Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Especialistas nacionais e internacionais discutem projetos de Comunidade Planejada



Entre 17 e 19 deste mês (outubro), será realizada a 3ª edição do COMPLAN - Seminário de Comunidades Planejadas, o maior evento brasileiro com enfoque em Comunidades Planejadas, no Hotel Vila Galé Eco Resort do Cabo, em Cabo de Santo Agostinho-Pernambuco.  Durante o encontro, especialistas de referência nacional e internacional no mercado imobiliário irão destacar os mais relevantes aspectos dos projetos de construção planejada, com exemplos de diversos cases de sucesso em Comunidades Planejadas dentro e fora do Brasil. Serão exibidos empreendimentos nos moldes das construções planejadas situados em São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Alagoas, a exemplo do Bairro Planejado Jardim das Perdizes- SP; projeto de Bairro Multifuncional São José Empresarial -SP; Bairro Planejado Granja Marileusa- MG; Bairro Inteligente Vívea Nova Camaçari- BA, e Iloa Resort e Residence, situado em Barra de São Miguel, no litoral Sul de Alagoas.
O COMPLAN é promovido pela ADIT Brasil - Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil, e inclui em sua programação, a apresentação de grande Seminário, Workshops e Visita Técnica à Reserva do Paiva, para a observação do bairro 100% planejado, com edificações de casas e apartamentos em uma área de 526 hectares, localizado no litoral Sul pernambucano. O empreendimento está em expansão, com a construção de complexos multiuso, com torres empresariais, mall e até o fim do ano serão construídos outros equipamentos e um hotel cinco estrelas.
Seminário:
Acontece nos dois primeiros dias do evento, com a exposição de 16 painéis abordando assuntos como: Posição do setor imobiliário acerca da Lei 67.66/79, cases nacionais e internacionais de Comunidades Planejadas, tecnologias utilizadas para as Construções Inteligentes, licenciamentos socioambientais, metodologia utilizada para o desenvolvimento e implantação de projetos de empreendimentos planejados e outros.
Alguns dos painéis exibidos no Seminário:
*Atualização da Lei 6.766:
A Lei 6.766, de 19 de dezembro de 1979, tem vários aspectos que merecem atualização. Quando sancionada, há mais de 30 anos, a Lei 6.766, que versa sobre o Parcelamento do Solo para Fins Urbanísticos, não se previa o advento das Comunidades Planejadas no cenário urbano do Brasil, além disso, no decorrer dos anos, a sociedade vem passando por muitas outras mudanças que precisam ser contempladas através de uma legislação mais segura e moderna, respaldando empreendedores e clientes do mercado imobiliário. O encontro vai servir para abordar os temas que precisam ser inseridos ou atualizados na legislação vigente, no que tange aos Loteamentos, como também, no que diz respeito às questões vinculadas às Comunidades Planejadas: Regularização dos Loteamentos Fechados; Regularização da Cobrança de Taxa Associativa de Loteamentos Fechados, e Condomínios e Lotes. Quanto à segurança jurídica dos empreendimentos planejados, um aspecto da norma urge harmonização: Compatibilizar os prazos das Licenças Ambientais, bastante curtos atualmente, com o longo tempo requerido para a execução desses projetos.
Data: 17/10
Hora: 14h - 16h e 16h30 -18h.

*Método Charrette - adaptações necessárias para se adequar ao Brasil:
A metodologia Charrette oferece uma versão avançada do rascunho, onde toda a informação necessária ao projeto de planejamento urbanístico é contabilizada através do envolvimento de vários profissionais com visões diferentes, que desenvolvem e apresentam suas propostas, mantendo comunicação constante entre eles, onde posteriormente toda informação é documentada e detalhada para uma apresentação final. É uma técnica usada para conduzir um processo de planejamento participativo, que se tornou parte integrante das ferramentas de design do Novo Urbanismo.
Como resultado desse intercâmbio de informações surge uma técnica mais rápida, mais sustentável e de menor custo de se planejar, que oferece agilidade para a execução do que se pretende. É sinônimo de um planejamento dinâmico, que visa a realização de um projeto urbanístico viável e adequado às necessidades dos vários stakeholders (qualquer pessoa ou organização que tenha interesse ou seja afetado pelo projeto). No Brasil, esta técnica serve para minimizar a interferência negativa ou a resistência que certos grupos mantêm a determinados projetos de grande impacto urbano e ambiental, pois a metodologia Charrette busca garantir a sinergia entre as partes “indiretamente” envolvidas nesses projetos e os profissionais em atuação.
Data: 18/10
Hora: 11h20 – 12h30.

*Como estruturar o relacionamento com a associação de moradores e minimizar a reação negativa dos stakeholders (nimbys - not in my backyard):
Expressão amplamente utilizada entre os americanos e urbanistas, o termo Nimbys- Not In My Backyard significa a oposição a certos projetos que possam ser prejudiciais ao seu entorno, a exemplo de grandes construções como a expansão de estruturas ou zonas como aeroportos, estradas e centros comerciais. No geral, esses projetos não prejudicam a população, mas recebem grande resistência populacional e de ambientalistas. No Brasil, verifica-se uma versão similar desse fenômeno oposicionista a certas obras, muitas vezes refletindo um conflito interesse de classes, próprio da realidade urbanística local.
Data: 18/10
Hora: 09h – 10h10

Conheça os nomes dos painelistas confirmados:

Andrea Druck -  Habitasul; Artur Parkinson - Parkinson Empreendimentos Imobiliários; Caio Portugal – AELO; Ivo Szterling - CIPASA Desenvolvimento Urbano; Angelo Bellelis - Cone S/A; José Carlos Martins - Câmara Brasileira da Indústria da Construção(CBIC); Marcus Araujo – Datastore; Paulo Toledo - Cia Inteligência e Coordenação; André Lompreta - De Fournier & Associados; Alejandro Moreno - Resort Condominius International (RCI Brasil); Ryan Clifton – EDSA; Mariangela Iamondi Machado – SECOVI/SP;  Sergio Vieira - Espírito Santo Property Brasil; Sérgio Villas Boas - Cipasa Desenvolvimento Urbano; Ciro Eloy - Costa Verbena; Thomaz Assumpção - Urban Systems; Margarida Caldeira - Broadway Malyan; Saulo Suassuna - Nova Desenvolvimento Imobiliária; Paula Peixoto - Iron House; Eduardo Eichenberger - Global Governance; Marcelo Lima - Odebrecht Realizações; Serapião Ferreira - Reserva Camará Complexo Multiuso; Juliana Castro - Jardins e Afins; Guilherme Takeda - Takeda Arquitetura e Paisagismo; Noaldo Dantas - Noaldo Dantas Planning & Consulting; José Rocha Filho - Núcleo Urbano; Francisco Costa Neto - Grupo Rio Quente Resort; Paulo Velzi - Sobloco Construtora S/A; Leandro Daher - Tropical Urbanismo; Raquel Dombroski - Ábaco Brasil; Hélio Mítica - Terra Urbanismo; Newton Ferrato – Sustentax; Rodrigo Hajjar - Grupo Brasilinvest; Sandra Pires Barbosa - Pires Advogados e Consultores; Luis Gonzaga Mayor - CBRE Consultoria do Brasil; Juliano Macedo - Mabu Hoteis; Vitória Régia Andrade - IAB/PE; Sergio Lopes – CDURP.


Workshops:
Várias conferências farão parte da programação do evento e acontecem dia 18/09, das 14h às 17h. 
Estratégia e Modelos Comerciais para Lançamentos Horizontais" será tema de um dos Workshops, com a participação de Paulo Toledo, profissional com 30 anos de experiência em produtos horizontais e Sócio Diretor da CIA Inteligência e Coordenação, como facilitador. A empresa CIA Inteligência e Coordenação já atuou em mais de 70 cidades brasileiras e ganhou duas vezes o Prêmio Master Imobiliário, em 2000 e 2012. Durante o Workshop, o especialista irá explicar, na prática, as etapas e modelos de comercialização (cotas, panela de pressão, pré-venda e vendas), suas vantagens e desvantagens, destacando quando e como devem ser aplicados.
Outro Worshop vai abordar o tema " Masterplan: Conceitos e casos de sucesso pelo Brasil e no mundo, by Edsa", com o arquiteto e paisagista Ryan Clifton como facilitador.  Através da empresa Edsa, localizada no Estado americano de Oklahoma, o especialista desenvolveu importantes projetos urbanísticos espalhados pelo mundo: Caribe, Ásia e América Latina. Ao longo da história, a Edsa foi homenageada em mais de 250 projetos. Em 2012, foi destinatária de treze prêmios por sua inovação em projetos urbanos. Durante o Workshop, serão exibidos cases de Comunidades Planejadas, Resorts e Empreendimentos de Uso Misto que levam a assinatura do profissional, alguns deles realizados no Brasil.
*Programação e temas sujeitos à alteração

Quem deve participar:
Investidores, incorporadores, construtoras, loteadores, instituições financeiras, proprietários de terras, redes hoteleiras, administradoras condominiais, urbanistas, arquitetos, engenheiros, consultores, escritórios jurídicos e empresários interessados nesse segmento de mercado.

SERVIÇO:
INFORMAÇÕES DO COMPLAN 2013
Datas – 17 a 19 de outubro de 2013
Local – Hotel Vila Galé Eco Resort do Cabo
Endereço: Av. Beira Mar, 750  -  CEP 54590-900 - Suape - Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco | Brasil

Inscrições: www.adit.com.br/complan   
Informações: nacional@adit.com.br
Telefones: +55 82 3327-3465/ +55 82 9944-1364, falar com Srta. Liciane Costa.

Six Sigma Brasil lança um pacote de oportunidades para as empresas que valorizam o desenvolvimento de seus colaboradores e de seu negócio

Six Sigma Brasil lança um pacote de oportunidades para as empresas que valorizam o desenvolvimento de seus colaboradores e de seu negócio


As empresas melhor posicionadas no mercado já descobriram que a chave para o sucesso de seus negócios está no desenvolvimento de seu capital humano. Investir no desenvolvimento e treinamento dos profissionais que fazem a empresa ter resultado proporciona satisfação, melhor desempenho, fidelidade e, mais do que isso, utilização das novas práticas para alavancar a própria organização. Ter pessoas preparadas e desenvolvidas é apostar em um time de sucesso.
Para ajudar as empresas que querem investir em seus colaboradores e, por consequência, em seus próprios resultados, a Six Sigma Brasil lança uma promoção especial para a participação no VI Congresso Internacional Six Sigma Brasil, que ocorrerá em 21 e 22 de maio de 2014. As empresas que realizarem mais de 10 inscrições terão um desconto especial e sua marca estampada em todas as peças de divulgação do Congresso conforme o valor investido no projeto.
Com essa oportunidade, além de ter uma equipe antenada com as tendências e melhores práticas do mercado, as empresas podem desenvolver seus profissionais com um preço mais baixo do que é praticado e terão uma divulgação incluída nessa iniciativa, pois serão vistas pelo mercado como apoiadoras de um dos grandes eventos voltados ao desenvolvimento profissionais de colaboradores que atuam em Gerenciamento de Projetos, Processos e Qualidade, mostrando-se, também, serem empresas modernas e preocupadas com seu capital humano – características bastante valorizadas atualmente.
Além disso, passam a apoiar um dos eventos importantes para esse público, o congresso pretende agregar novidades que trarão aos profissionais ainda mais diversidade de temas, assuntos e cases que circundam o universo de Projetos, Processos, Gestão e Qualidade. Para saber mais, acesse: http://www.leansixsigma.com.br/congresso/.
Obter maiores detalhes enviar e-mail: diretoria.comercial@leansixsigma.com.br

Six Sigma Brasil
A SIX SIGMA BRASIL Consultoria e Treinamento foram criados com objetivo de integrar organizações e profissionais e aperfeiçoar a eficiência e excelência na gestão das empresas brasileiras. A empresa agrega mais de 10 mil associados atuantes na comunidade brasileira de profissionais interessados em discutir, compartilhar, fomentar conhecimento e buscar oportunidades de trabalho.
Fornece à área de Gestão as certificações mais procuradas, que são: Gestão de Projetos do PMI - CAPM (para membros e iniciantes em equipe de projeto) ou PMP (líder de projeto), Prince2 - Foundation (módulo básico) e Practitioners (avançado). Já na área de melhoria contínua, os eleitos são: Yellow Belt, Green Belt e Black Belt.
Seja qual for a certificação conquistada, o sucesso é garantido se os métodos forem aplicados no dia a dia. “O medo de enfrentar as provas é recompensado pelo retorno. Devemos encarar a prova como um desafio pessoal. Se não conseguirmos em um primeiro momento, tentamos novamente. A dica é não ter medo, para isso existem os cursos de capacitação e os preparatórios. É fundamental ser persistente, sempre”, comenta Clovis Bergamo, Presidente da Six Sigma Brasil.
Para mais informações sobre os treinamentos da Six Sigma Brasil, acesse: http://www.leansixsigma.com.br.

Sustentabilidade é tema de debate em congresso



De acordo com o secretário Vinicius Lummertz, o desafio é aproveitar os recursos naturais para desenvolver o turismo de modo sustentável 

O secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, esteve nesta quarta-feira (3), no 1º Congresso da Indústria Tocantinense, em Palmas, em evento que recebe, durante dois dias, debates ligados ao crescimento da região. Os temas centrais são as potencialidades da região, ações em sustentabilidade, inovação e investimentos.
Lummertz participou de um painel sobre sustentabilidade e ressaltou a importância do tema para o turismo. No Tocantins, disse o secretário, as belezas do Jalapão e os recursos hídricos da região poderiam ser explorados de modo sustentável.
O turismo representa 3,7% do PIB no Brasil. No mundo, este percentual é de 9,8%. Segundo o Fórum Mundial Econômico, o Brasil é o 51º em competitividade, mas o 1º do ranking em potencialidade e de belezas naturais.
“Isso mostra para onde temos que voltar os nossos olhos, precisamos fazer com que os nossos recursos naturais sejam bem aproveitados e retornem em desenvolvimento das comunidades e da economia com um todo”, disse.
O grupo de trabalho que reúne profissionais do MTur e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estuda a viabilidade de criar infraestrutura em parques nacionais para que possam receber turistas brasileiros e estrangeiros durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas.
Na abertura oficial estavam presentes o ministro dos transportes, César Borges, o governador do Tocantins, Siqueira Campos, o secretário do MTur, Vinícius Lummertz, a senadora tocantinense, Kátia Abreu, e autoridades estaduais. No painel da sustentabilidade participaram dos debates Pedro Parente, presidente da Bunge, Marcos Jank, especialista em agronegócios e bioenergia. 
A realização do Congresso é da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Tocantins (Sebrae/TO), com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae Nacional, Confederação Nacional da Agricultura  (CNA), SENAI Tocantins/CETIQT RJ e parceiros.
 

02.jpg

PROTEÇÃO DO TURISTA É TEMA DE ENCONTRO NO RIO


Ações de proteção ao consumidor da Copa de 2014 serão discutidas por representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal
 
Representantes dos Ministérios da Justiça, do Turismo e da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) se reúnem nesta quinta-feira (03), no Rio de Janeiro, com atores locais para discutir ações de proteção ao consumidor turista na Copa do Mundo de 2014. Os encontros são coordenados pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça em conjunto com os membros do Comitê Técnico de Consumo e Turismo.
 
Nas reuniões serão tratados temas como hospedagem, transporte urbano, terrestre e aéreo, serviços de bares e restaurantes, dentre outros. O objetivo será preparar ações com ênfase na prevenção de eventuais conflitos de consumo e estabelecimento de procedimentos de contingenciamento e solução de demandas. “A Copa de 2014 será uma grande oportunidade para o Brasil divulgar a qualidade de seus serviços e o respeito ao consumidor”, destaca a secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira.
 
A reunião desta quinta-feira contará com a presença de representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal. Além da secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, estão confirmados, o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, o diretor de Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Ítalo Oliveira Mendes e o assessor da Presidência da Embratur, Leandro Garcia.
 
O Comitê Técnico de Consumo e Turismo do Plandec, criado pela presidenta Dilma Rousseff em março deste ano e coordenado pelo Ministério da Justiça, tem como membros os ministérios do Turismo, da Saúde, dos Transportes, a Embratur, a Anac, a Infraero, a ANTT, a Anvisa e a Secretaria de Aviação Civil.
 
Desde o início do ano, a Embratur está empenhada para cumprir uma das suas competências normativas de cobrar do setor turístico a excelência na prestação de serviços. Em março, o Instituto abriu espaço, durante a assembleia da Anseditur (Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores), para a secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira, apresentar o projeto das câmaras de defesa do consumidor voltadas para o turismo.
 
 
Serviço
 
Roadshow Copa 2014/RJ
Dia 3 de outubro de 2013 às 10h00
Local: Sede da Setur-RJ
(Rua Acre, 30 – Praça Mauá – Rio de Janeiro)

Serrano Resort promove Oktoberfest em Gramado (RS)

O Maggiore Lounge Bar, um dos cinco restaurantes do Serrano Resort Convenções & Spa (unidade da GJP Hotels & Resorts em Gramado, na Serra Gaúcha), promove a Oktoberfest, festa típica alemã. O evento acontece de 3 a 12 de outubro e terá gastronomia e cultura germânica em parceria com a cervejaria Rasen Bier. O bar recebeu decoração especialmente preparada para a ocasião e a equipe de atendimento estará vestida a caráter.
Uma bandinha alemã toca diariamente no local, das 19h à 0h, e nas sextas-feiras e sábados haverá apresentação de danças típicas germânicas. Um cardápio com o melhor da gastronomia foi elaborado pelos chefs, com petiscos como verschiedene würstchen (mix de salsichas com vinagrete) e pretzel com manteiga, saladas como a kartoffelsalat (de batata), entradas (como a gulaschsuppe im brot serviert, sopa goulash servida no pão) e pratos como o rippenspeer (carré suíno defumado sobre chucrute com batata coquinho). Para nachtische (sobremsa), haverá delícias como o apfelstrudel (folheado de maçã com canela e passas acompanhado de sorvete de creme) e zimmt-nusskuchen, vanilleeis mit warmer rotweinsauce (bolo de canela com nozes acompanhado de sorvete de creme e calda de vinho quente).
O Serrano Resort
Considerado pela revista Veja o melhor hotel de montanha do País, o Serrano Resort Convenções & Spa tem tudo o que se espera de um resort de alto padrão: excelente infraestrutura, conforto, requinte e ótima gastronomia. Localizado na charmosa cidade de Gramado (RS), oferece 272 apartamentos elegantemente decorados e cercados por um bosque natural de araucárias, seis restaurantes, spa, recreação e outras atrações. Mais informações pode ser obtidas no site www.gjphotels.com.
A GJP Hotels & Resorts
A GJP Hotels & Resorts é a rede hoteleira responsável pela administração de empreendimentos localizados em Maceió (AL), Natal (RN), Porto de Galinhas (PE), Aracaju (SE), Foz do Iguaçu (PR), Itacaré (BA), Gramado (RS) e São Paulo (SP). Atualmente, desenvolve projetos em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Fundada em 2005 pelo empresário Guilherme Paulus, a GJP conta com mais de 1.300 colaboradores que trabalham diariamente para garantir a melhor experiência em hospedagem nos melhores destinos do Brasil.

PROFISSIONAIS RENOMADOS DE CASA COR ASSINAM PEÇAS DA “BIG HEART PARADE”


Ação espalhará corações personalizados pelo elenco de profissionais participantes da CASA COR 2013 dentro do D&D Shopping entre os dias 7 de outubro e 4 de novembro;  obras serão leiloadas após a exposição

O Grupo CASA COR, em parceria com a Toptrends, convidou os profissionais participantes da CASA COR 2013 para personalizarem corações de fibra de vidro e realizar a BIG HEART PARADE. Nomes como Sig Bergamin, Brunete Fraccaroli, Ana Maria Vieira Santos, Dado Castello Branco e Roberto Migotto participarão da ação.

A ideia do projeto surgiu a partir do sucesso dos corações na calçada da entrada do Jockey Club de São Paulo, realizada pela Farah Service, durante a 27ª edição da CASA COR. Para Angelo Derenze, presidente do Grupo CASA COR, “essa ação marca a relação da arte com obras sociais. Grandes nomes do segmento no Brasil estão se empenhando em produzir peças únicas, que remetem aos seus trabalhos mais marcantes, com a intenção de fazer o bem”. O projeto conta também o patrocínio de grandes marcas parceiras como D&D, Deca, Blum e MasterCard.

Os 78 corações ficarão expostos no D&D Shopping, em São Paulo, entre os dias 7 de outubro e 4 de novembro. Durante o período da exposição, os visitantes poderão fazer seus lances in loco para adquirir as peças ou no hot site – www.toptrendsleiloes.com.br. No dia 4 de Novembro será realizado o leilão das mesmas, no qual parte da renda arrecadada será revertida para as instituições Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Retrato Social e Cruz Verde.


Sobre a CASA COR:
Criada em 1987, a CASA COR é a mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo  das Américas.  Uma empresa do Grupo Abril, além do tradicional e conhecido evento em São Paulo, o Grupo CASA COR reúne hoje 18 franquias nacionais (Amazonas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e 5 internacionais (Chile, Panamá, Peru, Punta Del Este e Bolívia).


Sobre a Toptrends:
Criada em março de 2004, a Toptrends surgiu com a missão de desenvolver soluções e implementar novas tendências em comunicação no mercado publicitário brasileiro. A Toptrends detém os direitos de licenciamento para realizar a Cow Parade no Brasil, o maior evento de arte de rua do mundo. Com ampla experiência na produção de eventos de arte, e após promover oito edições da Cow Parade em todo o Brasil e uma exposição Rinomania em São Paulo, a Toptrends  realizou em 2012 na cidade de São Paulo a Call Parade, exposição de 100 orelhões estilizados, patrocinada pela Telefônica |Vivo.

Sobre o D&D Shopping
O D&D Shopping, centro referência em decoração e design, é responsável por trazer ao Brasil um conceito revolucionário de empreendimento, um shopping all in one, especializado em móveis e objetos de decoração, onde reúne as mais importantes marcas do segmento, tornando-se referência em sofisticação e bom gosto para profissionais e empresários do ramo. Pioneiro no segmento, o D&D Shopping foi inaugurado em agosto de 1995 e faz parte do Complexo WTC SP, composto de cinco unidades de negócios integradas: Sheraton São Paulo WTC Hotel, WTC Events Center, WTC Business Club e WTC Tower. São mais de 90 lojas conceituadas e diversificadas, distribuídas por 24 mil m² de área total com completa infraestrutura, em uma das mais valorizadas áreas empresariais de São Paulo, a região da Berrini.


Reservagas, a primeira plataforma mundial de reserva de vagas de estacionamento pela Internet, cresce e inova mais uma vez


Para celebrar a presença nos três principais aeroportos de São Paulo e a conquista de mais três empresas de estacionamento na sua base de parceiros, o Reservagas criou uma campanha de divulgação online totalmente inusitada: a Funny Adwords.

A partir de hoje, quem buscar na Internet por expressões como “Estacionamento em Guarulhos”, “Estacionamento barato em Viracopos”, “Onde parar em Congonhas”, ou “Estacionamento barato em Cumbica”, vai se deparar com os típicos anúncios digitais, só que escritos de forma poética, divertida e totalmente inusitada.

Usando textos que brincam com frases famosas, expressões de celebridades, dizeres de redes sociais e dicas de boa convivência no trânsito, os anúncios ressaltam a qualidade do atendimento, as vantagens e os valores atraentes das empresas Park 222, de Guarulhos, Ecopark, de Viracopos e Grand Parking, de Congonhas.

Segundo Bartholomeu Cruz, fundador do Reservagas e criador da campanha Funny Adwords, tanto o ambiente dos estacionamentos quanto o de anúncios como esses são muito diretos, sérios e puramente informativos. Por isso, o uso do carinho, da conscientização e do bom humor são fundamentais.

“Iniciativas como essas mostram que estamos aqui para resolver a vida dos cidadãos de forma totalmente diferenciada, tratando-os como pessoas e não como simples motoristas. Acima de tudo, queremos uma relação mais humana e não pura e simplesmente comercial!”, finaliza Bartholomeu Cruz.

Porto Seguro Praia se transforma em resort de luxo


Um dos mais tradicionais hotéis de Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, está sendo totalmente reconstruído e modernizado para se transformar no Porto Seguro Praia Resort, o mais novo hotel de lazer da Bahia, que aderiu também ao sistema All Inclusive.  Fundado em 1978, pelo empresário João Carlos Mattos de Paula - que ficou conhecido como o lendário João da Sunga - a partir da próxima temporada, o Porto Seguro Praia Resort inaugura um novo posicionamento no mercado turístico, entre os mais modernos e confortáveis resorts de praia do Brasil.
 “Quando reassumimos o Praia Hotel, analisamos profundamente o mercado, conversamos com profissionais especializados e avaliamos que não poderíamos ser apenas mais um hotel na orla de Porto Seguro. Decidimos então aproveitar nossa estrutura e localização privilegiada para realizar esse grande investimento, que irá fazer a diferença no mercado”, aposta Guto de Paula, diretor do empreendimento. Uma das grandes motivações do empresário é dar continuidade ao pioneirismo do seu pai. “A nossa esperança é que o Porto Seguro Praia Resort, além de realizar um trabalho competente, possa oferecer a Porto Seguro mais um produto de qualidade no mercado nacional e internacional, valorizando ainda mais o nosso destino”, salienta. 
Localização privilegiada
Localizado na praia de Curuípe (av. Beira Mar), na Orla Norte da cidade, o Porto Seguro Praia Resort possui 60 mil metros quadrados de área, com inúmeros coqueiros, salão de eventos para 300 pessoas, 150 apartamentos e cabana de praia com estrutura completa, com música ao vivo e cardápio diferenciado. Para reconstruir o resort, uma grande equipe de operários está trabalhando a todo vapor.  A reforma total inclui nova decoração e substituição dos revestimentos, louças sanitárias, mobiliário, cortinas e enxovais das suítes; criação de novas passarelas com estruturas de eucalipto tratado e a construção de novos módulos para restaurantes, pizzaria e cantina italiana, petiscaria, temakeria, loja e coffeeshop, com bebidas nacionais e importadas. 
Um dos grandes diferenciais do novo empreendimento para transformá-lo no mais novo e maior resort de Porto Seguro é justamente o investimento em lazer e diversão para as famílias, que inclui a construção de piscinas, sauna, quadras de esportes, academia de ginástica, e estruturas monitoradas por equipes profissionais que irão desenvolver atividades como arvorismo, tirolesa, parede de escalada, rapel, pontes contemplativas, pêndulo e kids  club com playground infantil. Para atender ao sistema all inclusive, serão oferecidas 16 horas de alimentação de qualidade, com todas as bebidas nacionais.
Com localização privilegiada - próximo ao Centro, aeroporto, Axé Moi e de frente para as melhores praias da cidade - o pioneiro Porto Seguro Praia Resort ficou ainda melhor. Aliando sofisticação, tecnologia moderna e a dedicação de profissionais  altamente capacitados, está prestes a reabrir suas portas para satisfazer um novo público, cada vez mais exigente e diferenciado.

Arthur Madruga e Florêncio (filho e pai) receberam convidados nesta terça-feira(01) no Iate Club de Natal para apresentar os novos ônibus



Mais uma vez saindo na frente, a Millennium honrou novamente o vínculo com a Comil, vínculo pelo qual fez ela adquirir seu primeiro carro de Grande porte o “High Deck”, montado em um chassi de alto nível, o Volvo B420R.




O chassi já é bem vindo à casa, prova disso é que boa parte de sua frota é encaroçado sobre Volvo e dessa vez não poderia ser diferente, os primeiros B420R do Rio Grande do Norte, são compostos por uma ampla tecnologia pelo qual os fazem ser diferentes, eles já são Euro V, tecnologia Selective Catalytic Reduction "SCR", ou Redução Catalítica Seletiva. “O SCR proporciona um aproveitamento energético mais eficiente e uma solução ambiental otimizada e altamente confiável. Foi a tecnologia mais recomendada pelos engenheiros e cientistas da Volvo, e também pelas autoridades técnicas”, afirma Nilton Roeder, diretor de Volvo Powertrain South America. Mais informações você confere no site oficial da Volvo Buses
Foto Ilustrativa, Via Circular
O Chassi Volvo D11C, motor diesel, 10,8 litros, vertical, traseiro, totalmente eletrônico, com injeção de combustível através de unidades injetoras independentes, 6 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro, comando de válvulas no cabeçote, turboalimentado, intercooler, acelerador eletrônico “by wire”, sistema de diagnóstico de falhas, autoproteção contra superaquecimento e baixa pressão de óleo. Nível de emissões de acordo com a regulamentação CONAMA Fase VII (EURO V). Sensores de incêndio no motor.

Já como Carroceria, nada mais, nada menos que Comil, parceria honrosa que cada vez faz mais sucesso, o modelo Campione HD 4.05 é destaque por suas linhas fortes e marcantes que ressaltam a imponência do veículo. A estrutura interna foi projetada com requinte, sofisticação e um alto padrão em detalhes de acabamento. O modelo proporciona o máximo em conforto e bem-estar, valorizando o prazer em viajar de ônibus.

Quem assume o volante dessa máquina, não ficará desamparado, pois com todo seu conforto e comodidade, faz parecer estar em uma nave, câmbio eletrônico automatizado I-shift, Modelo AT2612D, caixa inteligente Volvo (a caixa realiza a troca de marchas automaticamente), 12 marchas (frente) e 2 marchas (ré). Sem pedal de embreagem. Auxílio arranque. Com uma extrema facilidade em manobra-lo pois o carro contém um sistema interno e externo de câmeras impecável, no qual deixa o motorista com ampla visão para manobrar o veículo, sua caixa de direção também é de alta qualidade, de marca ZF8098, hidráulica integral, tipo esferas recirculantes. Volante com 450mm de diâmetro, regulável em ângulo e altura.

Para o passageiro também não é diferente, o conforto começa logo na entrada, com seu piso de madeira que chama a atenção de qualquer pessoa. Ao entrar ele se depara com um salão de 52 lugares de puro conforto, com uma inclinação bastante agradável e um encosto de perna que faz o passageiro se acomodar e curtir a viagem. As cinco televisões e o som ambiente garante o entretenimento do passageiro. Também não poderia faltar o banheiro, bastante espaçoso e confortável, o lixo também não poderia ser descartado em qualquer lugar, pra isso, o veículo dispõe de lixeiras. Bebedouro também estão na viagem, sentiu sede, só ir pegar uma água, gelada ou natural, fica a escolha do passageiro; Dispondo também de acesso a internet via Wi-Fi.

Por fim, vamos à vários clicks das máquinas, nós do Natal Buss queremos agradecer primordialmente à Arthur e a Millennium Tour, obrigado por ter liberado as fotos e que venham muitas e muitas oportunidades e muito sucesso à empresa.

Millennium Tour: Locações de ônibus, Micro ônibus e vans para todo o Brasil, (84) 3231-1558





terça-feira, 1 de outubro de 2013

TRYP Campinas comemora aniversário

da esquerda para direita) Jacques Bezençon, gerente geral e sua equipe de colaboradores do TRYP Campinas que completaram 10 anos na Companhia.

No dia do 10º aniversário do TRYP Campinas, administrado pela rede Meliá Hotels International, o gerente geral do hotel
organizou uma festa comemorativa com todos os seus colaboradores, sem os quais não seria possível ter alcançado o excelente resultado que esse empreendimento conseguiu atingir até o momento. A oportunidade foi ideal para consagrar essa longa jornada do hotel e homenagear os colaboradores.
O hotel TRYP Campinas, está localizado no Cambuí, um dos bairros mais charmosos da cidade. O estilo segue uma arquitetura clássica que, somada ao bem-estar e requinte, cria uma agradável atmosfera para seus hóspedes. O hotel dispõe de 308 apartamentos, sendo 83 Premium Room com camas exclusivas Premium, televisores de LCD 32’’, TV a cabo, Internet high-speed gratuita para facilitar o acesso à WEB no próprio apartamento, duchas com tamanho especial, secador de cabelo, balança, amenities exclusivos da marca, kit para passar roupas, menu de travesseiros, enxovais da marca Trussardi estilo clean, além de roupões e pantufas. E para completar as comodidades, há um kit café/chá com ebulidor elétrico disponível em todos os momentos. Para eventos empresariais e festas, o hotel conta com seis salas que comportam até 380 pessoas, incluindo completa infraestrutura e equipamentos audiovisuais de alta tecnologia, business center, bar/lounge e restaurante com serviço de buffet no café da manhã. Para os momentos de lazer, o hotel dispõe de uma academia bem montada e uma bela piscina ao ar livre.

Sobre a Meliá Hotels International

A Meliá Hotels International foi fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), e é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta do mercado espanhol. Atualmente, opera mais de 350 hotéis e 90.000 apartamentos em 39 países de 4 continentes, comercializados sob as marcas: Gran Meliá Hotels & Resorts, Meliá Hotels & Resorts, ME by MeliáInnside by MeliáTryp by Wyndham, Sol Hotels e Paradisus Resorts. Seu portfólio de produtos e serviços é complementado pelo Club Meliá, único clube de férias operado por uma companhia espanhola.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil

A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente, administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. A Meliá Hotels International Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina & Convention, no segmento “resort”.

Próximas Aberturas no Brasil: Meliá Barra (PE), Innside Barra (PE), TRYP Belo Horizonte (MG) e TRYP Itaboraí (RJ).

www.tryphotels.com

Demandas Abracorp ecoam na rede Accor


Por meio de canais próprios de comunicação e veículos especializados no setor, a Abracorp desencadeou uma discussão no mercado a respeito das dificuldades frequentes enfrentadas pelas agências de viagens relativas à falta de agilidade no processo de recebimento de comissões devidas pela hotelaria.
“Ao declarar que a agilidade no pagamento das comissões das agências de viagens está garantida quando as reservas são feitas por meio dos canais online, a rede Accor atende às nossas expectativas”, afirma Edmar Bull, presidente do Conselho de Administração da Abracorp, que realizou, no dia 26, reunião no Hotel Pullman São Paulo Ibirapuera.
De acordo com as informações recebidas pela entidade, são três os canais recomendados pela rede hoteleira: GDS, website e call center. Ou seja, mesmo quando as agências entram em contato telefônico com a central de reservas da Accor, contando com os atendentes para o registro das solicitações de diárias no sistema, estão fazendo uso de um canal online.
A informação torna-se relevante na medida em que, segundo a Accor, ainda existe um volume muito alto de reservas feitas diretamente, junto aos hotéis, via telefone e e-mail.
Até o segundo trimestre do próximo ano, a Accor pretende inaugurar três novos hotéis no Brasil: um em Belo Horizonte (MG) e outros dois em São Paulo, por meio da mudança da marca de hotéis Caesar Park, localizados em Guarulhos e na região da Avenida Faria Lima.




Falta de agilidade no processo de recebimento de comissões devidas pela hotelaria pauta reunião mensal da Abracorp

Infraero no Outubro Rosa

 Infraero no Outubro Rosa - Os aeroportos de Juazeiro do Norte; de Natal; do Recife; de Campina Grande; e de João Pessoa ganharam, neste mês, iluminação rosa. A iniciativa faz parte do Outubro Rosa, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância de combater o câncer de mama. Além da iluminação, os aeroportos do Nordeste terão ações voltadas para a saúde, como palestras e distribuição de folders  com  informações voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença.

Promoção da GTA garante cortesia para acompanhante a cada venda para o Plano Global


Campanha terá início hoje (1º) e se estenderá até 30 de novembro
Será lançada hoje (1º) a promoção 2x1, criada pela Global Travel Assistance (GTA). Até o dia 30 de novembro, no caso de duas vendas do Plano Global, que oferece cobertura médica de US$ 100 mil, a segunda emissão será gratuita. 
“Apesar da cortesia, toda a cadeia de comissionamento será mantida, o que garantirá que a agência de viagens receba a comissão mesmo sobre o voucher valorizado”, explica Gelson Popazoglo, diretor Comercial da empresa.
Destinado, sobretudo, a viagens internacionais, o plano garante assistência médica, odontológica e farmacêutica, traslados gratuitos em emergência, extensão de internação hospitalar, repatriação por morte, garantia de viagem de regresso e passagem aérea de ida e volta para um familiar, entre outros benefícios.
Sobre a GTA
A Global Travel Assistance (GTA), empresa de capital 100% nacional e cuja raiz remonta ao ano de 1989, é uma marca notória em cartões de assistência integral a viajantes. Durante sua trajetória, a empresa já recebeu, por seis anos consecutivos, o Prêmio Top Aviesp, conferido pelos agentes do interior do Estado de São Paulo, na categoria de Melhor Empresa de Cartão de Assistência à Viagem, no segmento Serviços Turísticos. Para acessar mais informações relacionadas à GTA, acesse www.gtaassist.com.br.

QUARENTÕES DE VOLTA À ESCOLA




Um fenômeno interessante vem acontecendo no País: pessoas com 40 anos ou mais estão voltando aos bancos escolares e buscando oportunidades de estágio. No banco de dados do CIEE há quase 6 mil estudantes  com esse perfil estagiando em organizações públicas e privadas em todo o País.

Se de um lado há quem esteja buscando oportunidades em uma nova carreira, de outro há quem só agora tenha conseguido dar continuidade aos estudos e busque o estágio para se inserir no mercado. “O estágio é uma das melhores portas de entrada para o mundo do trabalho, prova disso é o alto índice de efetivação, que é de 64%”, explica Eduardo de Oliveira, superintendente de Operações do CIEE.

Os cursos mais procurados pelos quarentões são pedagogia, direito, serviço social, administração e educação física. “Há um grande contingente de pessoas que não tiveram condições de estudar. Agora, essas pessoas conseguem retornar à escola e, graças à bolsa-auxílio ou a programas de financiamento estudantis, podem custear os estudos”, acredita Oliveira.

Uma recente enquete do CIEE, respondida por quase 13 mil estudantes, indica que um quarto dos alunos de escolas particulares custeia os estudos graças à bolsa-auxílio recebida pelo estágio.
Sobre o CIEE
Além de administrar programas de estágio e aprendizagem, para jovens de todo o País, o  CIEE desenvolve uma série de ações de assistência social, com total gratuidade aos beneficiados, destinados, em especial, a jovens em situação de vulnerabilidade social, como os Programas do CIEE: Educação à Distância, inclusão no mundo do trabalho de Pessoas com Deficiência, Alfabetização e Suplência para Adultos, Desenvolvimento Estudantil e Profissional, Orientação e Informação Profissional (OIP), Projeto de Orientação Jurídica Gratuita à População Carente (Projur), Cursos Gratuitos de Informática, além de Ciclos de Palestras, Concursos Literários – que estimulam a escrita e a leitura, Feira do Estudante - Expo CIEE, entre outros.

OUTLET PREMIUM CHEGA À BAHIA COM MAIS DE 100 GRIFES NACIONAIS E INTERNACIONAIS E TRAZ CONCEITO DE COMPRAS INÉDITO PARA O NORDESTE




Com área bruta locável de 15 mil m², o empreendimento reúne em seu mix algumas das melhores marcas nacionais e internacionais com até 80% de desconto durante todo o ano



A General Shopping Brasil, pioneira no modelo de outlets no país, traz para a Bahia o Outlet Premium, seu terceiro empreendimento no formato, cujo conceito é a comercialização de produtos em perfeito estado com até 80% de desconto durante todo o ano. Localizado no km 12,5 da Estrada do Coco, no distrito de Abrantes, município de Camaçari –vizinho a Salvador–, o centro de compras fica a 15 km do Aeroporto de Salvador, a 25 minutos da Praia do Forte e a 45 minutos da Costa do Sauípe. Além de atender à demanda dos consumidores da região e turistas de todo o país, o Outlet Premium movimentará a economia local, gerando receita e trabalho. Ao todo, estima-se a criação de cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos.

O empreendimento tem 15 mil m² de ABL (Área Bruta Locável) e abriga mais de 100 grifes de vestuário, calçados e outros itens. Entre as marcas presentes estão Nike, Calvin Klein Jeans, Lacoste, Asics, Ellus, VR, Le Lis Blanc, Nautica, Spicy, Bo.Bô, John John, Noir, Le Lis, Animale, Carmen Steffens, Aramis, Sunglass Hut, Mmartan, Hering, TNG, Tip Top, Planet Girls, Oakley, LG, Sergio K., Dumond / Capodarte, Polishop, Chilli Beans, Richards, Polo USA, Play Size, Surfstock, Home & Cook, Polo Wear, Tent Beach, Artex, Brasolin Relógios, Óticas Brasolin, Casa das Calcinhas, Marilia Marques, AD, Zinzane, Mitchell, Le Mark, Big Brands, Barred’s, Upper, Aleatory e Yachtsman.

A cultura baiana também estará presente no espaço de convivência, com um palco de 60 m² para receber shows de música e capoeira, entre outros. Além disso, dez operações de quiosques comercializarão itens regionais, como artesanato, ingredientes da culinária e o tradicional acarajé.

 “O outlet reúne, em um só lugar, reconhecidas marcas nacionais e internacionais. Estamos oferecendo à Bahia um espaço com grifes consagradas a preços mais acessíveis e esperamos receber cerca de 4 milhões de pessoas ao ano”, explica Alexandre Dias, diretor de marketing e varejo da General Shopping Brasil. Por ser um shopping a céu aberto, com ausência de escadas-rolantes e ar condicionado central, o custo operacional para o lojista é até 70% menor. Esses diferenciais permitem que os itens possam ser vendidos com desconto.

O projeto arquitetônico do escritório Lopes Dias tem inspiração no Outlet Premium São Paulo, circular e com a praça de alimentação no centro. O outlet foi criado com ilhas de lazer, permeadas por um grande estacionamento com capacidade para 1.600 automóveis. A praça de alimentação terá localização central e climatizada, com 12 operações e mais de 500 lugares. Entre as operações da área gastronômica estão os restaurantes Monalisa, Donatário, Bonaparte, Quiznos, Companhia do Churrasco, Doceria Ganache, Subway, Patroni Pizza, Liberty Food, Jin Jin, Bob’s e Mc Donald’s.

De acordo com Alexandre Dias, o conceito de outlet privilegia cidades com o perfil de Camaçari –perto o suficiente das grandes cidades, mas fora da capital. “Isso acontece por uma necessidade do lojista, que precisa desovar o estoque, mas não quer que sua loja de outlet concorra com a loja que está vendendo a coleção atual”, explica o executivo.

O potencial turístico da região foi outro ponto forte na escolha do terreno. A Bahia é um dos destinos mais procurados do país, com a visita de 11 milhões de turistas por ano. Segundo a Bahiatursa, Salvador recebe anualmente cerca de 2 milhões de viajantes e o litoral norte do estado onde está localizado o Outlet–, cerca de 600 mil pessoas. “Sabemos do enorme potencial da região, que abriga hotéis e resorts visitados por pessoas de todo o Brasil e até de outros países. Queremos atrair esse público”, explica Dias. A área de influência do Outlet Premium engloba 4,6 milhões de residentes, sendo 900 mil das classes AB, com demanda anual de moda de 1,9 bilhão.

Sobre a General Shopping Brasil
Pioneira no modelo de outlets no País, a General Shopping Brasil é a responsável pela implantação e administração do Outlet Premium São Paulo, inaugurado em 2009, em Itupeva, e pelo Outlet Premium Brasília, aberto em 2012 na cidade de Alexânia, a 45 minutos de Brasília e uma hora de Goiânia. Iniciou suas atividades em 1989 e hoje está entre as líderes do ranking nacional de shopping centers. É uma das seis empresas de capital aberto do segmento no País, com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BMF&Bovespa). Possui 16 shopping centers em operação, dos quais detém uma participação média de 78,7% em ABL. Juntos somam 313,0 mil m² de Área Bruta Locável (ABL), sendo 246,2 mil m² de ABL própria. O grupo tem cinco projetos de desenvolvimento em andamento: Outlet Premium Rio de Janeiro, Parque Shopping Sulacap, na zona oeste do Rio; Parque Shopping Maia, em Guarulhos e o Parque Shopping Atibaia, em Atibaia.

“O REI LEÃO” DE CAMAROTE


Para os apaixonados por musicais e que querem assistir ao espetáculo “O Rei Leão”, em cartaz na capital paulista até dezembro, a Marsans Brasil – uma das operadoras líderes no mercado nacional de viagem – está com condições especiais. Com saída de Natal, o pacote inclui passagem aérea, três noites de hospedagem com café da manhã no Hampron Park Hotel, todos os traslados e ingresso para curtir o musical no melhor lugar da plateia. O pacote pode ser parcelado em nove parcelas iguais de R$ 181,00, mais entrada fixa de R$ 189,00, e adquirido por meio do http://www.marsansviagensonline.com.br/. Mais informações sobre essas e outras ofertas da Marsans Brasil podem ser obtidas em www.marsans.com.br.

PROGRAMA VAI INCENTIVAR EMPRESÁRIOS DO TURISMO A AUMENTAR COMPETITIVIDADE



Embratur, Mtur e Sebrae selam acordo para dar cursos a micro e pequenos empresários do setor. Também serão feitos estudos comparativos com outros mercados turísticos


O presidente do Sebrae, o ministro e Dino assinam acordo

O governo federal e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) lançaram hoje o Programa de Competitividade do Turismo Brasileiro. O acordo foi assinado por Flávio Dino, presidente da Embratur; Gastão Vieira, ministro do Turismo; e Luiz Barreto, presidente do Sebrae. Entre as ações do programa está a realização de cursos para aprimorar a gestão empresarial de micro e pequenos empreendimentos turísticos.

“A entrada de turistas estrangeiros no Brasil deve, naturalmente, aumentar ao longo dos próximos três anos, graças à exposição garantida pelos megaeventos”, avaliou Dino. “Nossa grande preocupação deve ser a de dar sustentabilidade a esse crescimento após os megaeventos”. O presidente da Embratur acredita que a chave para a sustentabilidade é oferecer bons serviços a preços justos. “O programa lançado em parceria com o Sebrae é um grande passo nessa direção”.


Descrição: Descrição: Da esquerda para a direita, o presidente da Sebrae, Luiz Barreto, o ministro e o presidente da Embratur, Flávio Dino
Da esquerda para a direita, o presidente da Sebrae, Luiz Barreto, o ministro e o presidente da Embratur, Flávio Dino

O programa Turismo Competitivo também vai apoiar empresários para que consigam obter certificações de boas práticas, além de incentivar pequenos empreendimentos de ecoturismo e turismo de aventura a cumprirem normas de segurança. Outro serviço que será oferecido a empresários pelo Turismo Competitivo é o apoio à promoção e acesso a novos mercados, com o fornecimento de dados de mercado. Na opinião de Dino, os EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo), que serão instalados a partir de novembro, poderão contribuir com o ajuste fino de estratégias de mercado para essas empresas.

Descrição: Descrição: O presidente da Embratur fala durante a cerimônia de assinatura
O presidente da Embratur fala durante a cerimônia de assinatura

A Embratur e o Sebrae vão realizar viagens técnicas a destinos de excelência – os chamados benchmarking – para realizar relatórios que permitam estimular o uso das melhores práticas. Barreto, que foi ministro do Turismo entre 2008 e 2010, lembra que o Sebrae e a Embratur já realizaram outras ações de benchmarking em conjunto desde 2003, o que será retomado agora.

Um dos objetivos, segundo Barreto, é mapear as demandas por produtos desses segmentos que podem ser supridas por micro e pequenas empresas. “Esse é um segmento altamente democrático economicamente, graças à sua capilaridade e à possibilidade de pequenos empresários criarem estabelecimentos aproveitando pequenos nichos de mercado”, avalia Dino.

FINEP apoia projeto “Andar de Novo”, de Miguel Nicolelis


 


Um paraplégico dará o pontapé inicial na Copa de 2014


A abertura da Copa do Mundo de 2014, no estádio do Itaquerão, em São Paulo, será palco para um chute histórico: um cidadão brasileiro paraplégico será capaz de levantar-se de uma cadeira de rodas, dar 25 passos e inaugurar com um pontapé não apenas o evento, como a maior vitória da neurociência no mundo. A proposta é considerada pela revista Scientific American uma das dez ideias que estão “além dos limites da ciência atual”. Segundo Nicolelis, há vários desafios a serem suplantados até lá, mas “as primeiras simulações já foram feitas e tudo está funcionando como planejado”. O projeto “Andar de Novo” está sendo apoiado pela FINEP, com cerca de R$ 33 milhões em recursos não reembolsáveis. “Esta é a forma que encontramos de comunicar para o mundo que existe uma nova neurociência, e ela pode transformar a vida de milhões de pessoas com lesões medulares”, afirma o cientista.

“Aqui, no país do futebol, em plena Copa, o mundo vai esperar as confirmações, mais uma vez, dos estereótipos brasileiros – os grandes jogadores de futebol, a música, as belezas naturais. Acontece que queremos mostrar que somos mais do isso. Vai ser um chute da ciência brasileira para toda a humanidade”, afirmou um emocionado Nicolelis em recente palestra realizada na FINEP.
O “Andar de Novo” é possível graças a um exoesqueleto, uma espécie de prótese externa do esqueleto humano, “vestida” e controlada diretamente pela pessoa com deficiência. A ideia é fruto de mais de uma década de pesquisas da Interface Cérebro-Máquina (ICM), que possibilita a transmissão de impulsos elétricos cerebrais para algum receptor externo, que, por sua vez, entendem os comandos e o executam. As pesquisas têm origem no Instituto Internacional de Neurociência de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), baseado em Macaíba, na periferia da capital do Rio Grande do Norte, e na Universidade de Duke, nos EUA, onde Nicolelis é pesquisador.
Made in Macaíba
O resultado das pesquisas de Nicolelis, única no mundo, vem de uma tentativa de um novo modelo de fazer ciência. “É investir na educação, dar espaço à criatividade para apostar na única coisa que faz sentido: a busca da felicidade”, diz.  Um dos grandes diferenciais do cientista foi criar, na periferia de Natal (RN), especificamente em Macaíba, um polo de ciência capaz de competir com os grandes laboratórios de neurociência do mundo. É um projeto educativo-social no qual são formadas crianças e adolescentes desde os primeiros anos escolares até o final do curso médio. Uma escola que não tem provas “porque o aprendizado está estampado no rosto de cada um”, orgulha-se Nicolelis. Pesquisas do MEC indicam que a evasão escolar é de 56% no ensino público, enquanto o curso de iniciação científica do programa educacional de Macaíba é de 2%. E esse cuidado começa no pré-natal, quando podem ser detectados problemas passíveis de diagnóstico, sem o qual se tornam lesões cerebrais irreversíveis. Doações privadas e também da FINEP tornaram os laboratórios do IINN-ELS possíveis, assim como o projeto social, chamado de “Educação para a Vida”. Depois de uma década, hoje já existem, inclusive, jovens locais que estão matriculados em universidades de renome no País.
Veja a matéria completa e entrevista exclusiva com Miguel Nicolelis, na 16ª edição da revista Inovação em Pauta, publicada pela FINEP.