·         A Comissão Europeia publica seu informe ‘2013 EU Industrial R&D Investment Scoreboard’;

·         O investimento em P+D da Amadeus em 2012 alcançou 440,3 milhões de euros, um incremento de 26,7% em comparação a 2011.

 A Amadeus, provedora tecnológica de referência para a indústria mundial de viagem, se encontra, mais uma vez, à frente na classificação do seu setor como uma das empresas europeias de maior destaque na área de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em conformidade com o 2013 EU Industrial R&D Investment Scorecard.

O informe anualmente publicado pela Comissão Europeia analisa as mil primeiras empresas europeias e as duas mil mais destacadas na escala internacional pelo seu investimento em P&D em 2012 e as classifica conforme a quantidade total investida.

A Amadeus investiu 440,3 milhões de euros durante 2012, o que seria um aumento de 26,7% em relação a 2011 e 15,1% dos lucros totais da companhia. Este nível de investimento situa a Amadeus como líder nas classificações do setor de viagens e do turismo, tanto na escala europeia, quanto na internacional. Além disso, a Amadeus é a única companhia do setor de tecnologia para viagem que figura na lista das duas mil empresas internacionais mais inovadoras, publicada pela Comissão Europeia.

Hervé Couturier, diretor de P&D na Amadeus, afirma: “O investimento em P&D é fundamental para a inovação, e a inovação faz parte do nosso DNA. Estamos muito orgulhosos de que as classificações da Comissão Europeia confirmem, mais uma vez, nosso compromisso de continuar investindo em P&D para seguir ampliando e otimizando nossa carteira. Isto se reflete no crescimento de 26,7% do nosso investimento em P&D em relação à lista da EU do ano passado, assim como no crescimento de 2,5 pontos como percentuais de nossos lucros”.

O executivo completa: “A trajetória da Amadeus quanto à inovação é um motor fundamental tanto para o crescimento da empresa, quanto para sua atual posição de liderança no investimento em pesquisa e desenvolvimento. Os resultados de 2013 EU Industrial R&D Investment Scorecard confirmam nosso permanente compromisso de mantermos a vanguarda da inovação”.

A Amadeus conta com dezesseis centros de P&D distribuídos pelo mundo inteiro (Nice, Londres, Sidney, Antuérpia, Aquisgrán, Frankfurt, Boston, Miami, Toronto, Estrasburgo, Tucson, Bangalore, Bogotá, Varsóvia, Istambul e Bangkok), com uma equipe de 5 mil profissionais. Além disso, ao longo dos anos, a companhia estabeleceu uma estreita relação com equipes de pesquisa em institutos de ponta do mundo inteiro, como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston (em matemática de gestão de renda), o Swiss Federal Institute of Technology (ETH), em Zurique (em engenharia de sistemas de alto rendimento), ou o Institut National Polytechnique (INP), em Grenoble (em horários de voos e operações de companhias aéreas).




Nos últimos anos, o trabalho da Amadeus em P&D foi direcionado principalmente em:

-        Processamento de transações altamente eficiente, sujeito a estritos requisitos de disponibilidade e fiabilidade;
-        Extração de informação de grandes bases de dados;
-        Motores de pesquisa de viagens com grande capacidade de resposta;
-        Aplicações de serviço para clientes multicanal (agências de viagens, Internet, terminais, dispositivos móveis, tablets);
-        Ser pioneira na utilização de sistemas abertos.

Entre os exemplos do impacto que isto teve na inovação dos produtos e serviços da Amadeus nos últimos anos estão:

-        Em 2012, a Amadeus seguiu ampliando sua carteira de soluções tecnológicas para as companhias aéreas no âmbito da contabilidade da renda; a British Airways se tornou a primeira companhia aérea a contratar a nova solução da Amadeus Passenger Revenue Accounting e sua migração para a ferramenta está prevista para o início de 2014. Esta solução de última geração para contabilizar a renda por passageiro, criada com base na utilização de tecnologia moderna e na adoção dos últimos padrões do setor, permite controlar os lucros em tempo real para tomar decisões mais precisas e rápidas neste âmbito.

-        A Amadeus também realizou avanços no segmento de companhias de serviços de assistência em terra devido à Altá DCS for Ground Handlers, uma plataforma comunitária desenvolvida em estreita colaboração com este tipo de empresas. Hoje, um total de 33 empresas de serviços de assistência em terra utiliza nossa solução.

-        Para impulsionar a venda de produtos ferroviários e facilitar as operações destas empresas, a Amadeus cooperou com importante provedores ferroviários europeus e grandes empresas de gestão de viagens corporativas para criar a Amadeus Total Rail. Esta solução permite às companhias ferroviárias administrarem suas operações e vender lugares por meio de múltiplos canais, além de dar acesso aos distribuidores de produtos turísticos para reservar serviços ferroviários e aéreos com a mesma ferramenta. A oferta inclui o Amadeus Global Rail Platatform, o primeiro GDS de produtos ferroviários, e o Amadeus Rail Sales Platform, que permite as empresas ferroviárias administrarem horários, inventários, tarifas e preços.

-        No âmbito da pesquisa de voos pela Internet, a companhia apresentou o Amadeus Featured Results™, a primeira solução do setor que oferece pesquisas mais simples e relevantes para os viajantes. Esta solução oferece, instantaneamente, as quatro opções mais importantes disponíveis de acordo com quatro parâmetros: duração, preço, popularidade e inclusão de promoções.  

-        Além disso, em 2012, a Amadeus firmou um acordo de colaboração mundial com Akamai, plataforma líder de cloud computing que ajuda as empresas a oferecer uma experiência de usuário segura. Isto ajudará a melhorar o rendimento de todas as aplicações web utilizadas pela Amadeus e pelos seus clientes, incluindo os portais de comércio eletrônico das companhias aéreas e o leque de ferramentas de reserva da Amadeus. Tanto as companhias aéreas, quanto as agências de viagens e as empresas de gestão de viagens corporativas serão beneficiadas com uma resposta online até cinco vezes mais rápida que antes, a qual resultará no aumento da renda e em uma experiência de usuário de última geração.

-        A Amadeus será o primeiro provedor tecnológico do setor das companhias aéreas cujos sistemas, na sua maioria, são baseados em software de código aberto. Em 2012, a Amadeus publicou Open for business, um informe elaborado pelo professor Jil Norton, um destacado especialista em tecnologia. O informe afirma que o setor de viagens deveria adotar o software de código aberto para utilizar os benefícios de uma maior inovação, responder mais rapidamente às mudanças na indústria e reduzir custos, bem como se liberar da sua dependência de software patenteado, obtendo assim uma vantagem de maior competitividade. As soluções web de maior destaque da Amadeus — como e-Retail, Dynamic Website Manager e Extreme Search — foram desenvolvidas realizando um amplo uso de componentes de código aberto, de uma maneira que não seria possível utilizando componentes tradicionais. O ARIA™ Templates — o marco no qual estão baseadas as soluções web da Amadeus IT Group — se tornou recentemente um sistema de código aberto, de modo que os desenvolvedores externos possam utilizá-lo gratuitamente.

-        No âmbito dos hotéis, a companhia continuou desenvolvendo o Amadeus Hotel Plataform, uma solução para redes hoteleiras que combina sistemas centrais de reservas, gestão de hotéis e distribuição mundial em somente uma plataforma totalmente integrada.

-        O fluxo de trabalho da Amadeus e-Travel Management (AeTM), a ferramenta de reserva online de viagens corporativas, experimentou um design totalmente diferente do seu fluxo de trabalho, otimizando o processo de reserva para facilitar e acelerar a pesquisa, revisão e aprovação. Também lançamos o Amadeus e-Travel Management Mobile, aplicação de reservas para dispositivos móveis. Esta nova ferramenta permite aos viajantes realizarem reservas de voos e trajetos de trem por meio de seus dispositivos móveis (IOS ou Android), garantindo a eficiência e a continuidade do serviço para os viajantes em movimento. 

O informe da Comissão Europeia (2013 EU Industrial R&D Investment Scorecard) pode ser acessado em http://iri.jrc.ec.europa.eu/scoreboard13.html


Sobre a Amadeus

A Amadeus é a principal parceira tecnológica do mercado global de viagens e turismo. Os clientes atendidos incluem provedores de viagens (companhias aéreas, hotéis, locadoras de carros, empresas de transporte ferroviário, linhas de ferry-boat e outros), vendedores (agências de viagens e websites) e compradores (empresas e viajantes).

Comentários