Turismo de Itaipu recebe mais de meio milhão de visitantes e já supera recorde de 2012

Número de turistas que passaram pelos atrativos da usina chegou a 587 mil pessoas, mais de 10% acima do registrado em todo o ano passado.
 


O mês de novembro trouxe um novo recorde para Itaipu. Em 11 meses, o número de turistas que visitaram os atrativos da margem brasileira da usina chegou a 587.236 pessoas, número 10,9% superior ao registrado nos 12 meses do ano passado – que foi de 529.164 pessoas.
O balanço inclui tanto a visitação pelo Complexo Turístico Itaipu (536.951 pessoas) como pela Divisão de Relações Públicas (50.285), responsável pelo acompanhamento das visitas institucionais.

A expectativa do setor é que Itaipu feche 2013 com mais de 600 mil turistas, consolidando-se como segunda principal atração do Destino Iguaçu, atrás apenas do Parque Nacional Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu.

Levando em conta apenas a visitação pelo complexo turístico, o desempenho em 2013, até novembro, já é 25,75% superior na comparação com o mesmo período do ano passado; ou quase 1,5%, considerando todo o ano de 2012.

Somente em novembro, o complexo turístico recebeu 63.102 visitantes, ante 49.367 em novembro do ano passado (variação de 27,8%). O recordista do mês foi a Visita Panorâmica, que atraiu 28.291 turistas. Em segundo lugar, ficou o Ecomuseu, com 23.579 pessoas.
Efeito Leminski
A gerente do complexo turístico, Jurema Fernandes, atribui o resultado especialmente ao sucesso da Exposição Múltiplo Leminski, em cartaz de 12 de julho a 17 de novembro, que em quatro meses levou quase 130 mil pessoas ao Ecomuseu.
No período, turistas que fizeram a Visita Panorâmica ou o Circuito Especial puderam conhecer gratuitamente o trabalho do poeta curitibano Paulo Leminski.

“Isso fez com que a exposição atraísse não apenas os moradores da região, mas também turistas de todas as partes do País e até do exterior”, comentou.

Para o ano que vem, Jurema antecipa que novas exposições deverão ser programadas, para que a visitação continue em crescimento. “Teremos a Copa do Mundo no Brasil e Foz do Iguaçu com certeza terá um aquecimento no turismo. Por isso, a expectativa é muito grande.”
Serviço
Compõem os atrativos turísticos de Itaipu a Visita Panorâmica, o Circuito Especial, o Ecomuseu, o Test Drive Veículo Elétrico, o Polo Astronômico, o Refúgio Biológico Bela Vista e a Iluminação da Barragem.
Mais informações sobre o turismo em Itaipu e compra de ingressos antecipados podem ser obtidas pelo telefone 0800-645-4645 ou no site do Complexo Turístico (www.turismoitaipu.com.br).
 
A Itaipu
 
A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.
 

Comentários