CNN elenca Cidadela de Chan Chan entre lugares mais espetaculares do ‘Novo Mundo’


Capital da civilização Chimú, que antecedeu os Incas, local impressiona por complexa rede de muros e paredes de adobe

             

São Paulo, 8 de janeiro de 2014 – Apesar de Machu Picchu ser o sítio arqueológico peruano mais conhecido no mundo, cada vez mais outras localidades do Perú têm recebido reconhecimento internacional. A Cidadela de Chan Chan, a 1,5 km de Trujillo, no norte do país, foi incluída pela CNN em uma lista de oito destinos mais antigos e espetaculares do continente americano. Capital da cultura Chimú, anterior aos Incas, o local é considerado a maior cidade de barro da América pré-hispânica.

Se os colonizadores europeus se referiam ao território explorado no “hemisfério oeste como ‘Novo Mundo’, ele não era novo na linha do tempo do mundo”, diz o texto da cadeia de notícias norte-americana. A Cidadela de Chan Chan data de aproximadamente 850 d.C – o complexo de Machu Picchu foi construído no século XV.

Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Chan Chan viu o auge da cultura Chimú no início dos anos 1400. O alto-relevo que decora muros e paredes do local – figuras geométricas, animais, seres mitológicos entre outros motivos – é apenas um dos indicativos da complexidade técnica que os chimús conseguiram atingir. A cidadela é composta por divisões de bairros, onde podem se encontrar praças, depósitos, residências, ateliês, ruas, canais e até cemitérios.

“É espantoso o que ainda resta da enorme cidade, uma rede de paredes de adobe, lindamente esculpidas, com espaços dedicados ao trabalho, à adoração e à vida familiar”, escreve a CNN. Antes de ser submetida pelos incas, a civilização Chimú chegou a abarcar mais de 20 km² de área e, segundo arqueólogos, a contabilizar uma população de superior a 100 mil pessoas.

Outras ‘maravilhas’. Os demais destinos apontados na relação da CNN foram: Tiwanaku (Bolívia), Dinosaur Provincial Park (Alberta, Canadá), Tikal (Petén, Guatemala), Monte Albán (México), Parque Museo La Venta (Villahermosa, Tabasco, México), Cahokia Mounds State Historic Site (Collinsville, Illinois, Estados Unidos), Rock Art of the Lower Pecos (Canyonlands, Texas, Estados Unidos).



Comentários