Total de visualizações de página

sábado, 6 de julho de 2013

Após Copa das Confederações,FOHB está otimista em relação à infraestrutura da Rede Hoteleira para a Copa do Mundo


Presidente da entidade destaca pesquisa da FIPE/MTUR, que constatou que 68,4% dos entrevistados aprovaram os preços praticados pela hotelaria durante Copa das Confederações
Roberto Rotter, presidente do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), apresentou na última terça-feira (02/07), no evento “O que esperar da Copa 2014?”, na FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de são Paulo), um panorama do parque hoteleiro brasileiro após a Copa das Confederações, com enfoque nos preparativos para se hospedar os turistas nas cidades-sedes durante a Copa do Mundo. Foram apresentados dados que mostram que o setor hoteleiro vivencia um momento positivo e está investindo 7 bilhões de reais entre 2012 e 2015, o que, ao final do período, representará a construção de 40 mil novas unidades habitacionais e a geração de 16 mil novos empregos.
Rotter destacou uma matéria divulgada na revista Veja, no mês de junho, onde foi apresentada uma análise detalhada de toda a infraestrutura nas cidades-sedes para a Copa das Confederações, como mobilidade urbana, estádios, ampliação de aeroportos, melhorias de transporte público, hospedagem, etc. O único setor que foi aprovado em todas as cidades, de acordo com a avaliação da revista, foi o hoteleiro. A hotelaria nacional entregou um número de quartos maior do que o recomendado pela FIFA para a Copa das Confederações.
A mesma aprovação, segundo Rotter, vai acontecer em relação à infraestrutura da rede hoteleira para a Copa do Mundo 2014, já que o setor está investindo em mais unidades habitacionais, em treinamento e capacitação da mão de obra para que se tenha um serviço de ainda maior qualidade. “O mercado enxerga todo o investimento a longo prazo. Os grandes eventos dão uma visibilidade maior para o país, mas queremos que os turistas estrangeiros continuam voltando ao Brasil depois deles. A exposição gerada na mídia internacional por conta dos eventos da FIFA no Brasil são oportunidades que devem ser aproveitadas para maximizar os resultados depois dos eventos. Os holofotes estarão voltados para nós e isso contará muitos pontos a nosso favor”, afirma o executivo.
Em relação às discussões recentes sobre tarifas hoteleiras, Rotter destacou pesquisa da FIPE e do Ministério do Turismo feita com duas mil pessoas em estádios da Copa das Confederações (brasileiros e estrangeiros) e com 106 estrangeiros em aeroportos. Entre outros dados, a pesquisa mostra que 68,4% dos entrevistados aprovaram os preços praticados pela hotelaria durante o evento, enquanto 84,8% se declararam satisfeitos com a qualidade dos meios de hospedagem.
Rotter também comentou sobre o Placar da Hotelaria 2015, estudo realizado pelo FOHB e pela HotelInvest, com apoio do Senac. Segundo ele, os parques hoteleiros das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 já superam o número de leitos recomendados pela FIFA. Em algumas delas, inclusive, haverá superoferta após o evento. A íntegra do Placar da Hotelaria 2015 pode ser acessada no site www.fohb.com.br.
Sobre o FOHB - Criado em 2002, o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil é uma entidade que atua em prol do setor seguindo três eixos principais: Representação, Desenvolvimento e Informação. Suas ações contemplam parcerias com o setor público, iniciativa privada e demais entidades em projetos de capacitação e qualificação, reivindicações e importantes pesquisas e estudos para o setor. Atualmente, o FOHB representa 26 redes hoteleiras nacionais e internacionais, totalizando 529 hotéis e 85 mil UHs, presentes em 100 cidades, em 23 estados e no Distrito Federal. Mais informações: www.fohb.com.br.

Em breve lançamento do ano, o modelo Audi A3 Sport


A PG Prime está se preparando para receber, ainda no mês de Julho, o lançamento do ano da Audi, o modelo Audi A3 Sport. O veículo tem o estilo discreto e elegante, já conhecido da montadora alemã, e acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. A versão com quatro portas, o Audi A3 Sportback, também estará disponível

JORNALISTAS DO MUNDO DE OLHO NO BRASIL

AOS OLHOS DE 10 MIL JORNALISTAS
 
Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 devem, juntas, atrair quase 10 mil profissionais de mídia de todo o mundo para o Brasil. O resultado, certamente, é aumento da projeção de imagem do país
 
“Os megaeventos são um momento de megaexposição do país no mundo”, lembra sempre o presidente da Embratur, Flávio Dino. “E os olhos e vozes que garantem essa projeção de imagem no exterior são justamente os profissionais de imprensa”. Nada melhor para demonstrar o volume dessa megaexposição, portanto, saber que quase 10 mil profissionais de mídia, incluindo profissionais de TV, rádio, imprensa escrita, internet e fotógrafos, de todo o mundo, deverão visitar o Brasil somente entre os meses de junho e julho deste ano.
 
O volume deve-se aos dois megaeventos realizados no país neste período: a Copa das Confederações, já concluída, e a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 (JMJ). “Além de atrair turistas estrangeiros, os eventos são uma grande oportunidade de exposição da imagem dos destinos turísticos para todos os continentes”, comenta Dino. “E esse trabalho é feito justamente por esses jornalistas: antes, durante e depois dos eventos”.
 
Só durante o mês da Copa das Confederações, 3,8 mil profissionais da imprensa visitaram as seis cidades-sede da competição. O público dos estádios, um total de 804.659, foi responsável pela animação das partidas, que registrou recorde de audiência. Em uma das partidas, entre Brasil x Itália, cerca de 50,4 milhões de espectadores nos 10 principais mercados ficaram em frente à televisão para assistir ao confronto.
 
Batendo um recorde, a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 alcançou 5,5 mil inscrições de jornalistas de todo o mundo e superou a marca de Madri. A capital da Espanha teve cerca de 5 mil profissionais de imprensa na JMJ de 2011. “Tanto a Copa das Confederações, como a JMJ, um evento esportivo e outro religioso, atraem jornalistas que produzem conteúdo que vão além dos assuntos específicos. Sendo assim, os produtos turísticos dos nossos destinos figuram-se como grande atrativo para reportagens exibidas em todo o mundo”, detalhou Dino
 

Braztoa realiza 40º Encontro Comercial em parceria com a 41ª Feira de Turismo das Américas- ABAV 2013



Encontro Comercial Braztoa prepara edição comemorativa na maior e melhor feira de turismo do continente americano
A ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens) e a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) avançam na parceria entre as entidades na realização da 41ª ABAV- A Feira de Turismo das Américas, que  também receberá o 40º Encontro Comercial BRAZTOA (ECB).
Ao realizarem suas respectivas inscrições no site www.feiradasamericas.com.br, todos os agentes de viagens e profissionais do setor, brasileiros e estrangeiros, estarão automaticamente credenciados para ambos os eventos e poderão conferir as novidades expostas e participar de todas as atividades.
A próxima edição dos eventos confirma a participação de mais de 2.700 expositores de todos os continentes (mais de 60 países); dos destinos turísticos nacionais de todas as regiões do Brasil, incluindo os lançamentos e as promoções apresentadas. “O objetivo desta união é fortalecer cada vez mais o trade turístico nacional. Por isso, as entidades realizarão seus eventos simultaneamente em São Paulo, no maior centro de eventos da América Latina.”, explica o presidente da ABAV, Antonio Azevedo. “Estamos planejando para esta edição a criação de um espaço adequado para os negócios e o fortalecimento das relações entre os operadores e os agentes de viagens de todo o país.”, sintetiza Marco Ferraz, presidente da BRAZTOA.
Azevedo e Ferraz concordam também que a ABAV – Feira de Turismo das Américas sempre foi e continuará sendo o evento referencial do turismo na América Latina, que conquista crescente destaque no cenário internacional. “Motivo de orgulho para nós brasileiros”, enfatiza o presidente da BRAZTOA, e “oportunidade única para se relacionar, conhecer e realizar negócios com todo o trade turístico, no maior mercado do Brasil.”, completa o presidente da Abav.

Aliança Navegação e Logística é uma das maiores empresas de transporte do Brasil



Com faturamento de R$ 2,7 bilhões em 2012, a companhia está presente pelo 40º ano no ranking das Maiores e Melhores da Revista Exame
 A Aliança Navegação e Logística mantém presença constante entre as 500 maiores e melhores empresas do Brasil, segundo levantamento realizado anualmente pela Revista Exame. Desde a primeira edição do prêmio, há 40 anos, a companhia figura no ranking que é considerado a principal referência e fonte de informação sobre o ambiente de negócios no país.

Com faturamento de R$ 2,7 bilhões em 2012, a Aliança ocupa a sexta posição entre as maiores companhias de transporte e logística do Brasil. A empresa foi pioneira no crescimento da cabotagem e é a principal investidora no modal.

“Isso demonstra o nosso compromisso com o desenvolvimento da economia nacional”, ressalta Julian Thomas, diretor-superintendente da Aliança.

Sobre a Aliança Navegação e Logística
Fundada no início da década de 50, a Aliança foi consolidando sua liderança no mercado brasileiro, passando a atuar em todos os continentes. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd, empresa alemã fundada em 1871.

Com faturamento de R$ 2,7 bilhões em 2012, a Aliança Navegação e Logística tem forte atuação no segmento internacional e é líder no transporte de cabotagem. No ano passado, movimentou mais de 680 mil TEUs. Atualmente, opera regularmente em 14 portos nacionais e possui 12 escritórios próprios no Brasil.

Lisa Stansfield e brasileira Tania Maria são destaques no lineup do McArthurGlen Summer Music Festiva










Os outlets italianos McArthurGlen lançam no próximo 20 de julho uma série de shows no Summer Music Festival. Unindo moda e música, traz um lineup repleto de estrelas renomadas como Lisa Stansfield, a diva do jazz brasileiro Tania Maria e um mix de talentos emergentes como Caro Emerald e James McCartney.

Ao todo serão 13 noites inesquecíveis durante os fins de semana do verão de Julho nos seguintes outlets: La Reggia Designer Outlet próximo à Napoles (dias 20-21 de julho) McArthurGlen Castel Romano próximo à Roma (20-21 julho), McArthurGlen Noventa di Piave próximo à Veneza (26-27 julho), Barberino Designer Outlet próximo à Florença (27-28 julho) e Serravalle Designer Outlet próximo à Milão (24-28 julho).

O La Reggia abre o evento, com show da cantora Caro Emerald no dia 20 e da vencedora do X-Factor italiano Chiara Galiazzo. Lisa Stansfield se apresenta em 21 de julho no McArthurGlen Castel Romano, relembrando sucessos que marcaram sua carreira nas décadas de 80 e 90, como o popular All Around the World. A noite ainda conta com as presenças do mix sensual de bossanova, jazz e pop de Simona Molinari, além de performances de Jury e James McCartney, que lançou seu primeiro álbum recentemente.

Lisa se apresenta também no McArthurGlen Noventa di Piave dia 26 de julho, dividindo o palco com James McCartney. Dia 27 é a vez de Malika Ayane, em show aberto por Jury. Ayane repete a dose em Barberino dia 28 de Julho, junto com Simona Molinari.

Em sua nona edição, o evento fecha tradicionalmente no Serravalle Designer Outlet. A lenda do jazz americano Chick Correa abre os shows do dia 24. A virtuose do acordeão Richard Galliano se apresenta dia 25. Em 26 de julho, Tania Maria retorna aos palcos. Lisa Stansfield se reapresenta dia 27, com abertura de James McCartney.  Simona Molinari e Jury se apresentam juntos, na despedida, dia 28.

Para Eric Decouvelaere, diretor administrativo da McArthurGlen, “o Summer Music Festival deste ano está melhor do que nunca, conectando música e moda, como sempre. Mas para nós, é a criação de uma atmosfera de diversão e animação. E não há maneira melhor de fazer isso do que nos outlets da Itália. Este ano trazemos a nata dos artistas de renome e grandes performances de talentos emergentes”.
 
Sobre a Royal Collection
A Royal Collection é especializada em soluções para empresas que querem se comunicar com o mercado de turismo de luxo brasileiro. Fundada por Danny Guimarães,  que tem ampla experiência em marketing e turismo, a Royal Collection tem em seu portfólio alguns dos ícones mundiais dos segmentos de luxo e viagens. Mais informações:  www.royalcollection.com.br

Cerca de 40% da obra de recuperação do calçadão de Ponta Negra já foi executada

 
                A secretaria municipal de Obras e Infraestrutura (Semopi) informou que 40% das obras de recuperação do calçadão da Praia de Ponta Negra já foram executadas. De acordo com Tomaz Neto que responde interinamente pela titularidade da Semopi, os serviços têm um prazo de seis meses para serem concluídos, mas como o ritmo de trabalho está avançado a empresa responsável pela obra deve antecipar esse prazo em um mês, encerrando a intervenção em outubro. Nesta primeira etapa do projeto foram investidos pouco mais de R$ 4.739.000,00 (Quatro milhões e setecentos e trinta e nove mil reais) para a proteção completa de 2.000 metros da orla da Praia de Ponta Negra. Ainda nessa primeira fase, outros R$ 1,2 (Hum milhão e 200 mil reais) serão utilizados para a recuperação do calçadão.
                Tomaz Neto informou que esse período chuvoso foi positivo para a obra, pois permitiu uma melhor fixação do material arenoso utilizado no enrocamento. Esse auxílio natural vai permitir que até o final de julho a construtora inicie a recomposição do calçadão com mais segurança. Ele também explicou que após a finalização da obra a Prefeitura do Natal irá contratar um estudo técnico para determinar qual o serviço definitivo a ser realizado na Praia de Ponta Negra. “A expectativa é que esse estudo dure um ano, pois se trata de um levantamento complexo, envolvendo vários elementos”.
                Mesmo sem ter uma definição sobre qual será o método escolhido para a recuperação completa do calçadão o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, já assegurou recursos na ordem de R$ 17 milhões junto ao Ministério da Integração Nacional para realizar os serviços. “Assim que o estudo for concluído, daremos inicio aos tramites legais para contratar a obra”, enfatizou Tomaz Neto. A previsão da secretaria é que em dois anos com a área toda recuperada a faixa de areia tenha 35 metros de largura quando a maré estiver alta.
                Outra noticia positiva trazida por Tomaz Neto é relacionada a licitação para as obras de recuperação da orla marítima de Natal. Segundo o secretário interino, a empresa vencedora da disputa deve ser conhecida na próxima quinta-feira. A orla da cidade, que compreende as praias de Ponta Negra, Areia Preta, do Meio e Forte, passará por ampla reforma com mudança total de visual. As obras integram as ações preparatórias para a Copa do Mundo e tem prazo de conclusão determinado para maio de 2014.  Os recursos, no valor de R$ 13,8 milhões, são oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) e liberados pelo Ministério do Turismo.
                De autoria das arquitetas Teresa Cristina Pires, diretora do Departamento de Planejamento e Jussara Albuquerque, Chefe do Setor de Projetos da Semopi, a reestruturação urbana da orla de Natal compreende duas ações: adequação e acessibilidade das praias de Areia Preta, Meio e do Forte; e adequação e acessibilidade da Praia de Ponta Negra.
O projeto beneficiará cerca de 7 km de orla e terá como principal diretriz a urbanização, serviços de eliminação de barreiras arquitetônicas, ordenamento do uso do solo, requalificação da orla urbana e consolidação do corredor turístico. No geral, serão feitas as seguintes intervenções: adequações do passeio público com substituição do revestimento do piso; implantação de novos mobiliários urbanos; ciclovias entre as praias do Meio e Forte; adequação e distribuição dos quiosques em áreas mais agradáveis e amplas; implantação de banheiros acessíveis; criação de áreas de depósito para guarda de materiais dos quiosques; rampas e escadarias para acesso a faixa de areia; sinalização adequada; área de estacionamentos; substituição de iluminação pública; iluminação decorativa; paisagismo; áreas de recreação infantil; e academia da Terceira Idade.
 

Nordeste em destaque na Avianca em Revista com Gravatá, Porto de Galinhas, Marina Elali e Praia do Forte


Imagem inline 1


Circulando durante todo o mês nos aviões da Avianca e também disponível na internet, a edição de julho da Avianca em Revista #36 destaca a Região Nordeste com uma dose extra de Pernambuco.
Pernambuco é destaque com a matéria "Tem frio em Pernambuco" que mostra, entre as páginas 52 e 58, o destino Gravatá - inclusive o novo Passeio de Balão que sai do Villa Hípica Resort. Porto de Galinhas é a dica do "Trilhas Únicas" na página 18.
A região ainda é a dica da coluna "Fique Aqui" (pg. 20)
com o Ibero Star Praia do Forte e na matéria sobre a cantora potiguar Marina Elali (pg. 25).

Acesse e confira:

http://issuu.com/avianca/docs/avianca-36

Ecomuseu de Itaipu traz a criatividade de Paulo Leminski em múltiplas facetas


A mostra “Múltiplo Leminski” será aberta ao público na próxima sexta-feira (12) e permanecerá em exposição por 100 dias
Ícone da poesia, o curitibano Paulo Leminski trafegava por várias artes e profissões e, em tudo que fazia, explodia em talento e criatividade. E é isso o que poderá ser visto por moradores da região de Foz do Iguaçu e turistas na Exposição Múltiplo Leminski, que permanecerá no Ecomuseu de Itaipu durante exatamente cem dias, a partir da próxima sexta-feira (12).
A solenidade de abertura, para convidados, acontecerá na próxima quinta-feira (11), às 19 horas, quando será aberta também a exposição Arqueologia em Linhas de Transmissão – Memória e Energia no Oeste do Paraná.

Múltiplo Leminski, apresentada primeiro no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, vem a Foz do Iguaçu antes de seguir para outras cidades. Já estão programadas Goiânia e Fortaleza, além de outras quatro capitais. “A programação está fechada até 2015”, diz a curadora da exposição itinerante, Áurea Leminski. Além de Áurea, a mãe dela, Alice Ruiz, e a irmã, Estrela, são responsáveis pela mostra.
Artista e profissional
Alice Ruiz conta que a exposição veio a Foz do Iguaçu graças ao apoio da Itaipu Binacional. Para ser montada no Ecomuseu, a mostra precisou ser reduzida, já que o espaço no local – pouco mais de 300 m² – é bem menor que no MON, onde a exposição se espalhava por uma área de 1.700 m².
 
Alice garante que todas as facetas de Leminski estão representadas no Ecomuseu e vê até uma vantagem na concentração de todo o material em menor espaço: “Fica mais aconchegante, mais intimista”, diz ela, também artista múltipla: poeta, tradutora e parceira de músicos como Arnaldo Antunes e Zélia Duncan.
 
Os múltiplos
 
A exposição traz painéis com fotos, vídeos, discos, reproduções de grafites, histórias em quadrinhos, poesias escritas em guardanapos, a máquina de escrever que ele usava e muitos livros. Permite, assim, um passeio intelectual e emocional pela vida de um homem que respirou cultura e expirou originalidade e desassossego.
 
Polêmico, Leminski era, no entanto, “um grande ser humano”, como diz Alice. Era generoso no trato com os jovens, que “se sentiam especiais” quando conversavam com ele. É este lado do poeta, segundo Alice, que a exposição também procura valorizar, para “trazê-lo mais para perto das pessoas”.
As facetas
A mostra é dividida pelas áreas de atuação de Leminski. O poeta, por exemplo, reúne todas as correntes de que ele participou. Desde os haicais (ele aprendeu japonês para entender a estrutura da poesia oriental) aos poemas curtos, quase “pensamentos de humor”; de poesias elaboradas dentro dos preceitos ocidentais à poesia marginal, passando pelo concretismo, que ele admirava, e pelo poema visual.
 
Difícil encontrar alguém que não conheça alguma letra de Leminski, mas poucos sabem que ele tinha também este lado compositor. “Verdura”, gravada por Caetano Veloso, tem letra e música de Leminski. Como letrista, foi parceiro de Moraes Moreira, Itamar Assumpção, entre outros. Na exposição, crianças e adultos certamente vão se divertir com as músicas de “Pirlimpimpim”, disco gravado por Guilherme Arantes com músicas dele e letras de Leminski.
 
Na prosa, Leminski se destacou também em várias áreas. Por exemplo, na ficção histórica “Catatau”, ou no romance “Agora é que são elas”, que é quase um roteiro de cinema. Ele também escreveu contos, ensaios, crônicas e biografias (Banshô, Cruz e Souza, Jesus Cristo e Trotski).
 
Como jornalista, manteve colunas em jornais (inclusive na Folha de S. Paulo), onde expunha suas opiniões sobre tudo, principalmente literatura. Esmerava-se ainda em crônicas. Na televisão, fez parte do programa “Vanguarda”, da Rede Bandeirantes, onde também tinha uma coluna.
 
Foi também tradutor. Do latim, transcreveu o clássico Satyricon, de Petrônio. Do inglês, entre outras, traduziu obras de John Lennon (“Atrapalho no trabalho”), John Fante (“Pergunte ao pó”) e “Sol e aço”, de Yukio Mishima. Traduziu, via inglês, até poesia egípcia antiga (“Fogo e água na terra dos deuses”).
 
Nas horas vagas, praticava judô, chegando a ser professor de artes marciais. Dos tatames às salas de aula, Leminski foi professor de cursinho, publicitário, palestrante e até autor de histórias em quadrinhos eróticas.
 
Cosmopolita
 
Sua curiosidade por línguas das mais diversas era insaciável. Na sua vasta biblioteca, conta Alice, os livros mais consultados eram dicionários dos mais variados idiomas. Ele chegou a estudar alemão para ler Goethe no original. “Paulo era fascinado pela palavra em todas as línguas”, diz Alice.
 
A filha dele, Áurea, garante que Leminski se sentiria bem em Foz do Iguaçu, uma cidade multicultural, onde se ouve nas ruas o português, o espanhol e o guarani, língua que ele, sempre curioso, estudava. “Foz do Iguaçu é uma cidade cosmopolita, por toda essa mistura de povos. E o Paulo, mesmo sem ter saído do Brasil nenhuma vez, era também cosmopolita”, completa Alice.
 
Prioridade: estudantes
 
No Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba, a exposição foi visitada por cerca de 200 mil pessoas. No Ecomuseu, a entrada será livre para a comunidade de Foz do Iguaçu e região. Os turistas que adquirirem ingressos para visitar os atrativos do Complexo Turístico Itaipu vão ganhar entradas para apreciar a mostra.
 
Paulino Motter, assessor do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, que negociou a vinda da exposição, diz que será feito um trabalho com escolas para agendar visitas monitoradas. “A exposição representa um estímulo à leitura e à cultura em geral”, explica.
 
“O evento atende à grande carência de Foz do Iguaçu na área cultural e, ainda, vai ao encontro da política e da missão do Ecomuseu, de levar cultura aos moradores de toda a região de influência de Itaipu”.
 
“Será certamente a maior exposição que o Ecomuseu já realizou e colocará Foz no circuito cultural brasileiro”, diz Paulino, lembrando que uma das reclamações mais frequentes dos turistas que visitam a cidade é justamente a falta de eventos culturais.
 
Para chamar a atenção sobre a exposição, haverá intervenções poéticas e arte de rua em espaços públicos de Foz do Iguaçu. Elas incluem grafitagem de poemas curtos de Leminski – ação que ele mesmo fazia nas ruas de Curitiba.
 
ServiçoExposição Múltiplo Leminski
De 12 de julho a 20 de outubro de 2013
Local: Ecomuseu de Itaipu. Avenida Tancredo Neves, 6001
Telefone 0800 645-4645 / fax (45) 3520-6398 /
reservas@turismoitaipu.com.br
Horário: de terça a domingo, das 8h às 16h30.

Na Lufthansa, as passagens de First Class nos voos partindo do Rio de Janeiro estão com preços de Business Class até 15 de julho


Até o próximo dia 15 de julho é possível comprar passagens de First Class com a Lufthansa e pagar valores de Business Class. A promoção é válida para saídas do Rio de Janeiro no período que vai de 8 de julho até 31 de agosto. Assim, é possível embarcar para diversos destinos na Alemanha, Suíça, Reino Unido, Itália, França, Áustria, Noruega, Rússia, Turquia, Índia, Singapura e China, desfrutando de um dos oito lugares mais cobiçados nas aeronaves da Lufthansa com preços bem convidativos.
O conforto ainda inclui as lounges First Class da companhia em todo o mundo e o fantástico Terminal First Class em Frankfurt, para estender aos momentos em terra as mesmas mordomias oferecidas a bordo.
Só para dar uma ideia dos preços, nesta promoção o trecho Rio de Janeiro – Londres ou Rio de Janeiro – Roma tem preços a partir de US$ 8.056. A Lufthansa voa diariamente do Rio de Janeiro para Frankfurt de onde oferece conexões para toda a Europa, Ásia e Oriente Médio. A companhia ainda conta com mais dois voos saindo de São Paulo, um para Munique e outro para Frankfurt, todos os dias.  Informações e reservas em www.lufthansa.com

O LEGADO DOS GRANDES EVENTOS


Ações paralelas à Copa das Confederações garantiram a visibilidade do país para investidores de todo o mundo
 
Mais de 800 pessoas – entre elas compradores e formadores de opinião estrangeiros e empresários brasileiros - participaram das ações do Projeto Copa Apex-Brasil, realizadas em jogos da Copa das Confederações 2013. Além de agendas de negócios e visitas às fábricas e pólos de produção brasileiros, os convidados estrangeiros participaram de pré-eventos realizados na véspera dos jogos. “Os grandes eventos garantem legados para o país que devem ser considerados e observados a longo prazo. Não só o retorno financeiro, mas também como oportunidade de construir uma nova imagem para o mundo”, disse a presidente em exercício da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Kátia Bitencourt.
 
Além de negócios significativos, envolvendo exportações de produtos e serviços brasileiros, a expectativa do projeto da Apex-Brasil é incentivar o fechamento de contratos com investimentos estrangeiros diretos para o Brasil em todas as áreas, incluindo o segmento turístico. “Estimativa da Embratur mostra que turistas deixaram, ao menos, R$ 311,5 milhões nas seis cidades que receberam a Copa das Confederações. O impacto indireto na economia é muito maior. A expectativa é que o crescimento do turismo no Brasil seja sustentável, garantindo a cada ano mais turistas, e mais divisas”, disse Bitencourt.
 
As ações foram realizadas na abertura da Copa das Confederações, em Brasília, antes e durante o jogo entre Brasil e Japão; em Fortaleza, durante os jogos entre Brasil e México e Espanha e Nigéria. E também nos dois jogos realizados no Rio de Janeiro – Itália e México e Espanha e Taiti. Ações também aconteceram em dois outros jogos: em Fortaleza, na disputa entre Espanha e Itália; e no jogo da final, no Rio de Janeiro, no dia 30, quando o Brasil sagrou-se campeão da competição.
Assessoria de Imprensa- Embratur

Os encantos de rosário



Cidade argentina que une noites agitadas e visual bucólico é destaque entre as opções para descansar nas férias de inverno

Com a chegada do inverno no Hemisfério Sul, chegam também as sonhadas férias que acompanham a estação. Crianças longe da escola, jovens sem aulas na faculdade e dezenas de famílias prontas para arrumas as malas e aproveitar um merecido descanso. Quem prefere o calor, pode escolher o alto verão nas praias europeias e americanas. Já quem é adepto do frio, tem uma ótima oportunidade para conhecer as belezas geladas da América do Sul.

Uma dessas opções escondidas no continente é Rosário, na Argentina. Há 306 km de Buenos Aires, a cidade não tem o porte ou a fama da capital, mas apresenta um simpático centro histórico e se caracteriza pela agitação boêmia. Na natureza, destaque para o rio Paraná, pois é ao redor dele estão os bairros da região. Mas se isso ainda não for o suficiente para convencer  que o destino vale a visita, os apaixonados por futebol certamente vão mudar de ideia ao saber que a pacata cidade é o berço de um dos maiores atletas da atualidade, o jogador Lionel Messi.

Além das atrações turísticas, o local ainda conta com o maior complexo de entretenimento da América Latina. No espaço estão concentrados cassino com tecnologia de ponta, diversos espaços gastronômicos de culinária internacional, piscinas, quadras de tênis, boliche, espaço para crianças, centro de convenções e o hotel de categoria upscale da Accor, Pullman Rosário.

O hotel, inclusive, preparou uma promoção incrível para os turistas. Com o nome de “vacaciones de inverno”, os hóspedes ganham desconto de acordo com o número de noites que resolverem passar no espaço. A diária para uma noite sai por cerca de R$ 441 (valor variável de acordo com o câmbio peso x real do dia). Já para o pacote de seis noites, o hóspede desembolsa R$ 2160. Ou seja, o valor da diária cai para R$ 360, uma economia e tanto.

No pacote estão inclusos, além da hospedagem em quarto classic, café da manhã no sistema buffet; um jantar por adulto no restaurante D’Jembre, a la carte e sem bebida; acesso livre ao SPA Moi; 200 pesos em moeda para jogar no cassino; atividades recreativas para crianças e estacionamento com valet para um veículo. A promoção é válida para estadias de 6 a 28 de julho.

Para mais informações acesse www.citycenter-rosario.com.ar ou pelo telefone 0054 3414103233.

Serviço:
Pullman City Center Rosario
Bv. Oroño 2000  Rosário, Santa Fé, Argentina
Tel.: 0054 3414103233.
Site: www.citycenter-rosario.com.ar

TAM Viagens já oferece roteiro exclusivo da Adventures by Disney para a Semana da Criança



No Brasil, produto com viagem para Califórnia e guias brasileiros só pode ser encontrado nos canais de venda da operador


 
TAM Viagens acaba de iniciar a venda do roteiro “Nos Bastidores da Magia”,  Adventures by Disneysemana da Criança de uma forma inesquecível. Programado com uma viagem à Califórnia (Estados Unidos) entre 13 e 19 de outubro, o roteiro inclui uma agenda especial para pais e filhos se divertirem na Disney e conhecerem lugares como Hollywood e Los Angeles.

O lançamento é resultado da parceria entre a TAM Viagens e a Disney Destinations, anunciada no começo deste ano. Na ocasião, ambas lançaram, pela primeira vez no mercado brasileiro, o Adventures by Disney, que reúne uma seleção de viagens guiadas para grupos, desenvolvidas especialmente para famílias. Entre as opções estão passeios fantásticos pelo Peru, descobertas pelas ilhas Galápagos, imersão pelo interior da Itália, entre outros.

Todo roteiro Adventures by Disney possibilita ao viajante descobrir alguns dos lugares mais incríveis do mundo a partir de experiências e atividades únicas nos locais visitados. Também garantem tratamento VIP ao cliente, visitas guiadas (são dois guias destacados para cada grupo) e acessos privilegiados às atrações turísticas. Em alguns casos, incluem também eventos e tours privativos, com ingresso exclusivo aos bastidores de algumas atrações ou pontos turísticos.

No caso do “Nos Bastidores da Magia”, são oferecidas entradas para as áreas VIP do Disneyland Park e do Disneyland California Adventure Park, com direito a acesso exclusivo ao apartamento de Walt Disney. Além dos bastidores dos parques, estão inclusos passeios especiais como a visita ao Jim Henson Studios, onde foi criada a série Os Muppets.

O produto já pode ser adquirido a partir de U$ 5.796,00 (por pessoa, em voo a partir de São Paulo/Guarulhos) e financiado no cartão de crédito em até 10 vezes .  Estão inclusos hospedagem 5 dias nos hotéis Loews Hollywood e Disney´s Grand Californian, além de café da manhã, almoço, jantar e guias brasileiros para acompanhar o grupo durante toda a viagem.

Para mais informações sobre o roteiro, entre em contato com a TAM Viagens, que atende em qualquer uma de suas lojas em todo o Brasil (
www.tamviagens.com.br/lojas), pelas Centrais de Atendimento 3274-1313 (São Paulo), 0800 555 200 (outras cidades) ou pelo site www.tamviagens.com.br


Sobre a TAM Viagens

A TAM Viagens, unidade de turismo da TAM Linhas Aéreas, foi fundada há 14 anos e oferece mais de 600 opções de roteiros, tendo se consolidado no mercado como uma das maiores operadoras do Brasil. Desde que adotou o sistema de franquias, em 2010, a operadora tem ampliado a capilaridade de sua rede. Hoje, está presente em todos os Estados brasileiros com mais de 200 lojas franqueadas e atende outras 5 mil agências em todo o País. Como promotora do desenvolvimento do turismo, direciona suas ações para a capacitação dos agentes e busca divulgar destinos com comprometimento social. 

Salão Abeoc fortalecerá o turismo corporativo



Agências de viagem terão a oportunidade de negociar com organizadores de eventos durante o Festuris

Um novo braço de consumidores se abre com o Salão da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) presente no Festival do Turismo de Gramado. O crescimento do turismo corporativo se consolidará com a oportunidade de agências de viagens estreitarem laços com os representantes da Abeoc que estarão no evento. Com cerca de 500 associados e representada em 13 Estados brasileiros, a entidade é presidida por Anita Pires, que também atua no Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Segundo o 1º Barômetro da Indústria de Eventos, publicado neste ano pela Eventos Expo Editora, 74,6% das empresas de eventos aumentaram seus investimentos em 2012 e 67% delas confirmou que pretende investir mais em 2013. O mercado corporativo foi apontado como o maior responsável pela melhoria dos negócios para 64,7% das empresas. O mercado de eventos representa 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e já movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano.
Uma das bandeiras que Anita defende é justamente o tema principal do Festuris em 2013: a sustentabilidade no turismo. Em encontro realizado recentemente com a CNC, ela abordou propostas de incentivos para empreendimentos sustentáveis do setor e foram apresentadas soluções tecnológicas para a geração eficiente de energia para os meios de hospedagem, restaurantes e bares. “Foi um debate interessante, e ficou a interrogação de como conscientizar as pessoas e empresas da urgência de mudança na cultura do uso eficiente da energia, pois disso depende a sobrevivência do planeta”, comentou Anita.

O FESTURIS
O Festival do Turismo de Gramado conquistou a maioridade e, ao chegar a sua 25ª edição, abre os braços para o mercado internacional. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade, durante dois dias de intensa atividade cerca de 14 mil profissionais circulam pelos mais de 17 mil metros quadrados do Serra Park. Em um ambiente propício para grandes parcerias comerciais, aproximadamente 2.600 expositores ficam distribuídos em 350 estandes. O Festuris 2013 se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.

Foto - Anita Pires: presidente da Abeoc

Braztoa recebe representantes da Etiópia



A BRAZTOA
(Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) recebeu representantes da Etiópia, nesta quarta-feira, 3 de julho, para encontro estratégico com seus associados e diretoria.

O embaixador da Etiópia no Brasil, Wuletaw Hailemariam, fez uma apresentação sobre os atrativos do país africano, que conta com riquezas culturais, patrimônios históricos reconhecidos pela UNESCO e rotas de aventura como as Blue Nile Falls, em um dos braços do Rio Nilo, e o Erta Ale Volcano, com seus lagos coloridos.  

Os 18 representantes etíopes - entre diplomatas e empresários de turismo locais – tiveram a oportunidade de estreitar relacionamento com os operadores brasileiros, que passarão a ofertar mais roteiros para a região, que acaba de ganhar vôos diretos ao Brasil através da Ethiopian Airlines.

Além das belezas naturais, a capital do país, Adis Abeba, é uma das mais seguras da África e conta com uma vida noturna agitada. De acordo com o Embaixador Hailemariam, o país africano, que recebe mais de um milhão de turistas por ano, deseja dobrar este número até 2015 e aposta no potencial dos turistas brasileiros.

Foto
: Marco Ferraz, presidente da BRAZTOA, e o Embaixador da Etiópia no Brasil, Wuletaw Hailemariam.

L’Hotel Porto Bay é o melhor hotel de São Paulo Empreendimento do grupo português Porto Bay, está em 1º lugar no ranking de melhores hotéis paulistanos segundo o Trip Advisor





Localizado próximo à principal avenida de São Paulo, o L’Hotel Porto Bay São Paulo está em primeiro lugar no Trip Advisor como melhor lugar da capital paulista. Considerado o principal balizador de qualidade do mercado hoteleiro do mundo, o Trip Advisor fornece avaliações, artigos, recomendações e opiniões de mais de 20 mil viajantes de todas as partes do mundo. Segundo o gerente geral do empreendimento, Ruben Leme, é um grande orgulho estar à frente de grandes empreendimentos de renome internacional. “Buscamos sempre oferecer um serviço de qualidade e personalizado e é muito bom ver que estamos sendo reconhecidos por quem mais nos importa, nossos clientes”, conta o executivo. Segundo dados da SP Turis, a cidade de São Paulo conta com cerca de 410 hotéis (42 mil apartamentos disponíveis) e reúne as principais redes hoteleiras nacionais e internacionais.

O L'Hotel Porto Bay São Paulo conta com com 83 quartos, restaurante, SPA, piscina coberta e aquecida, health Center, sala de estar, bar e uma grande estrutura para receber eventos e reuniões de pequeno e médio porte. Momentos especiais, núpcias, compras, arte, cultura e programas personalizados fazem deste hotel um produto diferenciado. Além disso, é em seu mezanino que está o Trebbiano Ristorante, espaço gastronômico com cm inspiração na região de Toscana, na Itália e que oferece, além de uma bela vista para os jardins que o cercam, o melhor da gastronomia contemporânea e deliciosos vinhos selecionados. Para mais informações acesse www.portobay.com.br

PORTO BAY HOTELS & RESORTS
Porto Bay Hotels & Resorts abriu a sua primeira unidade em 1988 e de empresa eminentemente regional, originária da Madeira, o grupo Porto Bay é atualmente uma marca hoteleira internacional. Porto Bay promoveu a sua expansão através de uma parceria, estabelecida em 2007, com a multinacional portuguesa Logoplaste, ao abrigo da qual foram já abertos Porto Bay Rio Internacional (Rio de Janeiro), o L’Hotel Porto Bay (São Paulo), Porto Bay Búzios (Rio de Janeiro) e o Porto Bay Falésia (Algarve), que se juntaram aos seis hotéis localizados na ilha da Madeira.
Porto Bay Hotels & Resorts gere atualmente 10 unidades, 1343 quartos, no Funchal, no Algarve, no Rio de Janeiro, em Búzios, e, em São Paulo, um hotel boutique de cinco estrelas.

Hotel Corinthia em Lisboa recebe visita da cantora Maria Rita

http://www.mailingplus.com.br/deliverer_homolog/arq/cli/arq_1003_129146.jpg

Susana Martins, diretora de marketing e vendas do Corinthia Lisbon, ao lado da cantora Maria Rita
  04/07/2013

 

 

  Nos dias 29 e 30 de junho o hotel cinco estrelas Corinthia Lisbon recebeu pela segunda vez a cantora brasileira Maria Rita. Susana Martins, diretora de marketing e vendas do Corinthia Lisbon, foi quem recepcionou a cantora.

Localizado no coração da capital portuguesa, a 10 minutos do centro histórico e financeiro, o aconchegante e luxuoso hotel Corinthia Lisbon tem sido o tradicional hotel das celebridades brasileiras que visitam o país. No mês de junho duas personalidades estiveram no empreendimento a atriz britânica Archie Panjabi, que em 2012 ganhou o Emmy Awards de melhor atriz coadjuvante com a personagem Kalinda do seriado The Good Wife, e a cantora Maria Rita. “Esta foi a segunda vez que a Maria Rita ficou no Corinthia Libon, a primeira vez foi em 2004”, diz Susana.

Durante a hospedagem a cantora aproveitou para conhecer a nova infraestrutura do hotel. “Maria Rita notou algumas diferenças no Corinthia Lisbon, uma delas foi o jardim com a esplanada Terrace Lounge onde desfrutou de um almoçou no dia de chegada”, comentou Susana. Inaugurado em maio de 2012, o Terrace Lounge é um dos quatro refinados ambientes gastronômicos do Corinthia Lisbon,  tem uma atmosfera acolhedora e oferece uma vista esplêndida para o jardim do hotel.

Maria Rita viajou a Portugal para apresentar o espetáculo “Redescobrir”. O repertório do espetáculo foi composto por músicas de Elis Regina, sua mãe, uma das maiores cantoras da música popular brasileira. Na passagem pelo país, Maria Rita realizou duas apresentações: a primeira no dia 28 de junho na cidade de Porto e a segunda em Lisboa, que ocorreu no dia 29, na sala de espetáculos Pavilhão Atlântico.

Sobre Maria Rita: Filha da cantora Elis Regina, Maria Rita já lançou cinco álbuns. Em 2012 Maria Rita decidiu prestar uma homenagem à mãe, falecida há 30 anos, com o espetáculo “Redescobrir”, que inicialmente teria apenas cinco apresentações, mas devido ao sucesso é apresentado até hoje. "Redescobrir" relembra alguns grandes sucessos de Elis Regina, como: "Como nossos pais", "Águas de março", "Fascinação", "Romaria" e "Madalena". 

Sobre o hotel: O Corinthia Hotel Lisboa pertencente ao tradicional grupo Corinthia e se destaca pelo luxo e pelas diversas opções de lazer. Com o passar do tempo, o hotel se firmou como uma ótima referência para executivos que visitam a cidade a negócios e para turistas que viajam a passeio.

Dispõe do maior e mais bem equipado centro de conferência de um hotel cinco estrelas da cidade. É sede do segundo maior spa da Europa, tem 518 quartos com vista panorâmica para a charmosa Lisboa, dois restaurante e bares bem decorados e aconchegantes, além de espaço de lazer, com ambientes de músicas e apresentações artísticas.

E para atender clientes que viajam a negócios, foi criado um moderno piso executivo que vai do 20º ao 23º terceiro andar, com serviço ultrapersonalizado e direito ao lounge executivo (Executive Club Sky Lounge), no 24o andar, com vista panorâmica, wi-fi, computadores dentre outros serviços.

O Corinthia Lisboa é representado no Brasil pela Hip Hotels: www.hiphotels.com.br
 
 

Boeing 767 em rotas para Londres, Miami e Nova York a partir de julho


 


Até novembro, seis equipamentos desse modelo, com assento full flat na Classe Executiva, serão integrados à frota da companhia aérea
 


 - No segundo semestre deste ano, os passageiros da TAM Linhas Aéreas que voarem entre o Rio de Janeiro e as cidades de Londres, Miami e Nova York, além dos que viajarem de Belo Horizonte/Confins, Brasília e Manaus para Miami (e vice-versa), poderão aproveitar a experiência de estar a bordo de novas aeronaves Boeing 767. O primeiro avião começa a operar em 6 de julho entre o Rio de Janeiro e a capital inglesa. No total, seis novos Boeing 767 serão incorporados à frota da TAM até novembro. Em cada equipamento, estarão disponíveis 221 assentos, sendo 30 lugares na classe Executiva e 191 na Econômica.
O principal diferencial na Classe Executiva será o conforto oferecido pelo assento full flat, com inclinação de 180º, e pela maior distância entre as poltronas. Além disso, os clientes terão acesso a um serviço de entretenimento de bordo remodelado. No novo sistema (já disponível em algumas das nossas aeronaves Boeing 777), os passageiros poderão assistir a cerca de 110 filmes de diversos gêneros e seriados de TV (legendados ou dublados em diferentes idiomas), ouvir músicas e ter acesso ao catálogo de produtos do Duty Free e ao eReader, plataforma que permite a leitura de revistas e de jornais brasileiros e internacionais diretamente na tela. Esta funcionalidade também estará disponível na Classe Econômica. As crianças ainda poderão se divertir com uma programação exclusiva para o público infantil, com desenhos animados, filmes e jogos.
“Continuamos empenhados em melhorar sempre a experiência de viagem de nossos clientes. A introdução do novo Boeing 767 na frota da TAM aumentará o bem-estar a bordo, já que os passageiros contarão com confortáveis assentos full flat na Classe Executiva. Dessa forma, prestaremos serviços ainda mais diferenciados, especialmente em rotas tão competitivas como essas, entre o Brasil e os Estados Unidos e a Inglaterra”, afirma Damián Scokin, vice-presidente da Unidade de Negócios Internacional do Grupo LATAM Airlines.
Winglets: inovação em benefício do meio ambiente

A TAM possui o compromisso de manter uma das frotas mais jovens do mundo e está sempre atenta a inovações da indústria que possam diminuir o impacto da aviação no meio ambiente. Em julho deste ano, com a chegada das novas aeronaves Boeing 767, a companhia receberá os primeiros aviões Boeing com winglets. Esses dispositivos de ultima geração, instalados nas extremidades das asas, reduzem a resistência aerodinâmica e melhoram o desempenho dos aviões. Dessa forma, os equipamentos reduzem suas emissões de gás carbônico (CO2) na atmosfera em até 4%, além de produzir menos ruído.
Sobre a TAM
A TAM (
www.tam.com.br) opera voos diretos para 42 destinos no Brasil e 18 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas estrangeiras, chega a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976. É a líder do mercado doméstico, com market share de 39,5% no último mês de maio. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 88,9% do mercado em maio. A TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização. O TAM Fidelidade, que possui hoje 10 milhões de associados, já distribuiu mais de 25 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus. É membro da Star Alliance e, desde 27 de junho de 2012, a companhia faz parte da holding LATAM Airlines Group S.A, resultado de sua associação com a LAN Airlines S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 27 países, com uma frota de 318 aviões.

SEMINÁRIO DA EMBRATUR COLOCA COMPETITIVIDADE DO TURISMO EM PAUTA



Evento realizado semana que vem, em Brasília, vai reunir empresários e governo para debater soluções para tornar o preço do turismo no país mais atrativo aos olhos do estrangeiro

Na próxima terça-feira (9), a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) realiza, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o I Seminário Turismo e Competitividade, reunindo representantes do setor empresarial e de governo. O objetivo do evento, segundo o presidente da Embratur, Flávio Dino, é colocar todos os envolvidos no tema para conversar e encontrar soluções em comum. “Um dos itens que influencia o turista internacional na hora de decidir sua viagem é a competitividade daquele destino”, avalia Dino. “E, por competitividade entendemos bons serviços a preços justos. Quando isso não ocorre, temos um risco para a imagem do destino”.

O seminário ocorre durante todo o dia, das 8h30 às 17h de terça-feira (9). A abertura será feita por Dino; pelo presidente do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo) e secretário de Turismo do Rio, Ronald Ázaro; do secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz; entre outros. Depois, ocorrerá uma palestra, seguida de debate, do secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Moysés Simão.

O dia de debates contará ainda com uma mesa com o presidente da Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas), Eduardo Sanovicz; o vice-presidente da CVC, Valter Patriani; e o conselheiro da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Cláudio Magnavita.

Também haverá uma mesa dedicada exclusivamente ao debate sobre metodologia da pesquisa dos preços de turismo, com o coordenador de Serviços e Comércio da Diretoria de pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Roberto da Cruz Saldanha; a superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado da ANAC, Danielle Crema; o assessor da presidência da Embratur, Leandro Garcia; e José Ernesto Marino Neto, representando a BSH Brasil.

Assessoria de Imprensa Embratur

QUALITY SUITES VILA VELHA ATUALIZA SISTEMA DE SEGURANÇA



O Quality Suites Vila Velha, administrado pela Atlantica Hotels International, concluiu no mês de junho seu projeto de segurança, com a instalação de 100 câmeras do sistema de CFTV - circuito interno. Os novos equipamentos foram distribuídos entre os 25 andares da unidade, nos corredores e na garagem.

“Estamos constantemente investindo para oferecer aos hóspedes e visitantes um ambiente familiar, tranquilo e repleto de segurança. Os novos equipamentos só vêm reforçar a dedicação e atenção que prestamos diariamente”, comenta o gerente geral Daniel Matoso.

Informações também pelo 0800 555855
Siga no Facebook (facebook.com/atlanticabrasil)

FESTINS DO 16º FESTIVAL CULTURA E GASTRONOMIA DE TIRADENTES FAZEM UMA VIAGEM PELA GASTRONOMIA LATINO-AMERICANA




Chefs nacionais e internacionais são esperados em Tiradentes, de 23 de agosto a 1º de setembro, durante a 16a edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Parte deles participará dos tradicionais festins. Esta edição conta com 14 chefs, sendo nove brasileiros e cinco internacionais. Os festins acontecem nas noites de sexta e sábado, nas pousadas Villa Paoulucci e Brisa da Serra. Nos dias 23 e 24 de agosto, os jantares são dedicados ao Brasil, promovendo o encontro da gastronomia de dois estados e um banquete especial com a nova geração de chefs mineiros. Já os dias 31 de agosto e 1o de setembro, são dedicados à gastronomia latino-americana, com a participação de renomados profissionais da Argentina, Colômbia, Equador e México.

SABOROSOS ENCONTROS

Um dos atributos dos festins que geram grande expectativa no público é a surpresa pela sinergia de diferentes culturas. Paraná e Bahia estão distantes no mapa, mas suas receitas e ingredientes farão parte de um único menu nas mãos dos premiados chefs Celso Freire (Zea Mais, Paraná) e Tereza Paim (Casa de Tereza, Salvador). O mesmo acontecerá com Mato Grosso e São Paulo, com os chefs Ariani Malouf (Mahalo, Cuiabá) e Benny Novak (Ici Bistro, São Paulo); e Distrito Federal com Rio Grande do Sul, com William Chen Yen (Brasília) e Carla Tellini (Bah, Porto Alegre). Um jantar especial festeja a nova gastronomia mineira, com a participação dos chefs Felipe Rameh, Leonardo Paixão e Henrique Gilberto.

Na programação internacional, este ano, os festins dão enfoque à gastronomia latino-americana contemporânea. Foram convidados os chefs Fernando Rivarola (Argentina/Buenos Aires); Juan Manuel (Colômbia/Bogotá); Maurício Acuña (Equador/Quito); e Bruno Oteiza e Gerard Bellver (México/Cidade do México).

EXPEDIÇÃO BRASIL GASTRONÔMICO

A participação de chefs de cinco estados brasileiros, mais o Distrito Federal, é apenas uma etapa do processo de pesquisa e divulgação da gastronomia brasileira realizada pelo Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. A Expedição Brasil Gastronômico percorreu 19 mil quilômetros por essas regiões, com o objetivo de pesquisar e registrar a cadeia produtiva da gastronomia local. Um grupo de pesquisadores e documentaristas conheceu de perto os produtos, produtores, centros de distribuição, chefs e as principais receitas desses locais. A pesquisa será registrada em um livro e documentário para a internet, com lançamento em 2014.

CULTURA E GASTRONOMIA

O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes entrou no calendário da cidade mineira em 1998 e elevou o município à posição de destaque. Desde então, o evento vem contribuindo para a transformação da economia e movimentando a comunidade local. Só o setor de serviços – restaurantes, pousadas, bares e lojas – cresceu mais de 300%, em 10 anos, segundo o IBGE, e já representava, em 2009, mais de 50% do PIB total da cidade.

Hoje, com a maturidade de um evento de grande porte, o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes contabiliza números surpreendentes: já recebeu chefs de mais de 15 países – como Espanha, França, Itália, Estado Unidos e Alemanha; registra a participação de mais de 600 chefs, em 150 festins; já envolveu diretamente mais de 5.000 profissionais, muitos deles moradores da região; e contabiliza cerca de 250 mil pessoas que já prestigiaram o Festival nestes 16 anos.

SOBRE OS CHEFS

Benny Novak (São Paulo)
Benny Novak traz toda sua experiência internacional, mas sem deixar de lado o toque brasileiro no paladar. Sua formação vem da Le Cordon Bleu de Londres e a experiência fora do país continuou em Miami, como sous-chef do Le Bouchon Du Grovre. Em 2002, inaugurou seu primeiro restaurante, o Ici Bistrô. Benny carrega no currículo o prêmio de Melhor Restaurateur pela edição Comer & Beber da Revista Veja São Paulo (2010) e o de Restaurateur do Ano pelo Guia 4 Rodas, de 2011.

Celso Freire (Paraná)
Sócio-proprietário do restaurante Zea Maïs, com um estilo muito particular e sólida formação nas gastronomias francesa e italiana, Celso Freire diversificou sua cozinha e hoje desenvolve com maestria a inclusão de ingredientes típicos de várias regiões do Brasil em suas criações. Entre as premiações conquistadas, já foi eleito Chef do Ano do Brasil, pelo Guia Quatro Rodas; e Chef 5 estrelas pelo maior jornal do Paraná, o Gazeta do Povo.

William Chen Yen (Distrito Federal)
Carioca de nascimento, no mundo dos restaurantes desde os 7 anos de idade, William Chen Yen vem de uma família há mais de 30 anos no ramo dos restaurantes, em Brasília. Comandou por oito anos a cozinha do Babel, casa estrelada no Guia 4 Rodas e integrante da Associação da Boa Lembrança. Recentemente, largou tudo para um período de renovação e aprimoramento técnico, passando por premiados restaurantes da França, Espanha e Rio de Janeiro. De volta ao Brasil, com mais conhecimento, tem enveredado por um caminho que poucos trilham e dominam - o da cozinha oriental contemporânea.

Tereza Paim (Bahia)
Tereza Paim tem no currículo o título Chef do Ano de Salvador pela Revista Veja de 2012. É proprietária do restaurante Casa de Tereza, um dos mais conceituados na Bahia. A chef dedica seu trabalho e sua pesquisa aos ingredientes locais com influências da Espanha, Portugal e Itália.

Ariani Malouf (Mato Grosso)
Proprietária do restaurante Mahalo – pioneiro no quesito contemporaneidade na capital do Mato Grosso e o único com duas estrelas do Centro Oeste brasileiro –, Ariani Malouf estudou culinária em Paris e é mestre em explorar temperos e combinações incomuns. Uma verdadeira alquimista em realçar sabores e exaltar o melhor de cada ingrediente. Com alto astral e espírito inquieto, passou por restaurantes renomados do Brasil e do mundo.

Carla Tellini (Porto Alegre)
A gaúcha Carla Tellini é sócia e Head Chef do Grupo Press Gastronomia. Em 2008, criou o Bah, o primeiro restaurante brasileiro especializado na moderna cozinha do Rio Grande do Sul, baseado em suas memórias de infância e inúmeras viagens pelo interior do estado – mais ao sul do Brasil –, buscando identificar a verdadeira cozinha regional com suas diferentes influencias. Este trabalho serviu como base para criar em conjunto com sua equipe de cozinheiros o que chama de "cozinha com afeto, memória e savoir faire".

Felipe Rameh (Minas Gerais)
É mineiro, de Juiz de Fora. Formado pelo Senac Águas de São Pedro (SP), estagiou no Garcia & Rodrigues (RJ), Vecchio Sogno (BH) e no Lá em Casa (PA) com o chef Paulo Martins. Trabalhou no D.O.M, de Alex Atala onde passou por todos os setores dos restaurantes e acompanhou Atala em diversos eventos no Brasil e internacionais. Atuou também como assistente do chef no programa Mesa Para Dois (GNT), onde na época era o responsável pelo menu degustação do D.O.M e fazia a revisão das receitas do primeiro livro de Atala “Por uma gastronomia brasileira”. Estagiou no exterior no estrelado Mugaritz (Espanha) e no Le Chalet de La Forêt (Belgica). De volta ao Brasil, prestou consultoria no Dalva e Dito, também de Atala. Em Minas Gerais, comandou a cozinha do restaurante O Dádiva por cerca de um ano, onde foi responsável por uma verdadeira revolução no cardápio. Hoje, é o chef proprietário do restaurante Trindade junto com o chef e sócio Frederico Trindade.

Henrique Gilberto (Minas Gerais)
Assume a direção, como chef proprietário, do Belo Comidaria, onde prepara uma cozinha de inspiração mineira servida em ambiente descolado. Foi ele o "super chef" eleito na primeira edição do reality show da Rede Globo de Televisão, no programa Mais Você. 

Leonardo Paixão (Minas Gerais)
Coleciona experiência na cozinha francesa, mas sem deixar de lado sua mineiridade. Leo Paixão, como é conhecido, formou-se na Escola Superior de Cozinha Francesa e é o chef proprietário do Restaurante Glouton.  Acredita que a gastronomia é muito mais que a técnica utilizada. Para ele, culinária é o reflexo da natureza de onde você cozinha. Pratica em seu restaurante a cozinha francesa contemporânea mesclada a produtos brasileiros.

Fernando Rivarola (Argentina)
Tem estilo baseado em produtos locais, apesar da vasta experiência no exterior. Autodidata, Rivarola é um curioso nato e estudioso exemplar sempre buscando referências com outros chefs de renome internacional e em bibliografias de todos os cantos do planeta. É ele o chef proprietário do Restaurante El Baqueano, em Buenos Aires.

Juan Manuel (Colômbia)
O jovem chef Juan Manuel empenha-se em usar os ingredientes e receitas de seu país com uma roupagem mais contemporânea e consegue aliar a simplicidade e o inusitado de modo surpreendente. Está entre os chefs colombianos de maior destaque. Participou do Madrid Fusion deste ano e a participação no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes marca a sua primeira vez no Brasil.

Maurício Acuña (Equador)
É chef proprietário do Restaurante Espais-Sucre. Possui diploma superior em gastronomia pela Escola de Hotelaria de Sevilha e bacharel em Hotelaria pela Universidade Tecnológica em Quito. É considerado chef pioneiro no Equador na descoberta da gastronomia regional, com os ingredientes próprios. A participação no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes marca a sua primeira vez no Brasil.

Bruno Oteiza e Gerard Bellver (México)
Chefs do restaurante Biko, 31o na lista dos 50 melhores do mundo, famoso pela coalisão das cozinhas espanhola e mexicana. Bruno é natural de San Sebastian, na Espanha, cidade referência em gastronomia, e encontrou na parceria com Gerard um bom motivo para ousar e se divertir em pratos saborosos e cheios de surpresas.

Sugestão de fontes:
-          Rodrigo Ferraz – Diretor do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes
-          Rusty Marcelini – Coordenador da Expedição Brasil Gastronômico
-          Chefs convidados


Assessoria de Imprensa