Edital de patrocínio, no valor de R$ 8
milhões, encerra inscrições nesta semana. Serão contemplados projetos
que promovam a cultura como ferramenta de promoção e divulgação
internacional do Brasil
Termina na próxima sexta-feira, 10, o
prazo para apresentar projetos para receberem patrocínio da Embratur
(Instituto Brasileiro de Turismo), que tem R$ 8 milhões para ações
culturais que contribuam para a divulgação turística
internacional do Brasil. Para ser aprovada, a proposta tem que seguir
as estratégias do Plano Aquarela, que define as diretrizes da promoção
turística do Brasil no mercado externo.
“Os patrocínios irão potencializar a
divulgação dos destinos brasileiros em 2014, ano que o país deverá
receber 7 milhões de estrangeiros”, explicou o presidente da Embratur,
Flávio Dino.
As ações de patrocínio deverão acontecer
nos países considerados prioridade para a Embratur, incluindo Rússia e
China. Até agora, já foram apresentadas propostas para os seguintes
mercados: França, Alemanha, Bélgica, Suíça, Argentina,
Reino Unido, Uruguai, Estados Unidos, Colômbia e Chile.
Os projetos deverão ser executados entre
14 de abril e 31 de dezembro de 2014. “Além do mercado para o qual a
proposta será feita, também observaremos o período de realização, para
que as ações sejam distribuídas ao longo do ano,
reforçando as iniciativas que já compõem a Agenda de Promoção Comercial
do Turismo Brasileiro da Embratur”, detalhou o presidente do Instituto.
Após o prazo de inscrição, começa a fase
de análise das propostas pela Comissão Técnica do Patrocínio. Nesta
fase, os projetos inscritos passam pela verificação do preenchimento dos
pré-requisitos previstos no edital, bem como
por análise técnica. Serão avaliados critérios como notoriedade junto
ao público estrangeiro; potencial de inovação com uso de ferramentas
diferenciadas de comunicação; grau de exposição da Marca Brasil;
capacidade de relacionamento entre Embratur e parceiros;
relevância do projeto; e por fim, as contrapartidas. Os projetos
devem, obrigatoriamente, abordar questões de cultura, sustentabilidade e
cidadania.
Inovação na promoção
Em junho, a Embratur lançou no Diário
Oficial da União portaria que definiu sua nova política de patrocínios a
ações, com o objetivo de contribuir diretamente para a melhoria da
imagem dos destinos turísticos brasileiros e para
o crescimento do turismo internacional no país. “Com estes parâmetros,
buscamos inovar na promoção, estreitar os relacionamentos já
estabelecidos e construir novos laços com públicos estratégicos para o
turismo no Brasil, além de expandir a divulgação da Marca
Brasil”, explicou o diretor de Marketing, Walter Vasconcelos.
A Embratur passou a selecionar projetos de
patrocínio preferencialmente via Chamamento Público, podendo atender a
ações, realizadas no Brasil ou no exterior, mas com repercussão
internacional para a imagem do Brasil. Vasconcelos
lembrou também que a política de patrocínio da Embratur tem o objetivo
de promover os valores essenciais da Marca Brasil: diversidade natural e
cultural, hospitalidade, alegria, exuberância, modernidade e
competência. “As iniciativas aumentam a exposição da
imagem do Brasil, e para isso, apoiamos iniciativas que tenham impacto
direto junto a formadores de opinião que possam contribuir para que
novos turistas visitem o país”.
Para acessar o edital, clique no link abaixo:
Comentários