GOAL TO BRASIL GERA MILHÕES DE REAIS EM EXPECTATIVA DE NEGÓCIOS PARA O ANO DA COPA
Novo
formato do Goal to Brasil gerou, somente nas últimas três edições,
cerca de R$ 8,6 milhões em expectativa de negócios para o país
O
Goal to Brasil – Encontros Brasileiros, evento de promoção do país,
criado pela Embratur
(Instituto Brasileiro de Turismo), fechou o segundo semestre de 2013
com balanço positivo e gerou boas expectativas para o turismo
brasileiro. Apenas nas três últimas edições que aconteceram na Colômbia
(setembro), em Los Angeles (outubro) e Amsterdam (novembro),
o evento conseguiu obter, em média, R$ 8,6 milhões de reais em
expectativa de transações, por meio do turismo, para o próximo ano no
Brasil.
“Esse levantamento foi
realizado somando a média dos valores obtidos em cada um desses
eventos. Os números foram identificados a partir dos resultados das
rodadas de negócios entre operadores brasileiros e estrangeiros”,
explicou a diretora de Mercados Internacionais da Embratur, Leila
Holsbach.
Em Bogotá, na
Colômbia, em 100 encontros comerciais entre operadores brasileiros e
colombianos, 81% geraram expectativas de negócios. Este número poderá
representar, em média, R$ 3,6 milhões em expectativa de
negócios para o turismo do Brasil.
Em Los Angeles, nos
Estados Unidos, das 90 reuniões realizadas entre os profissionais de
turismo, 73% abriram possibilidade de negócios de cerca de R$ 3,2
milhões para os próximos meses. Já em Amsterdam, na
Holanda, registrou-se que 67% dos 91 encontros ocasionaram perspectivas
de R$ 1,7 milhão, em média, de transações comerciais para o turismo
brasileiro.
O novo formato do Goal to Brasil, apresentados nas três últimas edições de 2013,
traçou outra maneira de incentivo à
venda de pacotes turísticos do país. A partir disso, o Instituto
realizou esses eventos específicos voltados para operadores de turismo
nos países considerados prioritários. Para realização das últimas
edições, foram levados gestores das secretarias estaduais e municipais,
além de operadores brasileiros. “A principal característica foi
estimular a troca de experiências e proporcionar novas parcerias
comerciais entre os operadores brasileiros e estrangeiros”,
disse a diretora.
Neste semestre, as
três edições do Goal to Brasil contaram com a presença de 32 operadoras
estrangeiras. Desse total, 10 estiveram em Bogotá e nove em Los Angeles.
O evento em Amsterdam teve a presença de profissionais
de 13 empresas que comercializam pacotes turísticos na Holanda.
Para definir quais
segmentos e nichos turísticos que serão apresentados em cada um dos
mercados, é necessário traçar um estudo do perfil desses países.
“Intensificamos o apoio à comercialização dos produtos
e destinos turísticos brasileiros por meio da diversidade natural e
cultural, da relação com veículos de mídia e das relações com os
profissionais de turismo nos mercados. Comercialmente falando, o
resultado foi excelente. Percebemos que é realmente eficaz
realizar eventos exclusivos do Brasil”, completou Holsbach. Para 2014,
ano que o Brasil irá sediar a Copa do Mundo, estão programados mais seis
eventos.
O Goal to Brasil
Antes de criar um novo
modelo para o evento, a Embratur promoveu ao longo de dez meses (julho
de 2012 a maio de 2013), 14 encontros, em diferentes países, para
divulgar o Brasil como sede da Copa do Mundo Fifa
2014. O projeto formou 3.080 agentes de viagens e operadores de turismo
‘especialistas em Brasil’, e permitiu que 350 jornalistas conhecessem
detalhes dos preparativos do país para os grandes eventos esportivos.
Cada uma das 12
cidades-sede foi anfitriã das edições que aconteceram no Chile,
Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai, México, Alemanha, Espanha, França,
Inglaterra, Itália, Portugal e Canadá. Na Colômbia e nos
Estados Unidos, o Brasil como um todo foi o anfitrião do evento.
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