FÉRIAS EM MINAS GERAIS



Para quem quer aproveitar as férias de janeiro e conhecer os encantos de Minas Gerais, opções de lazer e cultura não vão faltar. São festivais, festas populares, teatro e diversão que agradam a todos os gostos. O Estado oferece várias opções para os primeiros dias do ano novo.

Belo Horizonte cultural Circuito Aberto - Janeiro

A Praça da Liberdade vai receber durante o mês de janeiro cinco shows do Circuito Aberto, ação do Circuito Cultural Praça da Liberdade, com entrada gratuita e ao ar livre. A sexta atração será realizada no Museu das Minas e do Metal. Grupos como a Cia. Burlantins, vão se apresentar. O show Clara Negra, uma homenagem a cantora Clara Nunes é um dos destaques da programação que abre o ano de 2014. Além disso, os museus e atrativos do Circuito Cultural estarão abertos à visitação.

A tradicional e aguardada Campanha de Popularização do Teatro e da Dança promete agitar a vida cultural dos belohorizontinos até o dia 4 de março. Em sua 40ª edição, poderão ser conferidas mais de 150 peças teatrais e espetáculos dança a preços promocionais, em todos os teatros da cidade. Para programação completa, acesse www.sinparc.com.br.

O Palácio das Artes apresenta até o dia 02 de fevereiro, no espaço Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, a exposição Escavar o Futuro, que reúne obras e artistas de diversos lugares do mundo e busca o encontro entre arte e arquitetura e a prática espacial que as permeia. Entre os dias 17 de janeiro e 8 de fevereiro, o Espaço Mari’Stella Tristão recebe uma exposição inspirada nos mapas. A proposta de ATLAS - Verão Arte Contemporânea 2014 é guiar o espectador através do descobrimento de diversas paisagens, sensações e ambientes, sem um rumo explícito, sem divisão cronológica ou geográfica, a fim de proporcionar um circuito em que o público percorra todos os espaços da galeria. O Palácio das Artes realiza ainda diversas oficinas relacionadas às exposições em cartaz. Para mais informações acesse: http://fcs.mg.gov.br

Diversas atrações podem ser conferidas também no Festival VAC – Verão de Arte Contemporânea. Em sua 8ª edição, o foco do festival está nas artes visuais. Espetáculos de teatro, dança, música, artes visuais, cinema, literatura, moda, gastronomia e arquitetura serão exibidos em vários locais. Confira a programação completa em http://veraoarte.com.br/2014/.

Em São João Del Rei, acontece até o dia 02 de fevereiro o Festival Happy Hour. Em sua 2ª edição, o evento reúne cultura e gastronomia. Nesse ano, as apresentações em locais públicos trazem cantores de diversos ritmos, como Samba, Chorinho, Instrumental, MPB e Blues. Programação completa em: http://www.festivalhappyhour.com.br

Inhotim é pura diversão e conhecimento

Até o dia 31 de janeiro, o Inhotim preparou uma programação especial para as férias de toda a família. As atividades acontecem de terça a domingo, sempre a partir das 10h. Com o tema “Estação dos Contos” os participantes são convidados a criarem contos e pequenos livros. Para os mais aventureiros haverá Caça ao Tesouro e Visitas Ambientais de exploração do acervo botânico do museu.

Em sua 3ª edição, a Colônia de Férias do Inhotim promove atividades em período integral para crianças de 4 a 7 anos. Pela manhã, enquanto os pais visitam o museu, as crianças participam de atividades educativas.

Na Visita Temática Artística, o visitante é convidado a descobrir como os elementos artísticos colaboram para a criação de um universo simbólico no ambiente.

Apresentações de teatro de bonecos e a Mostra de Cinema prometem envolver um público de todas as idades.


Cinema em Tiradentes

Atração do cinema contemporâneo, a 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes será realizada de 24 de janeiro a 01 de fevereiro, em Tiradentes. Nesta edição, que tem como eixo temático a questão dos processos audiovisuais de criação, serão exibidas 129 atrações, entre longas, médias e curtas-metragens, distribuídos em sete mostras conceituais em três espaços de exibição na cidade histórica mineira, sempre com entrada gratuita. 

Também na programação estão: Mostrinha de cinemas, oficinas e seminários, além de uma homenagem ao ator Marat Descartes. Na ocasião serão apresentados filmes em retrospectiva à carreira do artista.

Férias nos parques

Os parques municipais de Belo Horizonte prepararam programação especial para toda a família curtir as férias. No Parque das Mangabeiras, a programação começa no dia 21 e vai até 31de janeiro. As opções são várias, como oficinas esportivas, rua de lazer, apresentação teatral e jogos.

O Parque Américo Renné Giannetti (Parque Municipal) oferece de forma gratuita diversas opções de lazer como brinquedos, equipamentos de ginástica, pista de caminhada, quadra poliesportiva, pista para skate e quadra de tênis. Abriga, também, com tarifa de R$1,00, 21 brinquedos eletrônicos como carrossel, roda gigante, minhocão, rotor, safári e pula-pula. No parque, encontramos os tradicionais burrinhos, fotógrafos lambe-lambes e o trenzinho. 

No Parque Lagoa do Nado as atividades começam no dia 21 e vão até o dia 31de janeiro. Serão várias atividades de recreação, educação ambiental e observação de aves. Informações sobre a programação dos outros parques no telefone: 3277-1428.

Outra boa opção para as férias de janeiro é o Parque da Serra do Curral. Seu principal atrativo para quem busca atividade física ao ar livre e aventura é a Trilha Ecológica Travessia da Serra, com cerca de 4.220m de extensão e altitudes que variam de 1.200 a 1.380 metros, percorrida na crista da Serra do Curral. Já para quem só está pensando em curtir um belo visual e aproveitar a natureza, existe a opção de fazer uma caminhada pela estrada do Parque desde a Portaria 1 até o Mirante da Acessibilidade. Crianças, jovens, adultos e idosos, todos conseguem sem grande esforço chegar até esse ponto para admirar a paisagem. A entrada é pela Avenida José do Patrocínio Pontes, 1.951, bairro Mangabeiras.
 

Comentários