Total de visualizações de página

sábado, 27 de julho de 2013

Advance Turismo vai apresentar o “Reserva Fácil” no nordeste


Criada em 1987, a Advance Turismo é uma das maiores e mais modernas consolidadoras de passagens aéreas que operam no Brasil e atua com foco em simplificar a viagem, para as agência focarem nos seus negócios.
Com sede em São Paulo, suas atividades cobrem todo o país, com o apoio de 34 pontos de distribuição integrados e de cerca de 4 mil agências de viagens cadastradas.
A  consolidadora vai participar pela primeira vez do Festuris JPA e aposta no festival dentro das estratégias de expansão da marca na região nordeste. Durante o evento, a Advance vai apresentar e divulgar seu “Reserva Fácil”, sistema de self booking, para o mercado da Paraíba e para os 700 agentes de viagens da região norteste convidados do evento. “O Reserva Fácil está disponível gratuitamente para nossos clientes e permite pesquisar, reservar e emitir passagens aéreas, assistência viagem e hotelaria. Sua interface amigável possibilita que qualquer usuário esteja apto a utilizar todos os recursos sem necessidade de treinamento específico” explica Tais Freire Salles, da Advance.

Viva Costeira com Mobilização "RN a Flor do Caribe", será neste domingo(28) com concentração as 16hs no Centro de Convenções de Natal

Os empresários do turismo de todos os segmentos estarão realizando amanhã (domingo), a partir das 16h durante a realização do  “Viva Costeira” promovido pelo Governo do Estado, Prefeitura do Natal e o Polo Praia da Costeira uma mobilização com a distribuição de camisetas com a logomarca “RN a Flor do Caribe”  para todos os participantes. A proposta é associar a novela da Rede Globo “Flor do Caribe” ao Rio Grande do Norte com o objetivo de  despertar atenção dos participante  do “Viva Costeira” e também da mídia.            
        Para isso, uma campanha interna será desenvolvida dentro de todas as empresas do segmento do turismo, visando levar essa informação aos seus funcionários, como apoio a divulgação, além de motivar os turistas que visitam Natal. Segundo o secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, não se pode perder esta oportunidade, sem gastar um tostão a Globo está mostrando uma novela, levada nacionalmente e através de 180 países onde Natal é a estrela máxima. “Precisamos nos mobilizar e fazer com que a mídia entre com força na divulgação de Natal”
      Para a empresária Emanuelle Barreto do Polo Via Costeira, a  ideia é iniciar o trabalho junto a quem desenvolve atividade no segmento turístico: hoteleiro, bugueiro, funcionários dos meios de hospedagem, das agências de viagens, dos receptivos, guias de turismo, das locadoras de carro, dos bares e restaurantes, dos turismólogos, entre outros. “Não podemos desperdiçar esta oportunidade”

        A novela Flor do Caribe – exibida na Rede Globo – teve boa parte de suas cenas gravadas no Rio Grande do Norte, principalmente ressaltando as belezas naturais e, por conseguinte, o turismo do RN. Não é de hoje que o turismo potiguar é elogiado dentro e fora do país. O que surgiu agora é uma marca, algo que pode ser explorado – e bem – comercialmente tendo em vista a mídia gratuita que se tem com a veiculação da novela em rede nacional.
        O turismo pode se valer dessa importante ferramenta midiática para fortalecer sua imagem dentro do país e, posteriormente, no exterior.
É sabido o impacto que as novelas tem nos telespectadores. Nisso, surge a oportunidade de, somado a esse impacto, fomentar a curiosidade, o desejo do telespectador em conhecer aquele local da Flor do Caribe.
 
PROGRAMAÇÃO


16h - Concentração no Centro de Convenções;
16h30 - Inicio da Caminhada até ao Hotel Vila do Mar e retorno até ao Centro de Convenções;
18h - Aulão de Axé da Escola de Dança "Evidance";
18h30 - Inicio do Show da Banda "Quarteto Linha";
20h0 - Encerramento do Evento

sexta-feira, 26 de julho de 2013

LATAM e Abracorp anunciam ações conjuntas


 
 
 O Grupo LATAM Airlines e a  Associação Brasileira de Agências Corporativas (ABRACORP) anunciam uma parceria inédita na 41ª edição da Feira de Turismo das Américas - Abav, que será realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulode 4 a 8 de setembro.
Buscando se aproximar cada vez mais do público corporativo o Grupo LATAMAirlines oferecerá gratuitamente a seus parceiros comerciais, associados ABRACORP e público em geral a Sala LATAM/ABRACORP, localizada durante a ABAV na Vila do SaberSerão realizadas palestras e painéis diários, com capacidade para cerca de 100 pessoas, abordando temas relevantes como o novo passageiro corporativo e seus diferentes canais de atendimento, além de eventos corporativos, comunicação digital e self-booking.

Além da Sala LATAM/ABRACORP, a companhia aérea estará com seu stand na ABAV 2013 para promover ações de relacionamento com os visitantes.

Outras iniciativas estão previstas entre o Grupo LATAM e a ABRACORP para este ano e uma delas já foi anunciada na última reunião mensal de associados ABRACORP: o patrocínio da LATAM como transportadora aérea oficial da primeira Convenção Internacional dos emmbros da associação, que será realizada em Orlando no fim deste ano. A iniciativa, que também conta com o apoio do Hotel Hilton Orlando, Visit Orlando e da US Travel Association, promoverá maior intercâmbio entre os profissionais do setor de ambos os países, que concentram crescente fluxo de viajantes a negócios.
Sobre o Grupo LATAM Airlines
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 27 países, com uma frota de 317 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem mais de 53 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).
Sobre Abracorp
Sem fins lucrativos, a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) tem como principal meta qualificar e aprimorar os serviços prestados pela indústria de viagens corporativas. Valores como ética, transparência, comprometimento e responsabilidade estão presentes em todas as suas ações, uma vez que a entidade é referência neste setor. Constituída por 32 agências associadas e presidida por Edmar Bull, a entidade é responsável por cerca de um terço da movimentação total de viagens corporativas no Brasil. No portal www.abracorp.org.br estão disponíveis dados estatísticos setoriais, que permitem identificar as tendências do crescente mercado de viagens corporativas, nacionais e internacionais e, também, acompanhar o desempenho das diferentes companhias aéreas, redes hoteleiras, hotéis independentes, locadoras de automóveis entre outros produtos e serviços que compõem a bilionária movimentação de negócios nos diferentes segmentos analisados.
Ser referência na indústria de viagens corporativas, promovendo seu desenvolvimento, é a missão primordial da entidade. Com seu inédito modelo de gestão, a Abracorp inaugura, no setor de viagens, exclusiva estrutura administrativa, instituindo como órgãos associativos cinco instâncias de poder, assim estabelecidos: Assembleia Geral, como órgão soberano; Conselho Consultivo, como órgão de consulta, orientação e apoio ao Presidente do Conselho de Administração em questões de direcionamento estratégico, ética, conduta e sustentabilidade da Associação. 

Assessoria de Comunicação- TAM

Meliá Hotels International Brasil apresenta seus hotéis de Cuba em grande estilo




No último dia 12, a rede hoteleira apresentou seus hotéis em Cuba, em um jantar no hotel Meliá Jardim Europa. Também apresentou a volta da operadora de voos Cubana de Aviación, com o lançamento do voo São Paulo/Havana/São Paulo, que começou a operar em 10/07. A Meliá Hotels International é uma das companhias que mais comemorou a inauguração do trecho aéreo, uma vez que é a rede internacional que mais possui hotéis em Cuba - com diversos estabelecimentos de grande luxo e requinte.

O evento contou com a presença das principais operadoras de turismo e agências de viagens do Brasil, da imprensa e de grandes nomes que movimentam o turismo mundial, incluindo o Ministro do Turismo de Cuba, Manoel Marrero, que veio ao Brasil especialmente para divulgar o novo trecho. Na oportunidade, a Diretora de Leisure Travel da Meliá Hotels International no Brasil, Gisele Torrano, comentou sobre a importância que o lançamento do trecho aéreo possui para os turistas, que terão ainda mais facilidade para conhecer uma das ilhas mais bonitas do mundo. Torrano falou também sobre a representatividade que os hotéis da Companhia possuem nesse destino, ressaltando que 80% dos turistas que viajaram a Cuba em 2012 estiveram hospedados em um dos empreendimentos da Meliá.

Ainda assim, com o novo voo, a rede espera receber mais brasileiros em um dos destinos mais procurados por sua beleza natural e pelo mistério que desperta nos viajantes. “O número de turistas do Brasil deve subir com esse voo e com as promoções especiais para esse público”, explicou Francisco Camps Orfilla, subdiretor geral para Cuba da rede Meliá.

Além das promoções, Orfilla destacou a inauguração, no próximo mês de agosto, do 26º empreendimento no país – o Meliá Marina Varadero, que conta com 420 quartos na marina da cidade cubana e possui estilo único, inspirado na história do escritor Ernest Hemingway. O resort dispõe de uma marina para 1.200 barcos - sendo a maior do Caribe e uma das maiores do mundo, e funcionará no sistema all inclusive, oferecendo sofisticação nesta ilha enigmática.

Próximo à Península de Hicacos, o ponto mais próximo da Flórida, a poucos quilômetros de distância de Varadero, o hotel oferecerá ainda seis restaurantes, oito bares, clube para crianças, quatro piscinas, área de caminhada na orla, praia privativa,spa, espaços para casamentos e banquetes, salas de reuniões, além de um centro comercial com lojas, clubes, prestadores de serviços, área de mergulho e terminal de catamarãs e veleiros.

Com a inauguração do Meliá Marina Varadero, e com o lançamento do novo voo direto, os viajantes brasileiros terão mais facilidade para desvendar Cuba e aproveitar todo o conforto e qualidade oferecidos por um hotel de alto padrão.

Sobre a Meliá Hotels International

Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta do mercado espanhol. Atualmente, dispõe de mais de 350 hotéis e 90.000 apartamentos distribuídos em 39 países de 4 continentes, comercializados sob as marcas:  Gran MeliáMeliáMEInnsideTryp by Wyndham, Sol e Paradisus. O Club Meliá, único clube de férias entre as hoteleiras espanholas, complementa a oferta de produtos e serviços da Companhia.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil

Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente, administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. A Meliá Hotels International - Divisão Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina & Convention, no segmento “resort”. A companhia tem ainda em seus planos a abertura de novos empreendimentos de lazer no Nordeste, além de novos projetos em outras capitais brasileiras. 



TAM oferece passagens para Colômbia a partir de R$ 809*





Bilhetes promocionais permitem pontuação no TAM Fidelidade e podem ser adquiridos até 5 de agosto




 Até 5 de agosto, os clientes da TAM Linhas Aéreas que desejem conhecer a moderna e cosmopolita Bogotá e a inovadora Medellín, passar uns dias na romântica e histórica cidade de Cartagena ou mesmo desfrutar das areias brancas da Ilha de San Andrés poderão encontrar passagens aéreas com tarifas a partir de R$ 809,47* (US$ 359). 

A promoção, lançada recentemente, abrange diversos outros destinos na Colômbia, como Apartadó, Barranquilla, Bucaramanga, Cúcuta, Ibagué, Medellín, Montería, Neiva, Puerto Asís, Quibdó, Valledupar e Villavicencio. Todos os voos partem de São Paulo/Guarulhos e são operados pela LAN Airlines que, como a TAM, faz parte do Grupo LATAM Airlines. 

Os bilhetes são válidos para viagens entre 5 de agosto e 29 de novembro (exceto datas específicas). Para Bogotá, um dos principais destinos turísticos da Colômbia, também é possível resgatar passagens a partir de oito mil pontos Multiplus no TAM Fidelidade.  Para fazer o resgate, o cliente deve entrar em contato com a Central de Vendas, Fidelidade e Serviços – que atende pelos telefones 4002-5700 (para capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades) – ou ir até uma loja TAM ou TAM Viagens. Já quem planeja adquirir bilhetes sem a utilização de pontos, além de utilizar estes canais, pode acessar o site www.tam.com.br. 

*Valor, sem inclusão de taxas, sujeito à disponibilidade de assentos e regras/restrições específicas de cada tarifa, válidos para voar em classe Econômica de 5/08 a 4/09; de 11/09 a 4/10; de 16/10 a 31/10; de 6/11 a 13/11; de 20/11 a 29/11/2013. Exigem antecedência de compra de 21 dias, permanência mínima de 7 dias e máxima de 12 meses no destino. Os preços em dólar (US$) serão convertidos pelo câmbio do dia da compra. Preços em real calculados pelo câmbio de R$ 2,2548 de 16/07/2013. As informações integrais e detalhadas sobre as regras/restrições específicas das tarifas anunciadas, alteração de datas, reembolso, remarcação, cancelamento, vigência da viagem, descontos para crianças e pontuação no Programa TAM Fidelidade estão disponíveis para consulta no site www.tam.com.br, central de atendimento e demais canais de venda. Parcelamento válido para todos os cartões de crédito aceitos pela TAM, de pessoa física emitidos no Brasil, considerando exclusivamente o valor da tarifa anunciada, não incluídos taxa de embarque e adicional de emissão, com parcela mínima de R$ 35,00. Para os cartões Diners e MasterCard, a taxa de embarque será cobrada na 1ª parcela; para cartões Visa/Amex/Hipercard, a taxa de embarque será diluída no parcelamento.Voos operados pela LAN Airlines. Para o regaste de pontos Multiplus no TAM Fidelidade entre em contato com a Central de Vendas e TAM Fidelidade (capitais: 4002-5700 / demais localidades: 0800-5705700) ou visite uma loja TAM ou TAM Viagens.
 

Sobre a TAM
A TAM (www.tam.com.br) opera voos diretos para 42 destinos no Brasil e 18 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas estrangeiras, chega a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976. É a líder do mercado doméstico, com market share de 39,8% no último mês de junho. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 88,4% do mercado em junho. A TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização. O TAM Fidelidade, que possui hoje 11 milhões de associados, já distribuiu mais de 25 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus. É membro da Star Alliance e, desde 27 de junho de 2012, a companhia faz parte da holding LATAM Airlines Group S.A, resultado de sua associação com a LAN Airlines S.A. Essa associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 27 países, com uma frota de 317 aviões.

Assessoria de Imprensa- TAM

Tarifa de conexão continua a ser paga pelas empresas aéreas



Decisão judicial foi publicada em 26/07

O Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1) proferiu, nessa sexta-feira (26/07), decisão que suspende os efeitos da liminar que permitia o repasse da cobrança da tarifa de conexão das empresas aéreas para os passageiros. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) apresentou recurso contra a medida que impedia que a referida tarifa continuasse a ser paga pelas empresas aéreas, como previsto na Lei n°12.648/2012.

A tarifa de conexão foi instituída por meio da conversão da Medida Provisória 551/2011 e entrou em vigor em 18/07/2013 para os aeroportos públicos não concedidos. Para os aeroportos concedidos (Brasília, Guarulhos e Viracopos) a cobrança já era feita desde julho/2012, conforme previsto nos contratos de concessão. Em 12/07/2013 o TRF-1 concedeu liminar favorável ao pedido do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) para que a cobrança da tarifa de conexão fosse repassada diretamente para os passageiros e apenas a arrecadação fosse feita pelas empresas aéreas. Conforme previsto na Lei n°12.648/2012, que criou a tarifa de conexão, os valores são devidos pelas empresas aéreas e serão cobrados em função do número de passageiros em conexão transportados.

A ANAC estabeleceu os tetos e regras de aplicação das tarifas de conexão para aeroportos públicos não concedidos em 03/06/2013, por meio da Resolução n°274/2013. A legislação em vigor reconhece a tarifa de conexão como um item de custo das empresas aéreas, tal como as tarifas de pouso e permanência, cuja arrecadação é destinada a remunerar os operadores aeroportuários pela utilização da infraestrutura do aeroporto.
 Assessoria de Imprensa - Anac

SEBRAE aponta oportunidades de negócios na Copa do Mundo



Um programa para pequenos negócios se tornarem mais competitivos durante os megaeventos esportivos foi desenvolvido pelo Sebrae Nacional, chamado Sebrae 2014

Com a realização de grandes eventos esportivos no Brasil, há muitas oportunidades à vista, e os empreendedores devem estar atentos. Para apoiar micro e pequenas empresas e empreendedores individuais a se tornarem mais competitivos, principalmente na Copa do Mundo da FIFA 2014, o SEBRAE Nacional desenvolveu o Programa SEBRAE 2014.

O serviço de Inteligência Competitiva para o Programa tem por objetivo identificar, disseminar e fomentar oportunidades de negócios para  empreendedores de pequenos negócios, por meio de processos integrados de Inteligência Competitiva (IC). Com o auxílio da Knowtec, empresa catarinense especializada na concepção e implementação de Sistemas de IC e de Gestão do Conhecimento, e pioneira no Brasil em inteligência setorial, estão sendo divulgados relatórios analíticos, com informações e orientações que permitam aos Pequenos Negócios a viabilização das oportunidades.

O Programa SEBRAE 2014 é realizado, especialmente, nas 12 cidades-sede da Copa: Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Porém, pequenos negócios de qualquer cidade do Brasil podem ter acesso às informações divulgadas pelo SEBRAE, no portal www.sebrae2014.com.br.

O programa começou em 2010, quando as oportunidades foram identificadas após um estudo realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Quase 930 opções foram levantadas nas 12 cidades-sede, assim como os requisitos que as empresas precisam para conseguir comercializar produtos e serviços com foco nessas características.

Com base no estudo, foram priorizados 10 segmentos com mais possibilidades de geração de negócios por conta da Copa do Mundo; são eles: turismo, economia criativa, comércio varejista, serviços, artesanato, construção civil, madeira e móveis, tecnologia da informação e comunicação, agronegócios e moda (têxtil e confecções, couro e calçados, gemas e joias).

Cases à vista

A Pastelaria Bom Sabor, de Toledo (PR), estuda novos modelos de negócio para atrair turistas durante a Copa do Mundo da FIFA 2014. O desenvolvimento de novos produtos, o treinamento de pessoal, a reformulação do espaço físico da loja, o aumento da eficiência nos fluxos operacionais e a criação de filiais estão entre as principais estratégias estudadas. Uma ação importante, já testada, é a comercialização de pastéis com desenhos e cores que lembram bandeiras dos países que participarão do mundial.

Já o Hostel Lar Solar Gragoatá, de Niterói (RJ), saiu na frente, investindo na estrutura do lugar, para atrair mais hóspedes. O negócio, que era voltado apenas para hospedagem de estudantes, tornou-se um empreendimento qualificado para turistas. A equipe recebeu capacitação e foi contratada uma recepcionista que fala inglês, francês e espanhol. A proprietária Vanessa Lopes Dias conta que planejava recuperar o investimento em dois anos, mas, com as reformas, ganhou hóspedes inesperados, que podem diminuir esse prazo. “Outro indicador importante é que fazemos parte dos guias internacionais de hostel e albergues. Gostei muito da proposta de qualificação do Sebrae 2014. Já aprendi muito e pretendo permanecer no programa”, afirma a empresária.

Em Salvador, as vendedoras de acarajé estão aprendendo inglês, de olho na clientela estrangeira. Júlia Souza, baiana que tem seu tabuleiro em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Centro Histórico de Salvador, está entre as participantes do curso oferecido pelo Programa de Qualificação Profissional, parceria entre o Sebrae na Bahia e a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014. As aulas foram elaboradas de acordo com as reais necessidades delas, utilizando recursos multimídias e encenações de situações cotidianas. Por estar localizada em um ponto turístico, Júlia Souza diz que o curso foi de grande importância para torná-la capaz de entender e responder aos turistas. “Foi difícil no início, porque nunca tinha feito um curso de inglês. Mas tivemos uma professora que soube contornar as dificuldades da turma”, explica. A meta do Projeto Copa 2014 na Bahia é capacitar 600 vendedores ambulantes e 210 baianas de acarajé, no período de abril a novembro.

Entenda melhor

Inteligência Competitiva nada mais é que um processo sistemático que permite a criação de conhecimento estratégico, a partir do planejamento, coleta, análise, síntese e disseminação de informações estratégicas sobre concorrentes, clientes, fornecedores e do ambiente competitivo em geral, para apoiar a tomada de decisão organizacional.

O serviço de Inteligência Competitiva para o Programa SEBRAE 2014, desenvolvido pela Knowtec, é composto por sete produtos; são eles:

Alertas: Texto curto sobre novidades importantes para o setor específico, enviados por e-mail ou SMS aos interessados cadastrados.

Clipping de notícias: Conjunto sintetizado de notícias coletadas e enviadas sobre as oportunidades da Copa para Pequenos Negócios, organizados pelos setores priorizados e pelas cidades-sede.

Cases: Relatório com resultados de monitoramento de casos de Pequenos Negócios que conseguiram fechar contratos com grandes demandantes da Copa ou que estão se preparando (com evidências e sucesso) para aproveitar as oportunidades da Copa.

Lista de licitações: Serviço que identifica e disponibiliza oportunidades de licitações, compras governamentais e contratos privados que estejam abertos para novas candidaturas.

Boletins setoriais: Boletins editados com análises aprofundadas sobre as tendências e movimentos significativos de cada setor contemplado no Programa Sebrae 2014.

Cenários e projeções estratégicas: Relatórios analíticos com potencial de mercado por setor e função em cada cidade-sede, para os períodos: pré-Copa, durante e pós-Copa, eventualmente apontando para os jogos Olímpicos de 2016.

Respostas técnicas: Serviço de resposta a demandas ad-hoc que podem ser solicitadas por qualquer gestor do Programa Sebrae 2014.
No site www.segmentos.sebrae2014.com.br, é possível acessar todos os produtos, resultados e análises dos 10 segmentos com mais possibilidades de geração de negócios.

Sobre a Knowtec

Especializada na concepção e implementação de Sistemas de Inteligência Competitiva e de Gestão do Conhecimento, há 12 anos no mercado, a Knowtec (www.knowtec.com) é pioneira no Brasil em inteligência setorial apresentando sempre soluções personalizadas e inovadoras para seus clientes, deixando-os em posição vantajosa em relação aos concorrentes. Com sede em Florianópolis, Brasília e São Paulo, a Knowtec integra o DOT Digital Group, atuando tanto no Brasil quanto no exterior.


Bombinhas no Festuris 2013

Buscando ser sustentável, Bombinhas participará do evento em 2013

Cidade conhecida pelo turismo busca adotar a filosofia do “pense verde”

Com uma proposta de se tornar uma cidade sustentável em todos os sentidos, Bombinhas, localizada bem perto de Florianópolis, no estado de Santa Catarina abriga uma formosa natureza além das protegidas e calmas águas, que no passado atraia piratas e corsários a procura de abrigo. Hoje é conhecida como a capital do mergulho ecológico no Brasil. A cidade estará apresentando suas belezas na novidade do Festuris em 2013, o salão de Sustentabilidade.
Cercada de uma reserva de Mata Atlântica preservada, o município conta com uma infraestrutura bem organizada e oferece além do mergulho, opções de ecoturismo e turismo de aventura. As praias são um show à parte, suas águas límpidas e calmas proporcionam um ambiente propício ao mergulho livre em pouquíssima profundidade.
Em Bombinhas esconde-se um dos cenários subaquáticos mais fascinantes do mundo. Muitos são os fatores que fizeram deste lugar um dos pontos preferidos para os mergulhadores, amadores e profissionais. Um deles é o fato de que 60% do território de Bombinhas está localizado no entorno da Reserva Marinha do Arvoredo. Outro é a sua situação geográfica, que permite o encontro de duas correntes marinhas: uma fria, vinda das Ilhas Malvinas, Argentina e a outra, a corrente brasileira, caracterizada por temperatura mais quente. Isso permite condição perfeita para uma rica e diversificada vida marinha.
Recentemente, a prefeitura da cidade começou a implantar programas e fóruns buscando conscientizar os moradores da importância da sustentabilidade, ainda mais sendo que quase todo o turismo de Bombinhas vem das belezas naturais.




Troféu Silvia Zorzanello será entregue no dia 6 de novembro


Em 2013 ocorre a terceira edição do evento, mas agora na véspera do Festival

Nesta 25ª edição do Festival do Turismo de Gramado, também será comemorado o terceiro ano de entrega do troféu Silvia Zorzanello, que agracia as personalidades do turismo que tiveram, ou ainda tem relação fundamental com o turismo de Gramado, e com o evento. A novidade neste ano, é que a solenidade de entrega ocorrerá na véspera do evento, e não mais no segundo dia, como vinha ocorrendo nos anos anteriores.
O prêmio, que é uma iniciativa da Câmara de Vereadores de Gramado, é entregue anualmente pelo legislativo para as personalidades, físicas e jurídicas, que se destacaram no meio turístico em âmbito nacional. O projeto de lei foi criado a fim de desenvolver ações voltadas para o incentivo do turismo, iniciando por enaltecer àqueles que realmente apresentam atitudes em prol da melhoria do setor em Gramado, e a nível nacional, seja o turismo de negócio, turismo com atrativos ou tantas outras formas.
Ainda não foi divulgado o nome do, ou da homenageada deste ano, o que deve ocorrer até o próximo mês. Até hoje, Milton Zuanazzi e Norma Moesch receberam o troféu que leva o nome de uma das fundadoras do Festuris.

A homenageada
Silvia, que faleceu em 2010, tem sempre o seu nome lembrado em todos os eventos que envolvem turismo e competência. A carreira começou com a formação em magistério, e no curso superior de Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Lecionou por 18 anos, e foi gerente geral no Hotel Serrano de Gramado. Pioneira, ao lado de Marta Rossi, a empresária levou o nome da cidade além das fronteiras, com a criação e realização de grandes eventos como o Festival do Turismo de Gramado, Chocofest e Acorde Musical. Todas essas qualidades fazem de Silvia Zorzanello um exemplo de sucesso pessoal e profissional.


Foto - Representantes da Câmara de Vereadores de Gramado, e os diretores do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello    /   Eduardo Saueressig


28° Natal Luz de Gramado inicia venda de ingressos


Os ingressos para o 28º Natal Luz de Gramado estão sendo vendidos pela internet, televendas e quiosques selecionados pela Tickets For Fun. Para facilitar estão sendo aceitos cartões de crédito de todas as bandeiras. Os ingressos inteiros para os Espetáculos Nativitaten, Grande Desfile de Natal e Fantástica Fábrica de Natal variam de R$ 65 a R$ 250 dependendo da localização e da data escolhida. Para o  espetáculo Au, Au! Uma Aventura de Natal, o valor do ingresso é de R$ 30.
Ao finalizar a compra pela internet, o cliente receberá um e-mail de confirmação juntamente com um comprovante. O cliente poderá retirar o ingresso na Bilheteria Central do Natal Luz, respeitando o horário de troca de voucher, até no máximo às 19 horas, a partir do dia 1° de novembro, apresentando o documento de identidade e o cartão de crédito utilizado para a compra, ou ainda escolher, no momento da compra, a entrega a domicílio. Será cobrado valor de envio dependendo da localidade da entrega.
Para ingressos comprados através da Televendas ou Quiosques o processo é o mesmo. O cliente também deverá trocar o voucher de comprovante de compra pelo ingresso na Bilheteria Central, a partir do dia 1° de novembro, apresentando o documento de identidade e o cartão de crédito utilizado para a compra, respeitando o horário de troca de voucher, até as 19 horas.
Caso o comprador não possa comparecer à bilheteria, deve ser apresentada cópia da identidade e do cartão de crédito utilizado na compra, assim como o voucher assinado pelo comprador. Vale lembrar que o ingresso é gratuito para crianças de até 3 anos sentadas no colo.
Veja como adquirir ingressos para o maior evento natalino do Brasil:
a) Na Internet:
•         www.natalluzdegramado.com.br
•         www.ticketsforfun.com.br
•         A Tickets For Fun cobra uma taxa de conveniência de 13% sobre o valor do ingresso para as compras pela internet e quiosques selecionados. No serviço de Televendas, a taxa de conveniência é de 13%. A vantagem é o conforto e a segurança em ter o ingresso antecipado.

b) Por Telefone:
Televendas– De segunda a sábado das 9 h às 21 h, pelo telefone 4003 5588 (Capitais, Regiões Metropolitanas e demais localidades).
C) Em Bilheterias: Na Bilheteria Central do Natal Luz que estará localizada junto ao Palácio dos Festivais, das 10 h as 21 h, durante todo o evento, de 1° de novembro de 2013 a 12 de janeiro de 2014. Bilheterias Móveis estarão disponíveis nos locais das atrações, a partir das 15 h, no dia dos espetáculos, sujeito a disponibilidade. O pagamento poderá ser feito com dinheiro e cartão de crédito. Será limitada a venda de seis ingressos por CPF.
D) Em quiosques selecionados pela Tickets For Fun: em Porto Alegre na My Tickets Moinhos (Rua Padre Chagas, 327 Loja 6) e My Tickets Mega Shopping (Rua dos Andradas, 1425 Loja 69), no FNAC Porto Alegre (Av. Diário de Noticias, 300 – bairro Cristal) e em mais 40 pontos espalhados pelo País. A Ingresso.com cobra uma taxa de conveniência de 13% sobre o valor do ingresso para as compras em quiosques selecionados. Será limitada a venda de seis ingressos por CPF.
Até o dia 31 de Julho a pré-venda é exclusiva para clientes do Bradesco Cartões e American Express, com 20% de desconto. Em agosto a venda será para usuários de todos os cartões de crédito e também para grupos.
Outra informação importante é que a venda para grupos é de no mínimo 10 ingressos e o máximo de 100 ingressos. A venda para grupos também será feita pela Tickets For Fun até o dia 20 de Outubro deste ano. Após esta data a venda passa ocorrer a partir da abertura da Bilheteria Central do Natal Luz.
O 28° Natal Luz de Gramado acontece de 1° de novembro de 2013 a 12 de janeiro de 2014 e é uma realização da Prefeitura Municipal de Gramado, através da Gramadotur. Maiores informações estão no site oficial do evento: www.natalluzdegramado.com.br O Escritório Central do Natal Luz atende pelo fone (54) 3286-2002 em horário comercial. Informações também podem ser obtidas pelos emails contato@natalluzdegramado.com.br  ou gramadotur@gramadotur.net.br  

Turismo distribui marcadores de página na JMJ



Marcador traz um código eletrônico (QR Code) com dicas de segurança, sustentabilidade e roteiros de viagem

O Ministério do Turismo começou a distribuir marcadores de páginas em três idiomas (português, inglês e espanhol) na Jornada Mundial da Juventude. O marcador traz estampados alguns dos principais destinos turísticos do Brasil e dá acesso, a partir de um código eletrônico (QR Code), a dicas de segurança, sustentabilidade e roteiros de viagem.

Os marcadores estão sendo distribuídos no estande do MTur na Expocatólica, que divulga roteiros religiosos de 17 estados brasileiros, terminais de ônibus do estado do Rio, uma parceria com a Agência Nacional de Transporte Terrestre, e centros de atendimento ao turista e postos itinerantes da cidade do Rio.

As viagens motivadas pela fé ocupam um espaço cada vez mais importante no turismo brasileiro. Atento a esse segmento, o Ministério do Turismo (MTur) investiu cerca de R$ 1,4 milhão em uma área de 3.323 metros quadrados na ExpoCatólica.

A Jornada Mundial da Juventude é o maior encontro de jovens católicos do mundo e deve reunir cerca de 1,7 milhão de pessoas no Rio entre 23 a 28 de julho. “O objetivo é aproveitar o fluxo de turistas no Rio e mostrar os atrativos religiosos de nossos estados”, diz Vinícius Lummertz, secretário Nacional de Políticas de Turismo.

O turismo religioso é um dos segmentos que mais cresce no mundo. No ano passado, motivou a viagem de 1,17 milhão de brasileiros pelo país e trouxe 16,3 mil visitantes estrangeiros, de acordo com o Ministério do Turismo.

No mês passado, o Ministério liberou R$ 625 mil para projetos que fortaleçam o Turismo Religioso no Brasil. As cidades contempladas são Nova Trento (SC), Aparecida (SP), Trindade (GO), Santa Cruz (RN) e Bragança (PA).

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Nota de condolência da Braztoa

Nota de Condolência

É com profunda tristeza que a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) vem por meio desta expressar os mais sinceros pêsames pelo falecimento do seu ex-presidente, Antonio Aulísio, ocorrido na última quinta-feira, 25 de julho e se une em solidariedade aos seus parentes e amigos.

Toninho, como era conhecido, sempre será lembrado por sua irreverência e pelo seu profissionalismo. Importante personagem do cenário do turismo nacional, esteve à frente da presidência da BRAZTOA entre 1997 e 1999.

"Tivemos uma convivência muito longa e posso dizer que ele foi meu professor dentro do setor", afirma José Eduardo Sampaio Barbosa, Vice-Presidente da BRAZTOA, que foi sócio de Aulísio na FLOT Operadora.


 "O Toninho vai fazer muita falta. Fica o legado de um grande empresário e líder do setor, que nos deixa muitos ensinamentos e boas lembranças", diz o Presidente da BRAZTOA, Marco Ferraz.

PRESIDENTE DA ABAV-RN É CANDIDATA A REELEIÇÃO EM CHAPA ÚNICA



A presidente da ABAV-RN, a diretora da Harabello turismo, Diassis Rosado de Holanda é candidata a reeleição a presidência da entidade . No dia 24 de julho, foi homologada pela comissão eleitoral a inscrição da chapa “UNIÃO”, encabeçada pela diretora da Harabello, Diassis Rosado, atual presidente.  Foi declarada apta a única chapa para concorrer ao processo eleitoral do biênio 2013-2015. A eleição será realizada no dia 31 de julho, as 18hs na sede da entidade em Natal.

CHAPA UNIÃO


Presidente: Francisca de Assis Silva Rosado Holanda - HARABELLO
Vice-Presidente : Abdon Moisés Gosson Neto - ARITUBA
Secretário : Rejane Morais Nicolau Felix  - HELO TURISMO
Tesoureiro : Thasia Maria Oliveira de Araújo - ROTATUR
Diretor de Eventos: Francisco Carlos Maia de Amorim–ATLANTICO OP.
Diretor de Receptivo Rodoviário: Gleyce Paiva -GLEYCE TOUR
Diretor de Patrimônio : Denise Maria Coêlho  - VIVER TURISMO
Diretor de Assuntos de Mercado : Tânia Maria Marques de Carvalho – CORAIS
Diretor de Cursos: Rosângela Helena Farias da Costa - DANDARA
Diretor de Assuntos Especiais : Ana Claudia Emerenciano de Albuquerque Melo Trigueiro- TOURS  BRASIL 

Conselho Deliberativo:
1- Ana Carolina de Melo Costa - SUNLINE TURISMO
2- Michelle Pereira Silva  MICHELLE TOUR
3- Ohana Costa Fernandes ATHENAS TURISMO
4- Nilo Machado Pereira – NILOTUR VIAGENS E TURISMO
Conselho Fiscal :
1- Luizabeth Domingos de Medeiros – KLP VIAGENS
2- Sylvia Angélica  Correia Teixeira de  Carvalho  -   TREND FAIRS
3- Edson Luis Clementino  Leite - NORONHA BRASIL
Suplente: Ana Paula de França Silva - MARAZUL 
Conselho Ética :
1- Miriam Gurgel Godeiro - MG EVENTOS - MOMENTOS
2- Priscilla  Emmanuelle Oliveira de Melo  - PONTA DO SOL
3- Vanessa de Souza Gurgel  Lopes Cardoso - TERRA BELLA
Suplente: Ana Angélica Teixeira Peixoto - HANGAR 21

Representantes da África confirmam presença na ABAV 2013



Com a participação de produtos e destinos de todos os continentes, a África também estará presente na 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas, que será realizada entre os dias 4 e 8 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Além de apresentar seus principais atrativos turísticos, o destino divulgará, por meio da Firstar Representações, o MS Zambezi Queen, navio com 14 cabines e capacidade para acomodar até 28 pessoas.

Os mais de 30 mil agentes de viagens aguardados para o evento poderão conferir os diferenciais do cruzeiro, eleito, em 2011, pela World Travel Awards, como o principal cruzeiro fluvial de luxo da África, e as opções de pacotes. No final de semana, dias em que a expectativa é receber aproximadamente 50 mil consumidores, representantes do destino poderão dialogar diretamente com o público final e discorrer sobre as particularidades da região, estimulando o desejo de viajar.

A Firstar consta na relação de expositoras do 40º Encontro Comercial Braztoa, o qual integrará, pela primeira vez, a programação da feira. Para os interessados em participar da ABAV 2013, as inscrições podem ser efetuadas por meio do site www.feiradasamericas.com.br.

Sobre a 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas
Com o slogan “Seu principal destino de negócios”, a 41ª edição do evento ABAV – Feira de Turismo das Américas será realizada, de 4 a 8 de setembro de 2013, no Anhembi, o maior Centro de Exposições da América Latina sediado na cidade de São Paulo, que é o principal pólo turístico emissivo e receptivo do País. Considerado o maior e o melhor evento internacional de negócios do setor de viagens e turismo do Continente e do Hemisfério Sul, a ABAV 2013 ocupará aérea total de 58,2 mil metros quadrados. Com a participação de mais de 60 países e dos destinos turísticos nacionais de todas as regiões do Brasilmais de 2.700 expositores estão confirmados. O evento prevê receber mais de 30 mil profissionais do setor nos dias 4, 5 e 6 de setembro, das 12h às 19h, além dos mais de 50 mil visitantes no final de semana (7 e 8 de setembro),das 13h às 20h, quando a feira ABAV estará aberta, pela primeira vez, ao público consumidor final. Entre os diferenciais da ABAV 2013, vale conferir os seguintes atrativos: Vila do SaberIlha Corporativa ABRACORP40º Encontro Comercial BraztoaCaravanas de Agentes de ViagensRodadas de NegóciosÁrea de Ski e Neve,Assistência ViagemAldeia dos SaboresArtesanatoCompradores Convidados e Espaço Empreendedor.

A 41ª ABAV – Feira de Turismo das Américas é realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), que comemora neste ano 60 anos de serviços prestados em favor do desenvolvimento sustentável do setor. Promovido pela Promo Inteligência Turística, o evento tem parceria com a ABRACORP – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Ilha Corporativa) e a BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (40º ECB). A ABAV 2013 conta, em âmbito governamental, com o patrocínio do Sebrae e CNC; apoio do Ministério do TurismoEmbraturSPturis e Anhembi. O evento também mantém e incrementa as suas parcerias internacionais, com a ITB Berlim, a maior feira de turismo do mundo, e a BTL 2013 (Portugal), além do apoio de entidades co-irmãs. São elas: Asociación Argentina de Agencias de Viajes y Turismo (AAAVYT), Asociación Boliviana de Agencias de Viajes y Turismo (ABAVYT), Asociación Chilena de Empresas de Turismo (ACHET), Asociación Colombiana de Agencias de Viajes y Turismo (ANATO), Asociación Paraguaya de Agencias de Viajes y Empresas de Turismo (ASATUR), Asociación Peruana de Agencias de Viajes y Turismo (APAVIT), Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), Asociación Uruguaya de Agencias de Viajes (AUDAVI) e Asociación Venezolana de Agencias de Viajes y Turismo (AVAVIT). Mais informações e inscrições: www.feiradasamericas.com.br.

Resorts faturam mais com visitantes brasileiros

Resorts faturam mais com visitantes brasileiros

SERHS Natal Grand hotel

Turismo doméstico ocupa lugar de visitantes estrangeiros e aumenta faturamento de resorts

Até pouco tempo atrás, os resorts no país eram um meio de hospedagem que dividia suas atenções entre visitantes brasileiros e estrangeiros. Em 2008, o público internacional representava 43% dos hóspedes e os brasileiros 57%. Seguindo a tendência de crescimento de brasileiros nos últimos anos, em 2012 a participação de brasileiros chegou a 90% e a de estrangeiros caiu para 10%, segundo a associação Resorts Brasil, que representa o setor.

“O turismo doméstico está em alta, ganha espaço em boa parte dos meios de hospedagem antes ocupado por estrangeiros”, disse José Francisco Lopes, diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo. No ano passado 60 milhões de brasileiros realizaram cerca de 197 milhões de viagens domésticas, um recorde histórico.

O faturamento dos resorts também cresceu nos últimos quatro anos: passou de R$ 947 milhões em 2008 para R$ 1,37 bilhão em 2012, um crescimento de quase 15% em quatro anos, segundo a associação. O aumento se deve ao crescimento do número de hóspedes, de leitos e acréscimo do valor das diárias.
A maioria dos 109 resorts que constam no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas (Cadastur), do Ministério do Turismo está na Bahia (20), em São Paulo (17), no Rio de Janeiro  (11) e no Rio Grande do Norte (10).

De acordo com o coordenador Geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Jair Galvão Neto, a crise econômica internacional fez com que esse meio de hospedagem buscasse no turismo doméstico uma forma de substituir os visitantes estrangeiros. “Os resorts são empreendimentos que exigem investimentos altos e geram muitos empregos”, afirma. De acordo com Jair, o crescimento do poder de compra da classe média brasileira aqueceu o fluxo doméstico e motivou os empresários a investirem nesse segmento.

Em 2011, os resorts tiveram uma ocupação de 50%, sendo que os segmentos que mais movimentam essa categoria foram as operadoras de turismo (33%) e os eventos (35%). O resort é um hotel de alto padrão em instalações e serviços, usado para lazer e descanso. Sua principal característica são as opções de conforto, alimentação, lazer e entretenimento.

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo