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sexta-feira, 3 de maio de 2013

Integrantes do grupo do Encontro das Belas do Turismo de Natal visitam obras do aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante




Integrantes do projeto "Encontro das Belas do Turismo de Natal", encontro fechado organizado e promovido por esta jornalista, colunista de turismo e blogueira, visitaram na quinta-feira(02) as obras do aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante, e foram recebidos pelo superintendente engenheiro Ibernon Gomes Martins. A visita contou com a presença da secretária de turismo de São Gonçalo do Amarante, Gisele Moura, do secretário de Meio Ambiente de SGA, Hélio Duarte. Estiveram presentes, a proprietária da Potiguar turismo, Decca Bolonha e Tiago, coordenador dos guias da Potiguar Turismo, Krish Lino da Martur turismo, Artur Madruga e seu pai Florêncio da Millenium tour, e mais o hoteleiro George Brasil do hotel Vila do Mar, a professora de turismo da faculdade Mauricio Nassau, Regina Araujo e os jornalistas Vilma Lucia do ponto de pauta e Erivan Fernandes do Jornal City tour on line.





AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE (RN)
O aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante, localizado na Grande Natal terá seu terminal de passageiros concluído em Dezembro deste ano, e a finalização total da obra prevista para final de Março a Abril de 2014. O novo aeroporto tem investimento de R$450 milhões. O projecto no momento está no estágio de compra de equipamentos e implantação de estruturas para o terminal de passageiros, viaduto de acesso e central de utilidades.

As fundações para a torre de controle, terminal de cargas e seção contra incêndio, a etapa de blocos e baldrames e o contra piso do terminal de passageiros já foram concluídas. Ibernon Martins Gomes adiantou que a partir de Julho a diretoria comercial começa a conversar com os futuros parceiros comerciais( lojas,restaurantes, etc) para fechar o mix do aeroporto. Hoje trabalham 1.180 funcionários de empresas de vários fornecedores, entre os quais Gerdau que fornece o aço, outra empresa do Rio Grande do Sul que vai fornecer o ar condicionado, etc."O aeroporto é uma ferramenta de negócios", salientou Ibernon. Para o diretor executivo do consórcio Inframérica, Antônio Droghetti, o novo aeroporto será fundamental para o desenvolvimento da região. "A previsão é que o movimento no novo terminal chegue a quatro milhões de passageiros em 2014, passando para 6,2 milhões em 2024, e chegando a 11 milhões, em 2038.

O consórcio Inframérica investirá R$450 milhões durante a primeira fase, que vai até 2014", explicou o executivo. Até o momento já foram investidos R$71 milhões. No final do ano passado o BNDES autorizou o financiamento para o projeto. Ao término da obra, as operações de transporte aéreo civil do aeroporto Augusto Severo serão transferidas para o aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante. "Estamos trabalhando em ritmo acelerado e cumprindo o cronograma para que o aeroporto esteja pronto em abril de 2014", disse Ibernon.





















PORTO DE GALINHAS RECEBE A I REGATA ROSA DOS VENTOS




Saída da Regata Rosa dos Ventos será em frente
às piscinas naturais de Porto de Galinhas


Será dada a largada! No próximo domingo, dia 5 de maio, acontece a I Regata Rosa dos Ventos. Com saída de Porto de Galinhas, em frente às piscinas naturais, às 12h do domingo, e chegada em Recife. O evento ainda contará com uma programação no sábado, a partir das 18h30, na praça das piscinas naturais, com shows de Vagouvêa Guitarrista, Eliane Sultanum e Uptown Band.

A regata é realizada pela Prefeitura de Ipojuca, com parceria da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG), Cabanga, Flotilha de Regatas, Associação Pousada Charmosa e Associação Porto da Boa Mesa. “Observamos que ano após ano os esportes náuticos têm chamado atenção dos visitantes e, com isso, o incentivo a esses esportes só tende a crescer, ampliando a visibilidade do destino”, conclui Otaviano Maroja, presidente da AHPG.

Sobre a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas

Entidade privada sem fins lucrativos, a AHPG foi criada no início de 1992 e representa os principais hotéis e resorts de Porto de Galinhas. Quinto destino em turismo de lazer mais visitado do país no ranking das operadoras, e o primeiro do Estado de Pernambuco, apresenta uma oferta hoteleira de 13 mil leitos. Além de belas praias e piscinas naturais, o destino oferece esportes náuticos, uma gastronomia sofisticada, rico artesanato e muitas opções de entretenimento. Por dez anos consecutivos, Porto de Galinhas foi considerada a melhor praia do Brasil pelos leitores da revista Viagem & Turismo. Em 2012, conquistou pela segunda vez o Top of Mind entre as praias do País.

Mais informações: (81) 3552-1205

Feira de flores de Holambra em Natal

Até o dia 12 de maio, é realizado na passarela do shopping, o Festival de Flores (Feira de Holambra), onde são oferecidos mais de 200 espécies distintas de mudas e plantas ornamentais das mais populares, como violetas, jasmins, lírios e cravos, àquelas mais exóticas como plantas carnívoras, bonsais, begônias, lisianthus, bromélias e orquídeas. Todas as espécies de flores e plantas ornamentais estão à disposição dos visitantes.

As plantas e flores estão em exposição das 09h às 22h e são comercializadas a preço popular.

Sobre Holambra: Estância Turística localizada a 140 km da capital do Estado de São Paulo, teve sua origem com o processo de imigração holandesa ocorrido logo após o término da II Guerra Mundial. O nome HOLAMBRA - nasceu da junção das palavras HOLanda, AMérica e BRAsil. Em 195, foram introduzidos os primeiros bulbos de flores dando inicio ao que seria o maior centro produtivo de flores e plantas, responsável por 40% do abastecimento do mercado nacional. 

José Maria Zanocchi eleito presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará



O advogado José Maria Zanocchi é o novo presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará – Comércio, Turismo e Indústria (CBPCE), sucedendo no cargo a Jorge Chaskelmann, diretor do Aquiraz Riviera. O novo presidente, que fazia parte da diretoria cessante como vice-presidente, candidatou-se pela única chapa que se apresentou na eleição, tendo sido eleito por unanimidade, em assembleia geral realizada na terça-feira, dia 30 de abril. Os novos órgãos sociais foram eleitos para o biênio 2013-2015.
Com 35 anos de idade, José Maria McCall Zanocchi, que colabora com a CBPCE desde a sua fundação, é um dos sócios do escritório MZG Advogados, em Fortaleza. Zanocchi adiantou que o seu mandato será norteado pelo empenho no crescimento da Câmara, não só institucional, mas também em número de associados. Uma das bandeiras a defender no futuro imediato será a obtenção para a CBPCE do título de instituição de utilidade pública.
 
“A CBPCE já é uma referência no conjunto das câmaras de comércio que conhecemos, sendo uma das mais dinâmicas do Brasil e do espaço lusófono”, salientou Zanocchi, reforçando que a CBPCE se posiciona como agente catalisador de negócios e networking em todo o espaço lusófono e não apenas no Brasil e em Portugal. “O mercado africano será uma aposta estratégica para o futuro”, adiantou. 
 
Na nova diretoria, José Maria Zanocchi é acompanhado por Roberto Marinho, Paulo Jácome e Huga Mendes, como vice-presidentes, e por Fernanda Cabral, como tesoureira. Eis a composição dos órgãos sociais eleitos:
Presidente: José Maria McCall Zanocchi
1°Vice-Presidente: Roberto Marinho
2°Vice-Presidente: Paulo Jacome
3°Vice-Presidente: Huga Mendes Oliveira Coelho
Tesoureira: Fernanda Cabral

Diretores Setoriais: Carlos Maia, Cliff Vilar, Francisco Figueiredo, Jorge Duarte Chaskelmann, Pedro Jacksson, Priscilla Rabelo, Robertta Mota, Veronica Gurgel. 

 
Conselho Consultivo: Armando Abreu, Cid Marconi, Eduardo Bezerra, José Maria Mendes, Raimundo Viana, Rodolphe Trindade e Rômulo Alexandre Soares. 
 
Conselho Fiscal: Antônio Eugênio Gadelha Filho, Hélder Nascimento e Fábio Gentile. 
 
Edição: Luís Paulo Rodrigues
LPR COMUNICAÇÃO

GOL é a companhia aérea mais pontual em abril



Pelo terceiro mês de 2013, a empresa alcança o primeiro lugar em pontualidade

A GOL, maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina,  é a companhia aérea mais pontual do mês de abril. Desde o início de 2013, a empresa ficou entre o primeiro e o segundo lugar em pontualidade, segundo dados da Infraero. 

Segundo Pedro Scorza, diretor de Operações, decolar e pousar pontualmente é um compromisso da companhia com seus clientes. “Para nós, 1 minuto além do previsto já é um atraso não aceitável. A equipe GOL trabalha empenhada em se antecipar e garantir ao cliente que sua saída e chegada aconteça no horário combinado.”

Um dos fatores que contribuem é a agilidade no processo de embarque. Clientes GOL têm facilidades para realizar o check-in em totens de autoatendimento ou via dispositivos móveis. Conheça as possibilidades.

Check-in
A companhia oferece inúmeras facilidades que agilizam o check-in e facilitam o fluxo dos passageiros nos terminais aeroportuários. 

Embarque paperless -A GOL foi a primeira companhia aérea brasileira a oferecer o check-in inteiramente pelo celular e, agora, os cartões de embarque não precisam mais ser impressos. Os clientes podem realizar o check-in  diretamente pelo celular (WAP e aplicativos mobile), onde será gerado um cartão de embarque eletrônico e se guiar direto para a sala de embarque, caso não tenham bagagem para despachar.   

Check-in pela internet - Para realizar o procedimento, basta usar qualquer computador conectado à rede, acessar o site da GOL (www.voegol.com.br) e fazer o check-in dentro do período de 7 dias até 45 minutos antes do voo. Depois, é só imprimir o cartão de embarque e apresentá-lo na sala de embarque.

Quiosques/Totens de autoatendimento – A GOL dispõe de mais de 200 quiosques de autoatendimento para check-in distribuídos entre os aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Seguro, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Ilhéus, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador e Vitória. O serviço, disponível para clientes em voos domésticos com ou sem bagagem, também reduz o tempo de atendimento.

Balcões de Entrega de Bagagem - Nos principais aeroportos, a GOL disponibiliza Balcões de Entrega de Bagagem. Por meio deles, os passageiros que realizaram o check-in pela internet, celular ou pelos quiosques de autoatendimento podem despachar as bagagens com mais agilidade.

O autoatendimento de check-in, pela internet ou celular, pode ser realizado com a antecedência máxima de 7 dias e mínima de 45 minutos antes do voo. Entretanto, a GOL ressalta a importância da chegada ao aeroporto com no mínimo 1 hora de antecedência para voos domésticos e 2 hora para quem fará uma viagem internacional, principalmente aos clientes com bagagens a despachar. Quem se programa evita contratempos na chegada aos aeroportos e agiliza ainda mais o seu embarque.

Bagagem 

Bagagem de mão – A GOL  orienta que todos os passageiros levem na bagagem de mão os objetos de valor, entre eles, documentos, dinheiro, aparelhos eletrônicos, etc. Além disso, a companhia destaca a importância do cuidado com o tamanho da bagagem. Para agilizar o embarque de todos os clientes, a empresa está conferindo o tamanho das bagagens de mão por meio dos “Gabaritos de Bagagem”. O instrumento, semelhante a uma caixa com fundo falso, é utilizado pelo agente de aeroporto, que verifica se as dimensões estão de acordo com as descritas pela legislação. As bagagens fora do padrão serão etiquetadas e despachadas no check-in ou no portão de embarque.

Conferência – A companhia alerta os clientes a conferirem a etiqueta e a identificação das bagagens antes de deixar a sala de desembarque. Caso identifiquem qualquer irregularidade, os passageiros devem procurar os agentes da empresa, ainda no local do desembarque, para que o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB) seja aberto e as medidas necessárias sejam realizadas. 

Programe-se
Meteorologia - Nesta época do ano é muito comum que nevoeiros atinjam as regiões Sul e Sudeste do país e interfiram as operações aéreas. Por este motivo, a companhia orienta que seus clientes saiam com antecedência para chegar aos aeroportos com tranquilidade e fiquem atentos ao horário de seus voos.

Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior Companhia Aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina opera, com as marcas GOL e VARIG, cerca de 970 voos diários para 65 destinos em 10 países na América do Sul, Caribe e Estados Unidos, utilizando uma frota jovem e moderna de aeronaves Boeing 737-700 e 737-800 Next Generation, as mais seguras, eficientes e econômicas da classe. O programa de relacionamento SMILES permite que seus participantes acumulem milhas e resgatem bilhetes para mais de 560 localidades em todo o mundo, por meio de voos realizados por parceiras aéreas. A companhia possui também o serviço logístico Gollog, que capta e distribui cargas e encomendas em mais 3.500 municípios brasileiros e seis internacionais. Com seu portfolio de produtos e serviços inovadores, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes oferece a melhor relação custo-benefício do mercado.

Setur discute eventos turísticos com trade



O novo calendário turístico de Salvador foi discutido pelas empresas do trade e o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, na manhã desta sexta-feira (3), no Centro de Convenções, em Salvador. Esse calendário, que inclui o Espicha Verão, Salão Baiano de Turismo, Stock Car e São João como novos produtos turísticos, foi avaliado positivamente pelos empresários, ainda que considerem que esses eventos podem render mais do ponto de vista do fluxo turístico.
“O governo já fez a sua parte. Agora é preciso que nós façamos a nossa”, disse o gerente do hotel Tullip Inn, Alenaldo Cerqueira, presente no encontro que abordou a Stock Car, São João, Copa das Confederações e Salão Baiano de Turismo.
A quinta edição do GP Bahia da Stock Car será realizada no próximo dia 19 de maio, no circuito de rua Ayrton Senna, no Centro Administrativo (CAB). Segundo Leonelli, o evento injeta algo em torno de R$ 20 milhões na economia. “Inauguramos um novo calendário turístico, e a Stock Car, um desses eventos, gera pelo menos três mil vagas temporárias e a atração de cinco mil turistas”, explicou.
De acordo com Sílvio Pessoa, do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, a cerca de duas semanas do GP Bahia da Stock Car os hotéis próximos ao circuito, como Sol Bahia, Catussaba, Stela Maris, contam com reservas no patamar de 90% para o período do evento.
Dentre as sugestões do trade para intensificar a venda de pacotes para o próximo ano está a maior aproximação entre empresas baianas, Bahiatursa e Vicar, organizadora da Stock Car, e o incremento da programação do evento, com atrativos culturais que agradem ainda mais ao público.
São João e Copa das Confederações – As principais atrações do São João e novidades tecnológicas para a Copa das Confederações também foram anunciadas. Durante a Copa das Confederações, o forró estará garantido no Centro Histórico de Salvador. Os shows serão realizados de 20 a 30 de junho, mas a festa começa no dia de Santo Antonio (13), com o tradicional concurso de quadrilhas na Praça Municipal.
Pelo palco principal, que será montado no Terreiro de Jesus, passarão artistas e bandas de forró consagradas, como Alceu Valença, Gilberto Gil, Targino Gondim, Adelmário Coelho, Estakazero, Zelito Miranda, dentre outros. Os festejos serão realizados pela Bahiatursa em parceria com o Centro de Culturas Populares e Identitárias da Secretaria da Cultura.
Durante a Copa das Confederações, o Sistema Integrado de Informações Turísticas, que já conta com o portalwww.bahia.com.br e o Disque Bahia Turismo (71 3103-3103) ganhará duas novas ferramentas: o site Bahia Turismo Copa e um aplicativo que leva o mesmo nome. Somam-se a essas ferramentas o receptivo especial dos Guias e Monitores, com experiência de seis anos de atendimento durante o Carnaval.

Salão Baiano de Turismo bem avaliado pelo trade
Realizado há menos de um mês, a segunda edição do Salão foi discutida por Leonelli, representantes do trade e pela equipe da Bahiatursa. A avaliação geral foi positiva, tendo em vista que o evento se consolida no calendário do turismo baiano e cumpre a função de divulgar o destino Bahia.
“Repetiu-se o sucesso do ano passado e agora recebemos 12 mil visitantes, dentre eles, 70 jornalistas e 300 agentes e operadores de viagem. Em termos de divulgação da Bahia, o Salão foi ótimo e a venda do destino foi muito positiva”, destacou Leonelli.
Para o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, o retorno do Salão Baiano de Turismo também foi positivo para os municípios que participaram do evento. “Todas as zonas e todos os produtos turísticos do estado estiveram presentes. Mais de 70 gestores municipais também estiveram aqui reunidos e falaram muito bem. Agora eles buscam maior interação com os empresários do trade para divulgarem e venderem mais os destinos da Bahia, mas, para eles, o Salão cumpriu seu papel”, contou.
Já Luís Henrique Amaral, presidente seção Bahia da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), sugeriu para a próxima edição um destaque ainda maior para a gastronomia baiana. A ideia é criar um circuito gastronômico nas regiões turísticas do estado dentro do Salão. “Assim vamos legitimar ainda mais a participação das zonas turísticas da Bahia, envolvendo os municípios. Também podemos fazer um concurso gastronômico ligado à produção associada”. Para Amaral, esses seriam diferenciais para atração de um número ainda maior de público para o evento.
Este ano, o Salão contou com 102 estandes comerciais e 32 institucionais. Entre os expositores estão as 13 zonas turísticas do estado, 78 municípios e 20 segmentos turísticos. O Núcleo do Conhecimento realizou 12 palestras, quando 50 convidados debateram temas como Nova Classificação Hoteleira, Inclusão Social e Economia do Turismo na Bahia, Segurança em Megaeventos e Impactos Socioeconômicos no Turismo da Ponte Salvador-Itaparica.
Para mostrar a diversidade cultural da Bahia, 42 grupos artísticos, músicos e peças de teatro apresentaram-se durante os cinco dias do evento. Também configuraram-se como destaques do Salão os seis cicloramas com cenários da Bahia e a maquete.

Trade apoia GP Bahia de Stock Car



Com mídia espontânea estimada em R$ 18 milhões em reportagens veiculadas no rádio, TV, jornais e sites, a cada etapa do campeonato, a Stock Car foi um dos assuntos discutidos pelo secretário Domingos Leonelli com representantes do trade turístico, nesta sexta-feira (3), no Centro de Convenções, em Salvador.
A quinta edição do GP Bahia da Stock Car será realizada no próximo dia 19 de maio, no circuito de rua Ayrton Senna, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Durante a reunião, o secretário também falou sobre o Salão Baiano de Turismo e os próximos eventos do calendário turístico: São João e Copa das Confederações.
Segundo Leonelli, o evento injeta algo em torno de R$ 20 milhões na economia. “Inauguramos um novo calendário turístico, e a Stock Car, um desses eventos, gera pelo menos três mil vagas temporárias e a atração de cinco mil turistas. Só das equipes da Stock Car são 1.800 pessoas”, explicou.
Ainda conforme o secretário, geração de mídia espontânea é excelente. “Somente na Rede Globo ficamos em exibição durante uma hora, com imagens da prova no CAB, com o mar ao fundo, e outras imagens da Bahia, o que reforça a nossa divulgação. A promoção do destino Bahia é feita também durante as 12 etapas do campeonato, em autódromos de todo o Brasil, com a participação de baianas e reuniões com operadores desses locais”.
De acordo com Sílvio Pessoa, do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, a cerca de duas semanas do GP Bahia da Stock Car os hotéis próximos ao circuito, como Sol Bahia, Catussaba, Stela Maris, contam com reservas no patamar de 90% para o período do evento.
A operadora Nascimento Turismo, que atua em importantes mercados emissores como São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Distrito Federal está comercializando pacotes de turismo para o GP Bahia.
Dentre as sugestões do trade para intensificar a venda de pacotes para o próximo ano está a maior aproximação entre empresas baianas, Bahiatursa e Vicar, organizadora da Stock Car, e o incremento da programação do evento, com atrativos culturais que agradem ainda mais ao público.

CVC FAZ ANIVERSÁRIO E LANÇA SEMANA DE OFERTAS EXCLUSIVAS COM A TAM




Operadora e companhia aérea se unem em ação promocional de 41 anos da CVC e lançam 41 mil lugares em oferta de viagens para o Brasil, para compras até 12 de maio.
São
descontos de até 50% em pacotes de viagens



A partir de hoje, dia 3, a CVC inicia a primeira promoção da campanha “Maio é o mês de Aniversário da CVC”. Serão quatro semanas de ofertas para destinos pelo Brasil e exterior, em parceria com as principais companhias aéreas nacionais e internacionais, que estarão juntas com a operadora nessa grande campanha promocional do aniversário de 41 anos da CVC, comemorado no próximo dia 28.

E o destaque da semana é a “Promoção CVC voando TAM”, que concederá descontos de até 50% em pacotes de viagens para qualquer lugar do Brasil, servido pela malha da companhia aérea. A promoção é por tempo limitado, para compras de pacotes até 12 de maio, exclusivamente para embarques entre agosto e setembro. Serão 41 mil lugares disponíveis para vendas durante o período, em comemoração aos 41 anos de atividades da CVC no Brasil.

Entre os pacotes ofertados, os clientes encontrarão nas lojas exclusivas CVC e agentes multimarcas credenciadas em todo o Brasil, pacotes para Porto Seguro, incluindo bilhetes aéreos desde São Paulo e três de hospedagem (apartamento duplo), a partir de R$ 300 por pessoa, ou em até 10x sem juros de R$ 30.

E as novidades não param por aí. Durante todo o mês de maio a operadora ainda oferece a promoção Cruzeiros Marítimos, com grande variedade de transatlânticos, companhias marítimas, destinos, com vantagens como 2º passageiro grátis, descontos de até 40% e sistema tudo incluído. Os clientes encontrarão cruzeiros para a temporada brasileira 2013/2014 e, também, para embarques internacionais, em cruzeiros pela Europa, Caribe e Alasca.

A CVC ainda prepara várias surpresas ao longo do mês. Nas próximas semanas serão divulgadas as próximas parcerias e outros milhares de descontos e vantagens promocionais, como parte do cronograma de ações do aniversário da operadora. Outras informações em www.cvc.com.br.

Assessoria de Comunicação- CVC


Ministério do Turismo aprova 32 projetos de apoio a eventos em 2013



Resultado ainda é preliminar; projetos contemplam todas as regiões brasileiras e somam R$ 6,1 milhões


 Em resultado preliminar, a Secretaria Nacional de Políticas de Turismo do MTur aprovou 32 projetos de apoio a eventos que contribuem para o fortalecimento e o desenvolvimento do setor. Os projetos somam R$ 6,1 milhões e contemplam todas as regiões brasileiras em 2013. O prazo para apresentação de recursos de contestação do resultado termina hoje (03.05). O resultado final será divulgado na próxima segunda-feira (06.05).

O edital de chamada pública nº 01/2013 ofereceu apoio a até 65 eventos por macrorregião (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste), com valores entre R$ 100 mil e R$ 400 mil. A publicação ocorreu em 26 de março, e o prazo para a apresentação de projetos terminou em 14 de abril. Os critérios para apoio aos eventos constam da Portaria do MTur nº 112, de 9 de março de 2012, modificados pela Portaria 27, de 31 de janeiro de 2013.

Ao todo, a SNPTur recebeu  713 projetos, dos quais 542 foram inabilitados por falta de documentos. Das 171 propostas que passaram por análise da Comissão de Seleção, 67 foram inabilitadas por documentação incompleta e 23 rejeitadas por não integrar o Mapa de Regionalização do Turismo. A comissão analisou efetivamente 81 propostas, das quais 43 foram desclassificadas, porque não obtiveram a pontuação devida. Das 38 aprovadas, seis foram excluídas, porque a quantidade máxima de propostas por macrorregião já havia sido atingida.

As regiões Sul e Centro Oeste foram as que obtiveram maior número de propostas aprovadas: nove, cada. Em seguida vieram Sudeste (7), Nordeste (5) e Norte (2). Os eventos apoiados são os considerados, de acordo com a Portaria 112 e suas modificações, “de caráter tradicional e de notório conhecimento popular, que comprovadamente contribuam para promoção e fomento da atividade turística do destino”. Veja aqui o resultado preliminar da chamada pública: http://www.turismo.gov.br/turismo/programas_acoes/chamada_publica2013.html.

Assessoria de Comunicação-  Ministerio do turismo
 

ABAV contabiliza 100% de crescimento na campanha de valorização ao agente


Encerrada na semana passada, entidade comemora sucesso alcançado com a ação
Encerrada na semana passada, a campanha comemorativa idealizada pela ABAV, que premiará com um tablet três agentes de viagens, que serão sorteados dentre aqueles que apresentarem maior conhecimento sobre a história da entidade. A iniciativa contou com a participação de 454 profissionais, número duas vezes maior do que o verificado no ano passado.  Deste total, 247 acertaram 100% do quiz e estão concorrendo ao prêmio. O resultado final será divulgado no próximo dia 6 de maio.
De acordo com os dirigentes, a promoção foi realizada com o intuito de promover a entidade, ressaltando sua trajetória de sucesso, além de comemorar o mês do agente de viagens.
“Medidas inovadoras adotadas ao longo desses 60 anos de sua existência, somadas aos excelentes resultados obtidos pela associação, só contribuíram para projetar a ABAV como fonte de referência para o setor”, argumenta Antonio Azevedo, atual presidente da ABAV.
A cerimônia de premiação será na quarta-feira, 15 de maio, na sede da ABAV, no Centro de São Paulo. Caso haja necessidade de deslocamento dos ganhadores até a sede, a entidade contará com o patrocínio da Gol e da Atlantica Hotels para as passagens aéreas e as estadias, respectivamente.
“Nossas ações de relacionamento institucional sobrepõem ainda mais o fortalecimento da ABAV como entidade pioneira no setor. Pretendemos promover cada vez mais campanhas de valorização para o agente associado, pois iniciativas como essa nos mostram seu crescente interesse em se aproximar da entidade ”, enfatiza Alessandro Macedo, vice-presidente de Marketing e Eventos.

WTM Latin America e 39º Encontro Comercial Braztoa recebem cerca de 17 mil visitas



A edição inaugural da World Travel Market Latin America, o maior evento global da indústria latino-americana de viagens, que aconteceu em conjunto com o 39º Encontro Comercial Braztoa entre os dias 23 e 25 de abril, atraiu cerca de 17.000 visitas de profissionais sêniores do setor, que foram em busca de negociações comerciais.

Só no primeiro dia compareceram ao Transamerica Expo Center mais de 6.000 profissionais, igualmente divididos entre visitantes e expositores, de acordo com estimativas extra-oficiais, entre os quais 150hosted buyers (compradores convidados) internacionais. Naquela noite, a festa de boas vindas foi bastante concorrida e os participantes puderam conhecer um pouco da dança tradicional brasileira, o samba.

Na quarta-feira, 24 de abril, o número de visitantes interessados em estabelecer acordos com os cerca de 3.000 expositores praticamente chegou a 3.100. Isso fez com que o número total de presentes ultrapassasse novamente 6.000. Neste dia, os hosted buyers participaram de sessões de Speed Networking com mais de 300 expositores.

Além disso, a realização do 39º Encontro Comercial BRAZTOA contou com a participação de 73 operadores de turismo brasileiros associados à entidade – que representam 90% do mercado total de lazer no país. Essas empresas apresentaram seus principais produtos e lançamentos em um espaço de mais de 2 mil m2. Por meio das caravanas aéreas (22 roteiros) e rodoviárias (nove roteiros), a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) garantiu a presença de 850 agentes de viagem de todo o país, que participaram de atividades na feira. Entre elas capacitações, fóruns e uma mesa redonda sobre o Programa BRAZTOA de Sustentabilidade. A entidade ainda reuniu 80 de seus compradores e 130 expositores internacionais em um Encontro de Negócios e lançou a edição 2013 de seu Anuário, com dados inéditos sobre o mercado de operadoras BRAZTOA.

“A união com a WTM Latin America abriu novas fronteiras para os associados BRAZTOA, que tiveram a oportunidade de ampliar negócios, conhecer novos produtos e manter o importante relacionamento com os agentes de viagem. Esse novo modelo nos permitirá alcançar resultados ainda melhores para nossos associados, fornecedores e agentes de viagem. Estamos motivados para evoluir cada vez mais neste modelo de parceria aproveitando as melhores práticas e fazendo ajustes necessários para que as próximas edições sejam sempre melhores", explica Marco Ferraz, presidente da BRAZTOA.

Para completar, nesse segundo dia do evento mais negociações foram feitas no coquetel voltado a empresas voltadas para o Mercado MICE (Meetings, Incentives, Conventions and Exhibitions), que aconteceu no final da tarde no VIP Lounge.

Por fim, no último dia da WTM Latin America, mais de 4.500 profissionais compareceram, divididos entre 2.000 visitantes e 2.500 expositores. Um dos pontos altos foi um almoço que reuniu convidados da Associação Latino-americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV) e expositores nacionais e internacionais interessados no mercado corporativo.

O diretor do evento, que foi organizado pela Reed Travel Exhibitions, Lawrence Reinisch, disse: "A WTM Latin America superou todas as expectativas com tantos expositores assinando um grande número de acordos comerciais. O sucesso foi tamanho a ponto de muitos cogitarem o aumento de suas participações em 2014 e também dos visitantes perguntarem sobre espaços de estandes, já que eles procuram aumentar sua exposição nos crescentes mercados da América Latina.”

"A WTM Latin America também confirmou a reputação da Reed Travel Exhibitions de entregar eventos altamente profissionais, que ajudam seus expositores a aumentar seus negócios ao desenvolver inúmeras novas oportunidades comerciais”, completou Reinisch.

A WTM Latin America é o único evento do trade de turismo no Brasil e um dos poucos no continente a ser auditado pela ABC (Audited Bureau of Circulations), órgão britânico responsável pela medição de mídias. As estatísticas oficiais estarão disponíveis em julho.

A próxima edição da WTM Latin America e o 41o Encontro Comercial Braztoa estão confirmados para o período entre 23 e 25 de abril de 2014, também no Transamerica Expo Center.

Mais informações podem ser encontradas no site www.wtmlatinamerica.com

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Azul lança promoção especial para o Dia das Mães





Companhia  disponibilizará o código MAE15 que dará 15% de desconto na compra de passagens aéreas

Promoção é válida para compras feitas entre hoje e 6 de maio

  A Azul Linhas Aéreas Brasileiras está com uma promoção especial para o Dia das Mães. Entre hoje e 6 de maio, a companhia dará 15% de desconto na compra de passagens aéreas. Para utiliza-lo, basta acessar o site da companhia (www.voeazul.com.br), e colocar o código MAE15. A promoção é válida para viagens realizadas entre os dias 9 e 13 de maio.

Aproveite esta oportunidade para passar esta data tão especial junto de uma das mulheres mais importantes de sua vida. Além de deixar a sua mãe mais feliz, viajar de Azul é uma ótima experiência, pois oferece um serviço único na aviação brasileira. Trata-se da TV ao vivo com diversas opções de canais disponíveis em todos os jatos Embraer. Também, a companhia oferece um serviço de bordo completo. Ambos são totalmente gratuito.

Para mais informações acesse o site: www.voeazul.com.br

Sobre a Azul
A Azul, companhia aérea resultante da união entre a Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a Trip Linhas Aéreas, é a terceira maior companhia aérea do país. A empresa detém uma frota de 118 aeronaves, cerca de 9.000 funcionários, 823 voos diários, 103 destinos servidos e 16,4% de market-share. A qualidade de seus serviços já foi atestada por inúmeros prêmios, nacionais e internacionais. Azul foi eleita em 2013 como a “Companhia Aérea mais Pontual da América do Sul” pela FlightStats. Em 2012, a companhia foi eleita pela Skytrax World AirlineAwardscomo bicampeã na categoria “Melhor companhia aérea low-cost da América Latina” e como a melhor companhia aérea low-cost do mundo pela CAPA – Centre for Aviation, além de ter sido consagrada pelo segundo ano consecutivo como a “Melhor Empresa Aérea do Brasil” pela publicação Viagem e Turismo. Saiba mais em www.voeazul.com.br

Secretário de turismo de Natal restaura o CONTUR



O secretário de Turismo  e Desenvolvimento Econômico (Seturde) Natal, Fernando Bezerril, instalou hoje pela manhã, no Centro de Convenções, a quinta reunião extraordinária do Conselho Municipal de Turismo (CONTUR) os representantes das entidades ligadas ao turismo da cidade. Estiveram presentes 18 conselheiros que conheceram o projeto do PDITS (Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável) desenvolvido para Natal.
O projeto está na etapa do planejamento e busca determinar os espaços afetados pela atividade turística para que seja feito um trabalho de desenvolvimento diante das várias vertentes do turismo da cidade, no que diz respeito não só a atividade turística, bem como os serviços de infraestrutura (transporte aéreo e viário, água e esgotos, saúde e medidas sócio ambientais, tal como a indicação e avaliação dos impactos causados ao meio ambiente) e de promoção do destino turístico.
Durante a reunião o secretário solicitou dos conselheiros uma participação ativa para que o planejamento possa se tornar atos efetivos para o turismo local. “Nós contamos com a colaboração de todos os membros aqui presentes, para que disponibilizem uma hora do seu tempo para concluirmos o nosso planejamento e possamos partir para a ação, pois o turismo de Natal precisa com urgência de ações para melhorar a infraestrutura e a divulgação do destino”, afirmou Bezerril.
Muitos conselheiros se mostraram solícitos as propostas da Prefeitura Municipal de Natal, através da Secretaria de Turismo Natal e parabenizaram o secretário pela reinstalação do Conselho. “A revitalização do CONTUR é mais um fórum de discussão sobre os problemas e soluções do turismo que podem ser viabilizadas com decisões a serem tomadas pelos membros do Conselho”, esclareceu Diassis Holanda, representante da Associação Brasileira de Agências de Viagens(ABAV/RN).
A vereadora Júlia Arruda, presidente da Comissão Parlamentar de Turismo da Câmara Municipal de Natal e  que participa do CONTUR, reafirmou a presença da Câmara Municipal de Natal no desenvolvimento do turismo. “A CMN está à disposição do Conselho para ajudar no que for possível para o desenvolvimento do turismo local. A nossa participação no Conselho é importante para que possamos saber as necessidades reais, pois no final do ano, a CMN irá votar o Fundo Municipal de Turismo e é necessário definir as prioridades”, ressaltou a vereadora. A vereadora convidou o secretário e conselheiros para que a próxima reunião no dia 5 de junho, seja realizada na Câmara Municipal, tendo sido a proposta aceita de pronto por todos.
O Conselho Municipal de Turismo é presidido pelo secretário Fernando Bezerril, tem em sua constituição 23 membros, entre eles: Renato Fernandes, secretário de Turismo do RN; Silvio Torquato,Secretário Adjunto da secretaria estadual de Desenvolvimento; Luiz Eduardo Machado, secretário da SECOPA; Margarete Pereira, representante da SEMTAS; Osair Vasconcelos, representante da SEMDES;  Dácio Galvão, presidente da Funcarte; vereadora Júlia Arruda, representante Câmara Municipal de Natal; professora Jurema Dantas, presidente do IES; Diassis Holanda, presidente da ABAV/RN;  Liszt Madruga, presidente da ABRAJET/RN; Ana Muller, presidente da AMANAUTICA;  George Costa, presidente do Natal Convention;  Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio;  Maurício Cavalcante presidente do Sindbuggy/RN; Wdarlan Rodrigues, representante do SCAVR/RN;  Jarbas Ferreira, representante da SINTUR;  Maximiliano Fonseca de Souza ABRASEL/RN; Lionécia Lopes dos Santos, representante do SINTBAR/RN, Ramzi Giries Elali, presidente do Sindicato dos Hotéis do RN e Habib Chalita, presidente da ABIH/RN.

Em reunião com Comitê de Desenvolvimento Humano, Abracorp estabelece cursos online como prioridade



Com foco na redução de custos para suas associadas, entidade aposta nas vantagens e na praticidade do Ensino a Distância 
Integrantes do Comitê de Desenvolvimento Humano da Abracorp e do departamento de RH das agências de viagens associadas se reuniram, na tarde da última quinta-feira (25), no Novotel Center Norte. O encontro teve como um de seus objetivos reforçar o interesse da entidade nas capacitações online
Apostando na agilidade e no sucesso do Ensino a Distância para agregar qualidade aos profissionais que atuam no trade turístico, a associação tem submetido às suas associadas alguns “projetos-piloto”, visando o aprimoramento dos cursos. Dentre os tópicos levantados pelos participantes, o destaque foi para o treinamento dedicado ao aprendizado do idioma inglês, estruturado para pessoas com nível próximo ao intermediário, enquanto a grande maioria não domina o básico. 
A expectativa é de que os treinamentos online sejam lançados, oficialmente, em âmbito nacional, já no mês de maio. “Existe um cuidado muito grande por parte da entidade no que diz respeito à qualificação dos profissionais que integram o setor de viagens de negócios. Estas capacitações estão sendo desenvolvidas com base em duas premissas: custos mais baixos e extensão do projeto para agências localizadas fora da cidade de São Paulo”, ressalta Gervasio Tanabe, diretor Executivo da Abracorp.  
O encontro foi, ainda, palco de apresentação do resultado da pesquisa “Padronização do RH das agências Abracorp”, desenvolvida pela diretoria Executiva e pelo Comitê de Desenvolvimento Humano da entidade. Contando com a participação de quase 70% das associadas, o estudo contemplou as principais características das iniciativas de RH das empresas, a fim de verificar os pontos que podem ser aperfeiçoados e, consequentemente, elevar o índice de produtividade dos colaboradores. 
Cris Cintrão e Luciana Franco, da Improve, empresa especializada em oficinas comportamentais, encerraram a reunião discorrendo sobre os desafios do departamento de RH, sobretudo no que concerne à importância do reconhecimento por parte dos líderes. “O RH tem que saber ler aquilo que não está sendo dito”, afirmou Chris.
Além disso, as executivas apontaram o papel fundamental que o brainstorm exerce em uma empresa e as diferentes maneiras de se incentivar os colaboradores a participar dos processos sem que se sintam expostos.

Governadora do RN discute assuntos ligados ao Turismo com representantes do Conetur Por Assecom-RN



A governadora Rosalba Ciarlini esteve reunida, na tarde desta quinta-feira (2), com representantes do Conselho Estadual do Turismo (Conetur), para discutir assuntos ligados ao trade turístico do Rio Grande do Norte. A reunião aconteceu na Governadoria.

Para a chefe do Executivo Estadual, o momento é de unir forças com o trade para alavancar o turismo potiguar. "Este é um momento de novos investimentos, de analisar como anda o nosso turismo e como podemos somar forças. Um ano de bastante movimentação está chegando e precisamos estar juntos e preparados para divulgar o nosso Estado, atrairmos mais turistas e alavancar o turismo", afirmou Rosalba Ciarlini.

Durante a reunião com o Conetur - formado por 30 entidades entre polos turísticos, Governo do Estado, Governo Federal e entidades de classe - foram discutidos assuntos como o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), feito por meio de investimentos na ordem de US$ 45 milhões pulverizados em todo o Estado; ampliação do Centro de Convenções; destinação do Aeroporto Augusto Severo, quando da sua desativação; duplicação da estrada de Goianinha/Pipa, que já possui R$ 20 milhões garantidos para a conclusão; além da desoneração do Querosene para Aviação (QAV), ou seja, redução da alíquota de imposto como forma de captar vôos charters e; a implantação do plano de marketing para divulgar o turismo do RN aproveitando momento da novela global gravada no Rio Grande do Norte.

Asseom- RN

Câmara Brasil Portugal de Comércio pretende aumentar o número de associados



Câmara Portuguesa de Comércio em Natal, representada pelo vice-presidente Sergio Gaspar e pelo diretor executivo, Francis Lamy, participou na semana passada da reunião das Câmaras Portuguesas no Brasil e do 7º Encontro de Negócios, em Belo Horizonte. O evento reuniu os representantes das 13 Câmaras instaladas no Brasil que discutiram as propostas de trabalho para este ano.
Durante o evento, os representantes puderam socializar experiências e ideias e, muitas pautas foram discutidas, entre elas a cidade sede do próximo Encontro de Negócios. Após votação dos membros, ficou definido que Belém do Pará irá sediar em 2015, o próximo 
encontro de negócios organizado pela Federação das Câmaras.
Para Natal, o principal objetivo é aumentar a visibilidade da Câmara Portuguesa em Natal, atraindo mais associados, aumentando o número de serviços e iniciando a divulgação através das redes sociais. “Nosso objetivo é ampliar o número de associados à Câmara de Natal. Para isso, pretendemos criar um happy hour de negócios que acontecerá toda primeira quarta-feira do mês”, explicou Eduardo Patrício, presidente da Câmara em Natal.
Além disso, a entidade está programando a realização de outros eventos, tal como a Festa Portuguesa em Natal, que deverá acontecer anualmente e a inserção das datas comemorativas de Portugal no calendário festivo dos associados.

ABAV Nacional divulga ações da diretoria, em São Paulo



Relatório de atividades  é destaque  na pauta da reunião realizada pela entidade, que completará, em 2013, 60 anos de atuação
Atividades desenvolvidas junto ao Governo Federal, com destaque para o acompanhamento do Projeto de Lei 5.120/2001, que obteve aprovação em todas as comissões do Congresso Nacional e aguarda apenas ser levado a plenário para votação, foram abordadas pelos dirigentes da entidade, reunidos na sede da ABAV Nacional durante a semana passada. “Nós podemos hoje afirmar que contamos com o apoio do Ministério do Turismo, uma vez que o próprio titular da pasta declarou publicamente estar empenhado em favor do reconhecimento da atividade profissional das agências de viagens antes da Copa do Mundo, em 2014”,  avaliou Antonio Azevedo, presidente da ABAV.
Do mesmo modo, avançam os entendimentos com as autoridades governamentais visando à desoneração tributária para as agências de viagens, assim como para a regulamentação do Transporte Turístico Terrestre no país, entre outros temas que compõem uma série de pleitos defendidos pela associação e voltados ao aumento da competitividade do turismo nacional.
O balanço das ações compreendeu  também uma série de atividades desenvolvidas em sinergia com a WTAAA (World Travel Agents Association Alliance ou Aliança Global das Associações de Agências de Viagens). Entre elas, adoção de medidas capazes de fazer frente às imposições da IATA (International Air Transport Association ou Associação das Transportadoras Aéreas Internacionais) e compor estratégias de negociação. Em Washington (EUA), a convite da WTAAA, a ABAV aceitou compor a força de representação global das agências de viagens representadas e que, juntas, respondem por 85% das vendas de passagens aéreas em todo o mundo. Além de ser a primeira e única associação da América Latina membro da WTAAA, a ABAV participou ativamente da criação, no ano passado, do Folatur (Fórum das Associações das Agências de Viagens e Operadoras de Turismos da América do Sul).
Ao mesmo tempo em que a ABAV amplia articulações internacionais, voltadas ao fortalecimento e à defesa das agências de viagens no setor, cada vez mais globalizado, no balanço das atividades da atual gestão são avaliadas como positivas várias das ações de marketing, comunicação e relacionamento institucional. Recadastramento das associadas para a distribuição do novo cartão de Associada ABAV, conquista de audiência (2 milhões de visitas por mês) no portal www.abav.com.br, aliada à criativa presença da entidade nas redes sociais (facebook, twitter e youtube), produção e postagem de novas peças da campanha de valorização do agente de viagens e edição da newsletter, entre outras iniciativas bem-sucedidas, foram destacadas.
Destacou-se durante a reunião também o Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV (ICCABAV), que em 2013 tem sua grade de cursos com a missão de incrementar ainda mais o movimento de modernização empresarial, visando a melhoria da qualidade e o aumento da produtividade setorial, oferecendo cursos como Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, Planejamento Turístico, Comunicação e Marketing, Tecnologia e Conectividade, Gestão de Riscos, Geografia Turística, Gestão Econômica e de Finanças, Turismo Receptivo, Sistemas de GDS, Eventos, Lazer e Entretenimento.
Também antecipando o êxito da 41ª edição da ABAV – Feira de Turismo das Américas, em São Paulo, de 4 a 8 de setembro de 2013, há cerca de 4 meses antes da abertura do evento, a ABAV 2013 já contabiliza recordes de vendas de estandes e a presença dos países e dos destinos nacionais como expositores, totalizando 58,2 mil metros quadrados de área total ocupada pelo evento.
O Congresso e a Feira de Turismo das Américas, “A melhor e maior feira internacional de turismo de todo o continente”, segundo os dirigentes da entidade, constituem em um momento marcante para a ABAV. Nesta edição, que será grandiosa pela parceria de entidades como ITB Berlim, BTL, Embratur, Mtur, Abracorp e Braztoa,  concentrará em um mesmo local, por cinco dias, a materialização do trabalho desenvolvido ao longo dos doze meses do ano. “O evento ABAV compõe uma estratégia de atuação da entidade, que, ao contribuir com o desenvolvimento sustentável do setor como um todo, reunindo e promovendo os diferentes segmentos e nichos de mercado composto por 52 segmentos da economia”, resume Azevedo.
A reunião da diretoria da ABAV Nacional foi realizada com o apoio da TAM Linhas Aéreas.

Lançamento oficial do Dia do Vinho 2013 será no dia 15 em Porto Alegre




Rótulos de 75 vinícolas serão servidos em cerimônia no Palácio Piratini

A noite de lançamento oficial do Dia do Vinho 2013 já tem data e local confirmados: 15 de maio no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre (RS). Na cerimônia, que ocorre a partir das 18h, serão servidos vinhos, espumantes e sucos de uva de 75 vinícolas. Mais de 300 pessoas devem participar do evento.

Neste ano, a programação se estende de 24 de maio a 2 de junho, em oito municípios da Região Uva e Vinho na Serra Gaúcha e cinco da Campanha Gaúcha, além de Porto Alegre. O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS) pretendem mobilizar pelo menos 200 empreendimentos - participação 20% maior em relação ao ano anterior.

Sob o mote “Viva o vinho! Brinde a vida”, a região Uva e Vinho se integra ao Dia do Vinho 2013 com Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul e, a novidade da temporada, o novo município de Pinto Bandeira. Pela Campanha Gaúcha os municípios representados são Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Rosário do Sul e Santana do Livramento. 



A 4ª edição do Dia do Vinho também conta com o apoio de Sindicato Estadual do Vinho (Sindivinho), Bento Convention & Visitors Bureau e Caxias Convention & Visitors Bureau.

Descontos de até 50%
Durante o período, estão previstos descontos na compra ou degustações nas vinícolas participantes, de 10% a até 50%, promoções em hotéis, cursos de degustação, gastronomia, além dos tradicionais Workshop de Mídias Sociais e o Brinde Coletivo. Um novo site, pelo endereço www.diadovinho.com.br, já está no ar.

O foco desta 4ª edição do evento Dia do Vinho estará na marca dos 10 anos da promulgação da lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul, em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski (PTB).

Serviço
O quê? Lançamento 4ª edição do Dia do Vinho
Quando: 15 de maio
Horário: a partir das 18h
Local: Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre

Argentina na 15ªAdventure sports fair



Força no produto – Durante a abertura da 15ª Edição da Adventure Sports Fair, na manhã de ontem, 1º de maio, o coordenador do Mercado Brasil do Instituto de Promoção Turística – Inprotur, da Argentina, Jaime Ríos salientou a importância do produto aventura para o destino. O país – que participa da feira, de forma contínua, desde 2003 – quer se colocar cada vez mais na agenda de viagens do brasileiro, que busca destinos e produtos que unam aventura e natureza.
Esforço de vendas – O turismo oficial da Argentina ganha novo vigor promocional no estande que ocupa na Adventure Sports Fair – aberta ontem, 1º de maio, e que se estende até o próximo domingo, dia 5. Um acordo, selado com um grupo de 18 operadoras turísticas brasileiras, proporciona além de maior visibilidade para o segmento aventura, um novo impulso de vendas para o destino. São as seguintes as operadoras que compõe o pool da Argentina na feira: Adventure Club (TGK), Agaxtur, Ambiental, Calcos , CVC,  Fenix,  Landscape, Llao Llao, Maktour, Nascimento, Pisa Treking, Snow Travel, Soul Traveler, TAM Viagens, Turismo Sob Medida, Vida Argentina, Visual e X Travel.
Mendoza revelada – Já bastante conhecida do viajante brasileiro pelos vinhos, natureza exuberante, destinos e prática de esportes de aventura, Mendoza se revela ainda mais completa e diversa durante a Adventure Sports Fair, até o próximo domingo, dia 5. Uma seleção de fotos da localidade – resultado de uma expedição realizada entre a organização da feira e o turismo daquela província – revela multiplicidade de roteiros e formas inusitadas de se explorar o território de Mendoza.
Mendoza circuito – O secretário de Turismo de Mendoza, Javier Spina, participa da Adventure Sports Fair hoje, dia 2, para conferir de perto o interesse do viajante no segmento aventura. O representante do turismo de Mendoza aproveita o evento para lançar o Campeonato Mundial de Kitesurf, que acontece na primeira semana de dezembro, naquela província argentina. O evento esportivo promete atrair público de 150 mil participantes, com atividades que se estenderão por uma semana.
Las Leñas, nova temporada – Renovada, o centro de esqui de Las Leñas aguarda os brasileiros para a alta estação de inverno. Depois do investimento de US$ 5 milhões, realizado no ano passado, que se destinou à instalação de uma nova linha de meio de elevação, o momento é de grande expectativa. Segundo Hernan Cicchini, responsável por vendas internacionais, Las Leñas foi o primeiro a lançar no exterior seu tarifário, o que aconteceu em outubro de 2012. “Um desconto de ate 40% nos preços e as facilidades de pagamento tornaram o produto muito competitivo em relação a outros destinos sulamericanos”, sintetiza ele. Denominado “Minerva 2” o novo meio de elevação – construído com tecnologia austríaca – tem cadeiras com capacidade para 4 pessoas por viagem e veio assegurar maior velocidade no traslado dos esquiadores.
Las Lenas mais perto - Um voo charter da Aerolíneas Argentinas, a partir de São Paulo,  direto ao aeroporto da localidade de Malargue, desembarcará brasileiros na estação de esqui de Las Leñas. A operação será nos dias 6, 13, 20 e 27 de julho. O centro de esqui recebe, na alta temporada, cerca de 7 mil pessoas por dia e tem capacidade para 3,7 mil camas.
Snowboard para brasileiros – A Argentina patrocina a pista de esqui da Adventure Sports Fair. E os motivos são muitos. Além de o brasileiro ser visita garantida nos destinos de neve do pais, cresce no Brasil o interesse por modalidades esportivas de inverno como o snowboard. Quem garante é Marcelo Olivetto, presidente da Associação Brasileira de Snowboard – ABS. A entidade empreende ação atualmente para arregimentar número maior de praticantes do snowboard. Para tanto, acontece o 1º Campeonato Sul Americano de Snowboard, em três etapas, das quais duas em solo argentino. A primeira será em julho próximo, em Bariloche; a segunda em agosto, em Las Leñas; e a terceira na Feira da ABAV, em São Paulo, onde uma pista de gelo gigante aproximará ainda mais o esporte do público brasileiro.