EMBRATUR FINANCIA AÇÕES CULTURAIS DE PROMOÇÃO DO BRASIL

  
 
Edital de patrocínio, no valor de R$ 8 milhões, encerra inscrições nesta semana. Serão contemplados projetos que promovam a cultura como ferramenta de promoção e divulgação internacional do Brasil
 
Termina na próxima sexta-feira, 10, o prazo para apresentar projetos para receberem patrocínio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), que tem R$ 8 milhões para ações culturais que contribuam para a divulgação turística internacional do Brasil. Para ser aprovada, a proposta tem que seguir as estratégias do Plano Aquarela, que define as diretrizes da promoção turística do Brasil no mercado externo.
 
“Os patrocínios irão potencializar a divulgação dos destinos brasileiros em 2014, ano que o país deverá receber 7 milhões de estrangeiros”, explicou o presidente da Embratur, Flávio Dino.
 
As ações de patrocínio deverão acontecer nos países considerados prioridade para a Embratur, incluindo Rússia e China. Até agora, já foram apresentadas propostas para os seguintes mercados: França, Alemanha, Bélgica, Suíça, Argentina, Reino Unido, Uruguai, Estados Unidos, Colômbia e Chile.
 
Os projetos deverão ser executados entre 14 de abril e 31 de dezembro de 2014. “Além do mercado para o qual a proposta será feita, também observaremos o período de realização, para que as ações sejam distribuídas ao longo do ano, reforçando as iniciativas que já compõem a Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro da Embratur”, detalhou o presidente do Instituto.
 
Após o prazo de inscrição, começa a fase de análise das propostas pela Comissão Técnica do Patrocínio. Nesta fase, os projetos inscritos passam pela verificação do preenchimento dos pré-requisitos previstos no edital, bem como por análise técnica. Serão avaliados critérios como notoriedade junto ao público estrangeiro; potencial de inovação com uso de ferramentas diferenciadas de comunicação; grau de exposição da Marca Brasil; capacidade de relacionamento entre Embratur e parceiros; relevância do projeto; e por fim,  as contrapartidas. Os projetos devem, obrigatoriamente, abordar questões de cultura, sustentabilidade e cidadania.
Inovação na promoção
 
Em junho, a Embratur lançou no Diário Oficial da União portaria que definiu sua nova política de patrocínios a ações, com o objetivo de contribuir diretamente para a melhoria da imagem dos destinos turísticos brasileiros e para o crescimento do turismo internacional no país. “Com estes parâmetros, buscamos inovar na promoção, estreitar os relacionamentos já estabelecidos e construir novos laços com públicos estratégicos para o turismo no Brasil, além de expandir a divulgação da Marca Brasil”, explicou o diretor de Marketing, Walter Vasconcelos.
 
A Embratur passou a selecionar projetos de patrocínio preferencialmente via Chamamento Público, podendo atender a ações, realizadas no Brasil ou no exterior, mas com repercussão internacional para a imagem do Brasil. Vasconcelos lembrou também que a política de patrocínio da Embratur tem o objetivo de promover os valores essenciais da Marca Brasil: diversidade natural e cultural, hospitalidade, alegria, exuberância, modernidade e competência. “As iniciativas aumentam a exposição da imagem do Brasil, e para isso, apoiamos iniciativas que tenham impacto direto junto a formadores de opinião que possam contribuir para que novos turistas visitem o país”.
 
Para acessar o edital, clique no link abaixo:
 

Comentários