Embarque para Portugal: o perfil do grupo



Conheça alguns dos estudantes selecionados para temporada de estudos na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal
Na manhã desta terça-feira (17), o ministro do Turismo, Gastão Vieira, aconselhou os bolsistas selecionados para o programa de estudos em Portugal. “Falem bem do nosso Brasil, tenham orgulho de ser brasileiros”, recomendou Vieira. Segundo o ministro, “essa é uma Copa do Mundo feita no Brasil por brasileiros. Temos defeitos, mas também temos muitas qualidades. Vamos superar os nossos desafios e tenho certeza de que faremos um evento memorável com a ajuda de vocês”, garantiu.

Os jovens ficam em Portugal até fevereiro para aprimorar seus conhecimentos na área. O programa é fruto de acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Turismo, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o governo português.
Abaixo, conheça alguns dos estudantes que embarcam hoje (17) para participar da temporada de qualificação profissional na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal:

Gabriela de Araújo Gomes, 19 anos, moradora do Irajá (RJ), estuda o 4º período do curso de Turismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro. “Sempre quis ter a chance de estudar fora do Brasil. Está sendo um sonho pra mim”, comemorou.
Luisa Queiroz Nogueira, 22 anos, estudante do 4º semestre de Hotelaria da Faculdade Boa Viagem de Recife. “Foi bastante gratificante, não esperava passar na seleção, estava com outra viagem marcada e acabei mudando os planos. Minha expectativa é agregar conhecimento ao que eu já aprendo na faculdade”, conta ela, que foi a única selecionada de Pernambuco.
Silmara Fernandes, 23 anos, cursa o 10º período de Turismo na Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência em hotelaria, eventos e trabalhava no departamento de turismo da prefeitura de Juiz de Fora. “Essa experiência será uma oportunidade de amadurecimento profissional e acadêmico”.

Nicolas Nering, 21 anos, 7º semestre de Turismo da Universidade Federal do Paraná. É a primeira vez que vai viajar para fora do país. “Estou ansioso para ver como eles lidam com o Turismo, já que eles têm o setor na base da economia do país”, contou. Já trabalhou em um hotel, na Secretaria de Turismo do Estado do Paraná e como receptivo no trem da Serra Verde.
Agnaldo Lima Neto, 21 anos, estudante do curso de Turismo e Hotelaria da Universidade do Estado da Bahia. “Espero que eu possa aprender mais, sobretudo na área do turismo. O curso vai servir para complementar nossa experiência”. Já fez estágios no Instituto Chico Mendes, em Abrolhos e no museu Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia.

Thaís Mendes Pinheiro, 31 anos, 6º período de Turismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). “Sem dúvida esse curso vai me acrescentar conhecimentos. Pretendo continuar morando no Maranhão e lá desenvolver bons projetos turísticos. A região possui grande área de beleza natural que ainda é pouco explorada para o turismo”, contou a bolsista, que já é bacharel em Administração.
Davi Melão, 24 anos, forma-se em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi em 2014. Ele foi indicado pelo coordenador do curso para participar do projeto porque apresenta histórico de ótimo desempenho nas atividades acadêmicas. Além da boa nota no ENEM, a breve mas importante experiência profissional do estudante também contou a seu favor. Na faculdade, tem bolsa de 100% pelo Prouni. Do contrário, "não teria condições de estudar numa universidade", afirma.
Emanuelle Aparecida de Oliveira, 21 anos, está no 8º período do curso de Turismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Pretende atuar na área de comunicação e marketing do turismo.

Suelen Joaquim Breier, 20 anos, cursando Turismo na Feeevale (Novo Hamburgo). "Eu sempre tive o sonho de fazer intercâmbio e estou super feliz de ter sido selecionada. Tenho certeza que vou voltar de lá com uma nova visão do turismo no Brasil. Tudo é novo para mim, que estou viajando pela primeira vez de avião. Pretendo trabalhar no turismo mais diretamente ligado ao público, com agências de viagens e operadoras de turismo. Tenho certeza que a experiência será enriquecedora", relatou.
Fernanda Moreira dos Santos, 21 anos, formanda em Turismo pela Universidade Federal do Paraná. “Acabei de entregar meu TCC. Já trabalhei num shopping como concierge, no setor de viagens na Companhia Paranaense de Energia e também em um hotel. Acho que a experiência em Portugal vai agregar muito ao meu currículo. Meu objetivo é continuar na área de turismo e buscar novos intercâmbios, pois eu falo francês e gostaria de melhorar minha fluência na língua. Quero poder trocar experiências com os estudantes da escola de Setúbal". A formatura da estudante está marcada para abril.
Larissa Couto Furlanetto, 23 anos, estudante de Turismo e Hotelaria na Universidade do Norte do Paraná (Londrina). “Acho que com o intercâmbio vou poder enxergar com outros olhos o meu curso. Comecei a faculdade fazendo o curso de economia, mas não gostei da área e acabei me encontrando no turismo. É uma área apaixonante, mais dinâmico que a economia. Pretendo me especializar nesta área de hotelaria, dando ênfase ao que já estudei em economia, ou em administração hoteleira. É minha primeira viagem para fora do país e acho muito importante conhecer o continente europeu, conhecer a universidade de Setúbal. Eu fiz pesquisas na internet para saber sobre a estrutura da escola, acho que vou me sentir muito bem acolhida lá e voltarei com um currículo qualificado".

Comentários