Total de visualizações de página

sábado, 7 de setembro de 2013

Câmara aprova projeto que institui campanha contra exploração sexual infantil


De autoria de Júlia Arruda, matéria tem o objetivo de conscientizar a população
Os vereadores aprovaram nesta quinta-feira (05) o Projeto de Lei n° 042/2012, que institui a “Campanha de Conscientização Contra as Violências Sexuais de Crianças e Adolescentes” no município de Natal. De autoria da vereadora Júlia Arruda e subscrita pela vereadora Eudiane Macedo, a matéria determina a exibição ou leitura de mensagens contra a pedofilia e abuso infantil durante a realização de eventos culturais, artísticos e esportivos em Natal.  
 “Esse projeto visa difundir a questão dos abusos praticados contra crianças e adolescentes, de modo a conscientizar a população ao mesmo tempo em que divulga os números de Disque Denúncia. Sabemos que todas as formas de violência, especialmente a sexual, afetam o crescimento saudável dos jovens, daí a importância de se investir em meios para erradicar este problema”, explicou Júlia, que coordena a Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente na Câmara Municipal de Natal.
De acordo com a parlamentar, a medida é positiva pois não gera custos ao Poder Público e contribui de forma prática para unir a sociedade na luta contra a violência sexual infantil.
A lei segue agora para sanção do Executivo.

Assist Card Brasil leva o ator Rafael Cortez na ABAV e encanta visitantes


A Assist Card Brasil, integrante do maior grupo de assistência ao viajante do mundo, estará na 41ª ABAV - Feira de Turismo das Américas com uma atração especial. A companhia levoou hoje (07),  o humorista Rafel Cortez para distribuir autógrafos e postar para fotos em seu stand, localizado na rua E 58 e foi sucesso total, que contou com a presença do staff da companhia e do country manager da Assist Card do Brasil, Daniel Prieto .


Contratado este ano pela Assist Card para ser “o rosto da empresa no Brasil”, o artista estampa seu rosto nos anúncios da companhia em revistas especializadas de turismo e também promove a marca através das redes sociais, onde possui mais de 1,6 milhão de seguidores no Twitter e 65 mil no Facebook.
Outra ação que deve envolver Cortez é a veiculação de uma série de vídeos virais que deverão ser lançados durante a feira. Encenando histórias reais e bem-humoradas, o ator abordará a importância da assistência viagem.
A ABAV deste ano acontecerá entre os dias 04 e 08 de setembro no Anhembi, em São Paulo, e deve reunir mais de 80 mil visitantes. A Assist Card Brasil aproveitará o evento para lançar também sua campanha de incentivo às vendas “Unique Xperience”, que irá premiar os agentes que baterem suas metas com experiências únicas.
Sobre a Assist Card
A Assist Card é a maior empresa de assistência viagem do mundo, há mais de 40 anos no mercado oferecendo soluções locais a emergências no exterior, sem nenhum custo adicional para o seu cliente. Atualmente, a companhia está presente em 110 países, o que confere a habilidade única de atuar em minutos em quase qualquer lugar do mundo. Por ano, a empresa realiza mais de 200 mil atendimentos a pessoas em viagem.
A companhia opera 24 horas, todos os dias, faz o atendimento no idioma dos seus 7 milhões de clientes em todo mundo e oferece acesso a mais de 155 mil prestadores de serviços de assistência médica e odontológica internacional, jurídica e de bagagem. Além desses serviços, a companhia também conta com seguros de Cancelamento de Viagem, Acidentes Pessoais e Bagagem entre outros.
A Assist Card atua com algumas das principais empresas da América Latina do setor de turismo, como Royal Caribean; Queensberry, Kangaroo Tours, Experimento, Flytour, Forma Turismo, Costa Brava, Litoral Verde, GladTur, Magic Way, Mix Operadora, Primeiro Mundo, Teresa Perez e Tuibra Travel. Entre seus clientes estão companhias como o grupo Vale, Ambev, Petrobrás, Embraer, Visa, Natura, ThyssenKrupp, Fiat, Ford, Scania, Michelin, Nextel, Continental Airlines, LG, Liberty Seguros, Lincx, Marítima Saúde, Unimed, Lide, Disney World, entre outros.

Country Manager da Assist- Card Brasil visita o Jornal de Turismo na 41ªABAV- FEIRA DAS AMÉRICAS




O Country Manager da Assist-Card Brasil, Daniel Prieto, acompanhado do assessor de Imprensa, Silmar Batista foram recebidos hoje (07) a tarde no estande do Jornal de Turismo, comandado pelo jornalista Cláudio Magnavita. Na ocasião foram recebidos pelo staff do jornal, pelo diretor , Fernando Dias e pelo diretor geral, Claudio Magnavita, na pauta assuntos de negócios. 

Foto de Cristina Lira de São Paulo




Maurício Kubrusly encanta do público da 41ª ABAV falando sobre suas viagens



Apesar do atraso de meia hora para começar a palestra o jornalista Mauricio Kubrusly,  chegou todo simpático hoje (07) a tarde na Vila do Saber, na 41ªABAV-Feira das Américas.
A palestra foi um sucesso.  A platéia que esteve presente gostou do que viu. O jornalista simpático, muito exótico em seu estilo de contar suas experiências pela vida viajando contando histórias engraçadas da vida, foi um ótimo tempero para começar a feira num sábado,  um dia com sol em São Paulo.
No comando dos quadros “Me Leva Brasil” e “Me Leva Mundão”, do Fantástico, Kubrusly relatou a importância de viajar. Ele lembrou que uma das melhores coisas de viajar é o tipo de pessoas que encontra pelo caminho, principalmente no Brasil. São pessoas simples, comuns, anônimas,mas que tem uma enormidade de ideias que a gente nem imagina”, relatou Kubrusly.



Kubrusly se diz um apaixonado por viagens. Só através delas que ele pode conhecer histórias incríveis como as apresentadas nos seus quadros. Uma das histórias interessantes compartilhadas na palestra foi de uma família de Petrolina que é viciada em viagens. Segundo o personagem da reportagem “para viver só é preciso 20% de realidade. Os outros 80% podem ser sonhos e viajar é um sonho”. 

“O mais interessante de viajar é o tipo de gente que você encontra pelo caminho, especialmente no Brasil, são pessoas simples, comuns, anônimas, mas que tem uma enormidade de ideias que a gente nem imagina”, relatou Kubrusly. 

Entre casos interessantes e depoimentos, Kubrusly encantou a plateia por cerca de uma hora e meia, incentivando-os a viajar para o maior número de lugares possíveis. “Quando eu fui convidado para palestrar na ABAV – Feira de Turismo das Américas, aceitei na hora porque eu adoro falar sobre viagens”, contou. 

Esta é a primeira vez que a feira da ABAV é aberta ao público.


ABAV promove assembleia e reúne Conselho Nacional


Evento foi realizado hoje (7) e contou com a participação dos presidentes recém-eleitos das ABAVs estaduais
A diretoria da ABAV Nacional se reuniu, na manhã de hoje (7), no hotel Holiday Inn, zona norte da capital paulista, em virtude da realização da Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional da entidade. Na oportunidade, foram apresentados os novos presidentes das ABAVs estaduais, eleitos no último mês de julho.

O presidente Antonio Azevedo discorreu sobre as atividades desenvolvidas junto ao Governo Federal e ao Ministério de Turismo e enfatizou as ações para garantir a aprovação do Projeto de Lei 5.120/2001, que regulamenta as atividades desempenhadas pelas agências de viagens. Também foram abordadas questões referentes à desoneração tributária das agências, à atuação junto à Receita Federal visando esclarecer a base de cálculo das operações turísticas e à criação do Fundo Garantidor de Serviços, projeto que tem como objetivo resguardar agentes de viagens e turistas e já foi encaminhado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A regulamentação do transporte turístico terrestre ganhou especial relevância no encontro, uma vez que a portaria pertinente a este segmento ainda está para ser aprovada. De acordo com Maria Ângela Ballalai de Carvalho, vice-presidente de Turismo Especializado da ABAV, três artigos precisam ser alterados, já que micro-ônibus (vans), automóveis domésticos e utilitários ficam restritos a circular entre municípios limítrofes, o que inviabiliza o trabalho prestado pelas agências de turismo receptivo.

No que diz respeito às licitações do Governo relativas às agências de viagens, Edmar Bull, vice-presidente Administrativo da entidade, mencionou o modelo que está sendo apresentado ao Governo e o qual corresponde ao processo ideal de compra e gestão de políticas de viagens. “Nosso trabalho está sendo resgatar a imagem dos agentes de viagens”, afirmou Azevedo.

O dirigente ainda falou sobre a proposição junto ao Ministro do Trabalho para aprovação do Simples Trabalhista, tendo em vista a dificuldade de cumprir o que está estabelecido pela CLT, bem como da participação ativa nas reuniões do Comitê Gestor do Ministério do Turismo, Conselho Nacional de Turismo (CNT), Conselho Consultivo da Anac, Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e da Aliança Mundial das Associações das Agências de Viagens (WTAAA, na sigla em inglês), entre outras.

Quanto ao Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV (ICCABAV), foram promovidas 72 palestras em 2012, resultando em mais de 1.500 profissionais capacitados. Neste ano, a entidade conta com uma equipe de 22 instrutores e mais de 100 opções de cursos.

Antonio Azevedo falou ainda das diversas parcerias firmadas recentemente pela ABAV – Localiza, Atlantica Hotels, Hotel Dom Pedro e Travel Ace Assistance –, o que frutificou em novos benefícios estendidos para todos os colaboradores das agências de viagens associadas.

A reunião do conselho da ABAV igualmente foi palco para a exibição do vídeo que representa a campanha de valorização do agente de viagens, patrocinada pela CVC e inspirada no hit de sucesso “Eu assim sem você”, do compositor e cantor Buchecha.

Dentre as ações administrativas e estratégicas em prol do fortalecimento do sistema ABAV, destacam-se a atualização, reestruturação e organização de arquivos permanentes e em memória da entidade, a implantação da plataforma SABRE na ABAV Nacional para consulta de passagens aéreas, a reunião com representantes da Disney para acordos de comunicação e parcerias e reuniões com o Consulado de Cuba, para discussões conjuntas acerca da FIT Cuba, e com o Consulado dos Estados Unidos, por exemplo.

41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas

Outros temas abordados pelo presidente e que dizem respeito ao sucesso do evento foram a continuidade da parceria com a companhia aérea TAP, por intermédio de seu vice-presidente Luiz da Gama Mór e seu diretor Mario Carvalho; ao trabalho conjunto desenvolvido com a SPTuris, São Paulo Convention & Visitors Bureau, Holiday Inn Parque Anhembi e com o próprio centro de exposições, afora os restaurantes Bra.do e Bar Brahma, que concederam descontos para os participantes, e, ainda, com a American Airlines, a qual garantiu a criação do espaço de ski e neve.

Azevedo também mencionou a importante parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a partir da realização do 40º Encontro Comercial Braztoa dentro da ABAV 2013, e com a Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), que, pela primeira vez, promove o Abeta Summit juntamente com a feira.

“A ABAV teve basicamente três ciclos: fase do evento itinerante, em que grande parte das pessoas participou para conhecer o destino; a fase de fixação no Rio de Janeiro, em que o evento cresceu nacional e internacionalmente, e o retorno do evento a São Paulo, considerada a capital dos negócios”, declarou o dirigente.

Com relação à ABAV 2013, tópicos como a sala do agente de viagens, variedade dos temas ministrados na Vila do Saber, corredores mais amplos, comunicação visual favorável dos estandes e empenho em trazer profissionais que atuam em todos os elos da cadeia produtiva do setor foram elogiados pelos representantes das ABAVs estaduais.

Ministro do turismo participa em SP com empresários do LIDE

CÂMBIO & TURISMO
O ministro do Turismo Gastão Vieira participará de encontro com empresários do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, em São Paulo, em 16 de setembro, para falar sobre “O desafio do turismo brasileiro em ano de Copa do Mundo”. Gastão Vieira afirmou recentemente que "é preciso medir" se o patamar do câmbio atual terá impacto favorável à vinda de turistas estrangeiros ao Brasil. "É possível que isso não ocorra porque os turistas estão contidos na Europa com relação a custos. Em compensação, temos os americanos se recuperando", afirmou. O ministro debaterá o tema durante Almoço-Debate no Grand Hyatt Hotel.

SOBRE O LIDE - Fundado em junho de 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais possui dez anos de atuação. Atualmente tem 1.400 empresas filiadas (com as unidades regionais e internacionais), que representam 51% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para educação, sustentabilidade e programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

Argentina na ABAV

Especial 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas

Pista de esqui e campeonatoAssociar o destino turístico com neve e serviços de qualidade, além de reforçar sua forma exclusiva de receber o brasileiro. Essa a meta de Esquel, localidade da Província de Chubut, na Patagônia Argentina, ao montar uma pista de esqui na 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas – que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, até domingo (8/9). Voltada para competição de Snowbord – Freestyle, com 10 esportistas brasileiros, é nesta pista que acontece, de hoje (6/9) até domingo (8/9), a 2ª etapa do Campeonato Sul-Americano de Snowbord Freestyle (de um total de 12 etapas). O espaço reproduz uma pista de esqui em plástico felpudo, coberto por cubos de gelo, tem 70 metros de extensão e 7 metros de largura. Sobre Chubut: www.chubutpatagonia.gob.ar
Estímulo ao turismo – Apresentar a sensação e o branco da neve, numa réplica de pista de esqui, que o Centro de Esqui La Hoya – localizado em Esquel – Província Argentina de Chubut montou na 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas rende frutos para os parceiros do trade nacional que vende o produto neve e o destino. Eduardo Carvalheda, gerente da Snow Travel – operadora com sede no Rio – que já divulgou programas de viagem na última temporada, baseada nas ações promocionais de Chubut (com ski pass) em solo brasileiro - só comemora. “Embarcamos 60 passageiros neste inverno para La Hoya”, informa, ao garantir que tem planos de ampliar esse universo para o próximo ano.
Mais perto – O centro de esqui La Hoya (em Esquel, Província de Chubut), que comemora 30 anos desde a sua inauguração, lança nesta ABAV a campanha lahoyanobrasil.com. Trata-se de um endereço na internet que visa aproximar o produto tanto do agente de viagens quanto o público final brasileiro. Outra boa nova é o fato do aeroporto de Esquel, Tenente Parodi, passar à categoria internacional. Hoje esse aeroporto recebe quatro voos semanais, a partir de Buenos Aires.
Buenos Aires é maratona – No próximo dia 15 a capital argentina recebe aquela que está sendo considerada a maior maratona da história do atletismo do país vizinho: Buenos Aires 21k. Serão percorridos bairros emblemáticos para a cidade como: Belgrano, Palermo, Recoleta e a região do Centro. Já no dia 13 de outubro é a vez da Maratona Internacional Buenos Aires 42k, num circuito de 42.195 metros, com participação de competidores internacionais. Nesta ediação da ABAV a capital portenha divulga seu calendário com estes e outros eventos, que acontecem nos próximos meses. Buenos Aires em detalhes: www.bue.gov.ar
Salta a ser descoberta – Do Norte argentino, Salta desembarcou na 41ª ABAV com muito a oferecer ao visitante do evento. Fernando Garcia Soria, secretário de Turismo de Salta, destaca a Rota do Vinho – um percurso de 160 quilômetros - numa região que abriga mais de 50 pequenas vinícolas, todas com produção limitada e de alta qualidade. Conhecido como vinho de altitude, é resultado de uvas cultivadas entre 1.700 e 3.200 metros acima do nível do mar. A região da Rota do Vinho fica a 3 horas da capital, também denominada Salta. Também outro destaque é o Museu da Videira e do Vinho. Soria adianta que, a partir do próximo mês, Salta iniciará a capacitação sobre o destino, em algumas praças brasileiras. Informações: www.turismosalta.gov.ar
Salta a ser descoberta II – Outro atrativo que Salta mostra aos agentes de viagens presentes à 41ª ABAV é o Caminho Inca já declarado Patrimônio Mundial da Humanidade, que corta seis países e sete províncias argentinas. Salta quer revelar a magia do produto e considera que, em seu território, o projeto de exploração turística já se encontra bastante avançado, conforme o secretário de Turismo da província, Fernando Garcia Soria. “Buscamos o turista que deseja um destino com algo inusitado”, assinala.

ABAV 2013: autoridades se reúnem em plenária e discutem união entre governo e iniciativa privada


Sob a moderação de Luiz Carlos Barbosa, sócio-diretor da LCB Consultoria e ex-diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a palestra “Competitividade e qualidade do turismo” foi realizada ontem (5), na Vila do Saber, durante a 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas.

Com a presença de Flávio Dino, presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Valter Patriani, superintendente da CVC, e Roberto Rotter, presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), o evento abordou a questão das diárias dos hotéis durante a Copa do Mundo de 2014 e a controvérsia existente entre o governo e empresários do setor de viagens e turismo, com o objetivo de definir alguns pontos que devem ser trabalhados em conjunto.

Dentre os tópicos debatidos no encontro destacam-se a questão da desoneração fiscal, cobrança da taxa referente ao combustível das aeronaves e a necessidade de uma regulamentação trabalhista mais adequada, tendo em vista a grande sazonalidade do setor. 

Na oportunidade, Flávio Dino afirmou que a Embratur deve ficar encarregada também da publicidade do mercado doméstico, fator que mudaria, inclusive, o conceito do órgão, o qual, atualmente, é responsável por atrair turistas do exterior. 

Ao final do evento, Ana Carolina Medeiros, vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV, ressaltou o importante papel desempenhado pela entidade, sobretudo durante a feira, que reúne todos os segmentos que compõem a cadeia produtiva do setor.

Turismo discute mão-de-obra e capacitação profissional


Em reunião na feira da Abav, em São Paulo, representantes do setor buscam estratégias para definir políticas públicas para o desenvolvimento do turismo

Os coordenadores das câmaras temáticas do Conselho Nacional de Turismo (CNT) estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (6), na Feira das Américas, em São Paulo, para formatar uma pauta de prioridades do CNT, na busca de ações estratégicas para definir políticas públicas para o desenvolvimento do turismo.
O secretário nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Vinícius Lummertz, conduziu a reunião. Um dos temas prioritários foi a flexibilização da mão-de-obra do setor, com a possibilidade da criação de um formato de trabalho que se encaixe na situação de sazonalidade do turismo. O CNT deverá levar a questão ao ministro do trabalho, Manoel Dias.
O segundo tema abordado foi a formulação de um documento que fixe a responsabilidade compartilhada de agências, operadoras e hotéis junto ao código do consumidor. Os representantes das entidades que integram o CNT pedem ainda uma redefinição das políticas públicas de incentivo à capacitação profissional, em um modelo que atenda a necessidades específicas dos profissionais. “Precisamos avançar e dar continuidade às ações para promover o desenvolvimento e a competitividade do turismo de uma forma concreta”, ressaltou Lummertz.
Os assuntos serão encaminhados à próxima reunião do conselho em outubro. O Conselho Nacional de Turismo é um órgão colegiado com a atribuição de assessorar o ministro de Estado do Turismo na formulação e a aplicação da Política Nacional de Turismo. Ele é formado por representantes do governo federal e de diversos segmentos do turismo. São 71 conselheiros de instituições públicas e entidades privadas do setor. Já as câmaras temáticas são agrupamentos de instituições que compõem o Conselho Nacional de Turismo, com o objetivo de identificar e discutir assuntos específicos capazes de impactarem na consecução da Política Nacional do Turismo.
Além dos representantes do MTur, a reunião das câmaras temáticas contou ainda com a presença de representantes do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat); da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA); da Confederação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux (CBC&CB); da Associação Brasileira de Turismo das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta); e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh).

Secretários de Turismo cobram ao ministro verba para divulgação de destinos e participação em feiras internacionais



O titular da pasta estadual de Turismo do RN, Renato Fernandes, participou da 25ª Reunião Extraordinária de Secretários e Dirigentes de Turismo dos Estados Brasileiros, realizada durante a 41ª Feira da ABAV, em São Paulo. A reunião contou com participação recorde de 25 secretários nesta quinta-feira, além das presenças do presidente e do diretor de Produto e Destino da Embratur, Flávio Dino e Marco Lomanto, respectivamente; do secretário do Ministério do Turismo, Carlos Henrique; e do diretor de Infraestrutura do MTur, Neusvaldo Ferreira.
Segundo Renato Fernandes, durante a reunião foi discutido o resultado da carta do Fornatur (Fórum Nacional dos Dirigentes e Secretários de Turismo) entregue ao ministro Gastão Vieira e que trata, entre outros temas, da crise da aviação comercial; verba descentralizada para divulgação nacional e internacional dos destinos turísticos; participação dos Estados na Fit Buenos Aires, WTM Londres, ITB Berlim, BTL Lisboa e FITUR Madri, além da participação dos Estados no programa de reativação dos Escritórios da EMBRATUR no exterior.

Festuris terá a presença de 22 companhias aéreas


Empresas que são o termômetro de crescimento do turismo aparecem com peso no evento em 2013
A dois meses dias de iniciar sua edição de 25 anos, o Festival do Turismo de Gramado confirma a participação de 22 companhias aéreas, nacionais e internacionais. Estarão presentes: TAM, TAP, Gol, Azul, Avianca, South África Airways, American Airlines, Taca, Emirates, Turkish Airlines, Etihad Airways, Delta Airlines, Buquebus, Pluna Lineas Aereas, Aerolíneas Argentinas, Air Canadá, Air China, Copa Airlines, Lufthansa, Singapore Airlines, Swiss e United Airlines.
Entre as participantes do Festuris estará a Star Alliance, principal rede de companhias aéreas do mundo, com 28 empresas, sendo que 11 estarão no evento. “O grupo da Star Alliance no Brasil decidiu participar da feira por ser uma das mais importantes do trade turístico do País, e nossa presença dependia da maioria das companhias aéreas presentes em território brasileiro para que fosse viável”, afirma a gerente de Marketing da Turkish Airlines no Brasil, Rebecca Ann Meadows.

FUSÕES
Em 2013 espera-se que o fluxo mundial de passageiros seja de 3,1 bilhões de pessoas, entre embarques e desembarques aéreos, o que fará deste o primeiro ano que a marca de 3 bilhões será ultrapassada – um crescimento de 5,3% em relação ao ano passado. Responsáveis diretas pelo turismo mundial, as empresas de aviação movimentaram o mercado nos últimos anos com grandes fusões, visando acrescentar mais opções de voos, rotas diretas e investimentos em tecnologias, entre outras novidades.  O lucro das empresas aéreas deve alcançar US$ 12,7 bilhões este ano, ou 67% acima do registrado em 2012 (US$ 7,6 bilhões), segundo dados revisados pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata), que representa cerca de 240 companhias ao redor do mundo. Se a projeção se confirmar, será o terceiro melhor ano para o setor desde os atentados de 11 de setembro de 2001, quando a indústria da aviação mergulhou numa profunda crise.
A última projeção para 2013, anunciada em março, era a de que as companhias aéreas teriam um ganho de US$ 10,6 bilhões. Segundo o diretor geral da Iata, Tony Tyler, o melhor uso da capacidade dos aviões, com taxas de ocupação mais elevadas, e o aumento das receitas auxiliares, como taxas cobradas para assentos mais confortáveis e cancelamento de reservas, serão as responsáveis pelo aumento substancial no lucro das companhias aéreas. Ainda assim, ele afirmou que o desempenho financeiro do setor está longe do ideal.
“Os números são melhores, mas não satisfatórios. No ano passado, o lucro das companhias aéreas era de US$ 2,5 por passageiro, ou o preço de um café. Este ano, será de US$ 4”, comparou Tyler.
A taxa de ocupação deve bater um recorde de 80,3% em 2013. Quanto às receitas auxiliares, elas devem responder por mais de 5% do faturamento do setor este ano. A receita total das empresas, incluindo a receita com as passagens, deve alcançar US$ 711 bilhões este ano. Em 2012 foi de US$ 680 bilhões.

O FESTURIS
Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado chega à 25ª edição e abordará com força o tema sustentabilidade, em mais uma antecipação às principais tendências do mercado mundial. Com uma feira de negócios que é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade mais de 14 mil profissionais circulam pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.600 expositores, que são distribuídos em cerca de 400 estandes. O Festuris 2013 se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festurisgramado.com.

Estados do Nordeste lançam campanha conjunta para atração de visitantes



Secretários de Turismo dos estados do Nordeste reuniram-se nesta quinta-feira (5) para o lançamento do programa Curta Nordeste, uma iniciativa da CTI Nordeste, que tem como objetivo fortalecer a região como a preferida nas escolhas dos turistas brasileiros.

"A união dos estados nordestinos é fundamental para que a região esteja sempre entre as mais desejadas pelos turistas, já que o Nordeste é a região que mais cresce no país, com  paisagens deslumbrantes, lindas praias, diversidade cultural, um vasto patrimônio artístico e um povo acolhedor", observa o secretário de Turismo do estado da Bahia, Domingos Leonelli, que participou do evento juntamente com o representante do Ministério do Turismo, Carlos Henrique, o presidente da CTI Nordeste, Alberto Feitosa, e o presidente da Embratur, Flávio Dino, entre outras autoridades.

A campanha Curta Nordeste consiste em uma plataforma de comunicação nas redes sociais e foi lançada juntamente com a primeira edição da revista Curta Nordeste, produzida pelos governos dos nove estados nordestinos.

Destinos tradicionais da Bahia, a exemplo de Salvador, Itacaré, Chapada Diamantina e Boipeba, ganharam destaque nas páginas da revista, assim como iguarias típicas da culinária baiana, como o acarajé.

Reunião entre o Secretário de Turismo de Natal e o diretor da BCR firmam o lançamento dos cruzeiros turísticos saindo de Natal


 

        O diretor da BCR (Brazilian Cruises Representantion), Milton Sanches que realiza cruzeiros marítimos pelo Nordeste se reuniu com o secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril em São Paulo e confirmou para a próxima quinta-feira (dia 12), às 9h, no auditório da Codern (Companhia Docas do Rio Grande do Norte), o lançamento dos roteiros turísticos com saída e chegada de Natal. Para o evento estão sendo convidados agentes de viagens, membros do trade e a imprensa.  

        Os cruzeiros com saída de Natal começam no dia 5 de dezembro deste ano e seguirão até março de 2014 com a rota partindo de Natal para Fernando de Noronha, depois  Cabedelo (Paraíba) seguindo Recife e volta a Natal, no período de 5 dias.

        Para o secretário, o início desses cruzeiros regulares será muito importante para o turismo de Natal. “Pela primeira vez, nós teremos cruzeiros regulares com saída e chegada a Natal e esse fluxo será muito importante para o desenvolvimento do turismo e economia da cidade. Além disso, os turistas irão conhecer as belezas da cidade de um outro ângulo, como por exemplo a queima de fogos na Ponte Newton Navarro, na virada do ano”, explica Bezerril.

         Fernando Bezerril  acrescentou  ainda que a atuação do presidente da CODERN, Pedro Terceiro de Melo, tem sido fundamental em todas as etapas que culminaram na efetivação desse projeto. “O presidente tem participou ativamente de todas as reuniões e juntos conseguimos mais essa conquista para o turismo de Natal”, afirma Bezerril. Participaram também da reunião, o Diretor de Promoções Turísticas da Secretaria de Turismo de Natal (Seturde), Francisco Cunha Neto; consultor de turismo, Carlos Sodré e o gerente geral de Desenvolvimento de Negócios da Barceló Viagens, Johan Tyren, considerado um dos grandes promotores do destino Natal com os voos charters que realizou durante muitos anos, partindo da Espanha direto para Natal. Johan afirmou que está estudando o reinício desses voos charters.

Assist Card Brasil levará Rafael Cortez na ABAV


A Assist Card Brasil, integrante do maior grupo de assistência ao viajante do mundo, estará na 41ª ABAV - Feira de Turismo das Américas com uma atração especial. A companhia vai levar o humorista Rafel Cortez para distribuir autógrafos e postar para fotos em seu stand, localizado na rua E 58. A apresentação está marcada para acontecer no sábado, dia 07 de setembro, às 16 horas.

Contratado este ano pela Assist Card para ser “o rosto da empresa no Brasil”, o artista estampa seu rosto nos anúncios da companhia em revistas especializadas de turismo e também promove a marca através das redes sociais, onde possui mais de 1,6 milhão de seguidores no Twitter e 65 mil no Facebook.

Outra ação que deve envolver Cortez é a veiculação de uma série de vídeos virais que deverão ser lançados durante a feira. Encenando histórias reais e bem-humoradas, o ator abordará a importância da assistência viagem.

A ABAV deste ano acontecerá entre os dias 04 e 08 de setembro no Anhembi, em São Paulo, e deve reunir mais de 80 mil visitantes. A Assist Card Brasil aproveitará o evento para lançar também sua campanha de incentivo às vendas “Unique Xperience”, que irá premiar os agentes que baterem suas metas com experiências únicas.

Sobre a Assist Card

A Assist Card é a maior empresa de assistência viagem do mundo, há mais de 40 anos no mercado oferecendo soluções locais a emergências no exterior, sem nenhum custo adicional para o seu cliente. Atualmente, a companhia está presente em 110 países, o que confere a habilidade única de atuar em minutos em quase qualquer lugar do mundo. Por ano, a empresa realiza mais de 200 mil atendimentos a pessoas em viagem.

A companhia opera 24 horas, todos os dias, faz o atendimento no idioma dos seus 7 milhões de clientes em todo mundo e oferece acesso a mais de 155 mil prestadores de serviços de assistência médica e odontológica internacional, jurídica e de bagagem. Além desses serviços, a companhia também conta com seguros de Cancelamento de Viagem, Acidentes Pessoais e Bagagem entre outros.

A Assist Card atua com algumas das principais empresas da América Latina do setor de turismo, como Royal Caribean; Queensberry, Kangaroo Tours, Experimento, Flytour, Forma Turismo, Costa Brava, Litoral Verde, GladTur, Magic Way, Mix Operadora, Primeiro Mundo, Teresa Perez e Tuibra Travel. Entre seus clientes estão companhias como o grupo Vale, Ambev, Petrobrás, Embraer, Visa, Natura, ThyssenKrupp, Fiat, Ford, Scania, Michelin, Nextel, Continental Airlines, LG, Liberty Seguros, Lincx, Marítima Saúde, Unimed, Lide, Disney World, entre outros.

 

GALERIA DE FOTOS ABAV 2013- FEIRA DAS AMÉRICAS


 Ana Rita, Neiwaldo, Gina Robinson e Beth Cerqueira
 Agentes de viagens de Natal marcando presença.
 Lucia Valença do Bello Mare  e Ponta do Sol praia hotel

 Gravatá na ABAV- Patrick e Henrique

 República Dominicana recheado de novidades.. Adamilca Peña do escritório da República Dominicana no Brasil
 ITB  Berlim recebe a visita do presidente da ABAV-Nacional Antônio Azevedo
 Avianca, Walter, Simone e Anderson, uma equipe dez.
 Mussulo resort em ação- da Paraíba para o Mundo
 Foz do Iguaçu
 Martur em todas, Marcos e Marta...
 Gapnet com Giló e Paulo Bispo
Carlos Dezen e Cristina Lira

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Hotel Majestic de Natal é apresentado na sala de imprensa da 41ªABAV-FEIRA DAS AMÉRICAS




O diretor do hotel Majestic Natal, empresário Abdon Gosson apresentou em entrevista coletiva à imprensa na tarde desta quinta-feira(05), na sala de imprensa o hotel Majestic, que foi inaugurado há um ano e meio. Entre os destaques do Majestic está o restaurante La Brasserie de La Mer, filial do restaurante paulistano que se encontra nas dependências do hotel, e possui um cardápio requintado e é frequentado por influentes personalidades do RN. O chef francês Erick Jacquin que cuida do menu esteve presente falando dos pratos e da arte de cozinhar. Na sala de imprensa, também presente o secretário de turismo de Natal, Fernando Bezerril e o consultor Carlos Sodré.


O hotel não recebe grupos nem excursão, enfatizou Abdon Gosson, mas um cliente exclusivo com atendimento especial, disse ele.

Coordenadora de Comunicação digital do Mtur, Tatiana Lobão ministrou palestra no II encontro de blogueiros na 41ªABAV- FEIRA DAS AMÉRICAS




Os dados mostram que são 102,3 milhões de internautas brasileiros, ou seja metade da população brasileira já utiliza as midias sociais para negócios, lazer ou troca de idéias e informações. A coordenadora de Comunicação Digital do Mtur, Tatiana Lobão, ministrou palestra hoje (06) na Vila do Saber, durante o II encontro de blogueiros na 41ªABAV-FEIRA DAS AMÉRICAS, que começou dia 04 e prossegue até domingo (8), no Anhembi eventos e exposições em São Paulo. Tatiana Lobão num bate papo apresentou informações e dados importantes para os blogueiros presentes no evento. Em pesquisa realizada pelo IPt
Marcelo Valente
Tatiana Lobão
uris a pedido do Sindicato das empresas de turismo de São Paulo, mostrou que 54%  das agências de viagens de SP ainda não estão nas mídias sociais.

Tatiana Lobão apresentou a importância das mídias sociais ,como o facebook um dos mais utilizados . Ela inclusive citou que causa estranheza uma agencia de viagens ainda não estar conectada a uma rede social., bem como órgãos públicos como secretarias de turismo que não utilizam ainda este serviço.  Hoje existem cerca de mais de 500 blogueiros de turismo, talvez até mil , e com isso mil possibilidades de compartilhamento, enfatizou Tatiana.
Hoje as informações não estão mais concentradas somente nas agências de viagens. Muitos buscam informações na internet. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo , 80% das pessoas fazem uso hoje da internet para buscar informações. E também pesquisa do Mtur de 2012 revela que mais de 90% dos turistas não utilizam  agencias de viagens para organizar a principal viagem doméstica, enfatizou. Tatiana lembrou que o blog não vende produto, então não é concorrente da agência, o que facilita e ambos podem fazer parcerias e trabalhar juntos, afirmou.
Tatiana Lobão citou o Instagram e facebook, duas mídias sociais , onde o Mtur utiliza ferramentas e  recebe fotos colaborativas de pessoas. Para dar conta de toda esta estrutura, o Mtur conta com uma equipe profissional para cuidar somente das mídias sociais, onde se tem autonomia de gestão. O sucesso do Instagram rendeu matéria espontânea na Folha de São Paulo .

Tatiana Lobão passou mensagem para os blogueiros do dicas  :

1- Seja encontrado
Facilite a busca do usuário através da localização, que seja encontrado num ambiente físico

2- Seja confiante .Esteja presente na plataforma

3-Seja atraente- utiliza recursos das fotos- explore o que tem de melhor, quando mais informações melhor
4-Seja aberto nas redes sociais, ao diálogo, com feedback, chamando pessoas com engajamento e interação, buscando relevância ao conteúdo, faça sugestões, seja original, busque relevância aos conteúdos e como exemplo citou a CVC que responde imediato numa rede social.

5- Seja aberto
6- Seja próximo - Faça parte do dia-a-dia de seu público

7-Seja móvel
-customização, interatividade, rapidez.
8- Seja estratégico. Trabalhar com redes sociais é importante, mas não adianta ir para as mídias sem um planejamento, então é necessário construir uma estratégia voltada para o público que quer atingir. A chave do negócio está no conteúdo.. "Não crie perfis sem criar sua plataforma", lembrou. E  como recado ressaltou que o trade precisa se aproximar mais na divulgação incluindo os blogueiros, aproximar dos órgãos do governo buscando compartilhamento. No mtur se procura valorizar os blogueiros para interagir com as informações; ´pedidos de review no Tripadvisor, ações de relacionamento com blogueiros  e influenciadores digitais, monitoramento de menções em busca de riscos e oportunidades.


Em seguida, o diretor de midias sociais da ABAV-PR, Marcelo Valente bateu um papo com os blogueiros e citou a iniciativa inédita da ABAV-PR de criar este cargo, que com certeza outras abavs estaduais poderão adotar o exemplo. Valente já conhecido , diretor da Loumar turismo, promoveu o I encontro de bloqueiros do turismo durante o festival de turismo das Cataratas do Iguaçu em Foz do Iguaçu no ano passado, o que promoveu uma grande movimentação do segmento no mercado. Com a presença do presidente da ABAV-PR, Roberto Bacavis, parabenizou a iniciativa da ABAV no Paraná e anunciou sua primeira ação,de uma pesquisa junto ao Sebrae para propor um raios X das agências de viagens que tem blogs. Ele sugeriu que o Ministério do Turismo encampe esta idéia em todo o país.  Vamos trazer para dentro as agêncis de viagens, disse Valente. A Loumar turismo é uma das agências que tem um blog .

Bancos financiaram R$ 6,1 bilhões para empresas de turismo



O valor cresceu 23% no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2012, e foi destinado a 
hotéis, restaurantes, empresas aéreas e agências de turismo

06/09/2013

Representantes do MTur e de bancos públicos estão na 41ª Feira de Turismo das Américas, em São Paulo, tirando dúvidas de empresários sobre linhas de crédito no setor de turismo.
 
De acordo com a Coordenação de Investimentos do Ministério do Turismo, os financiamentos concedidos às empresas do setor de turismo tiveram aumento de 23%, de janeiro a junho de 2013 em relação ao mesmo período do ano passado. Os investimentos subiram de R$ 5 bilhões para R$ 6,1 bilhões no período. Em 2011, os empréstimos dos bancos somaram R$ 8,6 bilhões, enquanto que, em 2012, a soma foi de R$ 11,2 bilhões, de acordo com o MTur. 
“O crescimento se explica pelo aumento da interlocução entre os setores público e privado do turismo, o reconhecimento do potencial da área pelos bancos e a organização dos empresários para a captação de recursos”, disse o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento de Turismo, Fábio Mota. 
Os empréstimos são destinados a empresas aéreas, hotéis, parques, transportadores, bares, restaurantes, locadoras de automóveis e agências de turismo e podem ser concedidos pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste e Banco da Amazônia. 
Desde 2003, o MTur articula com os bancos públicos linhas de créditos específicas para o setor, entreelas, o Programa BNDES ProCopa Turismo, destinada à reforma e construção de hotéis; o Programa de Apoio ao Turismo Regional (Proatur)  e o Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Tatiana Lobão, coordenadora de comunicação digital do Ministério do Turismo ministra palestra hoje (05) na 41ª ABAV- FEIRA DAS AMÉRICAS

Aviso de Pauta: Palestras do MTur acontecem hoje em feira da Abav

A influência das mídias sociais na escolha de destinos de viagens e as novas diretrizes do programa de regionalização são temas de palestras do MTur

A 41ª Feira de Turismo das Américas terá hoje duas palestras com representantes do Ministério do Turismo. Tatiana Lobão, coordenadora de comunicação digital do Ministério, fala sobre a influência das mídias sociais na escolha de destinos de viagens (12h30). Jun Yamamoto, coordenador geral de Regionalização, aborda as novas diretrizes do programa de regionalização do MTur (15h). 
Serviço
Palestra: “A Influência das Mídias Sociais na Escolha de Destinos de Viagem” – Tatiana Lobão
Data: 06/09/2013
Hora: 12h30
Sala: 1, Vila do Saber

RIVIERA NAYARIT FOI APRESENTADO A IMPRENSA NA ABAV

NOVO DESTINO EM ALTA



A riviera Nayarit foi apresentada a imprensa ontem (05) no mezanino do Holiday Inn hotel. A riviera Nayarit

é o mais novo destino turístico do México e ocupa 307 quilômetros na costa do pacífico, emoldurada por espetaculares montanhas e a poucos minutos do aeroporto internacional de Puerto Vallarta. Conhecido como tesouro do pacífico mexicano, concentra resorts de luxo e hotéis-butique. O lugar ainda pouco procurado pelos brasileiros, mais por canadenses e americanos é a nova menina de olhos que está chamando atenção de turistas do mundo. Tem atrativos exuberantes, a hospitalidade do povo, o bem estar, cenários ideais para a prática do surfe, campos de golfe de nível mundial e uma exuberante vida natural, com ampla variedade de tartarugas marinhas e aves tropicais. Estiveram representando o destino, Carlos Eguiarte, coordenador de promoções e vendas, Pamela Zepeda, gerente de vendas e promoção e Richard M. Zarkin, gerente de relações públicas. Na ocasião foi promovido um coquetel e apresentação do destino.

 Resta agora procurar seu agente de viagens e embarcar.Vamos para a riviera no México?

ABAV-PE homenageia presidente Antonio Azevedo


Dirigente também participou da entrega do prêmio Criatividade, que visa reconhecer originalidade dos estandes; TAP, Espanha, TAAG e Holanda foram contemplada
Em agradecimento ao trabalho conjunto realizado entre ambas as entidades, Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional, recebeu, na tarde de ontem (5), no segundo dia da 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas, uma homenagem da ABAV-PE, a qual integra a campanha “É só chegar”, criada em 2009.
 “A ABAV tem sido nossa parceira durante todo o ano. Queremos apenas agradecer pela receptividade no evento e aproveitar para lançar nossa candidatura como estado patrono da ABAV 2014”, afirmou Luciana Fernandes, diretora Comercial da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
 Em seguida, Azevedo marcou presença na entrega do prêmio Criatividade, idealizado pelo grupo Brasil Travel News e cujo objetivo é reconhecer a originalidade dos estandes participantes. A TAP conquistou o primeiro lugar na categoria “individual”, procedida pela Espanha e TAAG, companhia aérea angolana. No quesito “grupo”, a Holanda, presente pela primeira vez na feira, sagrou-se vencedora.

Nova diretoria da ABAV-PR expõe experiência de turismo digital no Encontro de Blogueiros e Agentes de Viagens, na Feira das Américas

Logo PR



Marcelo Valente, da operadora receptiva Loumar Turismo e diretor adjunto de agências digitais da ABAV Paraná, contará aos participantes do II Encontro de Blogueiros e Agentes de Viagens sobre a experiência inédita no país: uma diretoria adjunta focada no envolvimento do turismo digital.

Marcelo Valente transformou uma agência física em digital, e fez a Loumar sair de ação coadjuvante, onde a maioria dos receptivos da região está inserido, para concorrer em igualdade de condições com grandes operadoras nacionais e internacionais, posicionando a Loumar entre as grandes do mercado, com o auxílio de meios digitais. Entre as ações desenvolvidas por Marcelo Valente e a Loumar Turismo estão eventos de marketing digital como o Blog Tur Foz e o Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo.

Antônio Azevedo, presidente nacional da ABAV, está animado para que esta direção fortaleça a relação da Associação com o crescente mercado da captação turística dentro da internet. "O ineditismo no Paraná é o exemplo que temos que levar para todo o país", diz Azevedo.

O bate-papo com Marcelo Valente irá acontecer na sexta-feira, 06, às 13h20. E ficará a disposição para conversa e networking após o evento.


SERVIÇO
02º Encontro de Blogueiros de Turismo e Agentes de Viagens na ABAV 2013
Dias: 04, 05 e 06 de Setembro de 2013
Espaço: ‘Vila do Saber’ – Sala 10
Realização: Portal de Turismo Embarque na Viagem
Organização: Promo Inteligência Turística
Programação completa: http://clickfoz.com/139LIzf
 

PARQUES TEMÁTICOS COMO ATRAÇÃO INTERNACIONAL


Embratur e Sindepat lançam Catálogo Internacional de Parques Temáticos e Atrações Turísticas no Brasil
durante ABAV 2013

A 41ª ABAV - Feira de Turismo das Américas - foi palco do lançamento do Catálogo Internacional de Parques Temáticos e Atrações Turísticas no Brasil. Na tarde de hoje (5), a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o Sindepat (Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas), idealizadoras da publicação, reuniram autoridades presentes no evento para apresentar ao público mais esse instrumento de promoção dos atrativos turísticos do Brasil no mercado internacional.

Na foto: o presidente do Sindepat, Alain Baldacci; e o presidente da Embratur, Flávio Dino
                                                                                                  
Durante o lançamento, o presidente da Embratur, Flávio Dino, ressaltou que os agentes de viagem e operadores de turismo estrangeiros dispõem, em um único catálogo, de diversas opções de entretenimento. “Em versões em inglês e espanhol, o catálogo cria mais uma oportunidade para novos negócios do segmento turístico brasileiro no exterior”, disse Dino.

O presidente do Sindepat, Alain Baldacci, aproveitou a oportunidade para destacar a importância dos parques para o incremento do turismo nas regiões onde os equipamentos estão presentes e agradeceu a parceria com a Embratur. “A sinergia entre as iniciativas públicas e privadas são de fundamental importância para que o turismo contribua cada vez mais para a economia”.

Dividido em duas partes – parques temáticos e atrações turísticas -, o material traz informações sobre os 18 empreendimentos associados ao Sindepat, além de dados sobre as atrações turísticas, localizações, sites e indicações de programas para família e pessoas de todas as idades e culturas. A publicação está na agenda promocional da Embratur  como forma de aproveitar a megaexposição que o país terá nos próximos anos para promover os parques temáticos brasileiros.

O lançamento do Catálogo Internacional de Parques Temáticos e Atrações Turísticas no Brasil foi prestigiado pelo presidente da ABAV, Antônio de Azevedo, pelo presidente da Resorts Brasil, Dilson Fonseca, além de secretários estaduais e municipais de turismo, e representantes das atrações contempladas na publicação. Atualmente os parques temáticos geram no Brasil cerca de 58 mil empregos diretos e indiretos, e por ano atraem 10 milhões pessoas

Festuris terá a presença de 22 companhias aéreas


Empresas que são o termômetro de crescimento do turismo aparecem com peso no evento em 2013
A dois meses dias de iniciar sua edição de 25 anos, o Festival do Turismo de Gramado confirma a participação de 22 companhias aéreas, nacionais e internacionais. Estarão presentes: TAM, TAP, Gol, Azul, Avianca, South África Airways, American Airlines, Taca, Emirates, Turkish Airlines, Etihad Airways, Delta Airlines, Buquebus, Pluna Lineas Aereas, Aerolíneas Argentinas, Air Canadá, Air China, Copa Airlines, Lufthansa, Singapore Airlines, Swiss e United Airlines.
Entre as participantes do Festuris estará a Star Alliance, principal rede de companhias aéreas do mundo, com 28 empresas, sendo que 11 estarão no evento. “O grupo da Star Alliance no Brasil decidiu participar da feira por ser uma das mais importantes do trade turístico do País, e nossa presença dependia da maioria das companhias aéreas presentes em território brasileiro para que fosse viável”, afirma a gerente de Marketing da Turkish Airlines no Brasil, Rebecca Ann Meadows.

FUSÕES
Em 2013 espera-se que o fluxo mundial de passageiros seja de 3,1 bilhões de pessoas, entre embarques e desembarques aéreos, o que fará deste o primeiro ano que a marca de 3 bilhões será ultrapassada – um crescimento de 5,3% em relação ao ano passado. Responsáveis diretas pelo turismo mundial, as empresas de aviação movimentaram o mercado nos últimos anos com grandes fusões, visando acrescentar mais opções de voos, rotas diretas e investimentos em tecnologias, entre outras novidades.  O lucro das empresas aéreas deve alcançar US$ 12,7 bilhões este ano, ou 67% acima do registrado em 2012 (US$ 7,6 bilhões), segundo dados revisados pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata), que representa cerca de 240 companhias ao redor do mundo. Se a projeção se confirmar, será o terceiro melhor ano para o setor desde os atentados de 11 de setembro de 2001, quando a indústria da aviação mergulhou numa profunda crise.
A última projeção para 2013, anunciada em março, era a de que as companhias aéreas teriam um ganho de US$ 10,6 bilhões. Segundo o diretor geral da Iata, Tony Tyler, o melhor uso da capacidade dos aviões, com taxas de ocupação mais elevadas, e o aumento das receitas auxiliares, como taxas cobradas para assentos mais confortáveis e cancelamento de reservas, serão as responsáveis pelo aumento substancial no lucro das companhias aéreas. Ainda assim, ele afirmou que o desempenho financeiro do setor está longe do ideal.
“Os números são melhores, mas não satisfatórios. No ano passado, o lucro das companhias aéreas era de US$ 2,5 por passageiro, ou o preço de um café. Este ano, será de US$ 4”, comparou Tyler.
A taxa de ocupação deve bater um recorde de 80,3% em 2013. Quanto às receitas auxiliares, elas devem responder por mais de 5% do faturamento do setor este ano. A receita total das empresas, incluindo a receita com as passagens, deve alcançar US$ 711 bilhões este ano. Em 2012 foi de US$ 680 bilhões.

O FESTURIS
Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado chega à 25ª edição e abordará com força o tema sustentabilidade, em mais uma antecipação às principais tendências do mercado mundial. Com uma feira de negócios que é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão, durante dois dias de intensa atividade mais de 14 mil profissionais circulam pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.600 expositores, que são distribuídos em cerca de 400 estandes. O Festuris 2013 se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festurisgramado.com.
 

Viaja Mais tem 270 pacotes de viagem com desconto



O programa traz ofertas de 54 destinos turísticos e saídas de 39 cidades brasileiras, entre eles pacotes para o natal em Gramado e um cruzeiro pelos rios do Amazonas
A segunda edição do Viaja Mais Melhor Idade, lançado nesta quarta-feira (4) na Feira das Américas, traz viagens com descontos e vantagens exclusivas para idosos. As ofertas especiais de lançamento vão de 4 a 14 de setembro e podem ser consultadas pelo site do programa (www.viajamais.gov.br).
Na primeira edição do Viaja Mais (2007-2010) os pacotes levavam a 40 destinos turísticos e saíam de 28 cidades brasileiras. “A meta é ampliarmos o números de destinos e de locais de partida para atingirmos todos os estados brasileiros”, afirma Wilken Souto, coordenador geral de Segmentação. Até o momento, são 54 destinos e saídas de 39 cidades de 12 estados brasileiros.
Há pacotes que incluem passagem aérea, refeições e hospedagens. Outros oferecem apenas a hospedagem e passeios avulsos. Os destinos variam de acordo com a vocação da cidade escolhida. Há cruzeiros (Grand Amazon) pelos rios da maior floresta tropical do país que incluem safári fotográfico, um passeio de contemplação de botos e visita a um povoado indígena, com desconto de 20% para o público da terceira idade.
Se a ideia for planejar o fim de ano, o Viaja Mais oferece pacotes para o natal mais tradicional do país: Gramado, na pousada Vovó Carolina, que inclui passeios pelas cidades de Gramado e Canela, uma visita ao Vale dos Vinhedos e uma refeição grátis de bônus no período mais disputado do ano.
O objetivo do programa é movimentar o mercado brasileiro de turismo especialmente nos períodos de baixa temporada. “O programa vai oferecer oportunidades de viagem a um público cada vez mais numeroso”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira. De acordo com o IBGE, o Brasil tem 23,5 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que corresponde a 12,1% da população brasileira.
Por meio de parceria com os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal, os pacotes poderão ser parcelados pelo público em até 48 vezes com juros reduzidos. Para participar do programa, as operadoras precisam estar inscritas regularmente no Cadastur (cadastur.turismo.gov.br) e oferecer benefícios ou vantagens exclusivas para o público da terceira idade.
A adesão ao programa pode ser feita nos estandes do MTur ou da Braztoa na feira da Abav ou pelo site do Viaja Mais. No site também é possível consultar uma cartilha com orientações para o público e para as empresas interessadas em participar do programa.

Nesta primeira fase do programa, os pacotes serão oferecidos por operadoras de turismo. Em uma segunda etapa, o MTur amplia seus parceiros e passa a incluir agências de viagem, receptivos locais, parques temáticos, companhias aéreas, meios de hospedagem e locadoras de veículos.

“O Ministério do Turismo montou uma programação ampla e diversificada, porque entende a importância de estar presente e apoiar um evento que reúne os principais atores do setor”, afirmou o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz.

Uma pesquisa realizada pelo MTur em 2011 apontou que a maior parte dos idosos considera o desconto o principal estímulo para a viagem. “É por esta razão que a formação de uma rede de descontos tornou-se uma meta para o novo Viaja Mais”, diz Wilken Souto, coordenador geral de Segmentação do MTur.

O Viaja Mais Melhor Idade já vendeu 599 mil pacotes de viagem desde que foi lançado (setembro de 2007 a dezembro de 2010). Os destinos mais procurados na primeira edição foram Natal (RN), Fortaleza (CE), Lins (SP), Caldas Novas (GO) e Serra Gaúcha (RS).
Clique aqui para ouvir declaração do ministro Gastão Vieira sobre vantagens do programa Viaja Mais Melhor Idade.
 
Assessoria de Comunicação- Ministério do Turismo

Bahia lança novos roteiros e apresenta calendário de verão na Abav



Quem visitar a Bahia neste verão terá 40 novas opções de roteiros nas 13 zonas turísticas do Estado. Os novos produtos incluem visitas a comunidades quilombolas no Recôncavo; fábricas de chocolate e aldeias indígenas no Litoral Sul;  esportes de aventura, na Chapada Diamantina e Baía de Todos-os-Santos; além de patrimônio histórico e roteiros gastronômicos, em Salvador.

O livro com os novos roteiros foi apresentado oficialmente pela Bahiatursa a agentes e operadores de viagem, durante a Feira das Américas, promovida pela Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav), no Anhembi, em São Paulo. Na oportunidade, o secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, também fez uma apresentação do calendário de verão da Bahia, que inclui festas populares, ensaios de bandas e artistas, e o Festival de Verão de Salvador, assim como festas em Porto Seguro e demais regiões.

"É o período mais aquecido da economia do turismo da Bahia, quando recebemos cerca de dois terços dos nossos 5,8 milhões de turistas brasileiros e estrangeiros, por isso, estamos apresentando esses produtos a quem pode comercializá-los, que são os agentes e operadores", ressalta Leonelli.

Operadoras também formataram novos roteiros para a Bahia

A partir deste verão, Salvador ganhará um novo roteiro terrestre para Itacaré, no Litoral Sul. De acordo com o diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, Fernando Ferrero, a CVC vai realizar a operação, que terá saídas diárias da capital para a cidade da Costa do Cacau. "A ideia é que os turistas de Salvador aproveitem o dia em Itacaré, e que os visitantes que lá estejam curtam um dia inteiro na capital", explica.

Nos segmentos de ecoturismo e aventura, a novidade está por conta de atividades como trilha e canoagem na Ilha de Itaparica. O roteiro é operado pela empresa D'Aventura, que fez o lançamento durante a Abav. "O objetivo é aproveitar o nosso potencial natural, incrementando atividades de lazer", afirma o diretor da empresa, Tiago Valois.

ABAV-Feira das Américias muda de nome a partir de 2014 e já tem data agendada para ser realizada




Em entrevista coletiva hoje (05), na sala de imprensa do Anhembi parque, durante a 41ªABAV- Feira das Américas foi anunciado que a partir de 2014, o nome ABAV-Feira das Américas já muda de nome e recebe novo formato, e passará a se chamar na próxima edição 42ªABAV- Expo Internacional de Turismo. Depois de dez anos no Rio  de Janeiro, a feira das Américas como ficou conhecida a partir de agora, acontece em São Paulo. Hoje em entrevista coletiva, o presidente da ABAV nacional, Antônio Azevedo divulgou uma parcial do balanço do evento, ao lado dos parceiros, como Braztoa, Sebrae, Abeta, Promo eventos e Abracorp.Já confirmada a data para 2014 - 24 a 28 de setembro . O evento permanece em SP até 2015 no Anhembi parque, mas as negociações estão sendo feitas para continuar a ABAV em São Paulo, ressaltou o presidente da ABAV nacional, Antônio Azevedo.

Durante a coletiva, o presidente da ABAV nacional ,Antonio Azevedo recebeu homenagem do presidente da Audavi (Associação Uruguaia de agentes de viagens), Sérgio Bañales. Também foi assinado um termo de cooperação da Abracorp com Braztoa.



   

PRINCIPAIS NÚMEROS da 41ªABAV - Feira de Turismo das Américas


Público no primeiro dia (04 de setembro)
12.848 profissionais do setor

Projeção total de público entre 04 e 06 de setembro
Mais de 32 mil profissionais do setor

Expectativas de público no final de semana
50 mil pessoas


Número de hosted buyers nacionais e internacionais confirmados para o evento
750 nacionais e internacionais

Número total de profissionais credenciados da imprensa
825 inscritos

empregos  gerados
5.494 montadores, serviços e organização

Quantas pessoas frequentaram ontem (04) as salas da Vila do Saber
1.032 participantes nas 12 salas da Vila do Saber

Já confirmada a data para 2014 - 24 a 28 de setembro



quinta-feira, 5 de setembro de 2013

LEGO Chima vira desenho animado



Primeiros episódios que narram as aventuras do mundo mágico de Chima vão ao ar às sextas-feiras (reprise aos domingos), pelo Cartoon Network.

Setembro, 2013 – A LEGO, líder mundial do setor de brinquedos de montar, anuncia uma grande novidade para as crianças. Desta vez, é na tela da TV. A linha LEGO Chima agora também é um desenho animado que vai ao ar a partir de 6 de setembro no canal Cartoon Network. As primeiras edições serão exibidas às sextas, às 16h, com reprise aos domingos, às 15h30.

“A linha Chima é a nossa maior novidade. É uma história totalmente criada pela LEGO e traz para as crianças a oportunidade de montar os conjuntos, figuras de ação e de competir com os Speedorz, que são os veículos com os quais as crianças podem brincar sozinhas ou em grupo”, declara Robério Esteves, diretor de operações da empresa no Brasil. A LEGO também apostou na realização de eventos espalhados pelo País, principalmente no período de férias escolares para as crianças, com objetivo de criar a conectividade entre elas e os personagens da série.

A Lenda de Chima
Chima é um mundo mágico onde há tribos guerreiras formadas por animais que lutam para obter uma fonte de energia preciosa chamada CHI, que é distribuída igualmente entre todas elas pela tribo Leão, considerada a protetora deste poder mágico. Mas algo dá errado e algumas tribos menores, lideradas pelo jovem crocodilo Cragger, o príncipe da tribo Croq, também quer ter o controle do CHI. “Esta situação coloca a vida de Chima em perigo e uma grande batalha entre o bem e o mal está prestes a ser travada. Apenas o poder de CHI poderá garantir a sobrevivência desta terra”, completa Esteves.

Além dos comerciais, as estratégias da LEGO para divulgação da linha Chima envolvem a realização de eventos e ações promocionais e de merchandising em pontos de venda.

Sobre a LEGO
Fundado em 1932 na Dinamarca, o Grupo LEGO é líder mundial no segmento de brinquedos de montar, sendo o segundo maior fabricante de brinquedos do mundo. Em 2011, mais de 36 bilhões de elementos foram produzidos nas fábricas localizadas na Dinamarca, República Tcheca, Hungria e México, o que representa a produção aproximada de 68 mil elementos por minuto ou 1.140 por segundo. A coleção LEGO conta com mais de 4.200 elementos diferentes, fabricados com 58 cores distintas. Presente em mais de 130 países, a LEGO iniciou suas atividades no Brasil em 1986 e, desde 2005, os brinquedos são distribuídos pela M.Cassab. Este ano, o Brasil recebe a maior quantidade de lançamentos desde o início da atuação da LEGO no país, o que equivale a 237 novos produtos, representando uma renovação de 84% da linha em comparação ao ano passado.

Conheça o novo site da LEGO Brasil: www.legobrasil.com.br

SAC: 0800 770 1615