RIO DE JANEIRO, UM DESEJO MUNDIAL

    RIO DE JANEIRO RECEBERÁ TORCEDORES DE OITO PAÍSES NA COPA DE 2014
 
Torcedores de três continentes virão assistir suas seleções jogarem no Maracanã, uma das arenas mais famosas do mundo e que terá mais jogos na Copa de 2014, totalizando sete partidas
 
SE_Riodejaneiro0580.jpgO Rio de Janeiro está no imaginário coletivo mundial e conhecer uma das mais belas cidades do Brasil é um desejo de milhares de pessoas. Desejo que será realizado por boa parte dos estrangeiros que virá de oito países para assistir a primeira fase da Copa de 2014, na capital carioca. Assim como na Copa das Confederações, o Rio de Janeiro irá receber o jogo mais importante da Copa do Mundo que é a final, no dia 13 de julho de 2014.
 
A primeira partida no Maracanã será entre Argentina e Bósnia, no dia 15 de junho. O país argentino é o principal emissor de turistas para o Brasil, enviando anualmente mais de 1,6 milhão de visitantes aos diversos destinos turísticos do País. “Os argentinos são tão apaixonados por futebol quanto nós brasileiros, e aproveitarão a chance de ver sua seleção disputando a Copa, no Maracanã. Eles virão para assistir aos jogos e aproveitarem as belezas naturais e maravilhas do estado do Rio”, afirmou Flávio Dino, presidente da Embratur. 
 
Outro jogo que deverá atrair uma grande leva de sul-americanos e europeus à capital fluminense acontecerá no dia 18 de junho, quando entram em campo o Chile e a Espanha, e no dia 25 de junho, quando a França jogará contra o Equador. Tanto os turistas vizinhos quanto os europeus, também fãs do futebol, adoram passear no Brasil. Em 2012, 250.586 chilenos ocuparam a 5ª posição no ranking de turistas que vieram ao Brasil. Já os espanhóis, estão na 9ª posição, tendo enviado 180.406 turistas, no mesmo ano.
 
A França ocupa o oitavo lugar no mesmo ranking, tendo enviado ao Brasil, em 2012, 218.626 franceses. “Com a Copa, em 2014, a tradição do futebol na França será mais um incentivo para atrair turistas para o nosso País”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino. Já do Equador, vieram 26.462 pessoas em 2012, o que coloca o país em 23º no ranking de emissores de turistas ao Brasil.
 
O Chile, a Espanha e a França foram alvos importantes da principal ação de promoção realizada pela Embratur para a Copa do Mundo, o Goal to Brasil. Desde julho de 2012, o Instituto promoveu edições do Goal to Brasil nos principais mercados emissivos e o Chile sediou a primeira edição, em julho de 2012. Já a Espanha recebeu o mesmo evento em janeiro de 2013 e na França, o Goal to Brasil aconteceu em setembro de 2012.
 
Turistas da Bélgica e da Rússia também são esperados para prestigiar os ídolos do futebol na Cidade Maravilhosa na primeira fase do torneio mundial.  Apesar da longa distância que separa o Brasil da Rússia, ela está entre as 20 nações que mais enviaram turistas para terras brasileiras, em 2012. Além disso, os russos estão entre os 18 mercados prioritários para Embratur no trabalho de promoção do Brasil no exterior, tendo ocupado a 18ª posição, em 2012, com 25.141.
 
Recentemente, a Embratur lançou uma campanha no Youtube onde estrangeiros que moram no Brasil apresentam as cidades-sede para os seus conterrâneos. No Rio de Janeiro, um argentino apresentou a cidade onde a seleção de seu país irá estrear. Assista ao vídeo: http://youtu.be/fLd6GMsBgTA
 
 

 
SE_Riodejaneiro1207_baixa.jpgOs turistas que foram aos jogos em Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza escolheram a capital fluminense como a segunda cidade a ser visitada durante a estadia no país, segundo pesquisa realizada pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) durante a Copa das Confederações.
 
“A pesquisa confirma o Rio de Janeiro como nosso principal cartão-postal, encravado no imaginário coletivo mundial”, afirma Flávio Dino, presidente da Embratur. “Desde 2006, é a cidade mais procurada pelo turista que vem em busca de lazer”, lembra Dino.
 
“Recentes conquistas reforçam ainda mais o papel do Rio de Janeiro como cartão-postal do Brasil”, continua. Ele cita a escolha do Rio como a primeira cidade a ser reconhecida como Patrimônio da Humanidade na categoria Paisagem Urbana, além dos megaeventos como final da Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
 
 
 
 

Comentários