Sorteio da Copa define cenário turistico para o mundial


Ministério do Turismo vai trabalhar em parceria com estados e municípios para preparar as cidades para o evento
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, acompanhou a presidenta, Dilma Rousseff, no sorteio dos jogos daCopa do Mundo de 2014, na Costa do Sauípe, na Bahia, nesta sexta-feira (6). A escolha dos grupos definiu as seleções da primeira fase da Copa do Mundo de 2014. As informações sobre os locais das partidas e os países que se enfrentarão são essenciais para estimar a quantidade de turistas e o uso de meios de hospedagem e transporte.
As seleções da Croácia, do Camarões e do México foram selecionados para enfrentar a seleção brasileira na primeira fase. "Agora, com a definição dos grupos para a Copa do Mundo, temos um cenário mais concreto que nos permite avançar no trabalho de preparação junto com as cidades-sede. Estou convicto que o evento será um sucesso", afirmou o ministro Gastão Vieira.
O objetivo do Ministério do Turismo é ajudar estados e municípios a oferecerem serviços e roteiros adequados nas sedes e arredores para os mais diversos perfis com base nas seleções que irão jogar e o público que será atraído para cada local. “Esta será a Copa das Copas”, disse a presidenta Dilma Rousseff, durante o sorteio dos jogos no Brasil.
No mês passado, representantes do MTur e das 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 discutiram o plano operacional para organizar, ampliar e divulgar programas de hospedagem alternativa durante o megaevento. “Desejamos dar oportunidade para aqueles que não podem se hospedar em hotéis. Sem a participação das cidades-sede é impossível fazer qualquer plano de hospedagem alternativa. Temos que planejar em conjunto”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira, na abertura do encontro.
Estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em parceria com o ministério, mapeou cerca de 60 mil leitos de hospedagem alternativa nas 12 sedes, entre albergues, pensões de hospedagem (como o programa Cama e Café), motéis e aluguel para a temporada.

Comentários