Total de visualizações de página

sábado, 21 de dezembro de 2013

ANAC acompanha a situação dos aeroportos do País


Percentual acumulado de atrasos do dia é de 25%

 A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está monitorando a situação dos voos e a prestação do serviço de transporte aéreo em todos os aeroportos do País no dia de hoje (20/12). No acumulado do dia, os aeroportos de Brasília (DF) e Guarulhos (SP) apresentaram níveis elevados de atraso, motivo pelo qual a Agência intensificou o acompanhamento nos dois terminais. Nas últimas duas horas, o percentual médio de atrasos em todos os aeroportos brasileiros foi de 39%.

A Agência ainda esclarece que, para uma correta percepção do passageiro, deve-se considerar a informação atualizada e não o acumulado do dia, por se tratar dos dados que demonstram a prestação do serviço de transporte aéreo naquele momento em cada aeroporto. O relatório de acompanhamento dos voos é produzido com base nos percentuais de atrasos de voos com mais de 30 e 60 minutos em relação ao seu horário de partida. Os dados são computados e divulgados hora a hora pelos operadores aeroportuários e encaminhados para a ANAC. A Agência monitora esses percentuais diariamente e acompanha a prestação de serviço ao passageiro por meio da Operação de Fim de Ano, que está ocorrendo desde o dia 13/12. Nesta operação, 315 servidores trabalham em turnos até o dia 13/01 para cobrir os períodos de maior movimento e de maior fluxo de passageiros nos 12 principais aeroportos do País. Em Brasília, Guarulhos e Galeão, a fiscalização será feita 24h.

As principais companhias aéreas apresentaram à ANAC os planos de contingência para essa época do ano. Cada empresa elabora o seu plano, de acordo com suas características, e firmam diversos compromissos, como: a ocupação máxima das posições de check-in nos horários de pico, o reforço de funcionários em guichês exclusivos para informações e registro de manifestações, a suspensão da prática de overbooking, aeronaves reserva disponíveis, o aumento no efetivo de tripulação, o remanejamento das manutenções programadas nas aeronaves e o reforço no treinamento das equipes de solo. A Agência também possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pela internet (Fale com a ANAC), pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, com atendimento em português, inglês e espanhol) ou nos Núcleos Regionais de Aviação Civil (NURAC) localizados nos principais aeroportos do país. Cabe à ANAC analisar cada caso e autuar a companhia, se comprovadas as irregularidades.

Operação fim de ano – Aeroportos incluídos

•       Galeão e Santos Dumont – Rio de Janeiro/RJ
•       Congonhas e Guarulhos – São Paulo/SP
•       Viracopos – Campinas/SP
•       Brasília – Distrito Federal
•       Confins – Belo Horizonte/MG
•       Curitiba – São José dos Pinhais/PR
•       Porto Alegre – Porto Alegre/RS
•       Salvador – Salvador/BA
•       Fortaleza – Fortaleza/CE
•       Recife – Pernambuco/PE

Festa do Camarão movimenta capital potiguar até o fim do mês


O grande festival gastronômico segue até o dia 30 de dezembro.
Ainda dá tempo de experimentar as delícias que a festa oferece

            Através da Festa do Camarão, mais de 30 restaurantes locais presenteiam natalenses e turistas com pratos exclusivos à base do crustáceo, elaborados especialmente para o festival gastronômico. Promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RN (ABRASEL), a Festa está inserida na programação do evento “Natal em Natal” e vem sendo realizada na cidade até o dia 30 deste mês. 200 mil mapas com endereços dos restaurantes participantes, bem como a descrição de todos os pratos servidos na Festa já foram distribuídos nos principais shoppings da cidade, pela rede hoteleira e nos centros de turismo da capital.
Em cada restaurante inserido na programação gastronômica, o visitante também poderá encontrar pratos que participam do festival a preços diferenciados. Para o empresário Max Fonseca, proprietário do restaurante Galo do Alto, localizado em Ponta Negra, a Festa do Camarão veio para dar destaque ao prato preferido dos natalenses e para chamar atenção dos turistas sobre como é possível enriquecê-lo com ingredientes regionais, como macaxeira, tapioca, nata, castanha de caju e afins. “O Camarão Cheff Marcellus, que foi lançado exclusivamente para o Festival tornou-se o segundo prato mais vendido da casa”, comemora o comerciante.
            O prato “Atolado de camarão” foi elaborado pelo restaurante La Cachette para a festa. Segundo a proprietária Márcia Regina Eisele, a Festa do Camarão fez com que aumentasse significativamente a procura e a curiosidade pelo fruto do mar no cardápio. “O crustáceo passou a ter uma grande visibilidade no restaurante com a Festa do Camarão”, destaca a proprietária que teve 20% das vendas do restaurante incrementadas pelo Festival.

Camarão é destaque na economia local
            Não é por menos que o camarão sempre foi a grande estrela da gastronomia potiguar e faz sucesso entre visitantes do mundo inteiro: o RN é um dos maiores produtores do crustáceo em cativeiro no Brasil, e atualmente gera cerca de 22 mil empregos diretos e indiretos no processo de criação, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC). Para 2013, a estimativa é de que a produção chegue a 14 mil toneladas.
            Além disso, o prato diz muito sobre a cultura e a história de quem vive na terrinha potiguar, pois “Potiguar”, originariamente, faz referência ao nome de uma grande tribo tupi, que habitava a região litorânea do RN. O termo, em tupi, significa “comedor de camarão”. Por isso, nada mais justo do que escolher o cobiçado ingrediente para a valorização da culinária natalense.
Faça já a sua programação, saboreie as novas receitas e se surpreenda ainda mais com o prato que é símbolo da cultura potiguar!
           
Conheça alguns pratos participantes:

Aquarius - Camarão do Chef:
Camarão empanado à milanesa, com gergelim, gratinado sobre cama de arroz maluco, mussarela, parmesão e molho de tomate.           

Bella Natal - Camarão Nordestino:
Prato adepto da fusion cuisine tem em seu preparo técnicas culinárias desde a autêntica cozinha regional, até a cozinha francesa. Na base possui risoto parisiense, camarões puxados na manteiga, coberto por um purê de arroz no leite de coco gratinado.

Benditas Buteco – Bendito Vatapá
Vatapá de caranguejo com camarão, servido com tapioca.

Casa de Taipa - Tapioca de ervas com camarão e nata
Tapioca com massa de ervas, camarão e nata.

Cascudo Bistrô – Camarão Cascudiano
Moqueca de camarão com dendê, leite de coco, legumes, sobre arroz cremoso e molho de tomate.

La Cachette – Atolado de Camarão
Filés de camarões puxados no pirão de queijo com suave toque de gorgonzola, servidos com legumes no vapor e arroz branco.



Promoção relâmpago da Lufthansa tem passagens de ida e volta para Europa com preços a partir de US$ 699


 

Até segunda-feira (23/12) a Lufthansa está com uma promoção relâmpago para destinos em todo o mundo. É possível comprar passagens aéreas com origem no Brasil para a Europa a partir de US$ 699. O valor é válido para saídas de São Paulo e do Rio de Janeiro e destinos como diversas cidades na Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra e outros.
 
A promoção contempla ainda, entre outros, cidades no Leste Europeu, com preços a partir de US$ 749 (Polônia. Croácia, Bulgária e outros) e na Ásia (Japão, Hong Kong e China) a partir de US$ 1.499.
 
A Lufthansa voa diariamente de São Paulo para Munique e para Frankfurt, oferece voos diários do Rio de Janeiro para Frankfurt e dos dois centros de distribuição tem conexões para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio.
 
As passagens podem ser adquiridas em www.lufthansa.com

Presidenta da República confirma presença na Festa da Uva 2014


         A presidenta Dilma Rousseff recebeu na manhã desta sexta-feira, 20, a comitiva da Festa Nacional da Uva 2014. O encontro ocorreu em Porto Alegre, onde a presidenta inaugurou a BR-448, a Rodovia do Parque.
De acordo com a Rainha, Giovana Crosa, Dilma foi bastante simpática e atenciosa. “Foi um encontro extremamente positivo. Coloquei nela um botton da Festa da Uva e as princesas a presentearam com lembranças de Caxias. Ela elogiou nossos trajes oficiais e nossa dedicação com a Festa”, contou.
Durante o encontro, o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Edson Nespolo, lembrou o tema da Festa, Na Alegria da Diversidade, e exaltou a homenagem aos 60 anos do Monumento ao Imigrante. “Em 1954, na inauguração do Monumento, o então presidente Getúlio Vargas esteve na cidade para a solenidade. Esperamos contar com sua presença em 2014 para lembrarmos essa data tão marcante”, frisou. Na oportunidade, Dilma Rousseff confirmou presença na abertura da Festa, em 20 de fevereiro.
A presidenta recebeu um quadro do artista plástico caxiense Antônio Giacomin, uma cesta com produtos coloniais e uvas e presentes regionais.
A Festa Nacional da Uva 2014 acontece de 20 de fevereiro a 9 de março de 2014 em Caxias do Sul. São patrocinadores do evento Bradesco, Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Caxias do Sul.

Arena das Dunas, o mais novo associado do Natal Convention

Espaço multifuncional com capacidade para receber desde workshops a grandes shows nacionais e internacionais, a Arena das Dunas é o mais novo associado do Natal Convention & Visitors Bureau (CVB).  O diretor-presidente da Arena das Dunas, Charles Maia, e o diretor-presidente executivo do Natal CVB, George Costa assinaram o convênio na tarde desta sexta-feira (20).

De acordo com Charles Maia, o Arena  chega para somar esforços e fortalecer o Turismo de Eventos.  “A gente acredita muito no potencial do Convention e por isso nos unimos à entidade para somar na atratividade da cidade de Natal, que já tem muitos atrativos naturais, além dos equipamentos que já existem na área de eventos e de feiras. A gente chega par ser mais um nesse grupo e com isso conseguir atrair ainda mais eventos”, afirma Maia. 

O estádio passa a integrar o Convention e se posiciona como mais uma opção  diferenciada de espaços destinados à recepção de eventos nacionais e internacionais na cidade.

Para George Costa, presidente executivo do Natal CVB, a entrada da Arena das Dunas para o Natal CVB é um marco importante na diversificação dos espaços de eventos na cidade e no portfolio que o Convention apresenta nas suas captações. “É mais um espaço multiuso, chancelado por uma entidade como a FIFA (com todos os seus critérios de segurança e técnicos), e que vai gerar, sem dúvida, grandes negócios para a cidade”, aponta George.

Sobre a Arena das Dunas

A Arena das Dunas será muito mais do que um estádio. O projeto foi concebido para receber shows de grande porte na área do campo, fundamentado em estudos específicos como o de fluxo de multidões de pessoas, sonorização, acústica. O espaço conta com a consultoria da Amsterdam Arena, a qual já possui a expertise na operação em equipamentos semelhantes na Europa.

A arena terá uma infraestrutura que oferece conforto e segurança, 2.500 vagas de estacionamento, 02 telões eletrônicos de 60m² cada, sistema de sonorização, bilhetagem moderna, 25 áreas para concessão de alimentos e bebidas, espaço VIP com lounges de hospitalidade, 39 camarotes com banheiro exclusivo, vestiários, centro de mídia e TV, áreas para restaurante, academia e espaços comerciais.
Mais informações: http://www.arenadunas.com.br

Sobre o Natal Convention
Fundado em março de 2000, o Natal Convention & Visitors Bureau (Natal CVB) - fundação sem fins lucrativos - é a entidade do Turismo que trabalha a captação, o apoio e a promoção do destino Natal para o segmento de Eventos e Negócios. Conta atualmente com 91 mantenedores (empresas associadas), em 25 segmentos, sendo 57 mensalistas de vários setores da cadeia produtiva de eventos e ligadas ao Turismo e 34 da hotelaria. Mais informações: www.natalcvb.com.br

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Azul Linhas Aéreas anuncia mudança em sua estrutura



Empresa cria cargo de presidente-executivo da Holding Azul S.A., que será ocupado por José Mario Caprioli



 A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anuncia a criação de uma nova posição: a Presidência-Executiva da Holding Azul S.A. Para ocupar esse cargo, a empresa designou José Mário Caprioli dos Santos, que irá se reportar à David Neeleman. Essa mudança reflete a necessidade da companhia em fazer frente ao expressivo crescimento de suas operações, que hoje cobrem mais de 100 cidades em todo o Brasil, com uma frota de 130 aeronaves e 31% dos voos operados no país. Com esta nova dinâmica e tamanho, a empresa decidiu criar em sua estrutura uma forma de aprimorar sua gestão estratégica, suas demandas institucionais, a atuação em novos projetos, e sua representação junto ao governo, autoridades e associações.
Sócio da Azul e fundador da Trip, José Mario possui experiência de atuação de mais de 15 anos como líder nesta indústria, além de exercer também a posição de presidente do Conselho da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas). “Trabalhando junto ao José Mário como meu sócio e executivo, sei que ele é a pessoa certa, na hora certa e no local certo para esta nova posição. Em seu novo cargo, ele poderá dedicar-se em questões mais estratégicas, cuidando sobretudo de nossa agenda institucional perante o governo, o mercado e as autoridades. A Azul irá ganhar muito com esta mudança”, diz David Neeleman, presidente e CEO da Azul.

De acordo com José Mario Caprioli, “o crescimento contínuo exige mudanças na forma de atuar, em vista  da enorme complexidade regulatória e de infraestrutura, que necessita intensa dedicação. A recém-fundada Abear também requer tempo para alinharmos as demandas do setor e alcançarmos avanços significativos na indústria”, diz.  “Estou entusiasmado com este desafio. Tenho certeza que nesse novo desenho melhoraremos a eficácia da companhia de uma maneira mais compatível com o tamanho que nos tornamos”, completa.

Sobre a Azul
A Azul, companhia aérea resultante da união entre a Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a Trip Linhas Aéreas, é a terceira maior companhia aérea do país. A empresa detém uma frota de 132 aeronaves, quase 10.000 funcionários, 860 voos diários, 103 destinos servidos e 31% do total de decolagens do país. A qualidade de seus serviços já foi atestada por inúmeros prêmios, nacionais e internacionais. Azul foi eleita em 2013 como a “Companhia Aérea mais Pontual da América do Sul” pela FlightStats. Em 2013, a companhia foi eleita pela Skytrax World Airline Awards como tricampeã na categoria “Melhor companhia aérea low-cost da América do Sul” e como a melhor companhia aérea low cost do mundo pela CAPA – Centre for Aviation, além de ter sido consagrada em 2012 pelo segundo ano consecutivo como a “Melhor Empresa Aérea do Brasil” pela publicação Viagem e Turismo. Saiba mais em www.voeazul.com.br.

Turismo de sol e praia movimenta o verão de 2014


Pesquisa mostra que país vai registrar aumento médio de 24% nas viagens de verão


O Brasil tem mais de 8 mil quilômetros de costa. São cerca de duas mil praias que, anualmente, atraem cerca de 1,7 milhão de visitantes estrangeiros e aproximadamente 27 milhões de brasileiros, de acordo com estudos recentes de caracterização da demanda turística no país.

Em 2014, o turismo de sol e praia deve continuar impulsionando a expansão dessa demanda. É o que revela levantamento realizado pelo Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo (Sindetur-SP).


Das 368 empresas consultadas pelo Sindetur, 45% afirmaram que a movimentação turística deve registrar aumento médio de 24,5% no início do ano, em comparação com o mesmo período de 2013. Os destinos nacionais mais mencionados pelas agências de turismo, com base nas vendas aos consumidores, foram Fortaleza (23,6%), Rio de Janeiro (16,6%), Natal (11,5%), Maceió (10,9%), Salvador (9,9%).

Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, a explicação para o aumento está em dois fatores. “O verão, no Brasil, e as férias escolares, resultam na temporada de mais alta demanda de turismo no país, mas não só pelo tamanho do nosso litoral e pelas altas temperaturas. O estímulo para se viajar aumenta quando os destinos se preparam mais e melhor para receber esse visitante. A maior atração é sempre a qualidade”, avalia Vieira. Juntos, dezembro e janeiro são responsáveis por mais de 30% das viagens realizadas dentro do país por brasileiros, segundo o Estudo da Demanda Turística Doméstica.

Encontro das Belas do Turismo de Natal fecha o ano de 2013 com confraternização no SERHS Natal e anuncia para fevereiro 2014 a presença da convidada especial, Marta Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado.

O último encontro do ano das Belas do Turismo de Natal, encontro fechado formado por profissionais do turismo, independentes do sexo e idealizado e promovido por esta jornalista, blogueira, aconteceu ontem (18), no salão Catalunya do SERHS Natal Grand hotel e foi sucesso total. O secretário de estado do Turismo do RN, Renato Fernandes, que já deixou o cargo, mas continua no cargo foi o convidado palestrante da noite. Renato Fernandes deu show em sua palestra sobre a produção salineira no RN, apresentando números e a realidade nacional sobre o produto que despertou a atenção de todos. Ao invés de prestar contas, ou falar sobre turismo para a platéia formada por profissionais atuantes , muitos há anos, Renato preferiu falar da área que atua e que sabe, mas  com o turismo tomou gosto  e segundo ele pretende continuar nesta área, que abraçou com todas as forças que poderia e salientou que vai continuar defendendo o turismo, abrindo espaço para ações e ajudando a área no que for preciso com seus contatos na área.

Jonathas Soeiro,Renato Fernandes, Cristina Lira,Leonardo Lima e Francisco Soares Junior. Foto: Mauricio Cavalcante
Jonathas Soeiro,Renato Fernandes, Cristina Lira,Leonardo Lima e Francisco Soares Junior.
Foto: Mauricio Cavalcante

O Encontro contou com a presença dos representantes da Assist Card Brasil, Jonathas Soeiro representante no Nordeste, mas que mora em Salvador e Leonardo Arruda, representando o RN. Jonathas apresentou um perfil da Assist Card Brasil, e agradou em cheio aos presentes que trocaram idéias com os representantes. A noite foi regada a sorteios de brindes da Assist Card e mais duas diárias no Village Pratagy resort, do grupo GJP hotels & resorts, em Alagoas, e quem ganhou foi a secretária executiva do Contur, Solange Portela, e mais um final de semana no Villa Hípica resort, em Gravatá (PE) e quem foi a sortuda foi a economista Ângela Macedo. A noite animada e alegre continuou com o amigo secreto e com o jantar preparado pelo chef Pedro Gomes e equipe, tudo impecável, com a entrada salada tropical com molho pesto, tendo como prato principal, filé mignon ao molho mostarda com arroz com brocólis e batata ao forno e como sobremesa, torta de chocolate branco. No final a foto oficial e os agradecimentos. Houve doação de alimentos não perecíveis para a Caravana Semeando o Amor, que tem como voluntária a gerente de contas do SERHS, Valéria Moreno. O encontro entra em recesso em janeiro e retoma em fevereiro, já confirmado no dia 20, a idealizadora e diretora do Festival de Turismo de Gramado, Marta Rossi.
 Renato Fernandes e Francisco Soares Junior
George Brasil sempre prestigiando o Encontro das Belas
Carmen Pujol e Margot Sampaio
Graça Ribas, Cleide Batista e Ãngela Macedo
As gatas da KF viagens
 O convidado Renato Fernandes e o grupo todo

Katherine Pacheco diretora da KF viagens e a jornalista Zenaide Castro
Sergi Royo, Cacia Atias e Carmen Pujol

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

British Airways se prepara para a temporada de viagens de final de ano



 
Durante a próxima sexta-feira, 20 de dezembro, a British Airways terá dos dias mais movimentados do ano. Mais de 115.000 clientes deverão partir para a merecida pausa de férias de final de ano nesta data. E ao longo das próximas duas semanas, perto de dois milhões de pessoas irão voar com a companhia aérea para mais de 166 destinos ao redor do mundo.

Só no dia de Natal, 25 de dezembro, a British Airways irá receber 30.000 viajantes em toda a sua rede, servindo-os milhares de jantares temáticos com peru e pudins tradicionais de Natal. Exatamente 175 aviões da companhia decolarão em na data e 955 pilotos e 3.546 tripulantes estarão a bordo para servir os passageiros que passarão a festa nos ares.

Sobre a British Airways

Além dos novos voos entre Rio de Janeiro e Londres, que passaram de seis por semana para sete, a British Airways também oferece voos diários entre São Paulo e a capital inglesa.

A British Airways é uma das maiores companhias aéreas do mundo. Junto com seus parceiros codeshare e franchise, a companhia voa para mais de 600 destinos.  Além disso, transporta seus passageiros em horários convenientes para os aeroportos mais bem localizados nos quatro cantos do globo.

Considerada uma das líderes da indústria, seus negócios se concentram em Londres, com significante presença nos aeroportos de Heathrow, Gatwick e London City.

Para mais informações: ba.com

Estratégias de trabalhos premiados em eventos estiveram entre as atrações do Seminário Prêmio Caio 2013



Principal momento de network e conhecimento preparado pelo Prêmio Caio 2013, o Seminário Prêmio Caio reuniu representantes de empresas premiadas, diretores de agências especializadas,  profissionais dos setores de eventos, turismo, estudantes e demais interessados durante uma programação intensa no último dia 10, em São Paulo. Das 9h às 17h, o encontro apresentou cerca de 30 palestras sobre estratégias de trabalhos vencedores da 14ª edição do Prêmio.

"O Prêmio Caio anualmente permite que as empresas façam uma análise critica de seus melhores trabalhos e os submeta a um júri de especialistas que os avaliará, aprovando ou não. Isso exige um exercício de autocrítica permanente e se transforma num processo de aprendizado constante”, afirma o diretor e idealizador do Prêmio Caio, Sergio Junqueira Arantes.

Durante a programação, foram destacados grandes cases de sucesso em eventos, como o de Igor Tobias, do Grupo P2COM (Privia/Pertra/Uwin Iwin), com case  Merz-Biolab no XXV Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica;  o de André Weber, da Tour House, com  Dealer of the Year 2012 - Renault do Brasil;  o de Diego Carbonari, da Surreal Arquitetura Cenográfica, com os cases da Léo Madeiras, Focco, Kraton e Editora Novo Conceito; o de Felipe Bruno, da NA Equipamentos, com o case do Festival Lollapallooza 2013; o de Nara Novais, da Netza Promoções e Eventos, com o case Ayrton Senna Racing Day 2012; o de Gabriel Cal, da Figer 360º Comunicação,  com o case Expo Disney 2012, o de Carlos Eduardo Arruda, do Grupo Case, com Imagine o Espetáculo, entre outros.

Exemplos

"A experiência da marca torna-se muito mais intensa quando ela é 'ao vivo", destacou Fábio Pacheco, da Figer 360, que falou sobre cases de sucesso nas áreas de convenção nacional, seminário, operação e produção de estandes e endomarketing.

André Weber, da Tour House, falou sobre a viagem de incentivo internacional da Dealer of the Year da Renault do Brasil. "Qual a função de uma viagem de incentivo? É fazer com que o passageiro sinta-se único, é mostrar que ele é especial para a empresa".

"O Brasil está no mercado internacional como exemplo a ser seguido", afirmou Juliane Santos Lumertz, da CCM Worldwide Medical Congresses, enquanto falava sobre os resultados do International Cardiology Simposium, na temática de evento realizado no exterior.

Ainda durante as palestras, Igor Tobias, do Grupo P2Com, falou sobre o trabalho realizado no Congresso de Cirurgia Dermatológica com a Merz-Biolab. "O nosso maior desafio foi compreender o produto e os efeitos práticos dele. Fizemos muitas pesquisas e alcançamos os objetivos esperados”.

"Não adianta ser bonito para a empresa mas as ações tem que fazer os participantes se sentirem engajados para trazer resultados reais para a vida da companhia", finalizou Carlos Eduardo Arruda, do Grupo Case.

As palestras aconteceram no Expo Center Norte, com acesso gratuito a profissionais, estudantes e demais interessados. Os participantes contaram ainda com um restaurante montado especialmente no local pelo buffet Casablanca.

Sobre o Prêmio Caio

Criado em 1999, o "Oscar" dos Eventos no Brasil premiou, neste ano, 42 empresas especialistas em eventos, marketing promocional, cenografia, infraestrutura e viagens de incentivos. Os vencedores em Ouro, Prata e Bronze foram revelados no último dia 10 de dezembro, durante a Noite do Jacaré, no Expo Center Norte, em São Paulo e podem ser conhecidos no site da premiação: www.premiocaio.com.br.

O Prêmio Caio é realizado pela Eventos Expo Editora, coordenado por um Conselho Diretor composto pelas organizações: ABIH, ABRACCEF, ACADEMIA, AMPRO, CBCVB e UBRAFE, e apoiado oficialmente pelas principais entidades representativas dos segmentos de eventos, promoção comercial, marketing promocional e turismo de negócios: ABBTUR, ABEOC, ABETAR, ABLA, ABRACORP, ABRACE, ABRAFEC, ABRAJET, ABRASEL, ABREMAR, ADVB, ANETUR, BRAZTOA, FBHA, FENACTUR, FOHB, FORNATUR, IBEV, IFEA BRASIL, OBME , RESORTS BRASIL, SINDEPAT e SINDIPROM.

Turismo investe R$ 57 milhões em centros de artesanato



Pasta destinou recursos para construção e reforma desses espaços em 148 municípios brasileiros


Em todo o país, cerca de 8,5 milhões de brasileiros fazem do artesanato o seu negócio, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Juntos, esses microempreendedores movimentam mais de R$ 50 bilhões por ano. Em apoio ao trabalho que é parte da cultura e do turismo brasileiros, o Ministério do Turismo já investiu R$ 57, 4 milhões na construção e reforma de centros de comercialização de artesanato. Até agora, 148 municípios foram beneficiados, entre os quais estão Maravilha (SC) e Timon (MA).


De forma geral, a produção artesanal é fruto do aproveitamento de matérias-primas locais. Em toda parte do Brasil, cada souvenir é um pequeno relato da história local. A renda filé, originalmente produzida em Alagoas; os tradicionais objetos em pedra sabão, de Ouro Preto; a cerâmica Marajoara feita sobretudo por indígenas da Ilha de Marajó, no Pará, e as peças de capim dourado que se tornaram um símbolo do Jalapão (TO) estão entre os exemplos regionais. "Um produto artesanal revela a memória e a identidade de um povo. Essa produção que gera empregos e renda em todo o Brasil faz parte da experiência do viajante. Temos motivos de sobra para investir e apostar nos bens culturais como patrimônio de um destino", afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

A pedagoga Luana Carulla, 28, casada, conta que em sua última viagem de carnaval comprou uma boneca baiana de barro em Salvador. “Compramos essa boneca numa viagem especial: foi nossa primeira viagem de navio e estávamos comemorando cinco anos de casados. Sempre que olho pra ela, me traz muitas lembranças”, contou ela ao portal do Turismo.


O Ministério do Turismo também vai investir R$ 2,2 milhões na compra de 1.200 barracas para venda de produtos criados por artesãos cadastrados no Sistema Nacional de Cadastro do Artesanato Brasileiro (Sicab), nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. O artesanato está entre os principais atrativos materiais do Turismo Cultural.

Em parceria com a Secretaria de Micro e Pequena Empresa e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), a pasta também apoiou a realização de mostras de artesanato nos aeroportos, durante a Copa das Confederações. Em junho deste ano, as exposições passaram por Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza.



TAM realiza ação especial em voos de fim de ano



 Para comemorar o Natal, a TAM Linhas Aéreas inicia hoje (18) uma ação especial em parceria com a Bauducco. Até o dia 25 de dezembro, os comissários de bordo da companhia irão sortear uma unidade do tradicional Panettone de 500g da marca em cada voo nacional com mais de duas horas de duração que decolar dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo.

Serão contemplados com a iniciativa 72 voos por dia. Ao todo, serão distribuídas mais de 500 unidades do produto durante a ação.

 

O Festival de Ópera de Massada


Festivais de ópera ao ar livre sob a grande abóbada do brilho das estrelas existem em todo o mundo. Numerosos locais históricos e arqueológicos, como a famosa Arena de Verona, na Itália, realizam estes festivais. Ainda mais, festivais de ópera também são realizados em cidades que não possuem tais pontos históricos, como o palco flutuante no lago da cidade de Bregenz, na Áustria. Cada um desses inúmeros festivais tem seu próprio conjunto de benesses turisticas, sociais, econômicas e ambientais. A Ópera de Israel inaugurou seu festival ao ar livre em Massada em junho de 2010 e agora, em sua 4ª edição já se tornou uma tradição muito aguardada.
Massada está localizada em um solitário planalto no deserto da Judeia, cuja encosta acidentada sobe a uma altura de mais de 400 metros acima do Mar Morto. A combinação de penhascos íngremes e ambiente desértico culminam em inigualáveis defesas naturais que atraíram o rei Herodes, e é dentro deste cenário que o fim da Grande Revolta contra os romanos ocorreu.
O extraordinário valor universal de Massada levou à sua inscrição em 2001 como Patrimônio Mundial da UNESCO, a ser protegido e conservado por toda a humanidade.


4º Festival de Ópera de Massada - La Traviata, junho 2014
Junte-se a nós no próximo mês de junho de 2014 para a experiência única de vivenciar uma ópera ao ar livre aos pésdo magnífico local histórico
Em junho de 2014, o 4º Festival de Ópera Israelense de Massada contará com La Traviata de Verdi, conduzida pelo maestro Daniel Oren
O festival vai incluir as seguintes performances:
• 12 de junho de 2014 - "La Traviata"
• 13 de junho de 2014 - "Idan Raichel Project"
• 14 de junho de 2014 - "La Traviata "
• 15 de junho de 2014 - Um concerto de Beethoven com a Filarmônica de Israel
• 16 de junho de 2014 - "La Traviata"
• 17 de junho de 2014 - "La Traviata"
Além disso, pela primeira vez, o Festival também vai sediar um concerto realizado pela Orquestra Filarmônica de Israel, dirigida por Kent Nagano.
 

Natal Convention realiza confraternização e anuncia recorde na captação de eventos em 2013

 George Costa, Fabiana Lima, Andrezza Varela, Sandro Pacheco e Fernanda Miranda
 Lia Raquel, Cristina Lira, Michelle Pereira e Simone Silva
Eliézer Andrade, George Costa e Sandro Pacheco - diretoria executiva Natal CVB

 A confraternização de final de ano do Natal Convention reuniu diretores, representantes de entidades de classe, conselheiros, jornalistas e convidados no Chaplin Recepções na noite desta terça-feira. Na ocasião, o diretor-presidente executivo da entidade, George Costa, pontuou algumas das conquistas de 2013, entre elas o recorde na captação de eventos, como também em eventos realizados ao longo do ano.

Foram 42 eventos, entre captados e apoiados em 2013, contra 34 do ano passado. O número de captações supera 2011, o melhor ano de captações (foram 41) desde então. O número de eventos realizados ao longo de 2013 também foi recorde, com 37 eventos realizados, sete deles internacionais, em vários equipamentos e espaços para eventos na cidade.

Juntos, esses eventos registraram a participação de mais de 38.000 pessoas, gerando uma receita estimada em R$ 106.169.598,15 (valor calculado com base em pesquisa IPDC/Fecomércio 2012).

George Costa também falou da importância de a entidade valorizar a cultura local e dentro desta perspectiva anunciou a parceria do Natal Convention com o artista plástico Flávio Freitas, que a partir de 2014 estará ilustrando, com algumas de suas aquarelas em papel, os principais pontos turísticos da cidade nas peças para promoção do destino e captação de eventos no Brasil e no exterior.
As imagens que estarão no material promocional do Natal Convention a partir do próximo ano foram projetadas durante a confraternização da entidade. A festa, realizada em parceria com o Chaplin Recepções, Amorosa Decorações, Art  & Bar Coquetéis, Castelo Casado Iluminações, DJ Fábio Nunes, AE Marketing Promotion, AR Geradores e  MSOM, contou com show do Quarteto Linha e reuniu 87 pessoas.

Mantra Resort Spa & Casino prepara-se para receber uma nova temporada de verão


 Mantra Resort, Spa & Casino ultima cada detalhe para receber uma nova temporada estival. Cada verão, Punta del Este recebe milhares de visitantes de toda a região e de diversos países do mundo inteiro, principalmente do bloco Argentina-Brasil, que no caso de Mantra representam um 70% da sua carteira de clientes freqüentes.


De todos os destinos turísticos do Uruguai, Punta del Este é sem dúvidas o preferido pelo turista brasileiro. Mantra Resort, Spa & Casino recebe um grupo seleto de clientes que percorrem os principais centros turísticos ao redor do mundo, mas escolhem a experiência de um lugar verdadeiramente único para passar as suas férias de verão. A poucos metros de amplas praias oceânicas, entre a floresta de Manantiales, Mantra é um dos poucos hotéis cinco estrelas de classe mundial do Uruguai. Conforto e estilo são perfeitamente conjugados com o glamour e a esquisita natureza de Punta del Este, o balneário mais exclusivo da região. 18 mil m² de arquitetura de elegância européia em 9 hectares de floresta para o prazer de quem procura uma intensa experiência de praias e de clubes noturnos na moda, e ao mesmo tempo a tranqüilidade e a singular energia do lugar.

Em 2013 Mantra Resort, Spa & Casino foi novamente reconhecido internacionalmente pela excelência do seu serviço. Pelo segundo ano consecutivo recebeu o prêmio de melhor Resort Spa da América do Sul: “South America’s Leading Spa Resort”, atribuído pela World Travel Awards, os “Oscar da indústria turística”, e foi recentemente nomeado pela mesma associação para receber o reconhecimento de Spa Resort líder no mundo junto com outros destacados referentes internacionais.


Ao mesmo tempo, TripAdvisor, o site de viagens de maior prestígio no mundo, fez entrega da “Certificação de Excelência” pelo segundo ano consecutivo, um reconhecimento atingido pela opinião qualificada dos hóspedes do resort que compartilham as suas vivências no site.

Nesta temporada de verão 2013, Mantra Resort, Spa & Casino apresentará em todo o seu esplendor o resultado de um processo de reformas realizado em várias fases nos últimos meses, procurando minimizar o impacto nos nossos clientes, e investindo mais de 4,5 milhões de dólares.

Os primeiros investimentos foram realizados em conforto e atualização de tecnologia nos quartos, com foco no impacto imediato na apresentação do serviço aos hóspedes em imagem (TV Led Sony última geração) e em áudio (equipamentos Geneva – da Suíça – nos quartos e Bang & Olufsen – da Dinamarca – nas suites). Em termos de infraestrutura, destacam-se as reformas no clássico Restaurante Zafferano com vista à piscina já que, além de renovar o seu cardápio, inaugurará uma CAVA exclusiva para que os nossos clientes possam desfrutar dos melhores vinhos da região e do mundo.

Do mesmo jeito, no foyer do ballroom do Mantra Plaza foi instalado um importante mural talhado em madeira de estilo construtivista do reconhecido artista uruguaio Ricardo Pickenhayn, membro da Academia Torres García e responsável pela mostra permanente de quadros e esculturas que realçam a fina decoração dos espaços do Mantra Resort, Spa & Casino.

Domno do Brasil apresenta opções versáteis para as festas natalinas

Alto Vale rosé com gargalo

Vinhos e espumantes indicados para tornar o Natal com amigos e família ainda mais especiais
Momento de confraternizar e de reunir as pessoas que mais gostamos, a ceia natalina pede, além de pratos apetitosos, um vinho ideal para dividir os bons momentos. Importados de países como Argentina, Chile, Portugal, França, Itália e Espanha, além de rótulos brasileiros de qualidade, são a receita para tornar a festa inesquecível.

O vinho francês La Grande Chapelle é uma boa opção para quem gosta de descontrair durante a ceia do Natal. Para o brinde, nada melhor que o .Nero Brut,  espumante líder do ranking de premiações da Domno, com mais de 30 medalhas em concursos internacionais. “O sabor leve e sofisticado dos nossos espumantes deixarão o momento ainda mais especial”, constata o diretor administrativo da Domno, Jones Valduga.

A ceia de Natal também é recheada de receitas deliciosas como chester e lombo assados. Para acompanhar, a sugestão é o espanhol Frontaura Verdejo e o italiano Barbera D’Alba, que prometem a harmonização perfeita para uma noite especial.

Para a sobremesa, onde se destaca o tradicional panetone, a pedida é escolher entre os espumantes Alto Vale Rose Suave e .Nero Moscatel. A linha Alto Vale tem identidade mais clássica, de fino perlage, sendo perfeita para ocasiões especiais e festivas. “Os espumantes Alto Vale se diferenciam pela sua sofisticação, fruto da união entre modernidade e tradição”, afirma Jones Valduga.

Confira as sugestões de vinhos para as festas natalinas:
Para a ceia:
La Grande Chapelle (francês)
Frontaura e Verdejo (espanhol)
Barbera D’Alba (italiano)

Para a sobremesa:
Alto Vale Rose Suave
.Nero Moscatel

Para o brinde:
.Nero Brut

Para presentear:
Nexus Crianza (espanhol)
Vistalba Corte A (argentino)
.Nero Blanc de Blancs 





 

Hoje(18) é o último Encontro do ano das belas do turismo de Natal no SERHS Natal Grand hotel




Nesses três anos de "Encontro das Belas do Turismo de Natal", encontro fechado formado por profissionais do turismo de Natal, idealizado, promovido,articulado, organizado por esta jornalista  blogueira, todos os encontros foram maravilhosos, com a participação intensa dos participantes e convidados. E hoje (18) para confraternizar com todos, promove  no salão Jade do SERHS Natal Grand hotel, seu último encontro do ano, uma noite descontraída, com sorteios de finais de semana no Villa Hípica resort, em Gravatá(PE) e no Village Pratagy em Alagoas da rede GJP hotels & resorts,além de brindes da Assist Card, passeios de dromedários,etc. Na noite ainda haverá amigo secreto e a doação de alimentos não perecíveis a Caravana Semeando o Amor. O convidado da noite, é o atual secretário de turismo do RN, Renato Fernandes. Também estarão presentes, os representantes da Assist Card do RN, Leonardo Lima e Jonathas Soeiro da Bahia. Neste encontro, contou com apoio da Dromedunas, através de sua sócia diretora, Cleide Batista, que participa desde o inicio do projeto e apóia e investiu num banner alusivo ao encontro.

Já estiveram no Encontro como convidados especiais palestrantes, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, o secretário de turismo de Natal, Fernando Bezerril, o consultor baiano, Paulo Gaudenzi, o secretário de turismo do Ceará, Bismarck Maia, a coordenadora de midias sociais do Mtur, Tatiana Lobão, o presidente do grupo Schultz, Aroldo Schultz. Em janeiro, o projeto entra em recesso e retorna em fevereiro, com a presença da convidada , Marta Rossi, diretora do Festival de turismo de Gramado.

Sobre o Encontro das Belas
É um encontro fechado formado por profissionais do turismo, todos convidados por Cristina Lira , e os convidados da noite também. É um encontro formado por profissionais, independentes do sexo. Na palestra
 Dromedunas apóia Encontro das Belas do Turismo de Natal

 SERHS Natal Grand hotel
jantar cada um paga o seu. O encontro visa uma interação entre profissionais, num clima descontraído e uma troca de idéias.



 

BURGER KING TRAZ GRANDE LANÇAMENTO COMO FORMA DE PROMOVER A INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS


Marca traz Combo com uma caixa temática com jogos no interior que possibilita a interação entre pais e filhos
Para contribuir para que o momento da refeição familiar seja mais divertido e saboroso, o BURGER KING®, famoso pelo sabor de seus produtos e por estar constantemente inovando, lança o COMBO FAMÍLIA®, que vem para proporcionar momentos mais prazerosos durante a refeição entre pais e filhos.  A novidade chega às lojas de todo Brasil no mês de dezembro.
O Combo é composto por uma caixa interativa e diferentes combinações de produtos para a família escolher. A caixa interativa é composta por jogos em seu interior para pais brincarem com os filhos. A família pode compor o combo com: um sanduíche, um sanduíche JR, duas batatas médias e dois refrigerantes. Outra surpresa divertida na compra do Combo, para a maioria dos restaurantes participantes, será um voucher* com crédito que o consumidor irá ganhar para brincar na área de games dos shoppings, possibilitando ainda mais momentos em família.
Segundo Ariel Grunkraut, diretor de marketing da marca no Brasil, a novidade tem como principal objetivo oferecer um produto diferente dos que existem no mercado com foco na interação familiar. "Fizemos uma pesquisa na qual identificamos que existe um sentimento de culpa dos pais por estarem ausentes na vida de seus filhos e que eles gostariam de estar mais presentes e mais próximos nos momentos em que  estão juntos. Para diminuir esta tensão, o BURGER KING® traz essa inovação, pois entendemos que quando comemos em família transformamos esses curtos momentos em belas memórias", completa o diretor.
O conceito do Combo Família leva o nome de "Deliciosamente Juntos"  como forma de promover para que as famílias possam aproveitar o momento de lazer e desfrutar cada segundo com a sua família, saboreando e sorrindo com eles.
Serviço
PREÇO SUGERIDO COMBO FAMÍLIA®: R$ 37,90**

* A lista destes restaurantes e áreas de games estará disponível no site
**O preço sugerido pode variar de acordo com a unidade.


BK BRASIL S.A.
A BK Brasil Operação e Assessoria a Restaurantes S.A. é a master franqueada da Burger King Corporation para o Brasil e responsável pela gestão e pelo desenvolvimento da marca BURGER KING® no País, mercado visto como prioritário para o crescimento da rede. No Brasil, o primeiro restaurante foi inaugurado em novembro de 2004 e atualmente há 386 pontos de venda no País. Para mais informações sobre a marca BURGER KING®, visite o portal www.burgerking.com.br, curta a fan page Burger King Brasil - Oficial e siga a marca em Twitter@BurgerKingBR.

SOBRE A BURGER KING CORPORATION
Fundada em 1954, a BURGER KING® é a segunda maior rede de fast food de hambúrgueres do mundo. Original CASA DO WHOPPER®, o sistema BURGER KING® opera mais de 13 mil restaurantes, servindo mais de 11 milhões de consumidores diariamente, em 89 países e territórios ao redor do mundo. Aproximadamente 99% dos restaurantes BURGER KING® são de propriedade de e operados por franqueados independentes, muitos dos quais são operações familiares que atuam no setor há décadas. Para mais informações sobre a Burger King Corporation, por favor visite o site da companhia: www.burgerking.com.

ROYAL CARIBBEAN INTERNATIONAL TRAZ ESPETÁCULO MAMMA MIA! A BORDO DO QUANTUM OF THE SEAS


O musical sensação mundial estará em cartaz a bordo do novo navio da companhia que terá sua primeira viagem em Novembro de 2014

 A Royal Caribbean International - a primeira companhia de cruzeiros com licenciamento para produções da Broadway – acaba de anunciar mais uma das atrações para os hóspedes do novo Quantum of the Seas. O musical MAMMA MIA! inspirado nas canções de sucesso da banda sueca ABBA, estará disponível a partir da viagem inaugural do novo navio que terá como base a região de Nova Iorque (porto de Cape Liberty, em New Jersey).

"A estreia de MAMMA MIA! a bordo do Quantum of the Seas reafirma a excelência do entretenimento oferecido aos nossos clientes a bordo do navio mais recente e inovador da companhia", afirma Lisa Lutoff-Perlo, vice-presidente executiva de Operações da Royal Caribbean International. "Desde o lançamento de Hairspray a bordo do Oasis of the Seas, em 2009, nossas produções musicais foram incrivelmente bem recebidas pelos hóspedes, e estamos muito orgulhosos de expandir a experiência da Broadway em alto mar com nossa quarta produção de espetáculos licenciados”, completa.

O musical MAMMA MIA! conquistou mais de 54 milhões de pessoas em todo o mundo, seja pela história, personagens ou repertório. Embalado pelos maiores sucessos do ABBA - incluindo "Dancing Queen", "The Winner Takes It All", "Money, Money, Money" e "Take a Chance on Me" – o espetáculo conta a história de uma romântica e sonhadora jovem que está prestes a se casar em uma ilha grega que é um verdadeiro paraíso. Na véspera da cerimônia ela busca descobrir a identidade de seu pai biológico, três homens que no passado conquistaram sua mãe, no mesmo cenário que se conhecerem há 20 anos.

Como a única companhia de cruzeiros a oferecer musicais da Broadway em alto mar, a Royal Caribbean International oferece a seus hóspedes um repertório completo de musicais, como Harirspray a bordo do Oasis of the Seas, Chiacago no Allure of the Seas, as batidas da discoteca de Saturday Night Fever no Liberty of the Seas e o mais recente MAMMA MIA! no novo Quantum of the Seas.
A nova classe Quantum irá estrear em Novembro de 2014 com o Quantum of the Seas, seguido por seu navio gêmeo Anthem of the Seas em abril de 2015. Cada navio terá 16 decks, 167.800 toneladas e capacidade para 4.180 hóspedes em ocupação dupla nas 2.090 cabines. Mais informações sobre a classe de navios Quantum estão disponíveis em RoyalCaribbean.com/QuantumoftheSeas.

Gramado entrega a Comenda dos 100 Anos a 14 cidadãos

Diretores do Festuris, Marcus e Marta Rossi  e Eduardo Zorzanello
Entre os homenageados, a empresária Marta Rossi se destacou por projetar a cidade internacionalmente ao lado da sócia Silvia Zorzanello

Uma cerimônia que se repetirá apenas daqui a dez décadas foi marcada pela emoção e alegria na noite desta terça-feira (17), no Teatro Elisabeth Rosenfeld, na Câmara de Vereadores de Gramado. A Comenda dos 100 Anos, promovida pelo Legislativo, juntamente com o Executivo e a Visão Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, foi entregue a 14 pessoas que desenvolveram atividades de suma importância na construção do município, que em 2013 completou seu centenário. Uma das homenageadas, a empresária Marta Rossi, foi escolhida como oradora da noite, destacando a iniciativa de “repassar a história da cidade a limpo, na voz de representantes da comunidade”. “É com grande emoção e honra que recebo a Comenda dos 100 Anos de Gramado, em meu nome e de minha eterna sócia e amiga Silvia (Zorzanello)”, destacou.
O professor Romeo Riegel, membro da Comissão Organizadora “Gramado 100 Anos” – um apaixonado pela cidade e estudioso de sua história e cultura – propos a entrega da honraria, que foi dividida em sete patamares, desde a fundação de Gramado até a projeção internacional da cidade. Marta Rossi e Silvia Zorzanello foram indicadas pelo trabalho de divulgação e promoção do município, que hoje é considerado o melhor destino turístico do Brasil. O médico Luiz Carlos da Silveira, proprietário do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa, que igualmente atuou de forma intensa para mostrar a cidade ao mundo e já recebeu em seu empreendimento celebridades dos quatro cantos do planeta, recebeu a mesma menção.

NOITE DE EMOÇÃO
A noite começou com a apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Gramado, seguida pela entrega da Moção 14/2013 ao prefeito Nestor Tissot, pelos 20 anos de serviços públicos prestados ao município. As homenagens aos 14 laureados foram realizadas em ordem cronológica: fundação do município (área administrativa e caminhos religiosos), concepção do turismo como meta prioritária de crescimento, retomada do desenvolvimento, modernização da atividade turística, consolidação empresarial e projeção internacional de Gramado como melhor destino turístico do Brasil.
O prefeito Nestor Tissot destacou que Gramado comemorou em 2013 seus 59 anos de emancipação política e, hoje, é copiada e invejada no Brasil e no mundo. “Temos empregos em abundância, qualidade de vida invejável e um povo que vive feliz. Devemos isso a pessoas públicas e empreendedores da iniciativa privada que construíram a cidade tendo o turismo com sua atividade principal”, disse. Municípios pequenos e outros de maior porte, lembrou Tissot, buscam em Gramado referências para a fórmula do sucesso no segmento, destacando que o Natal Luz é um dos cases de sucesso. “A festa surgiu há 28 anos, em um momento de baixa movimentação, e se tornou o maior evento de Natal do Brasil e um dos mais importantes do mundo de forma geral.” Para o chefe do Executivo, “empreendedorismo, luta, coragem e vontade” são marcas dos gramadenses, que na década de 1940 buscaram alternativas para o turismo, quando hotéis faliram e os veranistas deixaram de frequentar a região.
O presidente da Câmara de Vereadores, Ilton Gomes, destacou o orgulho por ter organizado a entrega da Comenda juntamente com a equipe de servidores da Casa, que se dedicou, ao lado da prefeitura e da Visão, a promover uma noite inesquecível. “Os homenageados recebem o prêmio com justiça, porque eles e seus familiares ajudaram a escrever a história de Gramado. São testemunhas de uma história de 100 anos”, ressaltou. Ele ainda lembrou que a comissão organizadora teve o cuidado de laurear pessoas e não empresas, pois elas representam a comunidade como um todo. Além de Tissot e Gomes, o juiz de Direito Cyro Púperi compos a mesa de autoridades, com a presença de todos os vereadores gramadenses no palco.
A sessão solene foi encerrada com apresentação do Grupo Bocalis e Orquestra Jovem de Gramado. Na sequência, os homenageados, seus familiares e convidados celebraram a Comenda com coquetel nos jardins da Câmara.

Os laureados

1.        Fundação do Município:
Área Administrativa:Major José Nicoletti Filho (in memoriam) – presidiu as etapas iniciais da fundação de Gramado. Executou leis por caminhos tortuosos, mas que agradaram a população. Entre as curiosidades, por sua atuação ganhou o primeiro automóvel a circular pelas ruas da localidade.
Pedro Benetti (in memoriam) – esteve entre os habitantes que mais contribuíram para o desenvolvimento do Distrito de Linha Nova, que deu origem ao município. Foi comerciante de secos e molhados no local onde hoje está instalada a Câmara de Vereadores.

Caminhos Religiosos:
Pastor Julius Ziegler (in memoriam) – Pároco da emancipação, veio da Alemanha e tinha como responsabilidade disseminar fiéis evangélicos. Recebia seu salário pelas horas percorridas a cavalo na localidade. Trouxe o famoso sino alemão que até hoje é tocado na Igreja do Relógio.
Padre José Scholl (in memoriam) – Conhecido por suas poesias, escritos e pinturas inspirados em Gramado, é autor do hino da cidade. Viveu em Gramado de 1950 a 1956 – exatamente no período da emancipação política, que ocorreu em 54.

2.       Concepção do Turismo como meta prioritária de crescimento:
Leopoldo Rosenfeldt (in memoriam) – fundador dos bairros Planalto e Bavária, que doou ao município. Responsável pela construção dos Lagos Negro e Joaquina Rita Bier e da Carrieri. Seus atos difundiram a visitação à região, motivo pelo qual é considerado o “Pai do Turismo Gramadense”.
Oscar Knorr (in memoriam) – foi um dos primeiros “gramadenses por opção”. Vindo de Porto Alegre, criou um parque com o seu nome (onde hoje está situada a Aldeia do Papai Noel) e disseminou a ideia de cultivo de hortênsias para identificar a região, além de ser o mentor da Festa das Hortênsias.

3.       Retomada do desenvolvimento:
Walter Bertoluci (in memoriam) – promotor da independência política de Gramado, foi um deputado influente e colocou em prática muitas das ideias de Rosenfeldt e Knorr. Criador da Festa das Hortênsias.
Horst Volk – vereador, prefeito, deputado estadual e secretário de Estado, foi presidente da Ortopé e comandou a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). O empresário gerou muitos empregos para os gramadenses, contribuindo para o desenvolvimento econômico da cidade e a divulgação nacional com a marca de calçados infantis. Foi o criador do Festival de Cinema, que projetou Gramado internacionalmente junto à sétima arte. Como última tarefa, apoiou o moderno serviço de pronto-socorro do Hospital São Miguel.

4.       Modernização da Atividade Turística:
Pedro Henrique Bertolucci – atuou como prefeito durante 18 anos, sendo responsável pela consolidação turística. Destaca-se pela implantação da Rua Coberta, reformulação da Avenida Borges de Medeiros e Praça Major Nicoletti. Compreendeu a cidade com todo seu potencial para o turismo e promoveu sua administração com olhos nesta concepção. Também determinou a ordenação do arvoredo gramadense.
Nelson Dinnebier (in memoriam) – considerado o mais peculiar político gramadense, governou de forma natural e confiante. Era denominado como um administrador equilibrado e sistemático nos 12 anos à frente do Executivo. Sempre se referiam a ele como o prefeito que “discursava sem falar”. Faleceu durante mandato, em 2000.

5.       Consolidação Empresarial:
José Francisco Perine (in memoriam) – fundador do primeiro grande hotel da “Gramado moderna”, o Serra Azul, abriu a rodovia Taquara-Gramado e é considerado um importante empreendedor no desenvolvimento do município.
Clarindo Tisott – preside a Famastil, maior empresa da cidade. Tem uma fidelidade incondicional à localidade da Várzea Grande e destaca-se pela força empresarial e ordem sucessória familiar. Durante a cerimônia, os Tissot foram citados como os mais fortes candidatos a receber a Comenda dos 200 Anos.

6.       Projeção Internacional de Gramado como melhor destino turístico do Brasil:
Marta Rossi e Silvia Zorzanello (in memoriam) – a dupla de empresárias gramadenses é responsável por alavancar Gramado no cenário turístico mundial, especialmente a partir da criação do Festuris – Festival do Turismo de Gramado, em 1989. Destacam-se ainda pelo papel dinâmico e influente das mulheres no desenvolvimento da cidade. Marta hoje comanda a empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos ao lado do filho Marcus Vinícius Rossi e de Eduardo Zorzanello, filho de Silvia, falecida em 2010.
Luiz Carlos Silveira – o médico fundou o Kurotel, considerado um dos dez melhores spas do mundo em práticas de conservação da saúde. Trabalha intensamente na promoção de Gramado e recepciona celebridades em seu empreendimento, projetando a cidade internacionalmente.
O discurso da oradora

Em um discurso de dez minutos, a empresária Marta Rossi agradeceu pela honraria e por ser eleita como representante do grupo de 14 homenageados. Em seu discurso, destacou:

“Permitam-nos ainda, estender a gratidão aos nossos familiares, base sólida que sustenta cada degrau conquistado ao longo de nossas vidas. Abraçar nossa equipe de trabalho, imbatível, abraçar meus sócios Marcus e Eduardo e meu companheiro Sérgio.”

“Oportuno se faz destacar e aplaudir a iniciativa da Câmara de Vereadores, Secretaria da Cultura e Agência Visão que, com o apoio do professor Romeo Riegel, no decorrer deste ano, em homenagem aos 100 anos do município, repassou a história de Gramado a limpo, na voz de representantes da comunidade, revendo o passado e propondo reflexões sobre o futuro de nossa cidade.”

“Honra-me a distinção em falar em nome dos homenageados, grandes obreiros de nossa história, personalidades que cultuamos e em quais nos inspiramos no decorrer de nossas vidas para realizar nosso trabalho.”

“Aprendi no berço, com meus pais, Otávio e Anita, a respeitar e aplaudir aqueles que conquistam e constroem. Aprendi o valor da humidade, da união e do diálogo. Aprendi que para crescer é preciso aglutinar e nunca dividir.”

“Construímos uma jovem e pujante história, com sucesso atrás de sucesso, reconhecida de ponta a ponta do Brasil e agora a caminho da internacionalização.”

“O orgulho de ser cidadão gramadense norteou nossas vidas e não podemos deixar que isto se perca no tempo. Temos que ter a firme determinação que nossa causa maior é Gramado.”

“Tenho consciência que Silvia e eu fizemos um trabalho extremamente valoroso para a cidade mas, sinceramente, com muita humildade, pequeno, diante da grandeza dos demais homenageados. É que nosso trabalho ainda está por ser concluído. Nossa empresa plantou, com os olhos sempre voltados para o futuro. Poderíamos ter escolhido ser pedra, mas escolhemos ser semente.”

Fotos: Eduardo Saueressig

Homenageados: 14 pessoas (algumas in memoriam, representadas por familiares) receberam a honraria

Oradora: Marta Rossi recebeu o prêmio do professor Romeo Riegel

Conquista: Marta comemorou a entrega do prêmio com os sócios Marcus Vinícius Rossi e Eduardo Zorzanello

Marta e Silvia: dupla de empresárias gramadenses foi destaque pela projeção internacional da cidade
(crédito Beth Sulzbach – arquivo/2008)