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sábado, 13 de julho de 2013

Tarifas aéreas com descontos para participantes da 3ª edição do Festuris JPA



 

A Quality Travel Rio de Janeiro, disponibilizou tarifas aéreas especiais para os participantes da 3ª edição do Festuris JPA. As tarifas especiais para João Pessoa com origem em diversas cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte, Aracajú, Fortaleza e Salvador, também podem ser parceladas. Entre os valores das tarifas RIO/JPA/RIO R$394,07+TAXAS e POA/JPA/POA R$589,80+TAXAS.
Os contatos para informações e reservas devem ser realizados através dos telefones (21) 3852-7321ou 2221-4080 com Jordania Goldstein. www.qualitytravelrj.com.br

Tarifas aéreas com descontos para participantes da 3ª edição do Festuris JPA



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A Quality Travel Rio de Janeiro, disponibilizou tarifas aéreas especiais para os participantes da 3ª edição do Festuris JPA. As tarifas especiais para João Pessoa com origem em diversas cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte, Aracajú, Fortaleza e Salvador, também podem ser parceladas. Entre os valores das tarifas RIO/JPA/RIO R$394,07+TAXAS e POA/JPA/POA R$589,80+TAXAS.
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Tarifas aéreas com descontos para participantes do @Festuris JPA na @quality_travel (21) 3852-7321ou 2221-4080
Tarifas aéreas com descontos para o @Festuris JPA vindos do RIO, GRU, BSB, FLN, POA, CNF, AJU, FOR e SSA na @quality_travel (21) 3852-7321ou 2221-4080
Tarifa aérea com descontos para participantes do @Festuris JPA vindos de Porto Alegre, na @quality_travel (21) 3852-7321ou 2221-4080
Tarifa aérea com descontos para participantes do @Festuris JPA vindos de Floripa, na @quality_travel (21) 3852-7321ou 2221-4080
Tarifa aérea com descontos para participantes do @Festuris JPA vindos de São Paulo, na @quality_travel (21) 3852-7321ou 2221-4080
Tarifa aérea com descontos para participantes do @Festuris JPA vindos de Brasilia, na @quality_travel (21) 3852-7321ou 2221-4080
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Tarifa aérea com descontos para participantes do @Festuris JPA vindos do Rio de Janeiro, na @quality_travel (21) 3852-7321ou 2221-4080
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Tarifa aérea com descontos para participantes do @Festuris JPA vindos de Salvador, na @quality_travel (21) 3852-7321ou 2221-4080

sexta-feira, 12 de julho de 2013

FEST BOSSA & JAZZ PIPA 2013 LANÇA EDITAL “NOVOS TALENTOS DO RN”



Visando divulgar e valorizar o trabalho de jovens artistas de nosso Estado, a quarta edição do Fest Bossa & Jazz contará com um segundo palco somente para artistas iniciantes, que estejam desenvolvendo trabalhos musicais nos estilos Jazz, Bossa Nova, Blues ou Música Instrumental no Rio Grande do Norte e que ainda não tenham lançado trabalho gravado.
Através de um edital, divulgado pela imprensa e realizado através do website do festival, serão selecionados quatro artistas que realizarão apresentações diurnas, nos dias 23 e 24 de agosto, no palco NOVOS TALENTOS DO RN, na Praça dos Pescadores da Praia da Pipa.
Os artistas interessados em participar do edital deverão publicar vídeos de suas apresentações na web e enviar e-mail para a produção, até o dia 21 de julho, contendo release do artista ou grupo, dados para contato e o(s) link(s) para seu(s) VIDEO(S) DEMO.
Uma comissão julgadora, formada pelo maestro Eugênio Graça, o músico Paulo Sarkis, o produtor e técnico de áudio Eduardo Pinheiro e o jornalista Yuno Silva, selecionará os quatro artistas que mais se destacarem; o anúncio oficial dos vencedores será feito no dia 22 de julho, através do website e das redes sociais do Fest Bossa & Jazz 2013.

Visite o site: www.festbossajazz.com.br

Desenvolvimento do turismo será discutido em Itacaré


Qualificação e integração econômica estão entre os temas que serão discutidos na próxima terça-feira (16), durante o I Seminário Municipal de Turismo, realizado no município de Itacaré, das 8h às 17h. O evento, que é uma iniciativa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) em parceria com a Prefeitura Municipal de Itacaré, visa o fortalecimento da economia local e também abordará a nova Classificação Hoteleira e a Ficha Nacional do Registro de Hóspedes. O público alvo é o trade turístico da região.
Durante o encontro, o público vai participar de palestras sobre o programa Qualiturismo Bahia, economia criativa e turismo na Costa do Cacau, além do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), dentre outros assuntos.
“Vamos discutir qualificação profissional e integração econômica, visando o fortalecimento da integração econômica através da produção associada, do fomento ao turismo de base comunitária nos quilombos e consultorias empresariais, em parceria com o Sebrae”, disse o diretor de Serviços Turísticos da Setur, Júlio Oliveira.
Ainda de acordo com Júlio, o objetivo da Setur é reaplicar esta mesma iniciativa em outros destinos e zonas turísticas do Estado. No mês de agosto será realizado o seminário em Morro de São Paulo. Seminários com as mesmas temáticas também devem acontecer em outras zonas como Chapada Diamantina, Costa do Descobrimento, Costa das Baleias e Caminhos do Oeste.
No período de 15 a 19 de julho uma equipe do Escritório Regional do Ministério do Turismo (Mtur) e profissionais da Setur farão uma visita aos empreendimentos da cidade para fazer atendimento aos empresários locais sobre o Cadastur. Serviços também serão fiscalizados.

Claudia Leitte apresenta músicas inéditas em sua turnê pela Europa



Suíça e Itália estão no roteiro da cantora, que grava seu novo DVD no Brasil no dia 03 de agosto

Claudia Leitte se apresenta hoje (12) na 47º edição do Festival de Montreux, na Suíça, e amanhã (13) no Latinoamericando em Milão, na Itália. A rainha de seus fãs promete agitar os shows ao som da turnê Sambah, já realizada no Brasil.
Para a noite de hoje, foi preparado um repertório especial, mesclando grandes sucessos de sua carreira, como: Amor Perfeito, Dia de farra e do Beijo, Extravassa, Largadinho, entre outras, além de músicas do último trabalho NegaLora, como Magalenha. E para agitar ainda mais o público, a cantora apresenta melodias inéditas, como Claudinha Bagunceira, Tarrachinha,. Todas essas canções pertencem ao novo DVD da cantora, que será gravado no Brasil no dia 03 de agosto, na Arena Pernambuco, na grande Recife.
Com todo esse repertório será muito difícil ficar parado. Claudia Leitte promete colocar todos para dançar e pular ao ritmo de muito AXÉ !

Natal se candidata a receber congresso sobre mobilidade urbana em 2015


O prefeito Carlos Eduardo recebeu nesta sexta-feira uma comitiva de representantes da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) para tratar sobre a candidatura de Natal para sediar o Congresso Nacional da ANTP em 2015. A cidade disputa com Santos para ser a sede do evento que discute mobilidade urbana, meio ambiente e sustentabilidade nas grandes cidades.
“É um privilégio para qualquer cidade acolher este tipo de evento e acredito que será muito bom para Natal”, disse o prefeito Carlos Eduardo para a comitiva. Segundo ele, o tema de mobilidade urbana é um dos “mais atuais do Brasil” e que congressos desse tipo são importantes para a cidade, tanto do ponto de vista de políticas de mobilidade, quanto para o turismo.
A reunião foi realizada com a presença da coordenadora técnica da ANTP, Valeska Pinto, e da coordenadora de eventos, Valéria Aguiar. Para Valeska, sediar um congresso dessa magnitude em Natal vai deixar um legado para a cidade pelas discussões de políticas públicas que ele promove. “Em 2015 teremos um painel com os planos de mobilidade nas cidades maiores de 20 mil habitantes, o que será importante para a Natal”, disse Valeska.
O Congresso da ANTP é realizado de dois em dois anos sempre em cidades diferentes, neste ano ele ocorre em Brasília. Um dos objetivos do encontro é discutir temas que envolvem desde mobildiade urbana até cidades sustentáveis. O resultado da candidatura de Natal sai na primeira semana de agosto.

Carlos Eduardo apresenta projetos para Natal no RN Em Foco, da Fecomércio



“Natal está recomeçando e está indo no caminho certo”. Foi com este tom de otimismo que o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, apresentou o balanço das ações dos seus primeiros 200 dias de governo, durante mais uma edição do “RN Em Foco”, da Fecomércio RN, nesta sexta-feira, 12.07, no Versailles Tirol.

Durante a campanha para eleição do novo prefeito em 2012, a Fecomércio promoveu edições especiais do “RN Em Foco” com os então candidatos. Carlos Eduardo foi um deles e, na época,  comprometeu-se a voltar, caso eleito, e reencontrar os empresários para prestar contas de suas primeiras ações como prefeito. O compromisso foi lembrado pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz: “Na época, o senhor nos conclamava a somar esforços, e assumiu o compromisso de voltar a este fórum quando estivessem para se completar os primeiros duzentos dias de sua gestão, prazo imposto por si mesmo”.

Queiroz agradeceu o cumprimento do compromisso de Carlos Eduardo. “Gostaria de parabenizá-lo por ter voltado a nos encontrar e ter cumprido com a promessa. Também reitero aqui que o setor produtivo de Natal sempre estará disposto a dar sua parcela de contribuição para o crescimento de nossa cidade”.

Em sua apresentação, o prefeito lembrou que, quando assumiu, estabeleceu algumas metas iniciais. Na área dos serviços básicos, nos comprometemos a reestabelecê-los na cidade por exemplo fazendo recuperação da malha viária, reorganizando a coleta de lixo e iniciando o ano letivo no dia 27 de fevereiro. “Em 2012, as aulas terminaram dois meses antes do previsto. Nossos alunos ficaram com aprendizagem defasada e os professores e servidores estavam com salários atrasados. A dívida só na educação era de 15 milhões. Nós renegociamos e investimos 6 milhões. Cumprimos nosso objetivo e ano letivo começou no prazo estimado”, elucida Carlos Eduardo.

O prefeito também explica os investimentos na saúde: “Quando assumimos haviam 56 unidades de saúde fechadas. Em 200 dias de governo, nós contratamos 67 médicos, reestabelecemos o Programa Saúde da Família, pagamos os salários atrasados e reabrimos todas as unidades de atendimento do setor”.
Em infraestrutura, Carlos Eduardo informou que reordenou as obras da Praia de Ponta Negra e que já estão 40% concluídas. Ainda segundo ele, a previsão é que em outubro tudo seja finalizado. Sobre a reforma do viaduto do Baldo, Alves disse que a reforma será concluída em novembro.

Com relação às obras de mobilidade urbana previstas com recursos de investimento para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, o prefeito informou que foram destinados R$ 128 milhões para a drenagem dos bairros da zona oeste, como Nazaré e Cidade da Esperança; Avenidas como Salgado Filho, Hermes da Fonseca e Prudente de Morais terão as calçadas padronizadas e acessíveis a pessoas com necessidades especiais e serão construídas novas 300 paradas de ônibus; Serão destinados R$ 208 milhões para a construção de viadutos na Prudente de Morais e Romualdo Galvão. “Não tivemos no passado uma oportunidade como essa e não sabemos se teremos outra no futuro. Precisamos aproveitar essa oportunidade. Apesar disso, ainda estamos investindo pouco comparado a Recife e Fortaleza”, afirma Carlos Eduardo.

Sobre a reforma administrativa o prefeito explicou que essa foi umas metas da sua campanha que está atrasada. “Recebemos a prefeitura com o orçamento de cerca de R$ 2 bilhões. A nossa dívida é algo em torno de R$ 500 milhões. A consultoria para a reforma administrativa custa R$ 1 bilhão. Então a conta não fecha, ainda não deu para gastar tanto em uma coisa só”. Mas Carlos Eduardo mostrou a solução: “Mas, como o objetivo da reforma administrativa é reduzir os custos, nós aderimos ao programa Brasil Competitivo e conseguimos a doação do BNDES de R$ 1 milhão. Com essa verba, pretendemos investir na reorganização da casa, reduzir os custos e reestabelecer a capacidade de investimento da prefeitura”.

Na outra gestão como prefeito, Alves iniciou obras que, segundo ele, foram abandonadas. Agora, ele retomou de onde haviam parado. É o caso da pavimentação, drenagem e saneamento dos bairros de Capim Macio e Nossa Senhora da Apresentação; e da reestruturação das comunidades da África, Passo da Pátria e Vila de Ponta Negra.

Carlos Eduardo também falou sobre os futuros projetos para Natal: “Estamos tentando viabilizar a marina, pois não podemos admitir nossa cidade, com uma vasta extensão marítima não receber grandes cruzeiros. A marina é um benefício para a economia”. Além disso, ele ressaltou obras como a urbanização do Planalto, com a construção de UPA, escola e creche; Drenagem e pavimentação do Brasil Novo, Lagoa Azul, Novo Horizonte; Construção de quatro mil novas unidades habitacionais; Serão investidos R$ 15 milhões na nova orla de Natal, de Ponta Negra à Praia do Forte, com novos quiosques, paisagismo, banheiros, ciclovias e áreas de exercícios físicos.

“Nós somos militantes do otimismo, olhamos para a vida de forma positiva, amos lutar pela nossa cidade”, comemora o prefeito.
Após a apresentação do prefeito, houve um momento para perguntas do público, onde Marcelo Queiroz questionou sobre incentivos ao turismo, ao qual Carlos Eduardo respondeu: “Vamos arrumar a cidade para atrair os turistas, pois ninguém vem para uma cidade suja. Estamos com problemas financeiros, mas, após nos reestruturarmos financeiramente, vamos chamar o segmento para discutirmos incentivos para o setor”.

Outras perguntas sobre turismo, a obra de mobilidade de Ponta Negra e a reestruturação do comércio no Alecrim também foram mencionadas pelo público presente.

Uruguai traz o turismo GLS ao festival


Pelo quinto ano consecutivo, Festuris promove salão destinado ao segmento
O turismo homossexual no Uruguai vive um momento de forte crescimento, impulsionado por empresas que implementam variadas estratégias para seduzir um setor que se destaca por seu alto poder aquisitivo. Prevendo de antemão esta crescente no setor, o Festival do Turismo de Gramado criou, há cinco anos, o Salão GLS, onde reúne as empresas específicas deste segmento e busca evidenciar os negócios que podem ser realizados. Nesta 25ª edição do evento, o Uruguai é um entre vários destinos presentes no espaço, além de empresas internacionais, nacionais e imprensa.
Artigos em publicações internacionais especializadas no turismo gay, hotéis, pousadas ou discotecas "gay friendly" (amigáveis ou tolerantes com os homossexuais) mostram um nicho de mercado que nos últimos anos chamou a atenção de empresários e das autoridades turísticas, que trabalham pelo crescimento de um setor ainda incipiente no Uruguai.
Sinal do interesse deste público foi a inauguração, no fim de 2011, em Punta del Este, de um hotel onde os homossexuais são bem-vindos em uma praia nudista que já tinha duas pousadas com ofertas para este público. Além do desenvolvimento do setor, há uma aposta do governo nacional e da intendência de Montevidéu, que há três anos começaram a analisar a possibilidade de implementar políticas específicas para atrair esse setor turístico.
Nos últimos anos, o Uruguai se tornou um dos destinos preferidos dos brasileiros. O número de turistas brasileiros no Uruguai cresceu 13% entre 2010 e 2011, quase o dobro da alta registrada pela Argentina, que foi de 7%, de acordo com o Ministério de Turismo (MTur).



CONHEÇA OS PATROCINADORES DO 15º WORKSHOP TREND


Grandes empresas apostam mais uma vez na parceria de sucesso com a operadora

 Gol, Empetur, Travel Ace, Turismo da Argentina e as locadoras de carros Avis, Localiza, Movida, Unidas e Hertz são os patrocinadores do 15º Workshop TREND. Os executivos dessas empresas estarão à disposição dos agentes de viagens e hoteleiros participantes para prestar informações e solucionar suas dúvidas.

O Workshop TREND se tornou um dos eventos mais esperados do trade turístico e isso é mérito do time de colaboradores, expositores, agentes de viagens e, claro, dos patrocinadores que apostam por anos consecutivos na realização de um networking que traz benefícios não só para o segmento de turismo, mas para o desenvolvimento da economia de todo o país.

Vale lembrar que o Workshop TREND é uma oportunidade única de o agente de viagens assistir a palestras, visitar uma grande variedade de estandes, conferir as novidades dos expositores e conhecer diversos profissionais do turismo vindos de todas as partes do Brasil. Este ano o evento será dia 3 de setembro, no Expo Center Norte, na capital paulista. 

Exploração sexual de crianças e adolescentes é discutida na Ilha de Itaparica


Proprietários de hotéis, pousadas, bares e restaurantes de Vera Cruz participam, nessa sexta-feira (12), da oficina de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, na Biblioteca de Mar Grande. O evento, que tem como objetivo promover ações preventivas nos destinos próximos às cidades-sede da Copa do Mundo, é realizado pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca/BA) em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis (ABIH-BA).
Durante o encontro, que será realizado até às 18h, o público confere palestras sobre temáticas como tipos de violência sexual e fins comerciais da exploração sexual. A equipe do Cedeca formada por assistente social, psicólogo e advogado também apresenta o perfil dos agressores, rotas da exploração sexual na Bahia e índices da violência no estado.
Para entender mais sobre o assunto e os direitos das vítimas, os participantes também rebeberão explicações sobre um termo de conduta de ética contra a exploração sexual e comercial, além do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), que comemora 23 anos de existência nesse sábado (13).
“Esse é um tema que as pessoas acham que já dominam, mas o nosso intuito é mostrar que não estamos apenas preocupados com o destino turístico e também com a forma que esses aspectos atingem a população daquele lugar”, disse a socióloga Nereida Mazza, representante da Setur no evento.
A assistente social do Cedeca, Sheila Araújo explicou que é muito comum as pessoas acharem que já sabem tudo sobre o tema, quando na verdade mal conseguem identificar um caso. “Às vezes, por conta do nosso dia a dia, não percebemos a exploração de adolescentes ao nosso redor, então o nosso papel é trazer justamente essa sensibilização para os profissionais do trade turístico", explicou.

Com duração de 16 horas, a oficina será retomada na próxima quarta-feira, das 8h às 17h, quando serão realizados debates e dinâmicas de grupo, além, da apresentação de filmes e avaliação do curso. O evento na Ilha de Itaparica é o segundo realizado em parceria pelo Cedeca, Setur e ABIH, o primeiro foi realizado em Salvador, no último mês de abril. Até o mês de novembro novas oficinas serão realizadas em Salvador e Mata de São João, nas localidades de Imbassaí e Praia do Forte.

AVISO DE RESSACA

   


1.  A Marinha do Brasil alerta aos navegantes da área do litoral do Rio Grande do Norte, sobre a previsão de Aviso de Ressaca com ondas de SE, de 2,5 metros, na área oceânica entre as cidades de Mangue Seco (BA) e Maxaranguape (RN) a partir de 12JUL13 das 11h00min até 14JUL13 às 21h00min.

2. A Capitania dos Portos recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar nestes diase que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança. 
     
3. Maiores informações sobre previsões meteorológicas poderão ser obtidas no site do Centro de Hidrografia da Marinha – CHM – no endereço www.mar.mil.br/dhn/chm/meteo/index.htm

4. Solicito a ampla divulgação aos proprietários e comandantes de embarcações de sua área de atuação.                            

Atenciosamente,  
                                                                         
                                                                            DANIELE VANANÇONI                         
                                                                                 Primeiro-Tenente (T)                  

                                 Encarregada da Seção de Inspeção Naval                                                          

Festival de Inverno reúne gastronomia, cultura e entretenimento na capital paranaense


Programação variada vai até dia 31 de julho

Começou no primeiro dia de julho e está agitando a capital paranaense com variedade de gastronomia, cultura e entretenimento em diversas regiões da cidade. O Festival de Inverno, idealizado pelo CCVB – Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau em parceira com o Instituto Municipal de Turismo - Prefeitura Municipal de Turismo, envolve descontos e promoções temáticas da estação em bares, restaurantes, hotéis, lojas, alem da diversidade em sua programação para diferentes faixas etárias e gostos em museus, teatros e ainda outros eventos relacionados, que movimentam ainda mais a economia de toda região metropolitana.

“Estamos muito motivados, pois uma mobilização em tempo recorde já vem rendendo bons resultados. Na primeira semana de evento tempo já temos 38.819 acessos ao site www.curtacuritibaoanointeiro.com.br e mais de 403 vouchers de descontos impressos através do portal. Nas redes sociais também conseguimos números significantes, somente na primeira semana já alcançamos mais de 600 fãs e o mês ainda segue com muitas atrações”, afirma Tatiana Turra, diretora executiva do CCVB.

A ideia surgiu da necessidade de potencializar o inverno como alta estação para o destino turístico. O Festival conta com o apoio da Abrasel, Sebrae, IPCC e Fundação Cultural de Curitiba.

Confira mais atrações de julho:

Exposição Multiolhares
Quando: até 07 de agosto.
O que: composta de 13 obras independentes de artistas nacionais e internacionais que oferecem uma seleção de filmes da cinematografia mundial independente e ultrapassam os limites da tela convencional.
Quanto: a partir de R$ 3.
Horários: Terça a domingo, das 10h às 18h.
Local: MON - Museu Oscar Niemayer - Rua Marechal Hermes, 999
Centro Cívico

Exposição - A Magia De Escher
Quando: até 21 de julho
O que: são 85 obras, entre gravuras originais, desenhos e fac-símiles, incluindo todos os trabalhos mais conhecidos do artista.
Horários: Terça e quarta, das 10h às 18h – último acesso até 17h30; quinta a domingo, das 10h às 20h – último acesso até 19h30
Preços: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada). 1º domingo do mês: grátis
Local: Museu Oscar Niemayer - Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico

Exposição Lugar Incomum
Quando: até 14 de julho de 2013
O que: trabalhos de Erica Kaminishi, Julia Ishida e Sandra Hiromoto.
Quanto: entrada é gratuita.
Horários: Terça a sexta, das 10 às 19h; sábado e domingo, das 10 às 16h
Local: Museu de Arte Contemporânea - Rua Desembargador Westphalen, 16, Centro

Espaço São João - Rua 24 horas
Quando: até 31 de julho
O "Espaço São João", criado na Rua 24 Horas, conta com barracas de comidas típicas, como pinhão, quentão, canjica, pamonha, milho cozido, curau, bolo de milho e outros doces e quitutes.
Quanto: entrada gratuita. . R$5 (quentão, pamonha e canjica) e R$3,50 (pinhão e bolo de milho)
Quando: diariamente, das 10h às 22h.

Onde: Rua 24 Horas (Interliga a Rua Visconde de Nacar e a Visconde do Rio Branco – Centro)

Viagem de carro cresce na preferência do brasileiro



Pesquisa do MTur mostra que as viagens aéreas permanecem no topo na intenção de viagem dos consumidores, mas cresce o número de pessoas que desejam viajar de carro



 O avião ainda será o meio de transporte mais utilizado pelos brasileiros que pretendem viajar até dezembro deste ano. Mais de 59% das pessoas entrevistadas na Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, em junho, terão os aeroportos como ponto de partida para as viagens dos próximos seis meses. 

Apesar de ainda ser o meio de deslocamento preferido dos entrevistados, o percentual de pessoas que pretende viajar de avião vem oscilando dentro da margem de erro, diminuindo desde abril, quando as sinalizações positivas chegaram a 62%. Em maio foi de 61%. Como consequência, aumentou gradativamente, no mesmo período, a intenção de viagens de automóvel. De 20,4%, em abril, para 24,9% em junho.

“A inclusão de novas famílias com renda de até R$ 2,1 mil fez crescer a intenção de viagem de carro”, avalia o diretor de Estudos e Pesquisas do MTur, José Francisco Lopes. O transporte coletivo será utilizado por 13,7% dos brasileiros que pretendem viajar até o final do ano.

A sondagem é realizada mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nas seis maiores regiões metropolitanas do país: Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A pesquisa avalia a intenção de viagem no horizonte de seis meses com recortes de renda familiar, gênero, meio de transporte, destino, meio de hospedagem e acompanhante na viagem.

Dos 2,1 mil entrevistados em junho, 30,8% manifestaram intenção de viajar até dezembro. Destes, 71,8% pretendem ir para algum destino dentro do país e 26,8% para o exterior.


Assessoria de Comunicação
- Ministério do Turismo

PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013 MARCA A CONSOLIDAÇÃO DO INVESTMANIA


Aumento da base de participantes, ampliação de parcerias com especialistas de mercado e companhias de capital aberto e novo layout são os destaques do período

O primeiro semestre de 2013 foi marcado por uma série de novas conquistas para o Investmania. O aumento contínuo da base de investidores cadastrados e a presença cada vez mais constante das companhias de capital aberto e de grandes instituições financeiras, como o Banco Itaú e o Easynvest – Título Corretora, na programação de vídeos-chat exclusivos, deram o tom do período.

Segundo Aline Rabelo, coordenadora do Investmania, a gratuidade no cadastramento e a plataforma amigável e criativa, além da qualidade e capacitação da equipe e dos parceiros, são alguns dos atrativos que fazem do Investmania uma experiência única. “E para comemorar tantos desafios superados, lançamos  agora um layout ainda mais moderno para a rede social. A nova plataforma, com os principais conteúdos já dispostos na primeira tela de acesso do usuário, tem por objetivo deixar a informação relevante ainda mais fácil de ser encontrada”, esclarece a executiva.



Com uma base qualificada, atualmente são mais de 39 mil participantes, o Investmania vem cumprindo a sua missão de promover a interação tanto de investidores iniciantes, como experientes, ou simples interessados no universo de investimentos, com especialistas de diversas áreas, como analistas fundamentalistas e gráficos e profissionais do mundo jurídico, de instituições financeiras e de empresas de capital aberto. “A troca de experiências entre os participantes e parceiros vem contribuindo para fomentar a educação financeira e ajudando a derrubar mitos quando os assuntos são a tomada de decisão na hora de investir, a organização das finanças pessoais e o controle adequado do orçamento doméstico”, afirma.

O sucesso do Investmania também se dá pela constante preocupação da equipe em investir para o aprimoramento dos serviços disponibilizados, iniciativa que faz do site um dos mais completos e reconhecidos do mercado. Desde o lançamento da rede social, em janeiro de 2012, já foram mais de 8.000 publicações, entre relatórios e análises, e ainda foi alcançada a marca de 350.000 posts com comentários e interações por meio do Feedmania, área especial do site. Além disto, foram mais de 1.000 apresentações realizadas por profissionais de mercado e de companhias de capital aberto.

Recife CVB capta o primeiro EXAME Fórum Nordeste



Nos últimos anos, o Nordeste foi a região de crescimento mais acelerado no país. De 2000 a 2010, o PIB nordestino apresentou uma expansão de 60%, superior à expansão do produto interno bruto brasileiro no período.  Diante desse quadro será realizado pela primeira vez o “EXAME Fórum Nordeste”.

Captado pelo Recife Convention & Visitors Bureau, o Fórum da Revista EXAME discutirá as oportunidades e os desafios da economia nordestina. Entre os temas debatidos estão: as vantagens e desvantagens da mão de obra local, a necessidade e as oportunidades para o investimento em infraestrutura, as peculiaridades do mercado consumidor local, o nordeste como laboratório para a compreensão da nova classe média brasileira, entre outros.

Ele será realizado no Mar Hotel Recife, no dia 13 de agosto com um público de cerca de 500 pessoas entre empresários, executivos, investidores, integrantes do governo e do mercado publicitário. 


Campanha Mais Noronha 2013 supera expectativas



A campanha Mais Noronha, promovida pela Administração do Distrito desde 2012, é realizada com o objetivo de reduzir preços em todos os serviços do lugar. Neste ano, a temporada alcançou maior número de turistas nos mercados de maior interesse no Sudeste: Minas Gerais, com aumento de 30% de turistas e  São Paulo, com 18,7%.
Na avaliação global o aumento foi de 6,7%, um número representativo para a Coordenadora de Ecoturismo do Distrito, Luciana Carvalho. "Apesar de outros fatores, como alta e baixa do dólar, custo elevado do destino, entre outros, conseguimos atingir a nossa meta de equilibrar o fluxo de turistas ao longo do ano, com preços mais acessíveis na baixa estação". Ainda de acordo com Luciana, o crescimento ocorreu dentro da realidade de Fernando de Noronha, que possui restrições na quantidade de turistas por dia, obedecendo a capacidade de carga da ilha. A expectativa agora é ampliar a campanha nacionalmente.
O projeto, criado pela Administração da Ilha, é realizado com apoio da Secretaria de Turismo de Pernambuco, da Empresa Pernambucana de Turismo e do Trade Turístico de Noronha. Juntos, promoveram lançamentos nas principais capitais envolvidas na campanha, realizando capacitações para diversas agências de turismo, que pouco conheciam o destino. Dessa maneira, passaram a saber vender Fernando de Noronha. Também foram veiculadas em rádios locais informações sobre a campanha, além de outdoors e anúncios em revistas. De acordo com Luciana Carvalho, uma forma de divulgação foi uma grande aliada em 2013. "Entre abril e junho, quem viajou pela Azul Linhas Aéreas pôde assistir ao vídeo da campanha, com as belíssimas imagens do arquipélago", disse a coordenadora. 
Dados comparativos

Com a campanha Mais Noronha, entre os meses de abril e junho de 2013, o arquipélago teve um incremento no fluxo de viajantes com relação ao ano passado, no mesmo período. O maior emissor deste ano foi Minas Gerais com 30% a mais em relação ao ano passado. Com 18,7%, São Paulo se destaca no segundo lugar como maior emissor de turistas. Paraíba e Rio Grande do Norte aparecem em seguida, com 12,5% e 14,2%, respectivamente. 

VEM AÍ, O FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL DE MARTINS 2013


DEZ ANOS DE CULTURA E ARTE CULINÁRIA NA SERRA

O Festival Gastronômico de Martins está de volta. A data do retorno será nos dias 01, 02, 03 e 04 de agosto, dentro da temporada invernosa nas serras potiguares. Importante símbolo do calendário cultural e turístico do Rio Grande do Norte, o Festival de Martins completa em 2013 dez anos de criação, tendo a presença de renomados chefs locais e de outros estados, artistas, grande público e profissionais do setor. Em oito edições realizadas (2012 e 2010 não foram realizados), milhares de pessoas já subiram os 745 metros de altitude para prestigiar o evento no bonito município do médio oeste potiguar.
Mais uma vez, a praça central Almino Affonso será o epicentro deste festim coletivo, que aproxima toda a população local, das cidades vizinhas, turistas da região e chefs do Rio Grande do Norte e de outros estados, em torno da gastronomia e da revalorização da culinária local. O Festival é realizado pela Prefeitura municipal de Martins e pela Lógica Eventos Culturais.
Martins é um município com potencial gastronômico nato, herança da presença marcante portuguesa desde o Brasil colonial. Com o fluxo de eventos culturais de qualidade, essa cozinha ancestral vem se valorizando a cada ano, tendo o festival como aglutinador de ideias e sabores. Um sucesso que gera emprego, renda e propicia algumas experiências únicas em torno da boa mesa. 
Agora, a retomada rima com renovação. Nesse compasso, a produção adianta que vai incrementar as atividades consagradas, como a cozinha-show, desgustação-show, bares, restaurantes e oficinas interativas para o público. E acrescenta ações inovadoras em prol de um legado.
A grande novidade será o retorno do Concurso Gastronômico, desta vez com foco no incentivo. Sete profissionais recém-chegados ao mercado participarão do desafio: criar um prato utilizando os peixes de água doce da região, os mais famosos são o tucunaré (que chegou à região na décadas de 20 e a tilápia nativa. A finalidade é incentivar a gastronomia sustentável. Para isso os competidores receberão da produção a espécie de pescado que cada um escolher. Além do ingrediente principal, ganharão um cesto para as compras na feira orgânica do mercado municipal. Os chefs também poderão utilizar ingredientes da alta gastronomia, como um bom azeite, boa manteiga etc.
O espaço que recebe a maior plateia do evento, um pavilhão de 10m x 25m2 batizado de “Cozinha-Show”, terá 14 chefs convidados que se revezarão em 12 oficinas e palestras. Entre os nomes de Natal que subirão a serra pela primeira vez estão Joelson Leite (Lótus Japonese Fusion cuisine); Glaucia Veras (Benditas Buteco); Severo Marques e Roberta (Dois Vinhos e Gastronomia); Fernando Gomes (Eloi Chaves), o uruguaio Francisco Gasteasoro (Oui Consultoria), Daniel Cavalcanti (Cascudo Bistrô), Gracinha Ferreira (chef e consultora) e o carioca Felipe Barreto (Munganga Bistrô, de Olinda). No caso de Felipe, será sua segunda vez na serra.
Já os conhecidos do festival são: François Schimtt (consultor geral); Sanylle Faraj (coordenadora gastronômica); Adriana Lucena (Taiá Bistrô), Cacau Wanderley e Gabriel Camilo (professores da UnP e proprietários da Cozinharia). A degustação-show, pequena tenda anexa onde os chefs comercializam pratos a R$ 5,00, terá um menu diferente a cada dia. Os restaurantes que montarem suas estruturas também vão criar um prato do festival que será comercializado a R$ 10,00.  
Correndo por fora, o Festival vai trabalhar em parceria com a nutricionista das escolas municipais e incrementar o projeto “Horta de quintal”, já consolidado na cidade; também está na agenda a reativação do “Cama Café e Rede”, em parceria com o Sebrae, cujo objetivo é cadastrar residências para alugueis temporários de quartos para turistas.
Shows musicais, teatro de rua e programação na praça e coreto estão na pauta do Festival. Haverá tenda da cachaça, espaço de degustação do vinho (importadora Canessa & Montanares) e comercialização de tacinhas.
Durante o dia, os visitantes e turistas poderão conferir os mirantes do Canto, da Carranca, as obras do primeiro teleférico do RN, Casa de Padra, o Museu Cultural Demétrio Lemos, Museu Histórico de Martins, Edifício Pax, Largo Ramundo Nonato (Antiga Rua das Pedras), Casa de Agá Fernandes, Museu Júnior Marcelino, Nicho Nossa Senhora do Livramento, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Cachoeiras de Umarizeira, entre muitos outros locais.
Durante o lançamento, realizado nesta sexta-feira no Mangai, a prefeita Olga Fernandes destacou a importância do Festival de Martins para a região e elencou ações focadas na proteção do meio-ambiente. Também foi apresentado o projeto do 1º teleférico do Rio Grande do Norte, que será construído no Mirante do Canto até a Casa de Pedra. O projeto foi assinado em Brasília, com financiamento do Banco Mundial e está em fase de licitação.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Vinho brasileiro em alta

Degustar um vinho brasileiro no exterior virou luxo. No Reino Unido, o Nubio Sauvignon Blanc Sanjo está sendo vendido apenas nos restaurantes de Londres, ao consumidor por 20 euros. Mas nem por isso, a demanda é pequena. A Suriana acaba de exportar 240 caixas deste vinho (6 vinhos por caixa) e a promessa é ampliar esse volume nos próximos meses.

TV mexicana grava chamada em Foz do Iguaçu para a Copa do Mundo FIFA 2014





No último final de semana uma equipe da TV Azteca, do México, esteve no Destino Iguaçu para a gravação de uma chamada que irá circular, naquele país, convidando os mexicanos a conhecerem um Brasil além do futebol. As imagens devem começar a rodar em poucos meses e apresenta, além de Foz do Iguaçu, alguns outros destinos importantes do Brasil, como Rio de Janeiro e Pantanal. 

A equipe formada por nove integrantes gravou em Foz do Iguaçu e contou com apoio do Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), através da Iguassu Film Commission. Durante os dois dias - sábado (06) e domingo (07) - em que estiveram no Destino Iguaçu, foram captadas imagens dos mais variados ângulos das Cataratas do Iguaçu, inclusive imagens áreas, e locações no Parque das Aves. 

As imagens foram captadas com equipamento cinematográfico, o que vai ampliar a qualidade do material. Para produzir e dirigir a produção, a TV Azteca enviou o diretor Felipe Fernández del Paso, famoso por seu trabalho no filme Frida, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar em 2002.

O diretor ficou encantado com a as belezas das Cataratas do Iguaçu e prometeu ainda este ano volta pra uma produção ainda maior. “Os mexicanos precisam conhecer essa maravilha. Foi um prazer estar aqui e conhecer de perto toda essa beleza, força e energia que tem esse lugar. Espero voltar muito em breve”. 

Mexicanos em Foz 
Hoje, os mexicanos que dão entrada no Parque Nacional do Iguaçu representam uma fatia ainda muito pequena. Mesmo assim, esse número vem ampliando ano a ano, e de 2010 a 2013 esse número aumentou em aproximadamente 30%, com 5.171 visitantes. Esse ano, somente no primeiro semestre, foi registrado a entrada de 2.459 mexicanos.
2010: 3.930 
2011: 4.910
2012: 5.171
2013: 2.459 (primeiros seis meses)

Trilogia Fondue, o Grand Finale de uma noite épica em Gravatá

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O Festival Virtuosi movimenta Gravatá, até o dia 21 de julho, com música clássica da melhor qualidade e nada melhor que a Trilogia Fondue para o Grand Finale de uma noite épica.
O evento acontece na Igreja Matriz de Sant'Ana e aguarda receber aproximadamente 1.500 pessoas por dia. Serão dez dias de concertos e recitais sob a direção geral do Maestro Rafael Garcia e com a participação de músicos premiados internacionalmente em diferentes categorias e instituições, garantindo prestígio ainda maior ao evento.  O Festival Virtuosi, também apresentará pela primeira vez no Brasil, os espetáculos do violinista americano Giora Schmidt, o pianista russo Ilya Ramlav e a soprano britânica Amanda Boyd. 
Para prolongar a harmonia da música classica, o Villa Hípica Resort compôs seu Magnum Opus com a Trilogoa Fondue, uma sofisticada melodia para o seu paladar. A abertura com o Fondue de Queijo é seguida pela Ária com o Fondue de Carne e o Apogeu com o delicioso Fondue de Chocolate com Frutas. Acompanhado de um vinho nacional, o jantar custa R$ 115,00 para duas pessoas.
Reservas pelo telefone (81) 3040.0067 ou na recepção do resort.

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MSC Cruzeiros lança promoção para últimas cabines no verão europeu


De olho nos viajantes que querem curtir férias no velho continente, a armadora italiana anuncia condições especiais para embarques em agosto

Descrição: MSC0707285_MEDEm agosto, o verão atinge o seu ponto mais alto na Europa, tornando a região ainda mais bela e atrativa para os fãs do calor e que querem se deliciar no mar e ter muita diversão. Para estes viajantes, a MSC Cruzeiros anuncia tarifas promocionais com reservas até o dia 19 de julho para embarques no mês de agosto e roteiros a partir de USD 479.

Os apaixonados pelo Mediterrâneo Oriental contarão com dois navios para desvendar a região: o MSC Divina, embarcação inaugurada no ano passado, e o MSC Fantasia, o gigante que encantou os brasileiros durante a sua visita ao país na última temporada.  Ambos têm embarque em Veneza, na Itália, e levam seus hóspedes a portos da Grécia como Katakolon/Olímpia e Croácia (Dubrovnik), além do MSC Divina ainda realizar escalas na Turquia (Izmir e Istambul).

O Mediterrâneo Ocidental receberá o MSC Preziosa, o MSC Splendida, o MSC Sinfonia e o MSC Orchestra,. Os dois primeiros navios partirão de Gênova e farão rotas de sete noites pela Itália, Tunísia, Espanha e França. O MSC Sinfonia, que faz parte da classe Lirica e apresenta harmoniosa combinação de espaços, formas e cores em agradáveis ambientes, circulará por St. Tropez na famosa Côte D´Azur no litoral francês, Palma de Maiorca e Mahon nas Ilhas Baleares/Espanha, Ólbia/Sardenha e Salerno/Costa Amalfitana na Itália, saindo de Gênova. Já o MSC Orchestra, que também sairá de Gênova, visitará Civitavecchia/Roma e Palermo/Monreale (Itália), Palma de Mallorca e Ibiza (Ilhas Baleares / Espanha) e Villefranche sur Mer/Montecarlo/Nice (França).

Os quatro transatlânticos, MSC Preziosa, MSC Divina, MSC Splendida e o MSC Fantasia, fazem parte da classe mais moderna e luxuosa da MSC Cruzeiros, que conta com o MSC Yatch Club, um iate exclusivo dentro do navio. Um amplo espaço privativo de hospedagem que destaca suítes de alto padrão, serviços 24h de mordomo e concierge, além de restaurante, piscina, bar e lounge exclusivos.

O MSC Orchestra faz parte da classe Musica e tem como marca registrada a elegância e hospitalidade expressas de um modo contemporâneo, além de contar com grande variedade de restaurantes, teatros e sofisticadas instalações, assim como seus irmãos MSC Magnifica, MSC Poesia e MSC Musica.

Para estes embarques os lugares são limitados, sujeitos a disponibilidade e alterações sem aviso prévio. E é importante que os viajantes verifiquem a necessidade de visto junto ao consulado de cada país. Confira os roteiros, saídas e preços de cada navio:

MSC Divina
Saídas: 10/08/2013 e 24/08/2013 – 7 noites
Roteiro: Veneza, Bari (Itália), Katakolon/Olímpia (Grécia), Izmir, Istambul (Turquia), Dubrovnik (Croácia) e Veneza (Itália).
Preços**: 10/08 – a partir de USD 890 + taxas por pessoa em cabine dupla interna.
                 24/08 – a partir de USD 790 + taxas por pessoa em cabine dupla interna.

MSC Fantasia
Saídas: 04/08/2013 e 11/08/2013 – 7 noites
Roteiro: Veneza, Bari (Itália), Katakolon/Olímpia, Santorini, Pireus/Acrópole de Atenas, Corfú (Grécia), Dubrovnik (Croácia) e Veneza (Itália).
Preços**: 04/08 e 11/08 – a partir de USD 779 + taxas por pessoa em cabine dupla interna.

MSC Orchestra
Saídas: 10/08/2013 e 30/08/2013 – 7 noites
Roteiro: Gênova, Civitavecchia/Roma e Palermo/Monreale (Itália), Palma de Mallorca e Ibiza (Ilhas Baleares / Espanha), Villefranche sur Mer/Montecarlo/Nice (França) e Gênova (Itália).
*Saída do dia 10 com embarque em Civitavecchia/Roma e dia 30 de Gênova.
Preços**: 10/08 – a partir de USD 779 + taxas por pessoa em cabine dupla interna.
                 30/08 – a partir de USD 649 + taxas por pessoa em cabine dupla interna.

MSC Preziosa
Saídas: 11/08/2013, 16/08/2013, 23/08/2013 e 30/08/2013 – 7 noites
Roteiro: Gênova, Nápoles / Pompeia, Messina/Taormina/Vulcão Etna (Itália), La Goulette/Carthage & Sidi Bou Said (Tunísia), Barcelona (Espanha), Marselha / Aix en Provence (França) e Gênova (Itália).
*Saída do dia 11 com embarque em Gênova, dias 16, 23 e 30 em Barcelona.
Preços**: 11/08 – a partir de USD 890 + taxas por pessoa em cabine dupla interna.
                 16/08 – a partir de USD 990 + taxas por pessoa em cabine dupla externa.
                 23/08 e 30/08 – a partir de USD 690 + taxas por pessoa em cabine dupla interna.

MSC Sinfonia
Saída: 12/08/2013 – 7 noites
Roteiro: Gênova (Itália), St. Tropez (França), Palma de Maiorca, Mahon (Ilhas Baleares /Espanha), Ólbia, Salerno, Gênova (Itália). 
Preço**: a partir de USD 479 + taxas por pessoa em cabine dupla interna.

MSC Splendida
Saída: 17/08/2013, 26/08/2013, 30/08/2013 – 7 noites
Roteiro: Gênova, Marselha/Aix en Provence (França), Barcelona e Valência (Espanha), La Goulette/Carthage & Sidi Bou Said (Tunísia), Civitavecchia/Roma e Gênova (Itália).
*Saída do dia 17 com embarque em Gênova, dia 26 em Barcelona e dia 30 em Civitavecchia / Roma.
Preço**: 17/08 – a partir de USD 649 + taxas por pessoa em cabine dupla interna.
                  26/08 e 30/08 – a partir de USD 869 + taxas por pessoa em cabine dupla externa com varanda.

**Preço base em dólares, por pessoa, convertidos em reais do dia efetivo da aquisição. Taxas de serviço, aéreas, operacionais e portuárias não inclusas. Desconto MSC Club cumulativo à promoção.
 

Prefeitura de Ilhabela convoca reunião para esclarecimentos sobre Gerenciamento Costeiro

Prefeitura de Ilhabela convoca reunião para esclarecimentos sobre Gerenciamento Costeiro
O ambientalista Edward Boehringer esclarece principais dúvidas

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, convocou uma reunião na última quinta-feira (11/7), em seu gabinete, para esclarecimentos sobre Zoneamento Terrestre e Marinho e o Gerenciamento Costeiro do município. O ambientalista Edward Boehringer ministrou a palestra, que contou com presença de secretários da cidade e da imprensa local.
Estiveram presentes o prefeito Toninho Colucci, o chefe de Gabinete Julio Cezar De Tullio, a secretária de Saúde Lúcia Heidorn Reale Colucci, o secretário de Cultura Nuno Gallo, o secretário de Finanças Maurício Burizik Calil e o secretário de Obras Flávio Augusto Miranda. Representando o Poder Legislativo, estava presente a presidente da Câmara de Ilhabela, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a “Gracinha”, acompanhada do vice-presidente da Câmara, Adilton Ribeiro e do vereador Dr. Thiago Souza Santos.  O responsável pelo Geoprocessamento Ronaldo Monteiro e o membro representante da sociedade civil e coordenador do Grupo Setorial de Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte, Jorge Guaracy, marcaram presença.
O representante do movimento “Passe Livre”, Henrique Menezes, também participou da reunião.
A proposta do Gerenciamento Costeiro (GERCO) para toda a região, ainda será analisada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e voltará a ser apresentada para ser debatida em audiências públicas nos municípios. A prefeitura promoverá reuniões para discutir o tema e suas alterações em toda a cidade, inclusive nas comunidades tradicionais, como Bonete e Castelhanos.
Com cerca de 3 horas de duração, a explanação do ambientalista Edward aprofundou conceitos jurídicos e técnicos sobre o tema.
Na reunião, Colucci destacou a transparência sobre o assunto que vem sendo discutido há cerca de dois anos e meio no município. “Nossa administração sempre está aberta ao diálogo, principalmente quando o assunto é o Gerenciamento Costeiro. Há dois anos e meio estamos discutindo sobre o tema e analisando profundamente o que é melhor para nossa cidade, sempre dentro da legalidade”, disse o prefeito.
A Prefeitura de Ilhabela disponibiliza para a consulta pública o mapa preliminar, assim como todo o material relativo ao GERCO, aprovados no grupo setorial de revisão.
Informe-se no portal: www.ilhabela.sp.gov.br e clique no link “Gerenciamento Costeiro”.