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sábado, 26 de outubro de 2013

Carta de Porto Alegre encerra 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo



 

A 1ª Conferencia Brasileira de Turismo Criativo, promovida pela Secretaria de Turismo da capital gaúcha, teve  como última mesa redonda o tema “Turismo Criativo: uma conversa global”, desenvolvido por Greg Richards, criador do conceito de Turismo Criativo, Sylvie Canal, criadora do portal creativeparis.info,  e Caroline Couret, responsável pela plataforma barcelonacreativa.info e diretora da Creative Tourism Network, rede mundial a qual estão associados destinos de Turismo criativo no mundo.

 Os especialistas internacionais fizeram  um apanhado das reflexões apresentadas no conjunto de painéis nos dois dias do evento. Richards fez questão de afirmar que a visão latino-americana percebida no evento é valiosa e necessária “porque o Turismo Criativo se move pela paixão e foi grande o entusiasmo que percebemos em todos durante este encontro em Porto Alegre”. A 1ª Conferencia Brasileira de Turismo Criativo teve a participação de mais de 600 pessoas de quase todos os estados brasileiros.

Carta de Porto Alegre - O encerramento oficial ocorreu com a leitura da Carta Porto Alegre Turismo Criativo, feita pelo secretario de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, que no evento recebeu das mãos de Caroline Couret o selo conferido pela Creative Tourism Network às cidades aceitas na rede mundial . Pioneira na elaboração de um programa de Turismo Criativo no Brasil, Porto Alegre é também a primeira cidade brasileira a fazer parte da Creative Tourism Network.


Sob o título “Reflexões compartilhadas”, o documento relaciona o futuro do Turismo Criativo como “a arte do possível”.  A carta afirma que a conversa global sobre o tema, iniciada em Santa Fé (Novo México/EUA) em 2008, é um processo aberto e evolutivo, e  por isso nenhuma conclusão definitiva tendo em vista os princípios  básicos do Turismo Criativo: pessoas que compartilham habilidades criativas, conhecimentos e experiências; não tem modelos padrão porque se baseia na especificidade local da criatividade; a diversidade e os recursos criativos intangíveis que se ampliam ao invés de se esgotarem  pelo uso como no turismo tradicional. Por esses príncipios, o Turismo Criativo se dá em pequena escala , o que aumenta o potencial para relacionamentos significativos, a criação de valor direto e maior participação.

Objetivos – Além de ratificar os princípios do novo segmento, o documento alinha, entre os objetivos do Turismo Criativo, os de permitir que as pessoas vejam o destino com outros olhos, examinando os detalhes da criatividade todos os dias, e que   realizem o seu potencial criativo assim como os visitantes por meio do intercâmbio criativo. Por reverter a relação de poder entre turistas e residentes, convencionalmente baseado no valor econômico, o Turismo Criativo promove o respeito mútuo entre as pessoas através dos novos valores estimulados pela criatividade compartilhada, tendo como resultado o aumento da qualidade de vida de todos. “O Turismo Criativo está em permanente evolução, sendo um sistema aberto e orgânico baseado em redes que conectam indivíduos  e instituições, a criatividade global e local, em parcerias entre organizações privadas, públicas e civis em um processo de aprendizagem a partir da criatividade local não somente para aqueles que viajam, mas também para a população local, que passa a apreciar a sua própria criatividade pelos olhos do viajante.”

Recomendações - Com base nas reflexões  propostas ao longo da Conferência, a carta faz recomendações que expressam  a Declaração da UNESCO of Hangzhou, de 17 de maio de 2013. “A 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo considera que o Turismo Criativo contribui  para  situar a cultura no centro das políticas de desenvolvimento sustentáveis e recomenda  que,  como parte da agenda das Nações  Unidas para o desenvolvimento, se inclua um objetivo específico  centrado  na cultura, baseado no patrimônio, na diversidade, na criatividade e na transmissão do conhecimento, e que sejam previstas metas e indicadores claros que vinculem a cultura a todas as dimensões do desenvolvimento sustentável e, em particular, do Turismo”,  diz o documento. A Carta Porto Alegre Turismo Criativo faz ainda recomendações ao governo brasileiro para que inclua o Turismo Criativo entre os segmentos do turismo nacional e que a Organização Mundial do Turismo (OMT) inclua a nova vertente do turismo global em sua agenda de pesquisas e estudos.

Em Garibaldi no 2ºENOTOUR.DOC




Desde sexta-feira (25) estou em Garibaldi, famosa cidade por ser a cidade do espumante do Brasil, no Rio Grande do Sul, localizada há uma hora e meia de Porto Alegre . Participo junto com outros jornalistas e blogueiros do 2ºENOTOUR.DOC,
num total de 14 profissionais. Em breve divulgando toda a programação no mundo dos vinhos e espumantes da visita a vinícola Garibaldi. Somos hóspedes do Farina Park hotel.

ABAV Nacional define nova diretoria para biênio 2013-2015 e promove primeira reunião


Na foto :Edmar Bull, vice-presidente Administrativo da ABAV, Antonio Azevedo, presidente da entidade, Leonel Rossi Jr., vice-presidente de Relações Internacionais, e Salvador Saladino, vice-presidente FinanceiroPresidente Antonio Azevedo foi reeleito por aclamação

Foi realizada no último dia 19 de outubro, no Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, no centro de São Paulo, a reunião ordinária eleitoral da ABAV, que reelegeu o presidente Antonio Azevedo e definiu a composição da diretoria da entidade para o próximo biênio (2013-2015). A gestão marcará os 60 anos da associação, cujo aniversário será celebrado no próximo mês de dezembro.

Na oportunidade, o líder da entidade reiterou a importância de se trabalhar em benefício da ampliação do número de agências de viagens associadas, investindo nos diferenciais oferecidos aos colaboradores destas empresas, e reforçou as iniciativas voltadas à aprovação do Projeto de Lei 5.120/2001, que regulamenta a atividade das agências de viagens no país. 

Segundo Azevedo, nesta próxima gestão, a ABAV se dedicará a fortalecer a estrutura de serviços e de apoio administrativo e técnico às ABAVs estaduais, bem como a valorizar as ações desenvolvidas nestas respectivas localidades; manter as consultas gratuitas à assessoria jurídica da entidade para atendimento às dúvidas;expandir e inovar a grade de cursos do ICCABAV; estreitar relações com o Governo e incentivar o debate relativo ao desenvolvimento de novas políticas do turismo, entre outros tópicos.

Como uma das primeiras ações, Azevedo participará da 1ª Cúpula Mundial de Presidentes de Associações de Agências de Viagens, evento que será promovido em Córdoba, na Argentina, entre 7 e 9 de novembro. Na oportunidade, o presidente participará também do encontro organizado pela WTAAA (Aliança Mundial das Associações das Agências de Viagens), na qual a ABAV participa representando a América do Sul. O objetivo do encontro é estimular a troca de ideias entre os líderes das entidades representativas do setor, firmar alianças estratégicas e encontrar soluções que beneficiem a indústria de viagens como um todo. 

Primeira reunião da diretoria

Ainda no sábado, logo após a eleição, os integrantes da chapa Pró-Agências se reuniram e realizaram a primeira reunião de diretoria da ABAV, durante a qual cada um dos integrantes abordou aspectos relacionados às suas áreas específicas de atuação. Na pauta: o fortalecimento e a integração do Sistema ABAV; plano de comunicação integrada; respeito aos consumidores; relações éticas; regulação das atividades associativas; Congresso da ABAV e Expo Internacional de Turismo; capacitação; relações com o Governo e políticas do Turismo e parcerias e alianças. 

Confira a composição da chapa Pró-Agências:

Diretoria

Presidente: Antonio João Monteiro de Azevedo (PR)
Vice-Presidente Administrativo: Edmar Augusto Bull (SP)
Vice-Presidente Financeiro: Salvador Constantino Saladino (RJ)
Vice-Presidente de Relações Internacionais: Leonel Rossi Junior (SP)
Vice-Presidente de Capacitação e Certificação: Ana Carolina Dias Medeiros de Souza (MA)
Vice-Presidente de Relações Institucionais: Pedro José Galvão Nonato Alves (BA)
Vice-Presidente de Marketing e Eventos: José Maurício de Miranda Gomes (MG)
Vice-Presidente de Turismo Especializado: Alessandro Crispim Macedo (RO)
Conselho Fiscal

Titular: Carlos Palmeira Lopes Villanova (AL)
Titular: Aristoclides Vieira Stadler (SC)
Titular: Francisco Edmilson Rodrigues (CE)
Suplente: Romildo Rodrigues Ruy (ES)
Suplente: João de Souza Ávila (SE)

Conselho de Ética, Conciliação e Arbitragem

Titular: Rita de Cássia Aguiar de Vasconcelos (RS)
Titular: Rose Mary FarratLarrat (PA)
Titular: Ney Gonçalves (MS)
Suplente: Reinaldo da Gama Assis Silva (RJ)
Suplente: Lamark Freire Rolim (DF)

De janeiro a setembro, entrada de dólares no Brasil via turismo bateu novo recorde, chegando a US$ 5,041 bilhões. “Recursos beneficiam diretamente 10 milhões de brasileiros que trabalham com turismo”, lembra presidente da Embratur

TURISTAS JÁ DEIXARAM 5 BILHÕES DE DÓLARES NO PAÍS ESTE ANO



Em setembro, a receita cambial referente aos gastos dos turistas estrangeiros que estiveram no Brasil bateu mais um recorde histórico. A entrada de dólares via turismo no país, no mês passado, chegou a U$ 505,0 milhões, percentual 14,39% superior ao mesmo período de 2012.

Os números divulgados hoje pelo Banco Central apontam também um crescimento inédito no acumulado de janeiro a setembro, que registrou U$ 5,041 bilhões. No mesmo período do ano passado, o acumulado da receita foi de U$ 5,001 bilhões.

O presidente da Embratur, Flávio Dino, comemora o novo recorde e ressalta a importância desses recursos para o desenvolvimento econômico e geração de renda no país. “Esses dólares ativam um setor que representa cerca de 3% do PIB brasileiro e emprega 10 milhões de brasileiros”, lembra Dino. Para ele, o aumento da entrada de divisas depende do aprofundamento do debate sobre competitividade do setor frente a outros mercados. “Venho repetindo que a chave para sustentar o crescimento da entrada de turistas estrangeiros agora e após os megaeventos é oferecer bons serviços a preços justos. Tudo isso é questão de respeito ao consumidor internacional”, disse Flávio Dino, presidente da Embratur.




Megapromo Internacional da TAM oferece passagens com até 90% de desconto até amanhã (27)


Ofertas são válidas para diversos destinos nos Estados Unidos,
Europa, América do Sul, Austrália, Nova Zelândia e México;
voos têm origem em diversas cidades do Brasil
São Paulo, 25 de outubro de 2013 – Válida até o próximo domingo, 27 de outubro, a TAM Linhas Aéreas oferece a Megapromo Internacional, com descontos de até 90% nas passagens. A promoção tem ofertas para vários destinos na América do Sul, na Austrália, na Europa, nos Estados Unidos, no México e na Nova Zelândia, com embarque de diferentes cidades brasileiras.

Nesses três dias, o cliente pode encontrar passagens para Nova York, nos Estados Unidos, a partir de R$1.511 (US$699). Bilhetes para Buenos Aires, na Argentina, podem ser encontrados por preços que variam a partir de R$387 (US$179). Sydney, na Austrália, e Auckland, na Nova Zelândia, também participam da promoção: há passagens a partir de R$2.592 (US$1.199) para os destinos.

As ofertas são válidas para voar entre fevereiro e maio de 2014, em voos operados pela TAM ou pela LAN em Classe Econômica. A compra pode ser pode ser feita através do site
www.tam.com.br, nas lojas da TAM e da TAM Viagens, parcelada em qualquer cartão de crédito aceito pela TAM e em até 10 vezes no cartão TAM Itaucard.

Confira abaixo algumas das opções disponíveis na promoção:
*Valores válidos para viagens de ida e volta em voos internacionais operados pela TAM ou pela LAN, sujeitos à disponibilidade de assentos, regras e restrições específicas no perfil de cada tarifa, para compra e emissão de passagens a partir do dia 25/10/13 até as 23h59 do dia 27/10/13. Os preços em dólar (US$) serão convertidos pelo câmbio do dia da compra. *Preços em real calculados pelo câmbio de R$ 2,1616 de 21/10/2013. As tarifas não aplicam descontos para crianças. Para os destinos Estados Unidos e México viagens de ida permitidas a partir de 20/01/2014 (exceto entre 27/02 a 03/03, 11 e 12/04, 17 e 18/04, 25 e 26/04 e 30/04 a 01/05/2014) com retornos entre 05/02 até 26/05/2014 (exceto entre 02 a 10/03, 19 a 21/04 e 03 a 05/05/2014), exigem antecedência de compra de 28 dias e permanência mínima de 5 dias ou um domingo e máxima de 12 meses no destino; para Austrália e Nova Zelândia viagens de ida permitidas a partir de 06/02/2014 (exceto entre 12 a 18/02, 30/03 a 10/05 e 14/06 a 30/07/2014) e retornos entre 15/02 até 15/09/2014 (exceto de 22/07 a 06/08/2014), exigem antecedência de compra de 7 dias e permanência máxima de 12 meses no destino; para Europa permite viagens entre 20/01 a 05/06/2014 (exceto idas entre 22/02 a 02/03, 17 e 18/04 e 30/04 a 01/05/2014 e retornos entre 27 /02 a 01/03, 04 a 09/03, 20 e 21/04 e 04/05/2014), exigem antecedência de compra de 3 dias e permanência mínima de 7 dias no destino; para Santiago, Buenos Aires e Montevideo viagens permitidas entre 01/12/2013 a 11/05/2014 (exceto Santiago ida entre 19 a 29/12/2013, 01 a 10/01, 28/02 a 01/03, 16 e 17/04, 20 e 21/04 e 04 e 05/05/2014 e volta entre 26 a 30/12/2013, 28/02 a 03/03, 16 e 17/04, 20  e 21/04 e 30/04 a 01/05/2014; Buenos Aires ida entre 14 a 31/12/2013, 28/02 a 02/03, 16 a 17/04, 20 a 21/04, 30/04 a 01/05 e 04 a 05/05/2014 e volta entre 02 a 15/01, 25/02 a 05/03, 08 a 10/03, 16 a 17/04, 20 a 21/04, 30/04 a 01/05 e 04 a 05/05/2014; Montevideo ida entre 10 a 30/12/2013, 21/02 a 03/03, 08 a 10/03, 16 a 17/04, 20 a 21/04, 30/04 a 01/05 e 04 a 05/05 e volta entre 01/01 a 03/02, 28/02 a 03/03, 08 a 10/03, 04 a 13/04, 16 a 17/04, 20 a 21/04, 30/04 a 01/05 e 04 a 05/05/2014), exigem antecedência de compra de 14 dias, mínimo de 3 dias ou um domingo e máxima de 2 meses de permanência; para Lima viagens permitidas de 20/11/2013 a 11/05/2014 (exceto idas entre 10 a 31/12/2013, 28/02 a 02/03, 16 a 17/04, 20 a 21/04, 30/04 a 01/05 e 04 a 05/05/2014 e voltas entre 01 a 22/01, 25/02 a 05/03, 08 a 10/03, 16 a 17/04, 20 a 21/04, 30/04 a 01/05 e 04 a 05/05/2014) exigem antecedência de compra de 14 dias, permanência mínima de 3 dias ou um domingo e máxima de 2 meses no destino; para Bogotá, Ciudad del Este e Asunción viagens permitidas entre 01/02 a 11/05/2013 (exceto para Bogotá idas aentre 28/02 a 05/03, 17 a 19/04, 29/04 a 02/05/2014 e voltas entre 06 a 10/03, 20 a 22/04 e 04 a 05/05/2014 e para Ciudad del Este e Asunción idas entre 29/04 a 01/05/2014 e voltas entre 04 a 05/05/2014) exigem antecedência de compra de 14 dias, permanência mínima de 3 dias ou um domingo e máxima de 2 meses conforme regras publicadas para a tarifa do destino escolhido para compra. Parcelamento válido para todos os cartões de crédito aceitos pela TAM , de pessoa física emitidos no Brasil, considerando exclusivamente o valor da tarifa anunciada, não incluídos taxa de embarque e adicional de emissão. Para os cartões Diners e MasterCard, a taxa de embarque será cobrada na 1ª parcela; para cartões Visa/Amex/Hipercard, a taxa de embarque será diluída no parcelamento.  Para cartões Tam Itaucard, o parcelamento é em até 10 vezes. As informações integrais e detalhadas sobre as regras/restrições específicas das tarifas anunciadas, alteração de datas, reembolso, remarcação, cancelamento, vigência da viagem e desconto para crianças estão disponíveis para consulta no site www.tam.com.br, central de atendimento e demais canais de venda.
 
Sobre o Grupo LATAM Airlines

LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 27 países, com uma frota de 325 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem mais de 54 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).

Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em
www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net.

Auditoria da IATA certifica a TAM por segurança em operações em terra no Aeroporto de Guarulhos


A Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA – International Air Transport Association), organização global com mais de 240 membros, informa que acaba de conceder a certificação ISAGO (IATA Safety Audit for Ground Operations) à companhia aérea brasileira TAM, após realizar ampla auditoria em todos os processos da gestão operacional em terra no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A ISAGO verifica a conformidade da empresa com as normas mais eficazes e seguras em todas as operações de apoio à aviação realizadas no solo. “É uma certificação de qualidade importante, que demonstra alto grau de preparo da empresa que a obtém”, diz Carlos Ebner, diretor da IATA no Brasil.

A auditoria da IATA abrange aspectos como: redução de ameaças nas operações em terra que podem afetar a segurança operacional e de danos em aeronaves; prevenção de atos de interferência ilícita; prevenção de lesões ao pessoal de apoio, e cumprimento das leis e regulamentações do meio ambiente.

Segundo a IATA, é muito importante que a indústria de aviação esteja atenta a essas questões operacionais. “No ano passado, os danos causados a aeronaves somente por deficiências nas operações em terra geraram um custo de cerca de US$ 4 bilhões ao redor do mundo”, revela Ebner.
 

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Temporada de compras em São Paulo

Em outubro as compras para Natal e Réveillon atraem turistas para a cidade.
- O final do mês outubro em São Paulo é marcado pelo início da temporada de compras para as festividades de fim de ano. A troca de coleção nos principais centros de compra popular e o aumento da oferta de decoração de Natal na Rua 25 de Março atraem turistas empreendedores que têm São Paulo como destino de negócios e consumo.

Segundo dados da União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacências (Univinco), a partir do mês de outubro o fluxo de circulação de pessoas passa dos habituais 400 mil diários para 800 mil, chegando a 1 milhão entre o final de novembro e dezembro. Quanto às perspectivas de venda, a expectativa é que haja um aumento de 15% nas vendas de artigos de Natal e presentes, em comparação com o ano passado.

A Câmara de Dirigentes Lojistas do Bom Retiro, região famosa por vender roupas e acessórios de qualidade a preços acessíveis também afirma um bom momento no período. A partir do mês de outubro a circulação passa dos habituais 70 mil diários para 100 mil. A expectativa é que haja um aumento de 6 a 8% das vendas comparado com o ano passado.

O secretário Municipal para Assuntos de Turismo e presidente da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), Marcelo Rehder, explica que o aumento no fluxo de compradores se reflete no fluxo turístico da cidade.. "São Paulo é o principal destino de compras do país. Muitas grifes internacionais possuem sua sede brasileira apenas na capital paulista e, em contrapartida, os melhores preços podem ser encontrados aqui, em nossas ruas populares. Acabamos atraindo não só o consumidor final, mas também o revendedor que encontra na cidade produtos diferenciados. Para São Paulo, isso é ótimo. Os turistas interessados em compras gastam mais na cidade, o que reflete não só no comércio e no turismo, mas em toda a economia", afirma.

Um levantamento feito pelo Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da SPTuris, no primeiro semestre de 2013, aponta que turistas interessados em comprar permanecem mais tempo hospedados nos hotéis da capital paulista. Entre os quase 2.200 mil turistas pesquisados, 26% apontaram as compras como uma das principais atividades realizadas na cidade durante sua permanência sendo que, entre esses, a média de pernoites foi de 4,7 dias, enquanto a média geral era de 3,4 dias. Segundo o estudo, há também um aumento nas despesas realizadas na cidade no período de estadia: turistas que compram gastam, em média, R$ 2.200,67, enquanto o gasto médio padrão é de R$ 1.745,96, ou seja, 26% maior.

Outros dados também chamam a atenção na comparação entre os turistas que fazem compras e os visitantes em geral: aumenta em quase 10 pontos percentuais a proporção de turistas mulheres (de 34,4% para 43,5%); as compras representam o segundo maior destino dos gastos na cidade (22,2%), atrás apenas de hospedagem (46,2%); sobe o número de pessoas que viajam acompanhadas pelo cônjuge (de 13,8% para 25,4%) e cresce também o interesse pela realização de atividades de lazer em São Paulo (de 10,5% para 17,7%).

A importância do turismo de compras na capital também pode ser comprovada pela pesquisa realizada pelo Observatório no Aeroporto Internacional de Guarulhos em 2011. No ranking total dos entrevistados, são destacadas como atividades secundárias preferidas na cidade: gastronomia (49,4%) e compras (38,3%). Analisados apenas os turistas nacionais, o interesse pelas opções das compras (59,1%) supera a gastronomia (52,1%). Neste estudo, na avaliação geral dos pesquisados, 48,1% dos turistas atribuíram notas máximas para as compras.

Turismo investe na revitalização da orla do bairro da Barra, em Salvador


MTur libera R$ 4,8 milhões para pavimentação, instalação de bancos, quiosques e equipamentos esportivos 
O Ministério do Turismo liberou R$ 4,8 milhões para a segunda etapa das obras de revitalização da orla do Bairro da Barra, em Salvador. O valor total do projeto é de R$ 27 milhões, sendo R$ 1 milhão da prefeitura da cidade. O investimento contempla a pavimentação, a instalação de bancos, quiosques, equipamentos esportivos, jardinagem e cabeamento subterrâneo na orla do Bairro da Barra. 
“As obras resgatam o turismo de praia e sol de Salvador”, disse Fábio Mota, secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo. Para o secretário Guilherme Bellintani, as obras são importantes para a retomada da liderança do turismo na capital baiana. 
O secretário Fábio Mota, o prefeito ACM Neto e o secretário do Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, assinam o contrato de repasse nesta sexta-feira (25) às 11h30, na sede da prefeitura.
 

COPA AIRLINES AMPLIA OPÇÕES DE VOOS PARA CANCÚN


Companhia aérea oferece mais frequências a partir de dezembro
 
              A partir de dezembro, a Copa Airlines amplia as frequências para Cancún, no México, facilitando a chegada ao destino para quem viaja a lazer ou negócios. A companhia aérea opera em sete bases no país – Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo – e com voos de conexões imediatas na Cidade do Panamá.
 Para oferecer mais comodidade aos viajantes, todos os voos da Copa Airlines fazem paradas no Centro de Conexões das Américas, Panamá. Lá não é necessário passar pelas filas de imigração e alfândega. Outra vantagem é a possibilidade das malas serem despachadas automaticamente para o destino final.
Com as novas partidas, haverá mais um voo diário para Cancún – totalizando seis voos diários e 42 saídas por semana. A rota é operada por modernas aeronaves Boeing 737-800 Next-Generation, com capacidade para 155 passageiros, sendo 14 na classe executiva e 141 na econômica. Os aviões têm interior espaçoso, compartimentos amplos, assentos reclináveis com apoio para cabeça e um sistema de entretenimento com 12 canais de áudio e vídeo em inglês, espanhol e português.
Confira as opções de frequências para o México.
SAÍDA
IDA
VOLTA
TARIFA
SÃO PAULO/
CANCÚN
CM 758/CM 316
2h50-9h33
CM 758/CM 270
2h50-9h45
CM 724/CM 270
6h25-13h15
CM 700/CM 355
13h15-20h35
CM 702/CM 325
4h30-11h27
Saídas Diárias
*CM 323/CM 759
16h32-7h20
CM 354/CM 701
7h04-21h45
*CM 209/CM 725
11h10-1h45
*CM 271/CM 703
14h11-4h30
Saídas Diárias

A partir de US$ 1099

BELO HORIZONTE/
CANCÚN
CM764/CM316
2h33-9h33
CM764/CM208
2h33-9h45
Saídas Diárias
*CM209/CM765
11h10-1h26
Saídas Diárias
A partir de US$ 1100
BRASÍLIA/
CANCÚN
CM204/CM316
3h30-9h33
CM204/CM208
3h30-9h45
Saídas Diárias
*CM209/CM205
11h10-1h04
Saídas Diárias
A partir de US$ 1100
PORTO ALEGRE/
CANCÚN
CM 408/CM 355
12h34-20h35
Saídas Diárias
*CM 323/CM 409
16h32-7h55
Saídas Diárias
A partir de US$ 1100
RIO DE JANEIRO/
CANCÚN
CM 872/CM 316
 2h32-9h33
CM 872/CM 208
 2h32-9h45
CM 114/CM 355
12h47-20h35
Saídas Diárias
*CM 209/CM 873
 11h10-1h27
*CM 323/CM 113
16h32-7h13
Saídas Diárias
A partir de US$ 1000
MANAUS/
CANCÚN
CM 140/CM 316
3h48-9h33
CM 140/CM 208
3h48-9h45
Saídas Diárias
CM 209/CM 141
11h10-20h52
Saídas Diárias
A partir de US$ 1000
RECIFE/
CANCÚN
CM 402/CM 355
11h55-20h35
Voos quatro dias por semana (domingo, sábado, terça e sexta)
*CM 323/CM 403
16h32-7h14
Voos quatro dias por semana (domingo, sábado, terça e sexta)
A partir de US$ 1200
* Chegada do voo no dia seguinte    
Sobre a Copa Holdings
 
A Copa Airlines e a Copa Airlines Colômbia, subsidiárias da Copa Holdings, são as companhias líderes na aviação comercial e de carga da América Latina. Operam em 66 destinos de 29 países nas Américas do Norte, Central, do Sul e do Caribe. Contam com uma das frotas mais jovens e modernas da indústria da aviação, que inclui 86 aeronaves: 60 Boeing 737 Next Generation e 26 Embraer-190. Para fazer reservas e selecionar assentos, anotar o número do MileagePlus, garantir reservas de voos, imprimir bilhetes e pagar as passagens por meio de transações seguras em onze moedas, acesse copa.com. A Copa lançou recentemente uma versão mobile do seu site, o m.copa.com, tornando-se a primeira companhia aérea na América Latina a permitir aos viajantes utilizar bilhetes eletrônicos. Em 2012, a Copa Airlines incorporou-se à rede Star Alliance.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

GOVERNO DISCUTIRÁ PREÇOS DAS PASSAGENS AÉREAS COM EMPRESAS



Ministério da Justiça vai chamar reunião com empresas na próxima semana. “Queremos ter certeza que os preços praticados serão justos”, afirma Gleisi. Medidas são essenciais para garantir sustentabilidade do turismo, afirma presidente da Embratur

Está marcada para a próxima quinta-feira (31) a reunião do Comitê Interministerial criado para acompanhar os preços, tarifas e a qualidade dos serviços durante a realização da Copa do Mundo. Na ocasião, serão chamadas para o debate as companhias aéreas. A decisão foi apresentada nesta quinta-feira, durante o primeiro encontro do grupo, coordenado pela Casa Civil. O objetivo será discutir os preços dos bilhetes aéreos durante a competição, além de soluções para atender a grande demanda esperada para o evento.

“Queremos ter a certeza que os preços praticados serão justos e não vão explorar o consumidor brasileiro nem estrangeiro”, afirmou a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman. A avaliação dessas informações e a definição das medidas a serem tomadas serão na primeira quinzena de novembro, em data a ser acertada.

Ficou definido, ainda, que os ministros acompanharão as reuniões organizadas pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), com os Procons das 12 cidades-sede do mundial. Esses eventos têm por objetivo mapear os preços e qualidades de serviços em hotéis, restaurantes, aeroportos e outros serviços turísticos dessas localidades. Os encontros serão realizados nos próximos dois meses.

As medidas do governo federal são essenciais para que a Copa do Mundo gere retorno de imagem para o turismo brasileiro. “O esforço do governo brasileiro para garantir a realização da Copa visa obter um ganho de imagem para o país que se reverta em aumento da entrada de turistas e, portanto, de divisas para nossa economia”, lembra o presidente da Embratur, Flávio Dino. A prática de preços justos, segundo ele, é essencial para garantir o sucesso do empreendimento.



O hotel TRYP Itaim realiza ações de conscientização pela Campanha Outubro Rosa




O TRYP Itaim, administrado pela rede Meliá Hotels International, está realizando várias ações para divulgação da Campanha Outubro Rosa, que acontece durante todo o mês de outubro. O objetivo da campanha é a conscientização da importância do exame preventivo de mamografia na luta contra o câncer de mama.

Entre as ações, o hotel recebe palestras explicativas sobre a doença, além de estar com a sua fachada iluminada na cor rosa e seus colaboradores usando o laço cor-de-rosa. “O uso do laço cor-de-rosa está contagiando nossos hóspedes que nos solicitam quando chegam ao hotel”, conta Camila Butti, gerente geral do empreendimento. O laço cor-de-rosa é um símbolo mundial de solidariedade, comprometimento e mobilização em torno da luta contra o câncer de mama. Quem usa o laço cor-de-rosa ajuda a divulgar a campanha e a conscientizar mais pessoas.

O movimento Outubro Rosa surgiu na década de 90 nos Estados Unidos. Desde então, são realizadas ações no mundo inteiro, como a iluminação de monumentos, com o objetivo de conscientizar o maior número de pessoas em relação à prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama.

Onde: TRYP Itaim - Rua Manoel Guedes, 320 – Itaim Bibi - São Paulo

Quando: Durante o mês de outubro/2013

O TRYP Itaim conta com 134 apartamentos, sendo 87 na categoria Premium Room equipados com camas exclusivas Premium, televisores de LCD 32’’, TV a cabo, Internet high-speed gratuita para facilitar o acesso à WEB no próprio apartamento, duchas com tamanho especial, secador de cabelo, balança, amenities exclusivos da marca, kit para passar roupas, menu de travesseiros, enxovais da marca Trussardi estilo clean, além de roupões e pantufas. E para completar as comodidades, há um kit café/chá com ebulidor elétrico disponível em todos os momentos. Entre as dependências do hotel estão uma academia de ginástica e piscina com vista para a cidade, um lobby bar e um restaurante especializado em cozinha internacional com buffet no café da manhã e almoço, bem como serviço à la carte no jantar. Para eventos empresariais e festas, o TRYP Itaim dispõe de sete salas que comportam até 100 pessoas, incluindo completa infraestrutura e equipamentos audiovisuais de alta tecnologia.



Sobre a Meliá Hotels International

A Meliá Hotels International foi fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), e é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta do mercado espanhol. Atualmente, opera mais de 350 hotéis e 90.000 apartamentos em 39 países de 4 continentes, comercializados sob as marcas: Gran Meliá Hotels & Resorts, Meliá Hotels & Resorts, ME by MeliáInnside by MeliáTryp by Wyndham, Sol Hotels e Paradisus Resorts. Seu portfólio de produtos e serviços é complementado pelo Club Meliá, único clube de férias operado por uma companhia espanhola.

Secretaria de Turismo e Semob atendem pleito dos hoteleiros de Ponta Negra


              As secretarias de Turismo de Natal (Seturde) e de Mobilidade Urbana vão  atender o pleito dos empresários dos hotéis de Ponta Negra que solicitaram do aumento da fiscalização do  trânsito naquela área. Segundo os hoteleiros os ônibus que transportam turistas não conseguem manobrar devido os motoristas  estacionarem em locais proibidos, prejudicando o embarque e desembarque nos hotéis.  
              O problema chegou a um ponto que turistas chegaram a perder seus voos porque os ônibus não conseguem manobrar devido o não cumprimento da sinalização que  é  desrespeitada.  O secretário de Turismo, Fernando Bezerril  atendendo pedido dos empresários convocou  uma reunião que foi realizada nesta quarta-feira (23) na secretaria de Mobilidade Urbana (Semob)  com a presença da secretária Elequicina Santos e o secretário adjunto, Walter Pedro para ouvir  o pleito  dos hoteleiros.
              Ficou acertada que a Semob vai designar uma equipe especial para reforçar o policiamento de trânsito na área e partir da primeira semana de novembro irá disponibilizar uma linha telefônica com plantão permanente para atender aos  empresários.               Participaram ainda da reunião o diretor da Câmara de Comércio e Turismo da Fecomércio/RN e pela ABIH/RN, George Gosson; Deca Bologna da Potiguar Turismo; George Costa da Luck Turismo e Maurício Cavalcante, representando o Sindicato e a Cooperativa dos Bugeiros do RN.

Secretários pregam integração e divulgação do turismo do Nordeste



Secretários de turismo do Nordeste, integrantes da Comissão de Turismo Integrado da região (CTI Nordeste) estiveram reunidos durante a manhã desta quinta-feira (24), no Praiamar Hotel, dentro da programação do 2º Seminário de Desenvolvimento Turístico no Nordeste, que acontece em Natal até domingo. O encontro, presidido pelo secretário estadual de Turismo do RN e vice-presidente da CTI Nordeste, Renato Fernandes, também contou com a presença do secretário Carlos Henrique Sobral, da pasta de Políticas para o Desenvolvimento, do Ministério do Turismo.

Entre os assuntos discutidos, mudanças para uma das principais feiras de turismo do Brasil (ABAV); a formatação da próxima edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM 2014); o lançamento da Revista Curta Nordeste; a viabilização do Projeto Guia 4 Rodas; o andamento do Guia Rota 101 Nordeste; e a inclusão das capitais nordestinas, bem como as cidades de potencial turístico às reuniões da CTI Nordeste; e ainda a adesão de um modelo de caixa rápido para transações internacionais a ser implantado em hotéis, para melhor conforto e segurança dos turistas.

Caixas rápidos para turistas
O assessor da Travel ATM, Fernando de Almeida, explicou que embaixadas em todo o mundo têm divulgado em suas páginas na internet a dificuldade de se conseguir moeda local no Brasil. A legislação brasileira proíbe a troca de moeda estrangeira fora do país. E mesmo aqui são “pouquíssimas” casas de câmbio disponibilizadas à atividade. A opção do turista são as agências bancárias, sempre mais desconfortáveis e inseguras.

“No Rio Grande do Norte, como em outros estados, o turista estrangeiro encontra uma casa de câmbio no Aeroporto, onde costuma sacar apenas o básico para um táxi, por exemplo, e depois encontra dificuldade para sacar mais porque praticamente só sobram as agências bancárias ou o câmbio do mercado negro. Resultado: ele deixa de gastar o que normalmente gastaria ou compra dinheiro falso”, atesta Fernando de Almeida.

“Outro problema lamentado é que apenas 5% dos caixas convencionais aceitam cartões estrangeiros. Então, o turista desembarca no aeroporto, coloca seu cartão em um caixa, e não funciona. Coloca no segundo, no terceiro e nenhum aceita. Ele pensa logo que seu cartão tem problema e não tenta mais, gastando apenas o que tem no bolso, reduzindo ainda mais a receita que poderia deixar ao turismo local”, ressalta Fernando de Almeida.

Por isso, a Travel ATM formatou um caixa eletrônico específico para transações com cartões internacionais (Visa, Master e derivados, que cobrem 98% do mercado internacional).  Esses caixas seriam instalados em hotéis, conforme solicitação dos hoteleiros, para maior conveniência, conforto e segurança dos turistas. Esse modelo também contribuiria para eliminar a má divulgação pelas embaixadas da insegurança no país aos turistas estrangeiros.

Segundo Fernando de Almeida, esses caixas são abastecidos com até 10% do volume de dinheiro de um caixa convencional, para evitar maior visibilidade e consequentes tentativas de arrombamento. Esse caixas são controlados pelo Banco Central, instalados, mantidos e acompanhados em tempo real pela ATM – empresa presente em 80 países. Interessados em instalar o caixa, entrar em contato com Fernando de Almeida (55 11 99642-8465) ou com o diretor geral da empresa, Poly Pantin (55 11 2424-4230).

Mudanças sugeridas à ABAV
 Durante o encontro também foi avaliada a participação dos estados nordestinos durante a feira promovida pela Agência Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV), realizada este ano no Rio de Janeiro. O principal lamento na avaliação dos secretários nordestinos de Turismo foi os dois últimos dias da feira, dedicados ao público final e com corredores praticamente vazios, onerando despesas das secretarias. Os preços abusivos cobrados para instalação dos estandes também foram reclamados.

Ficou decidido no encontro que será encaminhado um relatório com todas as observações levantadas pelos integrantes da CTI Nordeste presentes à reunião e levadas à organização da ABAV, firmando um posicionamento consensual da Região. O representante do Ministério do Turismo presente, Carlos Henrique Sobral, também sugeriu um evento mais itinerante, fugindo do eixo Rio-São Paulo e sendo promovido também nas capitais do Nordeste.

BNTM 2014
A Brazil National Tourism Mart foi criada em 1992 pela CTI Nordeste com o objetivo de aproximar o trade turístico nacional – hoteleiros, agentes de viagens, operadoras de turismo e companhias aéreas – das operadoras turísticas dos principais mercados internacionais para o Brasil, visando o fluxo turístico na Região Nordeste. Este ano, o evento acontece em Pernambuco.

Segundo o presidente da Empresa Pernambucana de Turismo, André Correia, ainda está em estudo o local do evento: se na nova Arena construída para a Copa, ou no novo porto de Recife. As datas prováveis serão entre 27 e 30 de março. “Caso seja no porto, podemos usar a hospedagem de navios ancorados, até mesmo para reuniões, já que o período de cruzeiros terá terminado”, sugeriu Correia.

Também ficou agendado, durante a reunião, encontro realizado no prédio da CTI NE, em Recife, com o presidente da Embratur, Flávio Dino e com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, para 12 de novembro. Na pauta, a ajuda financeira para o evento, da ordem de R$ 800 mil.

Divulgação e integração
O lançamento da esperada revista Curta Nordeste, patrocinada pelo Ministério do Turismo, também foi tema levantado durante a reunião. A ideia é que seja realizado durante o Festival de Gramado, para divulgar os destinos nordestinos pelo Sul do país.

O projeto do Guia 4 Rodas – outra publicação dedicada ao turismo integrado do Nordeste -, editado pela Editora Abril, está na iminência de ser viabilizada exclusivamente pelo MTur, sem repasse financeiro aos Estados, evitando burocracias.

Outro guia importante à divulgação nordestina é o Guia Rota 101 – uma das ações oriundas do macro projeto da Rota 101 Nordeste, realizado em junho, em Natal. Nesta publicação serão dedicadas 70 páginas para cada um dos quatro estados participantes: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Segundo o secretário Renato Fernandes, falta apenas formatar o edital para iniciar as publicações.

Para a próxima reunião da CTI Nordeste, ficou acordado cada secretário de Turismo apresentar quais feiras e eventos da pasta pretende participar no próximo ano para levantarem quais existem em comum entre os Estados. A intenção da CTI Nordeste é cobrar, de forma integrada, menores custos para a participação dos Estados nordestinos nestes eventos.

Programação do Seminário
Durante a tarde desta quinta-feira, foi realizada ainda a reunião do Fórum Nacional dos Secretários de Turismo (Fornatur), também no Praiamar, com presença do presidente da CVC, Luiz Eduardo Falco. Na programação noturna, visita ao Forró com Turista, em Petrópolis. O 2º Seminário de Desenvolvimento Turístico no NE é realizado pela Setur RN em parceria com a ABIH.

Segue a programação dos próximos dias:

25 de outubro (sexta-feira)

- 9h: Saída para visitação à Arena das Dunas (Estádio para a Copa de 2014) e encerramento das atividades

- 12h30 às 14h: Almoço com os hoteleiros, secretários estaduais, senadores, deputados federais e estaduais

Local: Praiamar Natal Hotel & Convention

- 14h15 às 17h: II Seminário de Desenvolvimento Turístico do Nordeste

Local: Praiamar Natal Hotel & Convention

- 17h às 19h: Solenidade de entrega do título de Cidadã Norte Rio Grandense à Senadora Lídice da Mata

Local: Praiamar Natal Hotel & Convention

- 20h30: Jantar

Local: Restaurante Fogo e Chama

Rua: Dr. José Augusto de Medeiros, 10, Praia do Meio


26 de outubro (sábado)

- 10h: Saída para visitação ao Polo Turístico do Litoral Sul

- 13h: Almoço

Local: Restaurante Paçoca de Pilão

Av. Dep. Márcio Marinho, 5708, Praia de Pirangi

- 15h30: Saída para visitação ao polo turístico “Tibau do Sul” (Praia de Pipa) para a apresentação de projetos de desenvolvimento turístico


27 de outubro (domingo)

Dia livre

ABEOC Brasil RS e ABIH RS homenageiam personalidades do turismo gaúcho no Festuris


 No dia 8 de novembro, em almoço no Hotel Continental de Canela, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil – RS) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH RS) prestam homenagem a seis personalidades que contribuem para o desenvolvimento dos eventos e da hotelaria no Rio Grande do Sul. Na mesma data, haverá assinatura de protocolo de colaboração entre as entidades. A atividade faz parte da programação do Salão MICE ABEOC Brasil no Festival de Turismo de Gramado, de 7 a 10 de novembro.
“O segmento de eventos é um diferencial competitivo para a hotelaria e a parceria entre ABEOC Brasil RS e ABIH RS tem a finalidade de fortalecer laços e alavancar ações conjuntas”, conta a presidente da ABEOC Brasil RS, Ana Cláudia Bittencourt. Quanto as homenagens, Ana Cláudia afirma que “é um reconhecimento a personagens que, com suas atitudes e ações, contribuíram com a mudança da realidade do futuro dos eventos gaúchos em 2013”.
A ABEOC Brasil vai homenagear o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Sul (ABIH-RS), José Reinaldo Ritter, o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando S. Moraes e a secretária de Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira.
A ABIH RS, por sua vez, elegeu como "Amigo dos Hoteleiros do RS” o secretário de Esportes e Lazer do Rio Grande do Sul, Kalil Sehbe Neto; o executivo da MATCH, Paul Whelan, e o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot.

TAP aumentará frequências e oferecerá mais de 80 voos semanais entre o Brasil e a Europa e Natal ganha mais uma frequência, totalizando quatro


A330_1.JPGISENDNo próximo ano a TAP aumentará mais um voo em cinco cidades brasileiras e passará a oferecer 82 ligações semanais entre o Brasil e a Europa.
O Rio de Janeiro, que dispõe atualmente de 13 voos da TAP por semana, aumentará para 14, o que equivale à oferta de dois voos diários para Lisboa.
Salvador e Belo Horizonte, hoje com seis voos semanais, passarão a ter novamente voos diários.
Traduzindo o sucesso da mais recente rota brasileira da companhia, Porto Alegre passa de cinco para seis voos semanais diretos para Lisboa. E Natal cresce de três para quatro ligações.
Hoje São Paulo tem 11 frequências semanais, Campinas três, Fortaleza, Recife e Brasília voos diários e a partir de 3 junho de 2014, Belém & Manaus três voos.
Com este aumento da oferta, e com as novas rotas já anunciadas Belém- Manaus – Lisboa a companhia oferecerá a partir do ano que vem um total de 82 frequências semanais entre as 12 cidades brasileiras e a Europa, um aumento de oito voos por semana relativamente à oferta registada no corrente ano.


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Mais sobre a TAP: 
A TAP é atualmente a companhia aérea com as melhores ligações entre o Brasil e a Europa, partindo de 10 cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo para Lisboa. Com  mais de 70 frequências semanais entre o Brasil, Europa e África. A malha da companhia compreende em 50 destinos em toda a Europa e 14 na África. A TAP dispõe de uma moderna frota de 55 aviões Airbus, aos quais acrescem mais 16 aviões ao serviço da PGA, companhia regional adquirida em 2007, totalizando assim uma frota global de 71 aeronaves. Recentemente a companhia ocupou o quarto lugar entre as companhias de aviação mais seguras do mundo, segundo o "ranking" anual do Jet Airliner Crash Data Evaluation Center (JACDEC). Em 2009 e 2010, foi premiada como a Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul, pelos WTA, World Travel Awards.