É
tempo de comemorar! Neste mês de novembro, o turismo brasileiro viveu
um episódio histórico. Chegamos
ao turista número 6 milhões, marca nunca antes alcançada na história de
nosso país. A Embratur comemorou o fato, recepcionando a turista no
Aeroporto do Galeão, uma das portas de entrada que mais cresceram no
país. Simbolicamente, foi escolhida uma turista
argentina, país que mais envia visitantes ao Brasil. Foi uma forma de
reconhecer a força de nosso principal parceiro na economia do turismo.
Com o resultado que se desenha para este
ano, mantemos a marca de crescimento acima da média mundial. No ano
passado, por exemplo, crescemos 5% ante 3% da média planetária. Esse
êxito é fruto da união de esforços entre as iniciativas
pública e privada, que no setor do turismo, precisam caminhar juntas. A
participação dos empresários, acreditando nos destinos, investindo em
seus equipamentos e funcionários, reflete diretamente na capacidade do
país em receber bem o turista estrangeiro.
A Embratur tem colocado em prática um
planejamento estratégico de promoção turística do país, que tem
aproveitado a oportunidade proporcionada pelos megaeventos para gerar um
ciclo virtuoso no setor. A Copa das Confederações, a
Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo interessam não apenas
pelos turistas que trazem durante sua realização. A exibição desses
eventos pela TV, para bilhões de pessoas no mundo todo, garante uma
grande exposição que, se for bem trabalhada, vai consolidar
turismo brasileiro em um novo patamar.
E é o que temos feito, ao realizar um
evento por dia útil no exterior e a grande maioria com a participação do
trade brasileiro, incluindo a ação que criei em minha gestão, o
premiado Goal to Brasil, em que reunimos operadores
de turismo dos países que mais enviam turistas para cá e fazemos uma
verdadeira imersão em Brasil, passando informações detalhadas sobre
andamento das obras para a Copa e de nossos principais destinos
turísticos. Além disso, empresários brasileiros são convidados
a participarem de rodadas de negócios, que geram oportunidades reais de
negócios com trade internacional. Com isso, já capacitamos mais de 2
mil operadores de turismo, preparados para vender viagens para o Brasil
com um grande volume de informações.
O crescimento da entrada de turistas
estrangeiros representa ganhos econômicos diretos para, pelo menos, 10
milhões de brasileiros que ganham sua vida trabalhando com turismo.
Obviamente, o impacto econômico da entrada de dólares
por meio do turismo se espraia por vários outros segmentos da
sociedade. Para reforçar a importância do mercado de viagens, ressalto
que este ano, o país já recebeu 5,6 bilhões de dólares entre janeiro a
outubro de 2013, um recorde histórico para o período.
Convertido em moeda nacional, esse montante significou uma receita de
R$ 12 bilhões para o país – 10,7% a mais que no mesmo período do ano
passado. Para se ter uma ideia do que esses quase R$ 12 bilhões
representam para o país, é mais do que entrou em nossa
economia por meio de importantes indústrias, como a automobilística,
que gerou US$ 4,6 bilhões de janeiro a outubro deste ano. E é muito
próximo do valor que ingressou em nossa economia com as exportações do
setor de papéis e celulose.
Para ampliar ainda mais a importância
desse setor na economia, na Embratur estamos apostando também na
diversificação do perfil dos turistas, para seguir sempre crescendo. Por
isso, encontrei na semana passada com a ministra da
Cultura Marta Suplicy para debatermos os próximos passos da promoção
dos patrimônios históricos brasileiros. A primeira edição do plano já
está em andamento, com investimento de R$ 3 milhões por parte da
Embratur. Faremos, em março, uma exposição em Madri
de nossos 12 patrimônios reconhecidos pela Unesco. São ganhos os quais
me orgulho de ter ajudado a nascer nos últimos dois anos e meio em que
estive à frente da Embratur por determinação da presidenta Dilma.
* Presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), foi deputado federal e juiz federal
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