O secretário do
Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, que deixa o governo estadual nesta
sexta-feira (27), afirmou que sai da administração com o sentimento do dever
cumprido e ressalta os resultados obtidos no período 2007-2013. No período, o
Estado alcançou nos três principais aeroportos (Salvador, Porto Seguro e Ilhéus)
a soma de 25 milhões de desembarques, frente aos 11 milhões registrados no
período 2001-2006; atraiu US$ 5,7 bilhões em investimentos privados e registrou
investimentos em infraestrutura da ordem de R$ 260 milhões.
Para Leonelli, nos
últimos sete anos, houve uma relação inédita dos investimentos em infraestrutura
e novos produtos turísticos. “O fato é que saímos da equação turística mais
simples, da viagem, da hospedagem e do transporte, para a lógica do turismo como
atividade econômica, adensando cadeias produtivas, criando produtos turísticos
ligados à produção industrial e artesanal, qualificando mão de obra local,
substituindo importações, desconcentrando a atividade e, finalmente,
estabelecendo um marco legal e institucional para o turismo com a Lei Estadual,
em tramitação na Assembleia Legislativa”.
Investimentos
públicos
Nos últimos sete
anos, R$ 263 milhões foram investidos em diversas obras e outros R$ 17 milhões
em capacitação profissional. “A Chapada Diamantina e o Litoral Sul ganharam
sinalização turística e rodoviária nos últimos sete anos, e Imbassaí e Morro de
São Paulo ganharam cara nova. “Também iniciamos a sinalização da Costa das
Baleias, este ano, além de outras dezenas de projetos em andamento, dentre os
quais destaco a requalificação da Feira de São Joaquim”, disse o
secretário.
Promoção
No que tange à
promoção da Bahia, o Estado participou de mais de 500 eventos nos principais
mercados emissores do Brasil e do exterior. “Além disso, conquistamos novos voos
internacionais, como os da American Airlines, de Miami, nos Estados Unidos;
os da Air Europa, de Madri, na
Espanha; além de Santiago, no Chile; Córdoba, na Argentina; e Montevidéu, no
Uruguai.
Interiorização do
turismo
O secretário destaca
ainda o apoio dado pelo governador Jaques Wagner à pasta, e o desempenho dos
colaboradores da Secretaria do Turismo e da Bahiatursa.
Leonelli também
enfatiza a interiorização do turismo como uma importante marca, com a conquista
de novos voos regionais para destinos como Ilhéus, Porto Seguro, Lençóis, Paulo
Afonso, Barreiras e Valença, bem como a expansão do segmento de Turismo Rural.
“Saímos, por exemplo, de 12 para 93 empreendimentos rurais”, enfatiza.
“Também criamos ou
apoiamos a formação de produtos turísticos novos no interior como o Vapor do
Vinho, em Juazeiro e Casa Nova, e a Rota do Chocolate, em Ilhéus, Uruçuca,
Itacaré e Una. O São João da Bahia transformou-se em um novo produto turístico e
foi fortalecido em mais de 100 municípios”, completou.
Apoio a
eventos
No que se refere ao
apoio a eventos culturais, esportivos, geradores de fluxos turísticos, Leonelli
disse que os critérios utilizados foram sempre técnicos e que a sua gestão se
pautou de forma republicana, sem apadrinhamentos e
privilégios.
“Um outro
compromisso, o de “redescobrir a Baía de Todos-os-Santos” está sendo
rigorosamente cumprido, com ações promocionais, de qualificação profissional e
sinalização turística. O Plano de Turismo Náutico e Cultural da Baía de
Todos-os-Santos, já aprovado pelo BID, que entrará com 60% dos R$ 200 milhões
que serão aplicados na implantação de bases náuticas, resgate de patrimônio
histórico, qualificação profissional, gestão ambiental e fortalecimento
institucional dos municípios, também está bem encaminhado”, afirma.
Novos produtos,
segmentos e serviços
Na estratégia adotada
nos últimos sete anos, denominada Terceiro Salto do Turismo da Bahia, foram
criados novos produtos, segmentos e serviços, para garantir qualidade, inovação
e integração econômica no setor. “Tivemos um grande número de ações, como a
criação do Espicha Verão, Salão Baiano de Turismo, GP Bahia de Stock Car,
Enoturismo, Festival da Independência (Dois de Julho), o São João como Produto
Turístico, além do Disque Bahia Turismo e dos aplicativos Guia Bahia Turismo,
São João da Bahia e Reclame Turismo.
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