Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

ALITALIA: CRESCIMENTO DOS MERCADOS INTERNACIONAIS



 Alitalia reforça sua presença no mercado internacional e intercontinental. Em 2013, a companhia registrou uma ótima performance de crescimento em seu produto internacional (+3,4%). A taxa de ocupação das aeronaves (load factor) cresceu dois pontos percentuais, passando de 72,8% em 2012 a 74,8% em 2013.
Em particular, observa-se o crescimento dos passageiros da Alitalia em voos de/para América do Sul (+3,6% vs 2012), onde Alitalia opera para quatro destinos (Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires e Caracas).
Além disso, graças à parceria com a companhia aerea Gol, assinada em Julho/2013, Alitalia oferece uma ampla variedade de destinos em conexão com os aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro. Hoje é possível chegar com a Alitalia e Gol às principais cidades brasileiras e aquelas que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014.
O Brasil é um mercado em crescimento contínuo e Alitalia tem sido capaz de aproveitar as oportunidades de desenvolvimento. Em 2013, Alitalia transportou mais de 311.000 passageiros, com incremento de mais de 6% em relação a 2012. Além dos voos regulares, Alitalia programou e efetuou cerca de 1.000 voos especiais e charters para os clientes internacionais e intercontinentais, um deles muito importante trazendo ao Brasil a Sua Santidade Papa Francisco, na ocasião de sua primeira viagem apostólica ao país para a celebração da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.
Houve crescimento na taxa de ocupação também nos voos de/para América do Norte (+1,6 pontos percentuais, de 80% em 2012 para 81,6% em 2013), onde a Alitalia opera há quatro anos em colaboração com Delta Air Lines, AirFrance e KLM na Joint Venture transatlântica. Seis destinos são servidos diretamente pela Alitalia: Nova Iorque, Boston, Miami, Toronto e os voos sazonais para Los Angeles e Chicago, além das conexões em code-share para toda América do Norte a partir de aeroportos-chaves operados pela Delta Air Lines, como New York JFK, Atlanta, Detroit e Minneapolis.
O posicionamento da Alitalia em voos de longo percurso se afirma com o reconhecimento pelo melhor menu de bordo em classe Executiva – Magnifica, premio atribuído pela revista americana Global Travellers - Best Airline Cousine, pelo quarto ano consecutivo e Saveur Cullinary Travel Awards Best In-flight wine program (segundo ano consecutivo – por melhores vinhos a bordo). Alitalia possui a bordo de suas aeronaves a excelência da enogastronomia italiana, com menus regionais selecionados em colaboração com ALMA – escola de culinária do renomado chef Gualtiero Marchesi e AIS – Associação Italiana de Sommeliers.
Também no mercado internacional de média distância, apesar da situação macroeconômica em 2013, a Alitalia continuou o processo de expansão de rotas, inaugurando nove novos destinos a partir de Roma: Praga, Bilbao,
Copenhagen, Cracovia, Montpellier, Orano, London City e Podgorica e a partir de Milão Linate para a cidade de Vienna (além de novos voos entre Linate e Varsovia e Praga ativos em março de 2014).
Graças ao “re-hubbing” (reorganização e otimização dos horários de chegada e partida dos voos) no final de outubro passado no aeroporto de Roma Fiumicino, a Alitalia oferece um produto mais competitivo, com conexões mais convenientes.
Os indicadores das primeiras semanas de janeiro registram o crescimento que a Alitalia esperava em termos de evolução do fluxo de tráfego e ocupação das aeronaves. Em particular, desde o projeto até a presente data, a taxa de ocupação em voos de/para Roma Fiumicino obteve um crescimento de quase três pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado, de 66% a 69%.

Nenhum comentário: