Total de visualizações de página

sábado, 27 de abril de 2013

ENCONTRO DAS BELAS DO TURISMO DE NATAL VISITA CANTEIRO DE OBRAS DO AEROPORTO SÃO GONÇALO DO AMARANTE




O projeto Encontro das Belas do Turismo de Natal, que integra profissionais do turismo, entre mulheres e homens, promove neste mês de maio, uma visita ao canteiro de obras do aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante, primeiro aeroporto privado do país, e que tem previsão para conclusão em abril de 2014. A visita será no dia 02 de maio, quinta-feira, as 14h30. Com apoio da Martur turismo, haverá um transfer saindo do estacionamento do Hotel Vila do Mar para os integrantes do grupo que já confirmaram presença e no transfer. Os outros participantes do grupo, confirmaram irem em seus próprios carros seguindo o transporte da Martur. Peço a todos que cheguem as 13h45 no hotel Vila do Mar, pois a saída será as 14h.
O grupo será recebido pelo superintendente do aeroporto, engenheiro Ibernon Gomes Martins.




O projeto Encontro das Belas do Turismo de Natal, idealizado por esta jornalista de turismo, colunista e blogueira completa três anos de existência em junho.O encontro é formado por profissionais do turismo potiguar, entre mulheres e homens. O encontro acontece uma vez por mês, onde cada um paga o seu e tem um convidado especial na noite para falar de suas ações na área. O grupo é fechado, todo convidado é convidado pela idealizadora. No dia 06, haverá um encontro especial na pizzaria Renato Romagnoni do SERHS Natal Grand hotel, com sorteios para comemorar a data. Já tem apoio da Dandara Turismo, Dromedunas (empresa que administra os dromedários das dunas de Genipabu), entre outras empresas. 

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Megapromo TAM tem passagens domésticas com até 90% de desconto




 
Promoção é válida para voos de ida e volta em território nacional
com embarque entre 13 de maio e 30 de junho deste ano



 – A TAM Linhas Aéreas acaba de lançar uma promoção para seus principais destinos no Brasil, com saídas a partir de todos os aeroportos domésticos em que companhia opera. Até as 8 horas da próxima segunda-feira (29/4), os clientes da companhia poderão adquirir passagens com tarifas especiais, com até 90% de desconto.
 
Válida para viagens programadas entre 13 de maio e 30 de junho de 2013, a promoção exige permanência mínima de dois dias no destino, com exceção dos embarques realizados aos sábados, quando é possível retornar já no dia seguinte.
As tarifas especiais estão listadas em www.tam.com.br e podem ser parceladas em até seis vezes sem juros em qualquer cartão de crédito. Os bilhetes com preços promocionais também podem ser adquiridos nos outros canais de venda da companhia, incluindo as agências de viagens, lojas da TAM Viagens e na Central de Vendas e Fidelidade da TAM, que atende pelos telefones 4002-5700 (para capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades).
Confira abaixo algumas ofertas (valores por trecho, em voos de ida ou volta) oferecidas pela TAM:

*Esta promoção não permite reembolso e não contempla pontuação no Programa TAM Fidelidade. Valores por trecho, válidos para viagens de ida ou volta em voos domésticos operados pela TAM, sujeitos à disponibilidade de assentos e regras/restrições específicas de cada tarifa, para compra/emissão de passagens a partir das 20h00 de 26/04/13 até as 08h00 de 29/04/13 para embarques de 13/05/2013 a 30/06/2013, exigindo permanência mínima de 2 dias ou 1 sábado no destino. As tarifas nacionais serão disponibilizadas no bundle MegaPromo. Parcelamento válido para todos os cartões de crédito aceitos pela TAM, de pessoa física e emitidos no Brasil, considerando exclusivamente o valor da tarifa anunciada, não incluídos taxa de embarque e adicional de emissão. Para os cartões Diners e MasterCard, a taxa de embarque será cobrada na 1ª parcela; para os cartões Visa/Amex/Hipercard, a taxa de embarque será diluída no parcelamento. As informações integrais e detalhadas sobre as regras/restrições específicas das tarifas anunciadas, alteração de datas, reembolso, remarcação, cancelamento, vigência da viagem, descontos para crianças e pontuação no Programa TAM Fidelidade estão disponíveis para consulta no site www.tam.com.br, central de atendimento e demais canais de venda.
A TAM (www.tam.com.br) opera voos diretos para 42 destinos no Brasil e 18 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas estrangeiras, chega a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976. É a líder do mercado doméstico, com market share de 39,3% no último mês de março. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 87,9% do mercado em março. A TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização. O TAM Fidelidade, que possui hoje 10 milhões de associados, já distribuiu mais de 25 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus. É membro da Star Alliance e, desde 27 de junho de 2012, a companhia faz parte da holding LATAM Airlines Group S.A, resultado de sua associação com a LAN Airlines S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 27 países, com uma frota de 317 aviões.
Assessoria de Imprensa - Tam

GOL vende passagens a partir de R$89



A GOL, maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, está com tarifas reduzidas nesse final de semana. Até as 8h de segunda-feira, (29), clientes da companhia poderão comprar passagens aéreas a partir de R$89 em trechos domésticos e internacionais.
 
Para encontrar preços competitivos, basta comprar a ida e a volta simultaneamente, permanecer, no mínimo, duas noites ou um sábado no destino e realizar a viagem até o dia 31 de maio de 2013. As passagens darão direito ao acúmulo de 30% de milhas nos cartões SMILES.
 
Os bilhetes estão sujeitos à disponibilidade de assentos nas aeronaves. Mais tarifas, informações e passagens podem ser encontrados no site da GOL (www.voegol.com.br), Agências de Viagem e Lojas VoeGol, exceto lojas de aeroportos.
 
Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior Companhia Aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina opera, com as marcas GOL e VARIG, cerca de 970 voos diários para 65 destinos em 10 países na América do Sul, Caribe e Estados Unidos, utilizando uma frota jovem e moderna de aeronaves Boeing 737-700 e 737-800 Next Generation, as mais seguras, eficientes e econômicas da classe. O programa de relacionamento SMILES permite que seus participantes acumulem milhas e resgatem bilhetes para mais de 560 localidades em todo o mundo, por meio de voos realizados por parceiras aéreas. A companhia possui também o serviço logístico Gollog, que capta e distribui cargas e encomendas em mais 3.500 municípios brasileiros e seis internacionais. Com seu portfolio de produtos e serviços inovadores, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes oferece a melhor relação custo-benefício do mercado.
Assessoria de Imprensa- Gol

NETWORKING NA VISUAL TURISMO




A Visual Turismo inicia a semana com a 2ª edição do Encontro Nacional dos Executivos de Contas da Visual (ENECOVI), nesta segunda e terça-feira, dias 29 e 30 de abril. Cerca de 30 profissionais estarão reunidos na matriz da operadora em São Paulo, com uma intensa programação que incluirá palestras com os gerentes das diversas áreas, no intuito de capacitar, integrar e promover novos produtos.

A reunião também terá como finalidade apresentar a agenda oficial do 3º Workshop da Visual. “Com este encontro conseguimos padronizar nosso atendimento e trocar experiências de diferentes mercados”, antecipa a gerente de promoção Gilca Scoralick, que há 22 anos promove trabalhos como este na operadora.

Sobre a Visual Turismo

Referência no turismo nacional e internacional, a Visual Turismo atua desde 1986 e já contabilizou mais de dois milhões de passageiros embarcados. Mantém parceria com 12 mil agências de viagens e mais de 3 mil hotéis, o que permite uma diversificada oferta de pacotes – entre roteiros ecológicos, românticos, além de hospedagem em resorts e cruzeiros marítimos. Com sede em São Paulo, a operadora conta com dez filiais nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Santo André.

MOSTRA DE CINEMA HOMENAGEIA CEM ANOS DE NELSON RODRIGUES



Evento agitará o balneário de Porto de Galinhas nos dias 26 e 27

Desde hoje (26 de abril) e no sábado (dia 27), acontecerá a Mostra Porto de Cinema em Porto de Galinhas, para a diversão dos moradores e visitantes. O evento é uma realização da Associação Porto do Bem Estar e contará com o apoio da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG), Associação das Pousadas de Charme de Porto de Galinhas e Associação Porto da Boa Mesa, com o patrocínio da Prefeitura de Ipojuca.

A mostra homenageará os cem anos do dramaturgo pernambucano Nelson Rodrigues, com títulos inspirados em suas obras. Hoje serão apresentados Bonitinha, mas ordinária, às 18h; e Engraçadinha, às 21h. Neste sábado é a vez de Álbum de Família (18h) e A Dama do Lotação (21h). A atriz Lucélia Santos, considerada musa do ator, participará de um bate-papo público chamado Face a Face com Lucélia, no sábado, às 20h, na Praça das Piscinas Naturais.

Para Otaviano Maroja, presidente da AHPG, a expectativa é grande na região. “Apoiamos eventos como esse por ter o perfil do nosso balneário. Trata-se de uma ação cultural, que homenageia um grande nome pernambucano e aproxima a comunidade e os turistas”, ressalta.

MOSTRA PORTO DE CINEMA
Data: 26 e 27 de abril (sexta e sábado)
Horário: a partir das 16h
Local: Espaço Nelson Rodrigues, Rua Beijupirá
Informações e inscrições: (81) 3552-1461

Sobre a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas

Entidade privada sem fins lucrativos, a AHPG foi criada no início de 1992 e representa os principais hotéis e resorts de Porto de Galinhas. Quinto destino em turismo de lazer mais visitado do país no ranking das operadoras, e o primeiro do Estado de Pernambuco, apresenta uma oferta hoteleira de 13 mil leitos. Além de belas praias e piscinas naturais, o destino oferece esportes náuticos, uma gastronomia sofisticada, rico artesanato e muitas opções de entretenimento. Por dez anos consecutivos, Porto de Galinhas foi considerada a melhor praia do Brasil pelos leitores da revista Viagem & Turismo. Em 2011, tornou-se Top of Mind entre as praias do País.

Mais informações: (81) 3552-1205

Aerolíneas Argentinas lança promoção, amanhã, 27 de abril



A partir de amanhã, 27 de abril, até 12 de maio, os voos da Aerolineas Argentinas entre o Brasil e a Argentina estão com promoção. A tarifa de ida e volta para Buenos Aires – partindo de São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro – dá direito ao passageiro de voar, até 16 de junho, também para os mais de 20 destinos, dentro da Argentina - regiões Centro e Norte. Para as viagens aos destinos da Patagônia Argentina, a tarifa das capitais brasileiras citadas a Buenos Aires é acrescida de apenas US$ 50,00.
Na temporada de neve, a oferta da companhia será ampliada. A partir de 1º de julho, serão 34 voos diários, via Buenos Aires, para os principais centros de esqui do país, em: Bariloche, Neuquen, Ushuaia, El Calafate, Mendoza, Chapelco e Esquel. As conexões na capital argentina serão feitas nos aeroportos de Ezeiza ou no Aeroparque.

Assessoria de Imprensa- Aerolineas Argentinas 



GTA promove capacitação no Hotel Estância Barra Bonita (SP)


A Global Travel Assistance (GTA) se prepara para realizar amanhã (27), no Hotel Estância Barra Bonita (SP), uma capacitação para diversos agentes de viagens da região de São José do Rio Preto e Araraquara. O treinamento será conduzido por Celso Guelfi, presidente da empresa.
“Nosso objetivo é preparar os profissionais do setor de viagens e turismo de forma que o trabalho desempenhado por eles ganhe mais qualidade e, por consequência, maior visibilidade”, afirma Guelfi. Os participantes chegarão ao destino por meio de uma caravana, cuja partida estava agendada para hoje (26), às 10h, saindo de São José do Rio Preto, e com retorno previsto para 14h30 do próximo domingo (28).
Os agentes de viagens realizarão o check-in nesta sexta-feira e desfrutarão de um coquetel de boas-vindas às 19h45. Amanhã, o Site Inspection terá início às 9h e, a capacitação GTA, às 13h45. No domingo (28) serão oferecidos café da manhã e almoço aos participantes.
O treinamento complementa a meta definida pela GTA para este ano, que consiste em treinar 6 mil agentes de viagens.
Sobre a GTA
A Global Travel Assistance (GTA), empresa de capital 100% nacional e cuja raiz remonta ao ano de 1989, é uma marca notória em cartões de assistência integral a viajantes. Durante sua trajetória, a empresa já recebeu, por cinco anos consecutivos, o Prêmio Top Aviesp, conferido pelos agentes do interior do Estado de São Paulo, na categoria de Melhor Empresa de Cartão de Assistência à Viagem, no segmento Serviços Turísticos

Final de semana das mães no Hotel Atlante Plaza



O segundo domingo de maio é uma data que não deve passar em branco, afinal é quando é comemorado o Dia das Mães. Nada melhor então, do que aproveitar a data para programar uma viagem em família. Pensando nesse momento tão especial, o hotel Atlante Plaza localizado na badalada beira-mar de Boa Viagem, em Recife (PE), oferece pacotes promocionais para o final de semana de 11 a 13 do mês comemorativo às mães.

Para tornar o dia ainda mais inesquecível para a protagonista dos festejos, o hotel oferece conforto, localização privilegiada e serviços adicionais. Além de café da manhã farto, já incluso na diária, o hotel caprichou no cardápio de almoço, que possui custo adicional. A refeição diferenciada será servida em alto estilo no restaurante Brasserie, situado no lobby do Atlante Plaza. O menu é assinado pelo renomado chef Duca Lapenda, que selecionou surpresas especiais para agradar e deixar lembranças agradáveis do momento também através do paladar.

No domingo (12), o almoço custa R$ 75 por pessoa e dá acesso livre ao bufê especial que inclui pedidas de entrada, acompanhamentos, pratos quentes e sobremesas. As bebidas são pagas à parte.  Dentre os pratos principais estão “Bacalhau Gratin”, “Noix de mignon ao molho armagnac” e “Filé de frango em crosta de ervas”. Para acompanhar, mães e filhos podem optar por “Risoto parmegiano”, “Bobó de camarão”, “Rotolone verde de ricota ao molho napolitano” e “Tortinhas de legumes”. 

Para quem quiser fechar o dia com chave de ouro, o Atlante Plaza ainda oferece das 19h às 0h rodízio de pizza a R$ 30 por pessoa. Tudo isso em um ambiente agradável que inspira requinte e oferece atendimento padrão cinco estrelas. Não é necessário fazer reserva antecipada.

Outra opção para deixar as mães se sentindo ainda mais homenageadas é o Unno Beauty & Spa, que fica localizado na cobertura do hotel. O espaço reúne Caminho das Pedras, salas para massagens relaxantes, lounge de relaxamento, área de banho individual com cromoteraria (terapia das cores), sala de banho dupla, sauna e salão de beleza. No local é possível fazer massagens, terapias como banhos aromáticos e com sais, além de tratamentos faciais, corporais e para mãos e pés com produtos da marca espanhola Germaine de Capuccini. Uma ótima ideia de presente onde as mães podem relaxar e ficar ainda mais bonitas.

Serviço:
Final de semana das mães no Atlante Plaza
Local:
Hotel Atlante Plaza (Av. Boa Viagem, 5426, Boa Viagem, Recife / PE)
Período: de 11 a 13 de maio de 2013
Valor promocional da diária com mínimo de duas noites
: em apartamento Superior* single = duplo: R$ 355 + 5% (Imposto Sobre Serviço)
Inclui: Café da manhã incluso, com cortesia de diárias com café da manhã para 01 (uma) criança de até 12 anos no mesmo apartamento dos pais.
Almoço especial de Dia das Mães no dia 12: R$ 75 por pessoa (não inclui bebidas)
Valor do rodízio de pizzas no dia 12:
R$ 30 por pessoa (não inclui bebidas)
Funcionamento do Unno Beauty Spa para o final de semana de Dia das Mães:
de sexta a domingo, das 9h às 21h. Atendimento sujeito a agendamento de horário.
Central de Reservas: Recife (81) 3302.4446
www.atlanteplaza.com.br 
* Outras opções de acomodação e valores do Unno Beauty Spa, preços sob consulta.

Pernambuco divulga seus atrativos nos mercados peruano e jamaicano





Em busca de novos emissores para o Estado, a Secretaria de Turismo de Pernambuco por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) participa no dia 29 de mais uma edição do Goal To Brazil, na cidade de Lima, no Peru. No evento, cerca de 200 profissionais do turismo serão capacitados por executivos do marketing da Empetur. As potencialidades do Estado serão mostradas por meio de folheteria, kits e vídeos promocionais.
Dando continuidade a divulgação de Pernambuco para no mercado internacional, entre os dias 2 e 6 de maio, a Empetur participa a convite da Copa Airlines da IX Convenção de Operadores, Hoteleiros e Provedores – Copa Vacacions 2013, que acontece em Montego Bay/Ocho Rios, na Jamaica. O objetivo do evento é mostrar e abrir, maiores e melhores oportunidades comerciais para o Estado. Serão mostrados vídeos e material com os atrativos de Pernambuco.

SAA e Air Seychelles anunciam codeshare


A South African Airways (SAA), a empresa aérea mais premiada da África, anunciou hoje (26/04) que firmou um acordo de codeshare com a Air Seychelles, a empresa aérea nacional da República de Seychelles.

Na primeira fase do acordo, a SAA colocará o seu código "SA" em voos operados pela Air Seychelles entre Johannesburg e Seychelles. A SAA também colocará o código nos voos entre as duas maiores ilhas de Seychelles, Mahé e Praslin. O acordo ainda está sujeito à aprovação governamental.

Na sequência do lançamento da parceria, as duas empresas aéreas trabalharão para a expansão do acordo a fim de incluir o código da Air Seychelles "HM" em voos da SAA entre Johannesburg e diversos destinos na África do Sul.
 
As vendas de passagens estarão disponíveis a partir de 29 de abril para viagens de 30 de abril de 2013 em diante.

O acordo segue uma ação estratégica da SAA no sentido de aumentar a conectividade na África. Em março de 2013, a Air Seychelles reforçou as operações para Johannesburg, subindo para três o número de frequências semanais com partidas e chegadas durante o dia. O novo horário aumenta muito a possibilidades de destinos como Cape Town e Durban tanto para os clientes corporativos quanto para os clientes que viajam a lazer.

Manoj Papa, Vice-Presidente Comercial da SAA, disse que "essa parceria sinaliza um movimento estratégico de ambas as empresas para aumentar a conectividade e fazer crescer as duas malhas aéreas. Isso também incrementa a presença já significativa da SAA no continente africano. Atualmente, a SAA voa diretamente para 26 destinos em toda a África a partir do hub de Johannesburg.” Papa afirmou também que a parceria dá maior amplitude à cobertura da SAA, incorporando dois novos destinos à malha de parceria global existente com a Star Alliance, que oferece mais de 1.329 destinos em 194 países por todo o mundo. “Com acordos estratégicos como esse, a SAA pode oferecer aos seus passageiros mais conexões no continente e em todo o mundo."

Cramer Ball, CEO da Air Seychelles, explica: "Os nossos voos para Johannesburg têm sido incrivelmente bem sucedidos, refletindo um aumento no número de viajantes provenientes da África do Sul visitando as ilhas Seychelles a lazer, negócios e para a prática de esporte. Esse crescimento tem sido da ordem de 11% ao ano nas últimas décadas.”
 
“Essa nova parceria entre a SAA e a Air Seychelles também vai aumentar o fluxo de passageiros entre Seychelles e a América do Sul em conexão em Johannesburg a partir de São Paulo e Buenos Aires”, afirmou Nelson de Oliveira, Diretor Geral para América do Sul da South African Airways. Mais informações e reservas em ww.flysaa.com
 

ABEAR, IATA e Banco do Brasil participam de reunião da Abracorp


Dirigentes das entidades divulgaram números sobre setor de aviação; economista-chefe do BB aproveitou oportunidade para fazer um panorama geral sobre a economia brasileira
A Abracorp promoveu, na manhã de ontem (25), no Novotel Center Norte, a reunião mensal da entidade, realizada com a participação das agências de viagens associadas. Com o objetivo de estimular o debate acerca de temas importantes para todo o setor de turismo, o encontro contou com a presença de Eduardo Sanonivcz, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), convidado a apresentar um panorama geral sobre o mercado de aviação.

Terceiro maior mercado doméstico do mundo, já tendo atingido 100 milhões de passageiros, o Brasil registrou, entre 2002 e 2012, crescimento de 161% no número de viagens nacionais e internacionais. Sanovicz aproveitou a oportunidade para divulgar uma queda de 60% no volume de reclamações no que diz respeito aos serviços prestados pelas aéreas, o que simboliza uma queixa a cada 86 voos. Ainda que o número seja baixo, a estatística revela que, todos os anos, quase 900 mil pessoas registram alguma insatisfação, índice que continua sendo um desafio para a ABEAR.

Em seguida, Carlos Abner, diretor da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) no Brasil, pontuou os principais interesses das companhias aéreas junto aos governos e entidades internacionais e definiu o transporte aéreo como força motriz da economia mundial: além de gerar impacto econômico de US$ 2,2 trilhões e 56,6 milhões de vagas de emprego, representa 3,5% do PIB do planeta e movimenta 2,8 bilhões de passageiros todos os anos.

Abordando a atual economia brasileira, Elcio Rocha, economista-chefe do Banco do Brasil, foi, igualmente, um dos grandes destaques da reunião. Depois de numerar os pontos positivos do país – equilíbrio macroeconômico, desestatização, mercado de crédito e de consumo, redução do índice de desemprego, reajuste salarial alto e incremento da chamada classe C –, Rocha afirmou que os investimentos são o principal vetor para alavancar o crescimento do PIB (previsão de 3% para este ano) e a produtividade econômica nacional.

Dentre os desafios a serem vencidos no país, o especialista citou a alta complexidade tributária, custos trabalhistas, excesso de burocracia e infraestrutura e educação deficientes, o que, por consequência, resulta na baixa qualificação da mão de obra.

Sócia do Brazilian Gate é eleita Empresária do Ano na China



A economista Tania Caleffi foi agraciada no Prêmio Profissionais Brasileiros na China (PBC) – 2013 na categoria “Empresária do Ano”. O evento, promovido pelo PBC e a Embraer, busca promover a discussão e integração, além de proporcionar o intercâmbio de informações relevantes entre os profissionais brasileiros na China. Realizado dia 19 de abril em Xangai, o Prêmio incluiu nove categorias e 11 premiados, focado no indivíduo e seu conhecimento e experiência  profissional no Brasil, China e outros países, independentemente da origem da empresa ou instituição para a qual trabalha.
Tania Caleffi é uma das sócias do Brazilian Gate (www.braziliangate.net), projeto que busca e identifica parceiros comerciais brasileiros para atuarem na China. O BG funciona como showroom - cafe-bar-lounge - atuando como um portal de entrada para a comercialização de bebidas brasileiras na China diretamente ao consumidor final. Sediado nas cidades de Xangai, no refinado bairro Xintiandi e Dongguan, no Sul da China – em breve o BG deve anunciar suas novas unidades no País.
Confira no site do PBC, a relação dos premiados: http://www.pbc-china.com/pr%C3%AAmio-pbc-embraer-2013-resultados
  
Sobre o Brazilian Gate

Portal de entrada para a comercialização de produtos brasileiros na China, o Brazilian Gate é um showroom localizado no Xintiandi, o bairro mais sofisticado de Xangai - a maior cidade chinesa. Atua como um privilegiado espaço de relacionamento comercial em formato ‘café-bar-lounge’ com produtos ‘Made in Brazil’ diretamente ao consumidor final. Desta forma, com a devida orientação e intermediação de uma equipe especializada, pode-se comprovar na prática o potencial de negócios para futuros distribuidores chineses.
Desenvolvido pelos sócios – residentes na China - Tânia Caleffi, Antônio João Freire, Sérgio Madalozzo e Thiago Madalozzo, o projeto Brazilian Gate é uma ferramenta que complementa a Shanghai Trends, empresa que busca e identifica parceiros comerciais brasileiros para atuar na China, a segunda maior potência econômica mundial. 

Tania Caleffi - Prêmio PBC

GOL inicia testes para implantar um novo conceito de embarque


A iniciativa faz parte do projeto Fast Travel, para agilizar a passagem dos clientes pelo aeroporto desde o check-in até o desembarque
Na última semana, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes iniciou mais uma fase de seu projeto Fast Travel, para agilizar os processos que envolvem a operação nos aeroportos. Após concluir inúmeras ações na área de check-in, com a reconfiguração das filas, o aumento do número de totens de autoatendimento e a possibilidade de realizar o processo direto pelo smartphone,  o foco agora, é a área de embarque. 
 
No aeroporto de Congonhas, a companhia está testando um novo conceito de embarque. A empresa criou uma nova organização de fila que prevê uma entrada para o embarque prioritário (gestantes, idosos, pessoas com crianças de colo, clientes SMILES Ouro e Diamante) e outra para os demais clientes. Além disso, o projeto contempla o estudo de embarque por grupos de clientes, de acordo com a disposição dos assentos na aeronave. 
 
“Todo o projeto Fast Travel tem o objetivo de melhorar o fluxo dos passageiros pelo aeroporto, desde o atendimento de check-in até o desembarque. Nesta fase, do embarque, nossa prioridade é agilizar a o atendimento e acomodação dos clientes no avião, o que, por consequência, diminui o tempo do processo e, principalmente, nos permite oferecer uma experiência de viagem ainda melhor”, destaca o diretor de Aeroportos da GOL, André Lima. 
 
A acomodação da bagagem de mão é um dos fatores que mais atrasava o embarque dos clientes nas aeronaves. Por este motivo, desde o ano passado, a GOL passou a controlar o tamanho das bagagens de mão, por meio do Gabarito de Bagagem. O instrumento, semelhante a uma caixa com fundo falso, tem as dimensões requeridas pela legislação e é utilizado pelo agente de aeroporto para medir o tamanho da mala de mão dos clientes na fila do embarque e verificar se elas são compatíveis com o espaço do bagageiro da cabine do avião. Esta é outra ação da companhia dentro do projeto Fast Travel. 
 
Quando um avião pousa, e passa a ser preparado para um novo voo, mais de 30 tarefas simultâneas acontecem até a nova decolagem. Entre essas atividades, está o embarque e o desembarque dos clientes. Com as iniciativas do Fast Travel para o embarque, a companhia almeja que a acomodação dos passageiros dentro do avião seja realizada em 10 minutos. 

Sobre a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A.
A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), a maior Companhia Aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina opera, com as marcas GOL e VARIG, cerca de 970 voos diários para 65 destinos em 10 países na América do Sul, Caribe e Estados Unidos, utilizando uma frota jovem e moderna de aeronaves Boeing 737-700 e 737-800 Next Generation, as mais seguras, eficientes e econômicas da classe. O programa de relacionamento SMILES permite que seus participantes acumulem milhas e resgatem bilhetes para mais de 560 localidades em todo o mundo, por meio de voos realizados por parceiras aéreas. A companhia possui também o serviço logístico Gollog, que capta e distribui cargas e encomendas em mais 3.500 municípios brasileiros e seis internacionais. Com seu portfólio de produtos e serviços inovadores, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes oferece a melhor relação custo-benefício do mercado.

Festuris cumpre agenda extensa em SP e DF



Além de fechar negócios durante a WTM Latin America, diretores e assessoras percorreram ministérios em Brasília

Uma equipe do Festival do Turismo de Gramado passou a semana em reuniões de trabalho em São Paulo e Brasília. Além dos diretores Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinicius Rossi, as assessoras promocionais do evento, Tânia Brizolla a Andressa Damin, também prospectaram negócios nas duas capitais.
Em São Paulo, os três diretores cumpriram agenda na terça e quarta-feira (23 e 24), quando compareceram à primeira edição da WTM Latin America, realizada no Transamerica Expo Center. Segundo Marta, a WTM foi um excelente momento para alinhavar novos expositores e destinos no Festuris. “Pudemos estreitar laços com diferentes países e fechar bons negócios”, adianta a diretora.
Na quinta (25), em Brasília, Marta e Marcus estiveram no Ministério do Turismo, onde se reuniram com o secretário nacional de Políticas no Turismo, Vinícius Lummertz, para tratar de detalhes da participação do MTur no evento gramadense. Em seguida, foram apresentados ao presidente da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Valdir Steglich, que convidou os diretores para prestigiar a apresentação da grande suíte do balé Don Quixote – formado por um elenco de 90 bailarinos e marcou a comemoração dos 10 anos do MTur, na mesma noite.
Ainda na capital do Distrito Federal, Tânia e Andressa tiveram a oportunidade de apresentar o Salão de Sustentabilidade ao gerente de Projetos do Ministério do Meio Ambiente, Allan Milhomens. “Pedimos o apoio da pasta para o novo salão do Festuris, onde pretendemos dar destaque ao Passaporte Verde”, comenta. O Passaporte Verde visa estimular o turista a adotar um comportamento de consumo responsável e, assim, dar a sua contribuição para a conservação da natureza e a valorização da cultura dos destinos visitados, tornando a viagem mais prazerosa e recompensadora tanto para o visitante quanto para os moradores. “A ideia vem de encontro com o turismo verde e a sustentabilidade, que estão no foco principal do festival em 2013”, destaca a assessora.

O FESTURIS
Em 2013, o Festival do Turismo de Gramado completa 25 anos. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade e palco de negócios turísticos mundiais, no ano passado comemorou a abertura do mercado asiático. Voltado exclusivamente a profissionais do setor, o Festuris teve em torno de 400 expositores e 14 mil visitantes com poder de decisão de toda a América do Sul em 2012. A 25ª edição se realizará de 7 a 10 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Informações no www.festivalturismogramado.com.br.
 

CVC LANÇA GRANDE PROMOÇÃO DE VIAGENS PARA OS ESTADOS UNIDOS


Operadora oferece preços promocionais para destinos como Orlando, Miami, Nova York, Las Vegas e São Francisco, com descontos de até 20%

Nova York, Times Square (Crédito: Shutterstock)

A partir desta sexta-feira, dia 26 de abril, e até o dia 30 de junho, a CVC promove uma ampla campanha de vendas que vai conceder descontos de até 20% em pacotes e passagens aéreas para os Estados Unidos, com destaque para Orlando, Miami, Nova York, Las Vegas e São Francisco, em parceria com as companhias aéreas Tam, Avianca-Taca e American Airlines.

Além de saídas de São Paulo, a promoção CVC para os Estados Unidos contempla embarques partindo das cidades de Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, e é válida para embarques e retornos programados até 23 de junho, e embarques a partir de 31 de julho com retorno até o dia 1º de novembro de 2013.

Um pacote de uma semana para Orlando, na Flórida, saindo de São Paulo, já incluindo passagens aéreas, seis noites de hospedagem (em apartamento quádruplo) e aluguel de carro, custa, na promoção, a partir de R$ 1.900 por pessoa, ou 10 parcelas sem juros de R$ 190.

A programação CVC para os Estados Unidos já está disponível nas agências exclusivas multimarcas credenciadas em todo o Brasil. Mais informações em www.cvc.com.br.


Simone Monteiro da Avianca visita Natal


A gerente regional da Avianca ( para os estados do RN,  CE, PB e PE), Simone Monteiro esteve quinta-feira(25) em Natal estreitando relações com as agências de viagens e o mercado local. Desde janeiro, Simone que morava em São Paulo, passou a residir em Fortaleza para estreitar os laços com as agencias de viagens do nordeste.  No Ceará atende Fortaleza e Juazeiro, e em Pernambuco, atende as agencias de viagens de Recife.
Acompanhada do executivo da área comercial da Avianca do RN, Walter Pacheco Jr, esteve visitando as agencias de Natal. Pelo menos uma vez por mês viaja aos estados para fazer uma visita aos seus parceiros. Natal tem dois vôos operados pela Avianca, Natal-São Paulo-Recife- Natal e um vôo direto para Brasília que liga com a região sudeste do país. 

Entre as novidades da Avianca para este ano, estão a chegada de seis novos airbus até o final deste ano, disse Simone Monteiro. A Avianca opera para 22 destinos em 24 aeroportos do país com as melhores tarifas.

Num café da cidade, fui recebida pelos executivos e ainda por Giló Freire da Gapnet e ainda ganhei a revista de bordo da Avianca edição de abril, recheada de noticias, novidades.
 Walter Pacheco Jr(Avianca), Giló Freire(Gapnet) e Simone Monteiro (Avianca)



Walter Pacheco Jr e Simone Monteiro

quinta-feira, 25 de abril de 2013

MSC Cruzeiros lança versão de seu site para celulares e tablets



A partir de agora, quem acessar o site www.msccruzeiros.com.br através de um smartphone ou tablet de até oito polegadas vai encontrar um novo site otimizado para dispositivos móveis, com uma navegação mais intuitiva e simples, desenvolvida pensando na agilidade que o consumidor busca ao acessar um site através de um dispositivo móvel.

A versão móvel está disponível tanto para celulares com plataforma IOS como Android e não há necessidade de baixar nenhum aplicativo, pois a própria página da armadora reconhece o aparelho e apresenta a versão com a resolução adequada.  

Essa edição móvel conta, ainda, com uma ferramenta para busca de cruzeiros, relacionando valores e itinerários; display com as principais ofertas da companhia; além de oferecer a possibilidade do usuário migrar para a versão tradicional do Portal. Os mais curiosos ainda podem conferir pelo próprio aparelho vídeos em HD ou, ainda, realizar um tour virtual pelos navios da frota da companhia.

O novo site conta com diagramação vertical e horizontal, ou seja, as imagens são reajustadas dependendo da posição da tela em relação ao usuário.


Serviço
Facebook / Youtube: MSC Cruzeiros do Brasil
Instagram: msccruisesofficial
Twitter: @MSCCruzeiros

Sobre a MSC Cruzeiros
A MSC Cruzeiros é a empresa líder mundial de cruzeiros no Mediterrâneo e nos mercados sul-africano e brasileiro e opera ao redor do globo terrestre. A MSC realiza cruzeiros durante todo o ano pelo Mediterrâneo e sazonalmente no Norte da Europa, Oceano Atlântico, Caribe, América do Norte, América do Sul, Oceano Índico, Sul e Oeste da África, Abu Dhabi e Emirados Árabes. Sua moderna frota é composta por onze navios: Classe Fantasia - MSC Divina, MSC Splendida e MSC Fantasia; Classe Musica - MSC Magnifica, MSC Poesia, MSC Orchestra e MSC Musica; Classe Lirica - MSC Sinfonia, MSC Armonia, MSC Opera e MSC Lirica. A frota aumentou de tamanho com a chegada do MSC Preziosa, lançado no dia 23 de março.

A MSC Cruzeiros é a única empresa no mundo a receber o prêmio "7 Golden Pearls" ["7 Pérolas Douradas"], do Bureau Veritas, em reconhecimento ao seu alto nível de gestão de qualidade e proteção ambiental. A companhia também possui as certificações ISO 9001 e ISO 22000 pela qualidade e segurança dos alimentos em terra e a bordo. A MSC Cruzeiros se preocupa com o bem estar das crianças, e como empresa líder de mercado, socialmente responsável, acredita que pode atuar de forma positiva nas regiões onde opera. Para isso, a empresa firmou uma parceria com o UNICEF para investir em um projeto comunitário, oferecendo às crianças que moram em comunidades carentes no Brasil uma educação de alta qualidade.

Salvador é destaque em sites nacionais de destinos de viagem



A capital baiana é o destaque em importantes sites de promoção de destinos turísticos, esta semana. O Roteiros Incríveis, do UOL, e o conhecido blog Matraqueando, da jornalista especializada em destinos, Sílvia Oliveira, trazem dicas especiais sobre o que fazer na capital baiana.
No Roteiros Incríveis, o jornalista Alexandre Moreira lista 11 itinerários especiais dentro de Salvador, que vão desde um banho de mar no Porto da Barra até passeios pelas ruas e visitas às centenárias igrejas do Cento Histórico. A gastronomia também é destaque na publicação, que traz uma moqueca especial preparada pelo chef baiano Beto Pimentel.
Já o Matraqueando, da jornalista Sílvia Oliveira, conhecida entre os amantes dos blogs de viagem e destinos, mostra uma Salvador que poucos conhecem, através de um texto sobre a Feira de São Joaquim. Com um relato leve e despojado, ela faz uma análise sensorial da magia da maior feira livre da Bahia, seus personagens e peculiaridades. No texto, ela afirma que é em São Joaquim que se encontra a Bahia de verdade.
Sílvia também deu uma circulada pelas ruas do Pelô e visitou um restaurante de comida natural, próximo à Igreja de São Francisco. No cardápio, caruru de quiabo e gengibre, vatapá de abóbora, dentre outras iguarias.

Confirmada data do Chocofest 2014




Evento, que recebeu 400 mil visitantes em sua última edição, será realizado de 3 a 21 de abril no próximo ano

Está confirmada a data da 19ª edição do Chocofest – Páscoa em Gramado. O evento será realizado de 3 a 21 de abril de 2014. Em breve, a empresa organizadora da promoção, Marta Rossi & Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, começará a divulgar as novidades que serão preparadas na maior festa temática de Páscoa do Brasil. Neste ano, o Chocofest recebeu cerca de 400 mil visitantes em 18 dias de atividades, entre 14 e 31 de março.
Com aproximadamente 50 apresentações, sendo elas de grupos de teatro, intervenções cênicas, desfiles temáticos pelas ruas e muita magia inspirada na Páscoa, o Chocofest teve as ações de sustentabilidade como principal marca em 2013. Entre elas, uma oficina de reciclados, que estava sempre atraindo o público infantil para produzir ninhos de Páscoa com garrafas pet. “A sociedade, na mesma medida em que forma futuros cidadãos, também é formada por eles. Nesse sentido, tem-se um compromisso em formá-los da maneira mais saudável possível, com valores culturais, de preservação do meio ambiente e com consciência críticas, sobre as mais diferentes situações”, diz a diretora do Chocofest Marta Rossi.

Fotos: Cleiton Thiele/Divulgação

Assessoria de Imprensa- 

Embratur e Centro Turismo Alemão traçam ações bilaterais para estimular a troca de experiência na promoção do turismo


CONEXÃO BRASIL ALEMANHA



“Alemanha + Brasil – quando ideias se encontram” sob este lema a Alemanha comemora, a partir do mês de maio, o ano do país no Brasil. Aproveitando a oportunidade para praticar intercâmbios de ideias, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) alinhou com o Centro Turismo  Alemão (DZT - sigla em alemão) uma série de acordos de cooperação, que foram anunciados ontem durante a WTM (World Travel Market) Latin America, em São Paulo.

A primeira medida realizada para a cooperação entre os países foi a assinatura da carta de intenções, na última edição da WTM (World Travel Market), em novembro do ano passado, em Londres. Nesta carta, ficou estabelecida a aproximação e entre a Embratur e a DZT, com o objetivo de traçar ações bilaterais, cooperação e troca de experiências de sucesso na promoção do turismo internacional. Já no começo deste ano, durante a ITB Berlim foi realizada uma  reunião com representantes das duas instituições  quando foi definido os principais objetivos,  estratégias e atividades em conjunto.

A partir destes primeiros contatos  para a realização dos acordos, a Embratur definiu alguns campos estratégicos, nos quais o Instituto é referência mundial.  Entre os campos estão a pesquisa de mercados e desenvolvimento de produtos, mídias sociais e promoção online; e os segmentos esportivo, de negócios, cultura, LGBT,  Ecoturismo e Sustentabilidade e responsabilidade social.

Para o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Lomanto, a oportunidade de aproximar a rede de contatos é uma busca pela inspiração e soluções para aprimorar a qualidade e capacitação do setor no país. “Podemos aproveitar o know- how dos alemães, para recepção dos megaeventos , explica Lomanto.

Perfil do turista alemão

Nos últimos anos, a Alemanha vem se consolidando como um dos mais representativos mercados para o turismo internacional no Brasil e está entre os 18 países prioritários para atuação da Embratur em 2013. Em 2012, a Alemanha se classificou como o terceiro maior emissor de turistas, quando 258.437 cidadãos alemães entraram em nosso país, segundo dados divulgados pelo Ministério do Turismo no início da semana.  O gasto médio nas viagens motivadas por eventos e negócios é de US$ 116 e a permanência, em média de 15 dias. Quando a visita ao Brasil é estimulada pelo lazer, o gasto médio é de US$ 97 e a estadia é de, em média, 14 dias. Entre os destinos preferidos estão o Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

Assessoria de Imprensa - Embratur



MARINHA ABRE 39 VAGAS PARA OFICIAIS DENTISTAS E APOIO À SAÚDE



        A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) publicou Edital, nesta quarta-feira (24/04), referente ao Concurso Público para ingresso no Corpo de Saúde da Marinha (CSM). O período de inscrição começará na próxima segunda-feira 29 de abril e se encerra em 22 de maio de 2013.

                O concurso prevê 20 vagas para o Quadro de Cirurgiões–Dentistas, em diversas especialidades, e 19 vagas para o Quadro de Apoio à Saúde,                 destinadas a quem possui graduação em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia.

                O certame é uma oportunidade para brasileiros natos, de ambos os sexos, com menos de 36 anos de idade e que tenham concluído o curso superior                 na área pretendida.

                As inscrições podem ser realizadas no site da DEnsM, www.ingressonamarinha.mar.mil.br, ou em um dos Postos de Inscrição da Marinha.

                Aqueles que forem classificados em todas as etapas do processo passarão por um Curso de Formação de Oficiais (CFO), com duração de 39 semanas,                 no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), localizado na Ilha das Enxadas, na cidade do Rio de Janeiro.

                Após aprovação no curso de formação, serão nomeados Oficiais da Marinha do Brasil, no posto de Primeiro-Tenente e passarão a receber vencimentos                 de cerca de R$ 7.400,00, além de diversos benefícios, tais como alimentação, alojamento, auxílio-fardamento e assistência médica-odontológica, psicológica,                 social e religiosa.

SERVIÇO:
Concurso Público de Admissão ao Corpo de Saúde da Marinha
Total de vagas: 39
20 vagas para o Quadro de Cirurgiões-Dentistas nas seguintes especialidades: (02) Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, (04) Dentística, (02) Endodontia, (01) Implantodontia, (02) Odontopediatria (02) Ortodontia, (01) Patologia Bucal e (01) Estomatologia, (02) Periodontia, (02) Prótese Dentária e (02) Radiologia.  
19 vagas para o Apoio à Saúde nas seguintes profissões: (06) Enfermagem, (06) Farmácia, (01) Fisioterapia, (02) Fonoaudiologia, (02) Nutrição e (02) Psicologia.
Valor de cada inscrição: R$ 45,00
Data da prova: a ser definida
Informações: www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou (21) 2104-6006


WTM Latin America encerra sua primeira edição superando expectativas do setor de turismo



Em seu primeiro ano, a versão latino-americana da World Travel Market, que acontece há 34 anos em Londres, conquistou o posto de maior evento da indústria do turismo do continente

A primeira edição da World Travel Market Latin America, a versão latino-americana de uma das maiores feiras de turismo do mundo, que aconteceu juntamente com o 39º Encontro Comercial Braztoa, terminou nesta quinta-feira, 25 de abril, superando as expectativas dos organizadores, expositores e visitantes que participaram deste que já se tornou o maior evento da indústria de viagens da região. Ao longo de três dias, milhares de visitantes e mais de 1,2 mil expositores de 44 países puderam estreitar laços, fazer novos contatos e, claro, fechar negócios no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

A WTM Latin America ainda contou com mais de 30 palestras, seminários e encontros que permitiram que os protagonistas do turismo latino-americano e mundial pudessem discutir os desafios e identificar as melhores oportunidade do setor, que deve crescer a um ritmo de mais de 4% ao ano até 2017.

A aposta da Reed Travel Exhibitions em trazer a feira pela primeira vez para a região, após 33 anos de sucesso com a WTM London, se mostrou acertada. A pujança do setor no Brasil, que receberá quatro eventos mundiais nos próximos três anos, fez com que mais de 150 hosted buyers – compradores de produtos e serviços turísticos - de todas as regiões do mundo viessem em busca de oportunidades não só no país, mas como em toda a América Latina. “Este é um mercado com muito potencial. Queremos atrações para oferecer aos nossos clientes de todo o mundo”, diz Sonia Giaimo, gerente de contratos da JacTravel, uma das maiores fornecedoras mundiais de reservas online de hotéis e serviços de turismo receptivo, baseada na Grã-Bretanha.

Os avanços econômicos e sociais conquistados pelos países na América Latina - apenas no Brasil 35 milhões de pessoas ascenderam à classe média em 10 anos - também atraíram centenas de produtos e serviços interessados em seduzir os latino-americanos a visitar seus destinos. Países que sempre focaram suas estratégias em mercados mais maduros decidiram apostar na região. Nepal, Butão, Namíbia, Gana e vários outros vieram a São Paulo mostrar o que têm a oferecer aos visitantes. “Nós sempre focamos nos mercados europeu e norte-americano, mas agora achamos que está na hora de olhar com mais atenção para o Sul”, diz Georgio Macedo, gerente de produtos da Girafuna Tours, operadora receptiva de Honduras.

A disputa promete ser dura. Os europeus e norte-americanos, que hoje recebem a maior parte dos turistas da América Latina, também estavam em peso na feira. Sua principal patrocinadora, a Alemanha, veio decidida a se tornar o primeiro destino dos brasileiros na Europa. “Este é o ano da Alemanha no Brasil, é o momento certo para estreitarmos ainda mais os laços”, disse Constanze Hilgers, diretora de destinos do Escritório Nacional do Turismo Alemão.

A WTM Latin America também foi palco de diversos eventos paralelos. Alguns deles de grande porte, como o Fórum de Turismo de Lazer da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo). A ICCA(International Congress and Convention Association) também aproveitou o evento para realizar o Fórum Latino-Americano MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions).

“A WTM Latin America cumpriu seu objetivo. Promoveu a América Latina para o mundo e trouxe o mundo para a América Latina”, garantiu Lawrence Reinisch, diretor do evento. “É o resultado natural da maturidade do turismo brasileiro. A feira impressionou os visitantes pela beleza, montagem e variedade e também impressionou os expositores pelo foco em negócios e profissionalismo dos visitantes”, concluiu.

Fórum de Negócios Alagev

A Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) aproveitou o último dia da feira para realizar o seu Fórum de Negócios. Em duas palestras descontraídas – e concorridas -, a Academia de Viagens, uma consultoria especializada em cursos para agências de turismo, apresentou aos participantes os conceitos, os desafios e as vantagens de se estruturar uma gestão de receitas eficiente. Em seguida, os associados da Alagev e os demais participantes do Fórum discutiram as melhores maneiras para criar e manter um programa de parceria de sucesso. “Estamos completando 10 anos e não poderia haver melhor maneira de celebrar do que fazendo um encontro como esse na WTM Latin America”, disse Aline Bueno, diretora da Alagev.

Facebook para empresas de viagens

Nesta quinta-feira o Facebook, a maior rede social do mundo, também foi foco de atenção dos participantes da feira.  “Quase 70 milhões de brasileiros o usam de forma ativa no país e passam oito horas por mês, em média, conectados em seus perfis", afirmou João Carlos Pastore, representante da companhia americana no Brasil e um dos palestrantes do painel "Facebook e o segmento de viagens e turismo”. "No Brasil, dos dez check-ins mais frequentes na rede, oito são em aeroportos", diz Pastore. E é aí que entram as empresas do setor. 

A sócia-diretora de marketing do Hotel Urbano, Roberta Antunes, falou sobre as estratégias da empresa na rede social, que é um importante caso de sucesso no país, com 6,6 milhões de likes na rede. "Todo o processo de decisão de uma viagem pode ser feita dentro do Facebook. É nisso que baseamos nossa estratégia", conta. E é nisso, diz ela, que as empresas precisam ficar atentas.

Hotelaria brasileira

A palestra "Hotelaria no Brasil: Panorama, tendências e oportunidades", ministrada por José Eduardo Camargo, redator-chefe do Guia Quatro Rodas, mostrou como o setor deve aproveitar os importantes eventos esportivos que país vai sediar nos próximos três anos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Ele, no entanto, chamou a atenção para um item importante no perfil do setor hoteleiro do país: cerca de 50% dos hotéis são classificados como simples. "Todo mundo vai ter acomodações nos eventos que o Brasil irá sediar? Sim. Mas vai faltar leito qualificado", aponta José Eduardo, que acredita ser esse o momento para diversificar os investimentos. "É uma boa oportunidade para novos negócios", completa.

O jornalista também ressaltou o incrível aumento sofrido pelos preços de hospedagem nos últimos anos. As tarifas balcão de um apartamento duplo passaram de R$ 259 em 2007 para R$ 403 em 2013, o que representa uma diferença de 55%. Já as de um apartamento single subiram de R$ 192 para R$ 309 no mesmo período, o que representa um crescimento ainda maior, da ordem de 61%.

Turismo LGBT

O mercado de turismo voltado para gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros e simpatizantes - GLBTs - vai movimentar US$ 181 bilhões no mundo em 2013. O dado foi divulgado pelo CEO da empresa de publicidade Out Now, Ian Johnson, na palestra "América Latina LGBT - Como abrir o mercado gay de viagens". De acordo com ele, só o Brasil vai receber US$ 22,9 bilhões. Cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis estão entre os cinco principais destinos da América Latina. "É só preciso ter respeito com esse público. Com isso, qualquer empresário fará um bom negócio", ressalta Johnson.

A WTM Latin America 2013 foi organizada pela Reed Travel Exhibitions, sediada em Londres. Contou com apoio institucional da Embratur e patrocínio da Alemanha, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Sebrae Nacional, Accor e Travelport. Mais informações podem ser obtidas emwww.wtmlatinamerica.com.