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sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

FESTA FOLCLÓRICA DE PARINTINS SERÁ DIVULGADA EM PORTUGAL



Amazonas venceu edital da Embratur para apoiar ações de promoção de festejos juninos no exterior. Outros dois estados e três prefeituras foram selecionados


O Festival Folclórico de Parintins foi uma das festas típicas de junho selecionadas pelo Chamamento Público para Apoio à Promoção Turística Internacional das Festas Juninas lançado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo)para desenvolver ações em 2014. A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) vai realizar apresentações dos Bois Bumbá Garantido e Caprichoso na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) entre 12 e 17 de março do próximo ano.
 
“A promoção feita no exterior irá se converter em ganho de renda para todo o povo de Parintins e do Amazonas, além de promover a cultura típica de nosso país e colocar no imaginário coletivo mundial uma comemoração tipicamente brasileira que ainda não é conhecida no exterior”, avalia Flávio Dino, presidente da Embratur.
 
A festa dos Bois Bumbá está entre as dez mais populares do País e atrai cerca de 100 mil visitantes anualmente. A cidade de Parintins, a 400 quilômetros de Manaus, transforma-se em um imenso espetáculo a céu aberto. Bairros, ruas e prédios se pintam com as cores azul – do Boi Caprichoso – e vermelho – do Boi Garantido. A rivalidade que toma conta da cidade continua na arena onde o espetáculo é encenado como uma “ópera cabocla”.
 
A Amazonastur escolheu Lisboa para realizar a ação devido ao novo voo entre Manaus e a capital portuguesa, que começará a operar a partir do próximo ano. A presidenta da Amazonastur, Oreni Braga, acredita que a nova rota da empresa portuguesa TAP será uma ferramenta para expandir a entrada de turistas europeus na região Amazônica. Em 2012, 34.720 turistas estrangeiros entraram no Brasil pelo Amazonas, dos quais 10.661 vieram da Europa.
 
“A Embratur tem realizado um papel fundamental na divulgação dos estados brasileiros no exterior, o que vem influenciando no aumento do fluxo turístico internacional no País. Agora, com a promoção do Festival Folclórico de Parintins em Portugal, teremos mais uma oportunidade de mostrar ao mundo nossa cultura e aumentar o número de turistas estrangeiros em nosso Estado”, afirma Oreni Braga, presidente da Amazonastur.
 
As outras propostas classificadas para divulgação internacional das festas juninas são da Prefeitura de Boa Vista (RR), de São Luís (MA), de Bananeiras (PB) e também dos governos do estado da Bahia e de Sergipe.
 
O próximo passo do Chamamento Público será a análise processual e ajuste do plano de trabalho visando à celebração do convênio. Isso deverá ocorrer até o dia 31 de dezembro. Serão apoiados projetos com valores entre R$ 100 mil e R$ 300 mil que vieram de entidades de turismo estaduais e municipais. As demais propostas foram desclassificadas por não atenderem os critérios do edital.
 
O apoio da Embratur incluirá ações de caráter turístico para desenvolver projetos dos estados como, produção de material promocional, campanhas publicitárias e realização de eventos no exterior. As ações devem ser efetuadas nos países prioritários para a estratégia e promoção da Embratur. São eles: Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha, Holanda, Reino Unido, Canadá, México, Peru, Venezuela, Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai.
 
Promoção das Festas Juninas
 
A política promocional das Festas Juninas começou a ser lançada em abril, a partir de uma reunião,liderada pela Embratur, com o Ministério da Cultura e secretarias estaduais e municipais de Cultura e Turismo. Em junho, mês da Copa das Confederações, já foram realizadas press trips destacando as Festas Juninas. O objetivo foi estimular reportagens sobre os festejos com o objetivo de colocá-las no roteiro de visitas do turista que virá para a Copa do Mundo em 2014.
 
“O objetivo do programa é agregar um produto importante ao imaginário internacional sobre o Brasil”, explica Dino. “O Brasil já é um país mundialmente famoso pelo Carnaval, pela Bossa Nova e por alguns elementos da nossa gastronomia. A Embratur está trabalhando para acrescentar outros produtos a esse cardápio de lembranças do país”, explica. “Em 2014, elas irão coincidir com o período de realização da Copa do Mundo, o que contribui para que os 600 mil turistas que iremos receber nesse período conheçam os festejos de São João, diversificando a imagem sobre o Brasil no mundo”.
 
As Festas Juninas podem também contribuir para combater os efeitos cíclicos do turismo. “Junho é um mês tradicionalmente de baixo fluxo internacional. Se conseguirmos colocar as Festas Juninas na lista de produtos de milhares de operadores de turismo em todo o mundo, poderemos trazer mais estrangeiros nesse mês”.
 
A Embratur também tem levado grupos para apresentação no exterior. Foi o caso do maranhense Boi de Morros, que se apresentou em Roma, em plena Piazza Navona. Na ocasião, a Embratur serviu ao público presente um cardápio com pratos típicos do período, como pé de moleque, cocada, bolo de fubá, arroz de carreteiro, entre outros.  O grupo Cafundó do Brejo, de Palmas (TO) também se apresentou no Goal to Brasil Colômbia, em setembro.
 
 

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