RIO DE JANEIRO RECEBERÁ TORCEDORES DE OITO PAÍSES NA COPA DE 2014
Torcedores de três continentes virão
assistir suas seleções jogarem no Maracanã, uma das arenas mais famosas
do mundo e que terá mais jogos na Copa de 2014, totalizando sete
partidas
O
Rio de Janeiro está no imaginário coletivo mundial e conhecer uma das
mais belas cidades do Brasil
é um desejo de milhares de pessoas. Desejo que será realizado por boa
parte dos estrangeiros que virá de oito países para assistir a primeira
fase da Copa de 2014, na capital carioca. Assim como na Copa das
Confederações, o Rio de Janeiro irá receber o jogo
mais importante da Copa do Mundo que é a final, no dia 13 de julho de
2014.
A primeira partida no Maracanã será entre
Argentina e Bósnia, no dia 15 de junho. O país argentino é o principal
emissor de turistas para o Brasil, enviando anualmente mais de 1,6
milhão de visitantes aos diversos destinos turísticos
do País. “Os argentinos são tão apaixonados por futebol quanto nós
brasileiros, e aproveitarão a chance de ver sua seleção disputando a
Copa, no Maracanã. Eles virão para assistir aos jogos e aproveitarem as
belezas naturais e maravilhas do estado do Rio”,
afirmou Flávio Dino, presidente da Embratur.
Outro jogo que deverá atrair uma grande
leva de sul-americanos e europeus à capital fluminense acontecerá no dia
18 de junho, quando entram em campo o Chile e a Espanha, e no dia 25 de
junho, quando a França jogará contra o Equador.
Tanto os turistas vizinhos quanto os europeus, também fãs do futebol,
adoram passear no Brasil. Em 2012, 250.586 chilenos ocuparam a 5ª
posição no ranking de turistas que vieram ao Brasil. Já os espanhóis,
estão na 9ª posição, tendo enviado 180.406 turistas,
no mesmo ano.
A França ocupa o oitavo lugar no mesmo
ranking, tendo enviado ao Brasil, em 2012, 218.626 franceses. “Com a
Copa, em 2014, a tradição do futebol na França será mais um incentivo
para atrair turistas para o nosso País”, afirma o
presidente da Embratur, Flávio Dino. Já do Equador, vieram 26.462
pessoas em 2012, o que coloca o país em 23º no ranking de emissores de
turistas ao Brasil.
O Chile, a Espanha e a França foram alvos
importantes da principal ação de promoção realizada pela Embratur para a
Copa do Mundo, o Goal to Brasil. Desde julho de 2012, o Instituto
promoveu edições do Goal to Brasil nos principais
mercados emissivos e o Chile sediou a primeira edição, em julho de
2012. Já a Espanha recebeu o mesmo evento em janeiro de 2013 e na
França, o Goal to Brasil aconteceu em setembro de 2012.
Turistas da Bélgica e da Rússia também são
esperados para prestigiar os ídolos do futebol na Cidade Maravilhosa na
primeira fase do torneio mundial. Apesar da longa distância que separa
o Brasil da Rússia, ela está entre as 20
nações que mais enviaram turistas para terras brasileiras, em 2012.
Além disso, os russos estão entre os 18 mercados prioritários para
Embratur no trabalho de promoção do Brasil no exterior, tendo ocupado a
18ª posição, em 2012, com 25.141.
Recentemente, a Embratur lançou uma
campanha no Youtube onde estrangeiros que moram no Brasil apresentam as
cidades-sede para os seus conterrâneos. No Rio de Janeiro, um argentino
apresentou a cidade onde a seleção de seu país
irá estrear. Assista ao vídeo:
http://youtu.be/fLd6GMsBgTA
Os
turistas que foram aos jogos em Belo Horizonte, Brasília, Salvador,
Recife e Fortaleza escolheram
a capital fluminense como a segunda cidade a ser visitada durante a
estadia no país, segundo pesquisa realizada pela Embratur (Instituto
Brasileiro de Turismo) durante a Copa das Confederações.
“A pesquisa confirma o Rio de Janeiro como
nosso principal cartão-postal, encravado no imaginário coletivo
mundial”, afirma Flávio Dino, presidente da Embratur. “Desde 2006, é a
cidade mais procurada pelo turista que vem em busca
de lazer”, lembra Dino.
“Recentes conquistas reforçam ainda mais o
papel do Rio de Janeiro como cartão-postal do Brasil”, continua. Ele
cita a escolha do Rio como a primeira cidade a ser reconhecida como
Patrimônio da Humanidade na categoria Paisagem
Urbana, além dos megaeventos como final da Copa das Confederações e
Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
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