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sábado, 14 de setembro de 2013

Turismo nas redes: moqueca é prato mais servido


Feijoada e churrasco ficaram em segundo e terceiro lugar. Enquete teve 184 comentários

Moqueca, feijoada e churrasco foram os pratos mais escolhidos por internautas em uma enquete realizada na fanpage do Ministério do Turismo.  A pesquisa foi feita entre os dias 23 e 29 de agosto, no Facebook institucional do MTur. Um post perguntou qual prato típico o internauta serviria para o turista que fosse até o estado dele.
Ao todo foram 184 comentários feitos pelos fãs. A moqueca, prato típico de peixe ensopado com leite de coco teve 30% das menções, a feijoada, típica carioca, teve 29% e o churrasco, tradicional entre os gaúchos, 14%.
Pesquisa de demanda turística internacional do Ministério do Turismo revela que a gastronomia é bem avaliada por 97% dos estrangeiros e 89% dos turistas brasileiros consideram a gastronomia brasileira como muito boa.
Com 14% de menções ficou o frango com quiabo, prato típico de Minas Gerais e Goiás; com 6% de votos o pato no Tucupi, típico do Norte do país; e o virado Paulista (6%).
O pato no Tucupi, como o nome já diz, é elaborado com tucupi, líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca brava e com jambu, erva típica da região norte. Pode ser acompanhado de arroz branco ou farinha-d'água de mandioca. Já o virado paulista é feito com feijão, farinha de mandioca linguiça, ovos fritos, couve, torresmo e costela de porco.
As demais menções não tiveram resultado significativo.


Assessoria de Comunicação- MInistério do Turismo

Festuris JPA disponibiliza lista de participantes do evento on line



A lista parcial dos 700 agentes de viagens e operadores de turismo que participarão do 3º Festuris JPA já está disponível para acesso dos expositores no site do evento www.festivalturismojoaopessoa.com.br
O Festuris JPA disponibiliza os dados na "Área do expositor" e podem ser acessados a partir do acesso com a senha personalizada. As informações estão inseridas no sistema Oasis desenvolvido pela empresa pernambucana Jalan do grupo Uptodate. A empresa também desenvolveu o sistema que utilizado na BNTM por 3 anos.
3º Festuris JPA acontece nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a participação de 700 agentes de viagens e operadores de turismo na Região Nordeste.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

TURISTAS ARGENTINOS E NORTE-AMERICANOS CLASSIFICADOS PARA A COPA 2014


Países que mais enviam turistas ao Brasil já garantiram vaga para a próxima Copa do Mundo. Embratur prepara eventos no exterior para atrair turistas interessados em ver suas seleções
  
Argentina: 1,671 milhão de turistas em 2012. Estados Unidos: 586,4 mil turistas. Os dois países que mais enviaram turistas ao Brasil no ano passado já têm vaga garantida de suas seleções na Copa do Mundo 2014. Os fãs de futebol nos dois países que vierem ver os jogos de suas equipes serão importantes para colaborar com que o Brasil alcance a meta de 7,2 milhões de estrangeiros no ano que vem.
 
Mas não são só norte-americanos e argentinos que irão colaborar com a meta durante a Copa do Mundo. A seleção italiana, quatro vezes campeã do mundo, classificou-se também esta semana. O país é o 7º maior emissor de turistas ao Brasil. Holanda, 15º maior emissor e duas vezes vice-campeão do mundo, também se classificou.
 
“Vamos realizar ações específicas em cada um desses mercados”, garantiu o presidente da Embratur, Flávio Dino. No caso da Argentina, o Brasil participa da FIT, principal feira de turismo do país, que começa neste sábado (14). Para esta edição, a Embratur estará presente com um estande de 617,5 m², e reunirá em seu espaço 44 co-expositores, entre destinos turísticos, empresas de receptivo, hotéis , além de entidades representativas do setor. 
 
Nos Estados Unidos e Holanda, serão feitas ações específicas da Embratur, no modelo Goal to Brasil. O evento, premiado pela Internacional Business Stevie Awards como uma das melhores ações de Relação Pública do mundo, consiste em um dia de imersão de operadores de turismo em informações sobre o Brasil, além de uma rodada de negócios com operadores brasileiros levados pelos secretários estaduais.
 
Haverá uma edição do Goal to Brasil em Los Angeles em outubro e outra em Amsterdã em novembro. “Queremos atuar diretamente nesses mercados, aproveitando o calor das classificações, mas com antecedência para poder estimular e influir na decisão de viagem dos turistas desses países”, avalia Dino.
 
 
Assessoria Imprensa- Embratur

Rock in Rio atrai 273 mil turistas para a capital



Evento terá impacto de US$ 482 milhões na capital e deve geral 18 mil empregos

O Rio de Janeiro estará movimentado a partir desta sexta-feira (13) até o domingo (22.09). É que hoje começa a 13ª edição do Rock in Rio, que traz para a capital carioca atrações como Sepultura, Ironmaiden e Ben Harper. Os ingressos se esgotaram em abril e foram cerca de 595 mil entradas vendidas. Desse total, 46% (273.700) destinados a pessoas de fora da capital, ou seja turistas.
O Rio é o destino preferido de estrangeiros a lazer no país e o segundo preferido para negócios por esse público, segundo pesquisa Demanda Turística Internacional de 2012 do Ministério do Turismo. No quesito viagens domésticas, a cidade também é a mais visitada por brasileiros. O Rio de Janeiro tem tradição na organização de grandes eventos, como a Jornada Mundial da Juventude, que reuniu 617 mil turistas na capital e a Copa das Confederações que reuniu 84.500 visitantes nos três jogos realizados na capital. “O turismo de eventos tem crescido, cada vez mais no Brasil. Em 2012 as empresas organizadoras de evento registraram 16,2% de aumento no faturamento em relação ao ano anterior. O mercado deve estar atento e se estruturar para trabalhar com este público”, comentou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
De acordo com estudo divulgado pela RioTur, empresa pública de turismo do Governo Rio de Janeiro, o Rock in Rio 2013 terá um impacto econômico de cerca de US$ 482 milhões na capital, ganho 15% superior a edição anterior, realizada em 2011. A estimativa de gastos dos turistas na cidade é de US$ 246 milhões (excluindo ingresso e transporte até a cidade do rock). O festival vai gerar cerca de 18 mil empregos diretos e indiretos.

Assessoria de Comunicação- Ministério do Turismo

As chances do turismo durante e após a Copa de 2014



Um grupo do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (SHRBS/RN), representantes da ABIH-Nacional, empresários e hoteleiros assistiram, na manhã desta sexta-feira (13), palestra sobre a relação do turismo e o Arena das Dunas. O vice-presidente da Emprotur, Alexandre Mulatinho, e o diretor do Consórcio da Arena das Dunas, Charles Maia, mostraram os benefícios, as oportunidades e o legado a ser deixado em razão da Copa de 2014.
Após a reunião, o grupo visitou as obras da Arena. Os presidentes do SHRBS e da ABIH Nacional, Ramzi Elali e Enrico Fermi, presentes na palestra, asseguraram expor a maquete eletrônica e física do Complexo da Arena das Dunas no hall dos hotéis filiados ao Sindicato. “Fiquei encantado em visitar as instalações da Arena e em constatar que Natal tem um equipamento de primeiro mundo para a realização de grandes eventos de porte mundial com a chegada da Arena das Dunas”, constatou Henrico Fermi.
Para além de um moderno complexo esportivo, o Arena das Dunas é dotado de estrutura flexível a vários tipos de eventos: shows nacionais, internacionais, workshops, espetáculos culturais e eventos de lazer. Os palestrantes ressaltaram que após a Copa de 2014, o Rio Grande do Norte estará aberto para eventos de grande porte, fortalecendo o turismo e a economia local, fomentando a geração de emprego e renda.
Mulatinho chamou a atenção para o foco nos quatro jogos programados para o Arena das Dunas: “Natal será sede do segundo jogo da Copa, também o segundo jogo da chave encabeçada pela seleção brasileira, no Grupo A. O mundo estará de olho neste jogo, sobretudo o brasileiro, interessado em ver a performance de dois dos três adversários do Brasil na primeira fase. Por isso a importância de trabalhar a organização e focar na divulgação”.
Além deste segundo jogo do evento, agendado para 13 de junho, Natal sediará também jogos nos dias 16 de junho (do grupo G), 19 de junho (grupo C) e outra partida importante, em que uma seleção campeã mundial e cabeça de chave do grupo D, estará em campo. “São 20 mil jornalistas na cobertura da Copa. A expectativa da Embratur é de 7,2 milhões de turistas, e Natal deve herdar entre 10 e 15% dessa visitação”, chamou a atenção Mulatinho.
O vice-presidente da Empresa de Promoção de Turística (Emprotur) – representando o Governo do Estado e a Secretaria de Estado do Turismo – ressaltou o trabalho do Governo do RN durante as edições da Goal to Brasil. Este projeto da Embratur promove encontros brasileiros em países estrangeiros para divulgar as cidades-sede da Copa. A Setur/Emprotur esteve presente em todas as cinco edições, sendo anfitriã na edição de Milão, na Itália, no último mês de fevereiro.

Legado
Durante a palestra também foi mostrado o legado provocado pelo mega evento esportivo. Obras e projetos estimulados ou financiados mediante recursos destinados a obras para a Copa: a nova estrada de Pipa; acessos e o próprio Aeroporto de São Gonçalo do Amarante; reforma de três hospitais regionais; prolongamento da Prudente; Museu da Rampa; reforma e restauração da Fortaleza dos Reis Magos; Terminal de Passageiros no Porto de Natal; novo Hospital de Trauma de Natal; a nova Roberto Freire; Pró-Transporte; Arena das Dunas, qualificação de mão de obra (Pronatec); e investimento de R$ 80 milhões em equipamentos para Segurança Pública.

Números da Arena
- Capacidade durante a Copa: 42 mil espectadores; pós-Copa: 32.375 miil espectadores;
- 24 concessões de alimentos e bebidas;
- Áreas para escritórios e áreas comerciais;
- Estacionamento para 2.700 vagas (sendo 500 internas);
- Espaço lounge Bossa Nova para eventos exclusivos;
- Lounge VIP com espaço para restaurante, loja e eventos;
- 38 camarotes com banheiros exclusivos;
- Espaço VIP com assentos exclusivos e lounges de hospitalidade;
- Dois placares eletrônicos;
- Sistema de sonorização em todo o Estádio;
- Modernos e práticos sistema de bilhetagem;
- Amplos vestiários e moderno centro de mídia e TV;
- Praça externa de 22 mil m2, apta a shows e eventos de médio porte;
- Sala de conferência;
- Centro de controle e comando de segurança com sistema de monitoragem de vídeo;
- Entrada de público com controle de acesso
- Elevadores;
- 30 modernos banheiros convencionais e para portadores de deficiência.   
 

EMBRATUR LEVA 44 CO-EXPOSITORES PARA A FIT 2013


 
Feira Internacional de Turismo da América Latina 2013 acontece entre os dias 14 e 17, em Buenos Aires, na Argentina
 
A Argentina, país que mais envia turistas para o Brasil, será palco da FIT (Feira Internacional de Turismo da América Latina 2013), que acontece entre os dias 14 e 17 de setembro, em Buenos Aires. “Este é um dos principais eventos de turismo do continente, e reúne profissionais com poder de decisão e consequentemente, contribui para a renovação da oferta turística, gerando novas tendências e oportunidades de negócios para o Brasil”, explica o diretora de Mercados Internacionais da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Leila Holsbach.
 
Para esta edição, a Embratur estará presente com um estande de 617,5 m², e reunirá em seu espaço 44 co-expositores. “Estarão conosco destinos turísticos, empresas de receptivo, hotéis , além de entidades representativas do setor”, disse Leila. Segundo a diretora, atrações culturais também estarão presentes no espaço do Brasil. Estão programadas apresentações de músicos tocando bossa nova, samba de raiz, além de números de frevo e capoeira.
 
Ao participar da feira, a Embratur espera oferecer a seus co-expositores oportunidades reais de  geração de novas relações comerciais, apresentação de novidades, realização da divulgação dos destinos e produtos. “Os países da América do Sul são mercados prioritários para a promoção turística do Brasil, pois acreditamos que o turismo intrarregional é capaz de elevar nossos destinos a um novo patamar de visitação”, ressaltou.
 
Mercado argentino
 
É crescente o número de argentinos que visitam o Brasil. Em 2012, foram 1.671.604 turistas, enquanto que em 2003, quando a Embratur passou a realizar a promoção turística do Brasil no exterior, estiveram em terras brasileiras, 786.568 visitantes da Argentina.
 
De acordo com o Estudo de Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, 79% dos turistas da Argentina visitam o Brasil por motivo de Lazer, desses, 79% buscam Sol & Praia e 16% Ecoturismo e Aventura. A pesquisa revela, ainda, que a permanência média é de 10 dias e os destinos mais visitadas são: Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Armação dos Búzios (RJ) e Bombinhas (SC).
 
Sobre a frequência de visitas ao Brasil, 80% dos turistas argentinos já estiveram no país outras vezes, e 98% pretendem voltar. Quando perguntados sobre o grau de satisfação, 93% disseram plenamente atendidos. Os números mostram, ainda, que sobre a infraestrutura, os itens limpeza pública, segurança pública, serviços de taxi, transporte público e sinalização turística, receberam mais de 87% de avaliação positiva.
 
A avaliação dos turistas argentinos sobre a infraestrutura turística mostra que aeroportos, rodovias, restaurantes, alojamento e diversão noturna foram avaliados positivamente por mais de 83%. Sobre os serviços turísticos, os guias de turismo, as informações turísticas, a hospitalidade e a gastronomia agradaram a mais de 90%.
 
 
 

TURISTAS ARGENTINOS E NORTE-AMERICANOS CLASSIFICADOS PARA A COPA 2014


Países que mais enviam turistas ao Brasil já garantiram vaga para a próxima Copa do Mundo. Embratur prepara eventos no exterior para atrair turistas interessados em ver suas seleções
  
Argentina: 1,671 milhão de turistas em 2012. Estados Unidos: 586,4 mil turistas. Os dois países que mais enviaram turistas ao Brasil no ano passado já têm vaga garantida de suas seleções na Copa do Mundo 2014. Os fãs de futebol nos dois países que vierem ver os jogos de suas equipes serão importantes para colaborar com que o Brasil alcance a meta de 7,2 milhões de estrangeiros no ano que vem.
 
Mas não são só norte-americanos e argentinos que irão colaborar com a meta durante a Copa do Mundo. A seleção italiana, quatro vezes campeã do mundo, classificou-se também esta semana. O país é o 7º maior emissor de turistas ao Brasil. Holanda, 15º maior emissor e duas vezes vice-campeão do mundo, também se classificou.
 
“Vamos realizar ações específicas em cada um desses mercados”, garantiu o presidente da Embratur, Flávio Dino. No caso da Argentina, o Brasil participa da FIT, principal feira de turismo do país, que começa neste sábado (14). Para esta edição, a Embratur estará presente com um estande de 617,5 m², e reunirá em seu espaço 44 co-expositores, entre destinos turísticos, empresas de receptivo, hotéis , além de entidades representativas do setor. 
 
Nos Estados Unidos e Holanda, serão feitas ações específicas da Embratur, no modelo Goal to Brasil. O evento, premiado pela Internacional Business Stevie Awards como uma das melhores ações de Relação Pública do mundo, consiste em um dia de imersão de operadores de turismo em informações sobre o Brasil, além de uma rodada de negócios com operadores brasileiros levados pelos secretários estaduais.
 
Haverá uma edição do Goal to Brasil em Los Angeles em outubro e outra em Amsterdã em novembro. “Queremos atuar diretamente nesses mercados, aproveitando o calor das classificações, mas com antecedência para poder estimular e influir na decisão de viagem dos turistas desses países”, avalia Dino.
 

Lufthansa tem tarifas promocionais para a Europa; bilhetes variam a partir de US$ 890 para compra até 18 de setembro


A Lufthansa está com tarifas promocionais entre o Brasil e a Europa para embarques de 1 de outubro a 14 de dezembro. Saindo do Rio de Janeiro ou de São Paulo, o bilhete aéreo de ida e volta para cidades como Paris, Madri, Barcelona, Londres, Lisboa, entre outras, varia a partir de US$ 890.
Para quem embarcar em Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Joinville e Vitória, os bilhetes para a Europa começam em US$ 1000. Saindo de Brasília, Goiânia, Porto Alegre e Salvador, a partir de US$ 1.015. Com origem em Recife e Fortaleza, os mesmos destinos custam US$ 1.140, e de Manaus, US$ 1.190. Os valores são válidos somente para compra até 18 de setembro, próxima quarta-feira. A permanência mínima é de seis dias e máxima de três meses.
A Lufthansa oferece hoje três voos diários entre o Brasil e a Europa, dois partindo de São Paulo, um com destino Frankfurt e outro Munique. Dos dois centros de distribuição, a companhia oferece conexões para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio. Do Rio de Janeiro, um voo diário segue para Frankfurt. Com a SWISS, empresa que é parte do Grupo Lufthansa, são quatro voos diários disponíveis para o mercado brasileiro. Mais informações em www.lufthansa.com

Secretário de Turismo de Natal indicado para o Prêmio Imprensa & Prêmio Quality TV

              O secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, foi indicado para receber o “Prêmio Imprensa da Quality TV & Jornais, em solenidade que será realizada em Brasília no final deste mês. Segundo a diretoria da Quality TV & Jornais, Fernando Bezerril é considerado o “eterno embaixador de Natal” e nome de prestígio no “trade” turístico. Ele será homenageado pelo seu trabalho frente ao desenvolvimento e melhoria do turismo em Natal, que tem impulsionado a satisfação dos turistas que visitam e desfrutam do potencial e da infra-estrutura turística da capital do RN.
                 O evento presta homenagens anuais para personalidades de diversos segmentos, dentre estes, governadores, embaixadores, desembargadores, ministros, reitores, deputados, prefeitos e líderes empresariais e dirigentes de instituições de classe. Quando foi secretário de Turismo de Extremoz no ano passado, Fernando Bezerril foi escolhido entre os 50 melhores secretários do País.

Turismo doméstico se expande, revela pesquisa



De acordo com novo estudo do que mede a intenção de viagem, o próprio país atrai três vezes mais os brasileiros que destinos no exterior
O número de brasileiros que pretendem viajar pelo Brasil (72,7%) é três vezes maior que os que desejam um destino além das fronteiras do país (24,7%), de acordo com o último levantamento do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.
Os dados fazem parte da Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do mês de agosto, e trazem informações coletadas com dois mil cidadãos em sete capitais do país: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de janeiro, Salvador e São Paulo.
A procura por destino turístico no Brasil cresceu de 69,9% em agosto de 2012 para 72,7% no mesmo mês deste ano. O estudo mede a intenção de viagem dos entrevistados nos próximos seis meses.
“O desejo do brasileiro de viajar pelo próprio país cresceu. Cabe ao governo e setor produtivo trabalhar para o turista ter um bom nível de serviço e manter a vontade de visitar novos destinos no Brasil, gerando emprego, renda e inclusão social”, afirma o ministro do Turismo Gastão Vieira. Mais da metade dos entrevistados que manifestaram desejo de viajar (53,7%) escolheram a região Nordeste. A região lidera a intenção de viagem com mais que o dobro de pretendentes que a região Sudeste (19,7% das intenções) e o triplo da região Sul (15,5%). Sozinha, a região Nordeste atrai mais turistas que todas as outras quatro regiões somadas. 
Os meios de hospedagem alternativos estão conquistando espaço entre os viajantes. A procura por casas de amigos e parentes aumentou de 35,1% para 37,8% no último ano (de agosto de 2012 a agosto de 2013). Ela é ainda mais expressiva entre os viajantes que ganham até R$ 2.100 (64,9%) e com renda entre R$ 2101 a R$ 4.800 (49,1%).

Assessoria de Imprensa- Ministério do Turismo

Vinícola Aurora leva seus vinhos premiados ao Circuito Brasileiro de Degustação no Nordeste




A Vinícola Aurora participa de todas as etapas do Circuito Brasileiro de Degustação, que acontecem pelo Nordeste do Brasil, levando ao público seus rótulos premiados nos maiores e mais consagrados concursos internacionais, seus sucos de uva e o seu novo vinho Chardonnay com Indicação de Procedência de Pinto Bandeira. O evento itinerante começou por Salvador, dia 10, passa nesta quinta-feira, dia 12, pelo Recife e irá para Natal (17 de setembro) e Fortaleza (dia 19).

Na estação de degustação da Aurora, com a presença do enólogo André Peres Jr., poderão ser degustados o Aurora Millésime Cabernet Sauvignon 2009 (o sexto Millésime da história de 82 anos da Vinícola, um vinho elaborado exclusivamente em anos de safra excepcional, com as uvas mais selecionadas da colheita), os tintos Reserva Merlot e Reserva Tannat e o branco Aurora Pinto Bandeira Chardonnay,  vinho com Indicação de Procedência da segunda região demarcada de vinhos do Brasil (Vinhos de Montanha - Pinto Bandeira).  
 
Os espumantes top de linha da Vinícola também estarão presentes: Aurora Chardonnay Brut, Aurora Pinot Noir Branco Brut e o mais recente da linha, o Aurora Rosé Brut, além do consagrado Aurora Moscatel Branco, campeão de medalhas nos concursos internacionais.

O suco de uva integral e natural Casa de Bento completa as opções da Aurora no evento.

O Circuito Brasileiro de Degustação é promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceira com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e do Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa/RS) e apoio da Oxford Crystal.

Locais, horários e como participar:
As atividades ocorrem sempre das 16h às 19h (para profissionais do setor, comércio e jornalistas) e das 19h às 21h (para consumidor final).



Em Fortaleza, dia 19 de setembro, será no La Maison (Av. Engenheiro Luiz Vieira, 555) e os interessados em participar podem fazer contato pelos telefones (85) 3268 - 3977 e 3261.6737 e e-mail abraselce@abrasel.com.br , até o próximo dia 18.


Cooperativa Vinícola Aurora
Visite o site: www.vinicolaaurora.com.br
SAC:  0800 701 4555
Matriz Bento Gonçalves (RS): (54) 3455-2000
Filial São Paulo: (11) 3051-6124
Escritórios e representantes em todo o território nacional

Festuris 2014 será apresentado na Argentina


Diretor do evento participa da FIT Buenos Aires de 14 a 17 de setembro

Às vésperas da 25ª edição do Festival do Turismo de Gramado – que ocorrerá de 7 a 10 de novembro – os organizadores do evento fazem o fechamento da participação em feiras internacionais neste ano. Na próxima semana, o diretor do Festuris Eduardo Zorzanello estará na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT Buenos Aires), onde apresentará a projeção de crescimento de 20% do festival em 2013. “Nos interessa divulgar a feira que realizaremos neste ano, mas também há o propósito de prospectar negócios para 2014”, diz. Para o próximo ano, a data do Festuris está confirmada: será de 6 a 9 de novembro.
Zorzanello lembra que o Festuris terá uma mesa de trabalho junto ao Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). “A FIT reúne os principais destinos dentro da cadeia produtiva, o que fortalece o processo de internacionalização e a possibilidade de ampliar nossa rede de relacionamentos.”
Em 2013, o país convidado da FIT será o Equador. Já o Brasil ocupará uma área de 2,5 mil metros quadrados no Pavilhão Internacional. Dos 35 países confirmados, destacam-se Dubai, Jordânia e Turquia. A feira ocorrerá de 14 a 17 de setembro.
 

Secretaria de Turismo de Natal, Codern e BCR lançam cruzeiros marítimos a partir de Natal


Natal entra na rota de cruzeiros marítimos no Nordeste como ponto de embarque a partir de 5 de dezembro pela empresa BCR (Brazilian Cruises Representation) até março de 2014, com destino a Fernando de Noronha e passagem por Cabedelo e Recife. O lançamento foi feito hoje, às 9h, no auditório da Codern pelo secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril; presidente da Codern, Pedro Terceiro e diretor da BCR, Milton Sanches e contou com a participação de agentes de viagens, operadoras, prestadores de serviço no segmento de turismo, convidados e a imprensa.
Na abertura do evento, Pedro Terceiro, agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância desse lançamento. “Nós estamos levantando aqui uma nova página do turismo náutico do RN. Além disso, o nosso terminal tem características que podem contribuir para a revitalização da Ribeira”, reforçou.
O secretário Fernando Bezerril que  também  representou o prefeito Carlos Eduardo, além de agradecer a presença de todos e fez um breve relato sobre o nascimento do Terminal Turístico de Passageiros que será inaugurado em dezembro no Porto de Natal. “Tudo começou na primeira gestão do prefeito Carlos Eduardo quando sugerimos e conseguimos junto à Codern a cessão de um armazém, onde  seria feita uma reforma para desembarcar os turistas de cruzeiros”, explicou Bezerril. Depois o governo federal encampou a ideia e com apoio do presidente Pedro Terceiro,  o projeto de R$ 1,5 milhão virou neste moderno terminal que a cidade vai ganhar com investimento de quase R$ 50 milhões.
Falou ainda sobre a estrutura e os benefícios diretos e indiretos que serão gerados pelo terminal e citou as marinas de Natal, que ainda estão sob análise dos órgãos competentes. “Sou um entusiasta do turismo náutico, vamos revitalizar mais ainda a economia da cidade gerando emprego e renda, com esses equipamentos que começam a se tornar realidade”, afirmou. Para o secretário, a BCR também é uma excelente parceira por sua tradição e agora anuncia mais uma temporada de cruzeiros marítimos trazendo turistas para a cidade.
                  Já o diretor executivo do Natal Convention, George Costa agradeceu  ao grupo BCR pela escolha de Natal como destino turístico do cruzeiro e falou sobre a importância da cidade ser rota dos navios. “É sempre uma satisfação receber um novo turista. Ainda mais o turista dos cruzeiros que por passarem tão rápido nas cidades são os que mais aquecem a economia do setor. Nós sabemos que a escolha do destino é também uma questão comercial, então, em nome de todo o trade, eu afirmo que Natal está pronta para receber esses turistas”, afirmou George.
                  Participaram ainda do evento a presidente da ABAV/RN Diassis Rosado, secretário municipal de Defesa Social, Osair Vasconcelos, pela Câmara Municipal, vereador Hugo Manso e o  comandante da Marinha, Rodolfo Goes.

Negociação entre o governo da Bahia e Air Europa criará 11 novos voos que ligarão Madri (Espanha), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai) e Córdoba (Argentina) à capital baiana


 
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O presidente Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, recebeu na tarde de hoje (12),  o  secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli e executivos da  empresa Air Europa, na sede do Instituto. A comitiva veio à Brasília para solicitar apoio para a promoção de onze novos voos internacionais, que irão ampliar a integração de países ibero-americanos ao Brasil. A negociação, iniciada pela Bahiatursa junto à companhia espanhola Air Europa, ligarão Madri (Espanha), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai) e Córdoba (Argentina) à capital baiana. Com as novas operações, Salvador contará com 14 voos internacionais da companhia, tornando-se um dos principais hubs da empresa no Brasil.
 
O presidente Flávio Dino afirmou que a Embratur irá apoiar todas as iniciativas que visam a consolidação desses novos voos. “O turismo no Brasil irá ultrapassar pela primeira vez a marca dos 6 milhões de turistas e a Bahia tem grande importância neste contexto, por ser um destino consolidado mundialmente. Para que os recordes sejam alcançados, precisamos investir permanentemente em conectividade aérea, que é essencial para o fluxo de negócios e de pessoas”. O dirigente informou aos presentes que poderão ser realizadas ações conjuntas, como a realização de viagens de familiarização com operadores de turismo e agentes de viagem, press trips e anúncios em revistas de bordo.
 
Para o secretário Domingos Leonelli, os novos voos representam a porta de entrada de milhares de turistas de grandes mercados emissores para estado que, agora, terão mais facilidade de vir à Bahia e de lá, partir para outros destinos. “A chegada desses novos voos é reflexo das ações da Embratur em integrar o turismo na América do Sul e uma oportunidade também de incrementar o turismo de negócios. Com esses voos, Salvador será transformada em um polo receptivo da Europa e do Cone Sul, possibilitando a realização do sonho da integração ibero-americana, uma luta que travamos desde 2007”, pontua Leonelli. “Isso representa mais de 120 mil desembarques de estrangeiros a mais por ano, considerando uma ocupação de pelo menos 50%”, finaliza o secretário.
 
A Air Europa já definiu o cronograma, com implantação do primeiro voo em novembro deste ano e informou que todas as linhas estarão em funcionamento até abril de 2014.  Durante o encontro, Flávio Dino ressaltou a importância de um trabalho conjunto entre o governo federal, governo da Bahia e a companhia aérea que as ações de promoção sejam efetivas. “Sem conectividade, não existe turismo. Sendo assim, vemos com bons olhos empresas que cheguem ao Brasil”, finalizou.

Bahia terá 11 voos da Air Europa antes da Copa 2014


A Bahia passará a contar com 11 novos voos internacionais – que ligaram a Bahia a Madri, Santiago, Montevidéu e Córdoba (Argentina) – totalizando 14 voos da Air Europa no mercado baiano. Com essa adição, Bahia terá, até o fim deste ano, 34 voos internacionais semanais, o que representa um acréscimo de 18 novas rotas – com as já anunciadas, na semana passada, da Aerolíneas Argentinas. 

“Não tenho dúvida de que é uma grande notícia, pois pela primeira vez uma capital do Nordeste se transforma num hub para a América Latina. São 11 novos voos da Air Europa e isso vai dinamizar muito a economia do turismo. Representa um incremento de 14% nos nossos desembarques internacionais. Eu não tenho a menor dúvida de que é bom para a Bahia, é boa para o Brasil essa interconexão sulamericana e com a Península Ibérica com a Air Europa e eu agradeço a aposta do Grupo Globália e da própria companhia aérea no destino Bahia”, destacou o governador, Jaques Wagner. Todos as rotas deverão estar em operação até abril de 2014. Os voos serão realizados por Airbus 330-200, com capacidade para levar 24 passageiros na classe executiva e 275 passageiros na classe econômica.

De acordo com informações da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Espanha, Argentina, Uruguai e Chile são responsáveis por cerca de 210 mil dos 558 mil estrangeiros que a Bahia anualmente. “É uma oportunidade também de incrementar o turismo de negócios. Com esses voos, Salvador será transformada em um polo receptivo da Europa e do Cone Sul, possibilitando a realização do sonho da integração ibero-americana, uma luta que travamos desde 2007. Isso representa mais de 120 mil desembarques de estrangeiros a mais por ano, considerando uma ocupação de pelo menos 50%”, conclui o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli. 

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Prêmio CLAUDIA 2013


O Prêmio CLAUDIA representa a maior premiação feminina da América Latina – teve sua primeira edição em 1996 com o objetivo de descobrir e destacar mulheres competentes, talentosas, inovadoras e empenhadas em construir um Brasil melhor. Desde então, com coragem e ousadia, ano a ano, mais e mais finalistas do Prêmio provam que é possível encontrar soluções para os mais variados problemas da nossa sociedade.
Em 16 anos de existência, o evento já selecionou mulheres de todos os estados brasileiros. Elas servem de inspiração, transmitem perseverança e amor ao próximo, valorizam a contribuição da mulher para uma sociedade mais justa, mais solidária, mais feliz.
A seleção das finalistas começa no mês de março, quando a equipe do Prêmio CLAUDIA convida personalidades (cientistas, acadêmicos, empreendedores sociais, empresários, políticos, escritores renomados e cineastas) para indicar suas candidatas. Participantes de anos anteriores e leitoras também dão sua contribuição. Dessa troca de informações, são selecionadas 250 mulheres atuantes em cinco categorias: Ciências, Políticas Públicas, Cultura, Negócios e Trabalho Social. Depois de uma rigorosa pesquisa sobre as grandes realizações dos nomes sugeridos, são definidas três finalistas por categoria.
Em 2009, foi criada uma nova categoria, a Homenageada Especial, que premia uma personalidade pelo conjunto da obra e história de vida. Em 2011, a escolhida foi a apresentadora de TV, cantora e atriz Hebe Camargo; antes dela, a atriz e diretora Bibi Ferreira e a escritora Lygia Fagundes Telles. Desde 2011, há também a categoria Consultora Natura Inspiradora, que destaca o trabalho voluntário de cinco revendedoras da marca patrocinadora do Prêmio CLAUDIA.
Outro momento emocionante é quando a equipe do Prêmio CLAUDIA reúne as finalistas em São Paulo. Na noite anterior à grande festa, em um jantar oferecido especialmente a elas, todas se conhecem e compartilham suas conquistas. Como são mulheres de grande iniciativa, em questão de minutos já estão trocando impressões, experiências, histórias, opiniões, projetos e contatos. No final do jantar uma eficiente rede está formada.
O júri do Prêmio CLAUDIA é formado pelas leitoras (que podem votar pelo site WWW.premioclaudia.com.br), pela direção da revista CLAUDIA e por uma comissão de dez personalidades. Este ano, a festa de premiação será realizada no dia 7 de outubro, na Sala São Paulo, espaço nobre da capital paulista.

EMBRATUR APÓIA CURTA O NORDESTE


Projeto lançado pelo CTI-Nordeste, durante a Abav, visa atrair mais turistas para a região do país em que o turismo tem maior peso econômico. “O setor é uma importante alavanca para o desenvolvimento da região”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino

Com mais de 5 mil fãs apenas no dia de lançamento, o perfil CurtaNordeste no Facebook pretende trazer mais informações, imagens e curiosidades sobre os nove estados da região, estimulando o turismo para Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Além do perfil na rede social mais popular do Brasil, o projeto conta com uma revista que será distribuída periodicamente pelos estados.

O projeto atende justamente a região do Brasil em que o turismo tem um peso econômico maior. Segundo dados do Ministério do Turismo, em 2012, o setor respondia por quase 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do Nordeste. Ou seja, de cada R$ 10 em riquezas geradas nos nove estados, R$ 1 estava ligado à cadeia do turismo.


O presidente da Embratur, Flávio Dino, com gestores públicos do turismo nordestino

O presidente da Embratur, Flávio Dino, esteve presente ao evento de lançamento, na 41ª Feira das Américas da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagem) e garantiu o apoio na divulgação do projeto. Dino elogiou o trabalho da CTI-Nordeste, liderado atualmente pelo secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa. “É emocionante ver as possibilidades que o turismo projeta de desenvolvimento econômico para uma região do país que sempre conviveu com profundas desigualdades em relação ao restante do país e dentro dela mesma”, afirmou Dino.

Alberto Feitosa destacou o ineditismo da ação. “Foi a primeira vez em que os estados se uniram para apresentar uma campanha integrada de divulgação e ficamos feliz com a recepção ao projeto”, afirmou o presidente do CTI-Nordeste.


Cartaz de lançamento do projeto CurtaNordeste

Embratur ampliou investimentos na região

A divulgação no exterior das belezas naturais e da riqueza cultural do Nordeste brasileiro ganhou reforço por parte da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). O órgão vem reforçando os investimentos nessa área, visando intensificar o fluxo turístico para a região e, consequentemente, estimular a economia da região – a mais beneficiada pelo turismo no Brasil. O valor investido pela Embratur em ações de fortalecimento da imagem da região Nordeste em 2012 foi de aproximadamente R$ 21 milhões. Em 2011, o investimento na região havia sido de R$ 14,8 milhões

Assessoria Imprensa- Embratur

Ford lançará novos caminhões em Natal



A Ford lançará em Natal na próxima quinta-feira, 19, os novos caminhões extrapesados da Linha Cargo, inéditos na marca. O lançamento ocorrerá na filial potiguar JR Caminhões, única distribuidora autorizada da marca para veículos pesados na cidade. Projeto global, desenvolvido em parceria entre o Brasil e a Europa, os cavalos-mecânicos Cargo 2042 4x2 e Cargo 2842 6x2 do veículo são destinados para aplicações rodoviárias de longa distância e equipados com um pacote competitivo de conteúdo de tecnologia, segurança e economia.

Os novos caminhões extrapesados oferecem muita robustez, resistência, baixo custo de manutenção e baixo custo operacional e tem um design moderno e uma cabine-leito confortável, favorecendo a produtividade. Os modelos incorporam recursos que melhoram significativamente a dirigibilidade, a economia e a segurança na operação, como o Modo de Manobras, onde a transmissão auxilia o motorista em situações de estacionamento da carreta em espaços reduzidos e com a velocidade extremamente lenta.

O novo modelo passou por mais de 1 milhão de quilômetros de testes no Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior paulista, e nos campos de teste em Gebze, na Turquia, em  Boxberg e Behr na Alemanha, Lommel, na Bélgica, em Idiada, na Espanha e Mira, na Inglaterra. Os testes de frenagem foram realizados em um lago congelado na Suécia e as provas de alta temperatura no deserto da Arábia Saudita. É um caminhão que entrega robustez e desempenho com economia e rentabilidade, variáveis essenciais na equação de custos de todo transportador do segmento de cargas.


O caminhão sempre no seu radar

O novo Cargo Extrapesado conta também com o exclusivo sistema Fordtrac, desenvolvido pela Ford e pela Autotrac, empresa líder no segmento de gerenciamento e rastreamento de frotas no Brasil, que oferece o mais avançado e seguro sistema de monitoramento e rastreamento do mercado, trazendo muito mais proteção e segurança para o motorista, ocupantes e, também, ao veículo e à carga transportada.

Além disso, o sistema permite gerenciamento remoto do funcionamento e performance do caminhão, contribuindo para uma melhor eficiência operacional. Tudo isso com garantia de fábrica Ford e o suporte da Autotrac em todo o Brasil.


Serviço:

Lançamento do novo Cargo Extrapesado
Local: JR Caminhões / Parnamirim. Rodovia BR 101 Km 103 – Parque Industrial
Hora: 19h30

FesturisJPA visita agências viagens de João Pessoa



Uma equipe do Festuris JPA visitou agências de viagens de João Pessoa para distribuir pessoalmente os convites aos agentes de viagens. . Entre elas, a Mirella Turismo que atua com sede em João Pessoa e no Recife.

MSC Cruzeiros lança a promoção “Setembro – Mês das Excursões MSC


Para a temporada 2013/2014, hóspedes podem adquirir pacotes com duas ou três opções de passeios em todos os cruzeiros que partem de Santos ou Rio de Janeiro

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Com o intuito de ampliar experiências e oportunidades ao seu público, a MSC Cruzeiros promove o “Mês das Excursões MSC”, no qual os hóspedes podem obter descontos para as excursões terrestres e, ainda, têm a chance de escolher pacotes com duas ou três opções de passeios a cada roteiro. As vantagens e atrativas condições são válidas para todos os itinerários com partida dos portos de Santos (SP) ou do Rio de Janeiro (RJ), a bordo dos luxuosos navios MSC Preziosa, MSC Magnifica ou MSC Orchestra.

Durante o mês de setembro, os pacotes de excursões contarão com descontos que variam entre 10% e 20%. Numa iniciativa inédita nesse mercado, a MSC Cruzeiros destaca também atenção especial aos agentes de viagens, que ganham comissionamento a cada excursão vendida e a oportunidade de oferecer aos seus clientes a melhor maneira de conhecer os destinos do navio escolhido.

Na temporada 2013/2014, a companhia italiana destaca 140 excursões diferentes na América do Sul. Nos cruzeiros em que o MSC Orchestra passa um dia em Buenos Aires, os hóspedes poderão assistir ao famoso show “Señor Tango” na hora do almoço, realizar compras e ainda conhecer as principais atrações da capital argentina. Além disso, nas escalas em Punta del Este ou Montevidéu (visitada pelo MSC Magnifica), é possível escolher um fantástico passeio pela bela cidade uruguaia.

Em se tratando de roteiros para o Nordeste, os navios MSC Preziosa e MSC Orchestra também reservam grandes momentos durante suas escalas. O dia em Salvador pode ser contemplado com a visita ao famoso Pelourinho e a noite celebrada com uma apresentação acompanhada de jantar no “Coliseu”. Comprando uma excursão diurna em Salvador ou Ilhéus, a mais nova atração da MSC Cruzeiros, mais um show noturno na capital baiana, é possível obter desconto e parcelar o pagamento com a parte marítima em até 10x sem juros.

Já nos minicruzeiros de três e quatro noites, o MSC Preziosa e o MSC Orchestra oferecem também ótimas opções do Pacote Explores Excursões MSC especialmente organizado para cada roteiro que pode contar com destinos como Búzios, Ilhabela, Ilha Grande/Angra dos Reis e Ubatuba.

Entre as mais procuradas também estão os passeios pela região do Prata (Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este), que incluem uma visita aos melhores vinhedos do Uruguai e um roteiro que refaz a trajetória do Papa Francisco, em Buenos Aires. Além disso, rumo ao Nordeste, com os belos passeios à idílica região de Ilhéus e Maceió; e as incontáveis belezas tropicais das praias e ilhas do Sudeste.


Segundo Márcia Leite, Diretora Operacional da MSC Cruzeiros, a companhia apresentará diversas novidades com o objetivo de aprimorar a experiência dos hóspedes que optam por excursões terrestres. “Com os pacotes Explorer, que fazem parte de um projeto mundial da MSC Cruzeiros de reestruturação do programa de excursões terrestres, queremos surpreender nossos hóspedes com experiências diferenciadas. São passeios focados em cada público, como opções para a família, com preços diferenciados e programação especial para crianças, além dos pacotes ‘excursions lovers’, destinados aos amantes das excursões que preferem algo mais personalizado para grupos menores”, completa a executiva.

Serviço
Facebook / Youtube: MSC Cruzeiros do Brasil
Instagram: msccruisesofficial
Twitter: @MSCCruzeiros

Sobre a MSC Cruzeiros
A MSC Cruzeiros é a empresa líder mundial de cruzeiros no Mediterrâneo e nos mercados sul-africano e brasileiro e opera ao redor do globo terrestre. A MSC realiza cruzeiros durante todo o ano pelo Mediterrâneo e sazonalmente no Norte da Europa, Oceano Atlântico, Caribe, América do Norte, América do Sul, Oceano Índico, Sul e Oeste da África, Abu Dhabi e Emirados Árabes. Sua moderna frota é composta por onze navios: Classe Fantasia - MSC Divina, MSC Splendida e MSC Fantasia; Classe Musica - MSC Magnifica, MSC Poesia, MSC Orchestra e MSC Musica; Classe Lirica - MSC Sinfonia, MSC Armonia, MSC Opera e MSC Lirica. A frota aumentou de tamanho com a chegada do MSC Preziosa, lançado no dia 23 de março.

A MSC Cruzeiros é a única empresa no mundo a receber o prêmio "7 Golden Pearls" ["7 Pérolas Douradas"], do Bureau Veritas, em reconhecimento ao seu alto nível de gestão de qualidade e proteção ambiental. A companhia também possui as certificações ISO 9001 e ISO 22000 pela qualidade e segurança dos alimentos em terra e a bordo. A MSC Cruzeiros se preocupa com o bem estar das crianças, e como empresa líder de mercado, socialmente responsável, acredita que pode atuar de forma positiva nas regiões onde opera. Para isso, a empresa firmou uma parceria com o UNICEF para investir em um projeto comunitário, oferecendo às crianças que moram em comunidades carentes no Brasil uma educação de alta qualidade.
 

Secretaria de Turismo de Natal promove conferência sobre turismo náutico na UFRN



Fernando Bezerril e Paulo Gaudenzi na foto


       A secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), promove na próxima segunda-feira, às 14h, conferência com o tema “Economia Náutica, Potencialidade e Perspectivas”, que será realizada no auditório do Centro de Educação da UFRN. O palestrante e debatedor será o diretor da empresa Oceanus Nautica Consultoria, José Raimundo Zacarias que foi o responsável pelo projeto das marinas instaladas no litoral da Bahia e principalmente a marina de Salvador. Como debatedor terá a participação do  Paulo Gaudenzi, consultor em turismo no Brasil, dirigiu a Bahiatursa e foi secretário de Turismo da Bahia.
        Segundo o secretário Fernando Bezerril o  evento se destina aos empresários do turismo náutico e a todos os interessados neste segmento no Rio Grande do Norte. “É preciso que toda a comunidade universitária conheça também  a importância do turismo náutico, como ferramenta econômica que gera emprego e renda”. Para Fernando Bezerril a experiência de Salvador mostra a importância do turismo náutico que gera hoje 60 mil empregos diretos ao longo de 16 anos, com a implantação da sua marina e Natal não pode ficar de fora deste mercado.

PLANO LOGÍSTICO PARA TURISTAS NA COPA 2014 O ministro da Secretaria de Aviação Civil e o presidente da Embratur fizeram reunião para traçar um plano de logística para turistas na Copa do Mundo O ministro Moreira Franco recebeu, nesta quarta-feira (11), o presidente da Embratur, Flávio Dino na Secretaria da Aviação Civil. Os dois debateram o andamento do projeto de reforma dos aeroportos regionais brasileiros, como forma de estímulo ao turismo nacional e internacional e acertaram de realizar um plano logístico para turistas durante os 30 dias da Copa do Mundo 2014. Descrição: Descrição: O ministro Moreira Franco e Flávio Dino em reunião de trabalho na Secretaria de Aviação Civil O ministro Moreira Franco e Flávio Dino em reunião de trabalho na Secretaria de Aviação Civil “Em dezembro, quando houver o sorteio das chaves, saberemos as seleções que jogarão em cada cidade. Mas, somente ao final da primeira fase, o turista saberá em qual cidade sua seleção jogará as oitavas, quartas ou semifinais. Ou seja, só a partir daí poderá comprar suas passagens de avião”, lembra o presidente da Embratur, Flávio Dino. “Por isso, precisamos de um plano logístico para garantir que o estrangeiro que estiver em uma determinada cidade na primeira fase possa se deslocar tranquilamente e a preços justos de uma cidade-sede a outra”. O ministro Moreira Franco atualizou Dino do andamento das obras de modernização dos aeroportos regionais, que terão grande impacto para o turismo tanto de lazer quanto de negócios. Um plano, lançado pela presidenta Dilma Rousseff, investirá R$ 7 bilhões na modernização de 270 aeroportos regionais nos próximos anos. “Em dez anos, o transporte aéreo saltou de 30 milhões de passageiros por ano para 100 milhões de pessoas/ano. Mas depois de um avanço tão importante em tão pouco tempo surgem gargalos. O mais importante deles, na minha opinião, são as grandes dificuldades que enfrentamos para realizar viagens regionais”, avalia Dino. Descrição: Descrição: Moreira e Dino acertaram detalhes do trabalho em conjunto até a Copa Moreira e Dino acertaram detalhes do trabalho em conjunto até a Copa Dino lembrou que, em um país de dimensões continentais como o Brasil, o transporte aéreo é um modal essencial para garantir o fluxo de turistas, tanto a lazer como a negócios. “Além do ganho de qualidade de vida para milhões de pessoas, a intensificação das viagens regionais representa um incremento em diversas economias locais, graças ao fluxo turístico.” Moreira e Dino também conversaram sobre a necessidade de ampliar a competitividade do setor aéreo brasileiro, com redução do custo das empresas aéreas e aumento do número de concorrentes no mercado.

PLANO LOGÍSTICO PARA TURISTAS NA COPA 2014

 

O ministro da Secretaria de Aviação Civil e o presidente da Embratur fizeram reunião para traçar um plano de logística para turistas na Copa do Mundo

O ministro Moreira Franco recebeu, nesta quarta-feira (11), o presidente da Embratur, Flávio Dino na Secretaria da Aviação Civil. Os dois debateram o andamento do projeto de reforma dos aeroportos regionais brasileiros, como forma de estímulo ao turismo nacional e internacional e acertaram de realizar um plano logístico para turistas durante os 30 dias da Copa do Mundo 2014.

Descrição: Descrição: O ministro Moreira Franco e Flávio Dino em reunião de trabalho na Secretaria de Aviação Civil
O ministro Moreira Franco e Flávio Dino em reunião de trabalho na Secretaria de Aviação Civil

“Em dezembro, quando houver o sorteio das chaves, saberemos as seleções que jogarão em cada cidade. Mas, somente ao final da primeira fase, o turista saberá em qual cidade sua seleção jogará as oitavas, quartas ou semifinais. Ou seja, só a partir daí poderá comprar suas passagens de avião”, lembra o presidente da Embratur, Flávio Dino. “Por isso, precisamos de um plano logístico para garantir que o estrangeiro que estiver em uma determinada cidade na primeira fase possa se deslocar tranquilamente e a preços justos de uma cidade-sede a outra”.

O ministro Moreira Franco atualizou Dino do andamento das obras de modernização dos aeroportos regionais, que terão grande impacto para o turismo tanto de lazer quanto de negócios. Um plano, lançado pela presidenta Dilma Rousseff, investirá R$ 7 bilhões na modernização de 270 aeroportos regionais nos próximos anos. “Em dez anos, o transporte aéreo saltou de 30 milhões de passageiros por ano para 100 milhões de pessoas/ano. Mas depois de um avanço tão importante em tão pouco tempo surgem gargalos. O mais importante deles, na minha opinião, são as grandes dificuldades que enfrentamos para realizar viagens regionais”, avalia Dino.

Descrição: Descrição: Moreira e Dino acertaram detalhes do trabalho em conjunto até a Copa
Moreira e Dino acertaram detalhes do trabalho em conjunto até a Copa

Dino lembrou que, em um país de dimensões continentais como o Brasil, o transporte aéreo é um modal essencial para garantir o fluxo de turistas, tanto a lazer como a negócios. “Além do ganho de qualidade de vida para milhões de pessoas, a intensificação das viagens regionais representa um incremento em diversas economias locais, graças ao fluxo turístico.”

Moreira e Dino também conversaram sobre a necessidade de ampliar a competitividade do setor aéreo brasileiro, com redução do custo das empresas aéreas e aumento do número de concorrentes no mercado.
Assessoria de Imprensa - Embratur

Estados Unidos mais perto do mercado nordestino

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Cônsul Comercial Eric Olson

Estados Unidos mais perto do mercado nordestino

 O Brasil é um parceiro muito importante dos Estados Unidos em diversas áreas. No geral, o comércio bilateral ultrapassou 75 bilhões de dólares no ano passado. Para viagem e turismo, em 2012, o Brasil ficou em 6º lugar no número de turistas que viajaram para os EUA (1,79 milhões de visitantes); e ainda mais impressionante, foi o 5º no valor gasto pelos turistas em solo americano (9,3 bilhões de dólares). E os números continuam crescendo em 2013. Esta é uma das razões pela qual o Departamento de Comércio dos Estados Unidos dobrou o tamanho do escritório no Consulado do Recife. “Queremos ter certeza que os brasileiros continuem vendo os Estados Unidos como primeiro destino para viagens de negócios e lazer e se sintam bem recebidos em nosso País”. Enfatiza o cônsul Comercial Eric Olson.
Dentro deste cenário, o Consulado do Recife participa pela segunda vez do Festuris JPA, para incentivar mais brasileiros a visitarem os EUA. Na pauta do evento, a promoção dos destinos mais populares para os turistas locais, como Miami e New York, além de outras regiões dos Estados Unidos menos conhecidas pelo público, em especial, dos nordestinos. Por exemplo, o Colorado, conhecido como: O País do Esqui. “Se os brasileiros viajassem durante o nosso inverno, iriam recomendar fazer compras e esquiar no lindo estado do Colorado. E ainda divulgação do processo de obtenção de visto” diz o cônsul.
Por outro lado, muitos americanos sonham com férias no Brasil. O Brasil tem uma boa imagem entre os norte-americanos. Com as praias, cultura, a Amazônia, cidades cosmopolitas – muitos americanos estão ansiosos para vir ao Brasil e ao Nordeste. E para empresários americanos, o Brasil está se tornando um destino inevitável e não somente em termos de turismo. Só este ano, o Departamento de Comércio dos EUA está trabalhando com mais de 20 cidades, estados e associações americanas para organizar missões de negócios para o Brasil com o objetivo de encontrar parceiros locais. O cônsul ainda enfatiza que independente do time americano se classificar ou não para a Copa do Mundo de 2014, turistas americanos vão aproveitar a oportunidade de ver o rico turismo e as maravilhas culturais do Brasil, e de assistir partidas com times de primeira classe. Mas se o time americano se classificar, aí sim, muitos americanos virão ao Brasil para torcer de vermelho, branco e azul.
O surgimento de novas rotas aérea também vem contribuindo para o crescimento do turismo entre os dois países. “Apesar da decisão de operar novas rotas ser feita individualmente pelas empresas aéreas, a decisão dos governos dos EUA e do Brasil de assinar o acordo  “Céu Aberto” (que ainda não foi implementado) é um passo importante para dar às companhias aéreas a flexibilidade para criar mais rotas, facilitando viagens de negócio e lazer, e intercâmbios culturais. Estou em contato com várias companhias aéreas para promover a expansão dos serviços entre os EUA e o Nordeste do Brasil.” Complementou Eric Olson. O processo de liberação de visto para brasileiros que atualmente é fácil e rápido é outro ponto observado pelo cônsul. Na verdade, muitos brasileiros nem precisam mais ir ao consulado para uma entrevista, incluindo crianças com 15 anos ou menos, e adultos a partir dos 66 anos. Nós emitimos vistos para a maioria dos solicitantes, e não há tempo de espera para fazer o agendamento.
3º Festuris JPA acontece nos dias 27 e 28 de setembro, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a participação de 700 agentes de viagens e operadores de turismo na Região Nordeste.