O
objetivo é garantir compartilhamento da gestão e suporte de informações
às entidades e seus associados ligados em rede do Segmento
de Turismo de Negócios e Eventos de Belo Horizonte
Será
assinado hoje, na 19ª Reunião do Conselho Estadual de Turismo, termo de
Cooperação entre a Secretaria de Estado de Turismo e a Belotur. Por
meio deste termo,
a SETUR transfere à BELOTUR, a partir de 2014, a gestão das atividades
que competem ao fomento do segmento de Turismo de Negócios de Belo
Horizonte.
O PROGRAMA
Para
incrementar o turismo de negócios em Belo Horizonte, o Governo de Minas
assinou, em 2008, um convênio com o BID para a aplicação de US$ 5,6
milhões até 2013.
O
Principal objetivo do Programa foi implantar uma metodologia inovadora
de trabalho em rede entre entidades públicas e privadas ligadas ao
turismo da capital mineira
para a captação, realização e promoção conjunta e articulada de eventos
para Belo Horizonte.
Considerando
que o Programa findou em 04 de novembro de 2013 e a partir do
entendimento de que a metodologia implantada e de suas ferramentas
operacionais, devem
ser sistematizadas e operacionalizadas de modo a garantir a
sustentabilidade de todo o trabalho desenvolvido, a SETUR por meio de um
Termo de Cooperação Técnica transfere à BELOTUR a partir de 2014, a
gestão das atividades que competem ao fomento do segmento
de Turismo de Negócios de Belo Horizonte, fazendo ainda a transição
também para a BELOTUR do Escritório de Processos, contratado pela SETUR e
implantado para a então Execução do Programa BID no Instituto Euvaldo
Lodi-IEL, vinculado à FIEMG.
TERMO DE COOPERAÇÃO
Constitui
objeto do termo de cooperação a conjugação de esforços dos partícipes
para continuidade e sustentabilidade do trabalho em rede da cadeia
produtiva do
turismo de negócios e eventos de BH e região, desenvolvido a partir do
Programa de Aumento da Competitividade Territorial de Belo Horizonte a
partir do Turismo de Negócios, (ATN/ME 11213-BR).
O
objetivo da cooperação técnica entre os partícipes é garantir
compartilhamento da gestão e suporte de informações às entidades e seus
associados ligados em rede
do Segmento de Turismo de Negócios e Eventos de Belo Horizonte, por
meio do Escritório de Processos, contratado pela SETUR implantado no IEL
e, a transferência da metodologia do trabalho em rede e expertise
desenvolvidas, a partir do Programa de Aumento da
Competitividade Territorial de Belo Horizonte a partir do Turismo de
Negócios, (ATN/ME 11213-BR), que permitam a completa transição de suas
atividades à Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A –
BELOTUR.
Por
meio do Termo de Cooperação, a BELOTUR além de garantir o pleno
funcionamento do trabalho em rede operacionalizando o Sistema Integrado
do Turismo de Negócios
e Eventos, dará continuidade as ações de apoio às entidades e empresas
do setor, por meio de editais, para captação e promoção de eventos para
Belo Horizonte.
BELO HORIZONTE E SUA VOCAÇÃO
Todos
os cenários macroeconômicos de Belo Horizonte, bem como de sua Área
Metropolitana, apontam para uma significativa expansão do Turismo de
Eventos e Negócios,
atividade inerente às cidades renovadas e às economias contemporâneas.
Vocação
já demonstrada no PIB municipal que tem 84% no setor terciário,
composto pelo comércio, educação, setor público, medicina, moda,
software e prestação de
serviços, grandes promotores/consumidores de eventos turísticos, nos
seus diversos ramos. É pelo setor terciário, como moderno e competitivo
centro de serviços, que Belo Horizonte consolida-se como terceira cidade
brasileira e uma das maiores aglomerações
metropolitanas mundiais.
Uma
pesquisa realizada em Belo Horizonte, e divulgada em julho de 2013,
mostra que o turismo de negócios e trabalho é o mais frequente na
cidade. O levantamento foi feito pela Belotur em parceria com o Sistema
Fecomércio de Minas Gerias. Dos 845 turistas entrevistados, 32,4% veio a
Belo Horizonte a negócios e trabalho.
Outros
21,9%, estavam na cidade para visitar parentes e amigos e 20,3% para
lazer ou descanso. Ainda durante a pesquisa, que foi feita entre
os dias 15 e 19 de abril, dos 32,4% que vieram a trabalho, a gastronomia foi o setor mais procurado, com 83,2%.
No
ano passado, o Brasil sediou 360 eventos, alta de 18,4% ante 2011,
segundo dados da Embratur. O crescimento foi superior ao registrado na
Italia, na França,
na Alemanha e no Reino Unido (Dados da Folha de São Paulo). As cidades
com mais expansão na procura foram Bento Gonçalves (150%), Belo
Horizonte (117%) e Foz do Iguaçu (100%). Em São Paulo, a elevação foi de
29%. No Rio, de 20%.
Belo
Horizonte é atualmente a 6ª cidade no ranking brasileiro que mais
recebe eventos, de acordo com o Statistics Reports 2013 da ICCA.
Em 2012 foram realizados em BH 13 eventos cadastrados no banco da
ICCA. No ano anterior, a cidade ocupava a 13° colocação, com 6 eventos
cadastrados. O Brasil permanece na 7° posição como em 2011, com 56
eventos a mais.
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