· A Comissão Europeia publica seu informe ‘2013 EU Industrial R&D Investment Scoreboard’;
· O investimento em P+D da Amadeus em 2012 alcançou 440,3 milhões de euros, um incremento de 26,7% em comparação a 2011.
A
Amadeus, provedora tecnológica de referência para a indústria mundial
de viagem, se encontra, mais uma vez, à frente na classificação do seu
setor como uma das empresas europeias de maior destaque na área de
investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), em conformidade
com o 2013 EU Industrial R&D Investment Scorecard.
O
informe anualmente publicado pela Comissão Europeia analisa as mil
primeiras empresas europeias e as duas mil mais destacadas na escala
internacional pelo seu investimento em P&D em 2012 e as classifica
conforme a quantidade total investida.
A
Amadeus investiu 440,3 milhões de euros durante 2012, o que seria um
aumento de 26,7% em relação a 2011 e 15,1% dos lucros totais da
companhia. Este nível de investimento situa a Amadeus como líder nas
classificações do setor de viagens e do turismo, tanto na escala
europeia, quanto na internacional. Além disso, a Amadeus é a única
companhia do setor de tecnologia para viagem que figura na lista das
duas mil empresas internacionais mais inovadoras, publicada pela
Comissão Europeia.
Hervé Couturier, diretor de P&D na Amadeus, afirma: “O
investimento em P&D é fundamental para a inovação, e a inovação faz
parte do nosso DNA. Estamos muito orgulhosos de que as classificações
da Comissão Europeia confirmem, mais uma vez, nosso compromisso de
continuar investindo em P&D para seguir ampliando e otimizando nossa
carteira. Isto se reflete no crescimento de 26,7% do nosso investimento
em P&D em relação à lista da EU do ano passado, assim como no
crescimento de 2,5 pontos como percentuais de nossos lucros”.
O executivo completa: “A
trajetória da Amadeus quanto à inovação é um motor fundamental tanto
para o crescimento da empresa, quanto para sua atual posição de
liderança no investimento em pesquisa e desenvolvimento. Os resultados
de 2013 EU Industrial R&D Investment Scorecard confirmam nosso
permanente compromisso de mantermos a vanguarda da inovação”.
A
Amadeus conta com dezesseis centros de P&D distribuídos pelo mundo
inteiro (Nice, Londres, Sidney, Antuérpia, Aquisgrán, Frankfurt, Boston,
Miami, Toronto, Estrasburgo, Tucson, Bangalore, Bogotá, Varsóvia,
Istambul e Bangkok), com uma equipe de 5 mil profissionais. Além disso,
ao longo dos anos, a companhia estabeleceu uma estreita relação com
equipes de pesquisa em institutos de ponta do mundo inteiro, como o
Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston (em matemática de
gestão de renda), o Swiss Federal Institute of Technology (ETH), em
Zurique (em engenharia de sistemas de alto rendimento), ou o Institut
National Polytechnique (INP), em Grenoble (em horários de voos e
operações de companhias aéreas).
Nos últimos anos, o trabalho da Amadeus em P&D foi direcionado principalmente em:
- Processamento de transações altamente eficiente, sujeito a estritos requisitos de disponibilidade e fiabilidade;
- Extração de informação de grandes bases de dados;
- Motores de pesquisa de viagens com grande capacidade de resposta;
- Aplicações de serviço para clientes multicanal (agências de viagens, Internet, terminais, dispositivos móveis, tablets);
- Ser pioneira na utilização de sistemas abertos.
Entre os exemplos do impacto que isto teve na inovação dos produtos e serviços da Amadeus nos últimos anos estão:
- Em
2012, a Amadeus seguiu ampliando sua carteira de soluções tecnológicas
para as companhias aéreas no âmbito da contabilidade da renda; a British
Airways se tornou a primeira companhia aérea a contratar a nova solução
da Amadeus Passenger Revenue Accounting e sua migração para a
ferramenta está prevista para o início de 2014. Esta solução de última
geração para contabilizar a renda por passageiro, criada com base na
utilização de tecnologia moderna e na adoção dos últimos padrões do
setor, permite controlar os lucros em tempo real para tomar decisões
mais precisas e rápidas neste âmbito.
- A
Amadeus também realizou avanços no segmento de companhias de serviços
de assistência em terra devido à Altá DCS for Ground Handlers, uma
plataforma comunitária desenvolvida em estreita colaboração com este
tipo de empresas. Hoje, um total de 33 empresas de serviços de
assistência em terra utiliza nossa solução.
- Para
impulsionar a venda de produtos ferroviários e facilitar as operações
destas empresas, a Amadeus cooperou com importante provedores
ferroviários europeus e grandes empresas de gestão de viagens
corporativas para criar a Amadeus Total Rail. Esta solução permite às
companhias ferroviárias administrarem suas operações e vender lugares
por meio de múltiplos canais, além de dar acesso aos distribuidores de
produtos turísticos para reservar serviços ferroviários e aéreos com a
mesma ferramenta. A oferta inclui o Amadeus Global Rail Platatform, o
primeiro GDS de produtos ferroviários, e o Amadeus Rail Sales Platform,
que permite as empresas ferroviárias administrarem horários,
inventários, tarifas e preços.
- No
âmbito da pesquisa de voos pela Internet, a companhia apresentou o
Amadeus Featured Results™, a primeira solução do setor que oferece
pesquisas mais simples e relevantes para os viajantes. Esta solução
oferece, instantaneamente, as quatro opções mais importantes disponíveis
de acordo com quatro parâmetros: duração, preço, popularidade e
inclusão de promoções.
- Além disso, em 2012, a Amadeus firmou um acordo de colaboração mundial com Akamai, plataforma líder de cloud computing
que ajuda as empresas a oferecer uma experiência de usuário segura.
Isto ajudará a melhorar o rendimento de todas as aplicações web
utilizadas pela Amadeus e pelos seus clientes, incluindo os portais de
comércio eletrônico das companhias aéreas e o leque de ferramentas de
reserva da Amadeus. Tanto as companhias aéreas, quanto as agências de
viagens e as empresas de gestão de viagens corporativas serão
beneficiadas com uma resposta online até cinco vezes mais rápida que
antes, a qual resultará no aumento da renda e em uma experiência de
usuário de última geração.
- A Amadeus será o primeiro provedor tecnológico do setor das companhias aéreas cujos sistemas, na sua maioria, são baseados em software de código aberto. Em 2012, a Amadeus publicou Open for business,
um informe elaborado pelo professor Jil Norton, um destacado
especialista em tecnologia. O informe afirma que o setor de viagens
deveria adotar o software de código aberto para utilizar os
benefícios de uma maior inovação, responder mais rapidamente às mudanças
na indústria e reduzir custos, bem como se liberar da sua dependência
de software patenteado, obtendo assim uma vantagem de maior competitividade. As soluções web
de maior destaque da Amadeus — como e-Retail, Dynamic Website Manager e
Extreme Search — foram desenvolvidas realizando um amplo uso de
componentes de código aberto, de uma maneira que não seria possível
utilizando componentes tradicionais. O ARIA™ Templates — o marco no qual
estão baseadas as soluções web da Amadeus IT Group — se tornou
recentemente um sistema de código aberto, de modo que os desenvolvedores
externos possam utilizá-lo gratuitamente.
- No
âmbito dos hotéis, a companhia continuou desenvolvendo o Amadeus Hotel
Plataform, uma solução para redes hoteleiras que combina sistemas
centrais de reservas, gestão de hotéis e distribuição mundial em somente
uma plataforma totalmente integrada.
- O fluxo de trabalho da Amadeus e-Travel Management (AeTM), a ferramenta de reserva online
de viagens corporativas, experimentou um design totalmente diferente do
seu fluxo de trabalho, otimizando o processo de reserva para facilitar e
acelerar a pesquisa, revisão e aprovação. Também lançamos o Amadeus
e-Travel Management Mobile, aplicação de reservas para dispositivos
móveis. Esta nova ferramenta permite aos viajantes realizarem reservas
de voos e trajetos de trem por meio de seus dispositivos móveis (IOS ou Android), garantindo a eficiência e a continuidade do serviço para os viajantes em movimento.
O informe da Comissão Europeia (2013 EU Industrial R&D Investment Scorecard) pode ser acessado em http://iri.jrc.ec.europa.eu/scoreboard13.html
Sobre a Amadeus
A
Amadeus é a principal parceira tecnológica do mercado global de viagens
e turismo. Os clientes atendidos incluem provedores de viagens
(companhias aéreas, hotéis, locadoras de carros, empresas de transporte
ferroviário, linhas de ferry-boat e outros), vendedores (agências de
viagens e websites) e compradores (empresas e viajantes).
Comentários