional de Artesanato, com uma média de 6 mil visitantes por dia. A beleza da feira, sua programação cultural que privilegia os grupos dos vários municípios e a qualidade dos produtos expostos, foram os assuntos mais comentados pelas autoridades que abriram oficialmente a Fiart, sendo elas Zeca Melo do Sebrae, Izalmar Pereira da Prefeitura da Cidade do Natal, Neiwaldo Guedes da Fiart  e Sílvio Torquato. Os índios da tribo Fulni-ô fizeram uma apresentação, enquanto as autoridades receberam uma réplica artística do estádio Arena das Dunas.
            Em seguida todos visitaram a Fiart, que apresenta na programação cultural desta quinta a arte circense, a partir das 18h, seguida da Orquestra de Violinos de Goianinha, do grupo de percussão Arte na Lata de Passa e Fica e, os grupos integrantes do 12º Festival de Danças Folclóricas e Contemporâneas. O show artístico da quinta é com o grupo As Nordestinas.
            Na sexta a Fiart apresenta trio de forró Santa Maria, banda de música de Monte Alegre, show clássico com bailarinos da EDTAM e transformismo com Marlúcio Ramalho. Em seguida tem a final do 12º Festival de Danças Folclóricas e Contemporâneas, Oficina da Viola do RN e show artístico com Joãozinho e Grupo Kairus.
            O sábado cultural na Fiart começa com arte circense, mostra da cultura indígena, grupo cultural da SEMTAS, Tuareg Kasa do Oriente, grupos culturais da UFRN e FJA e um desfile de princesas e Miss Mirim Mundo da Agência C Publicidade. O sábado fecha com a banda de música Euterpe Jardinense,  banda C4 e serestão de Luiz Almir e Banda.
            O último dia da Fiart 2014, o domingo, começa às 17h30 com grupo TTT da Semob, Lapinha do Menino Deus da Vila de Ponta Negra, Hip Hop da Casa do Bem, grupo de dança Galera Mix da Zona Norte, Casa do Balé de Parnamirim, Cia de Dança do TAM, banda de música de Pureza e, fechando a Fiart, a banda Forró dos Empresários e Alessandro Saldanha na Pisadinha do Brasil.
            A 19ª edição da Fiart tem seu lado social, ajudando com cessão gratuita de estandes, cinco entidades como o GACC, Livraria Espírita Bezerra de Menezes, Cantinho da Vovó, Auto Artes (crianças com câncer) e a Rede Metropolitana de Comercialização Solidária. Segundo Neiwaldo Guedes, coordenador geral da Fiart, “todo empreendimento privado precisa ter um olhar para o social, abrindo algum espaço ou contribuindo de alguma maneira, pois só atitudes humanitárias e gestos concretos de solidariedade contribuem para um planeta melhor”.
            A Fiart funciona das 15 às 22h com 385 estandes e tem o apoio da Prefeitura da Cidade do Natal, Sebrae/RN, programa do Artesanato Brasileiro da  Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária do Governo Federal e do Governo do Estado do RN, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social.

Comentários