BMW Group reforça compromisso com o Brasil ao lançar Pedra Fundamental de sua primeira fábrica de automóveis na América do Sul e apresentar ao mercado o BMW 320i ActiveFlex, primeiro veículo premium turbo flex do mundo
· Sediada em Araquari (SC) e com início da produção previsto para outubro de 2014, unidade terá capacidade de produção de 32 mil veículos/ano, gerando 1.300 empregos diretos
· A nova fábrica produzirá os modelos Série 1, Série 3, X1, X3 e MINI Countryman
o BMW Group realizou um evento oficial para o lançamento da Pedra Fundamental de sua primeira fábrica de automóveis na América do Sul, em Araquari (SC). Dentre os presentes estiveram o Vice Presidente da República, Michel Temer; Raimundo Colombo, Governador de Santa Catarina; Ludwig Willisch, CEO para as Américas do BMW Group; e Arturo Piñeiro, Presidente e CEO do BMW Group Brasil.
O
investimento realizado na construção da fábrica é de mais de 200 mihões
de euros (cerca de R$ 600 milhões), e resultará em uma unidade
produtiva com capacidade instalada de 32 mil veículos ao ano. O
portifólio de produção incluirá os modelos Série 1, Série 3, X1, X3 e
MINI Countryman. Cerca de 1.300 empregos diretos serão gerados, dos
quais 60 já foram preenchidos, além de aproximadamente 2.500 indiretos
em um primeiro momento, contando fornecedores, parceiros de negócios e novos concessionários.
“Com
a construção da fábrica no Brasil, reforçamos o nosso compromisso com o
país e agregamos um marco na estratégia de crescimento em longo prazo
do BMW Group. O Brasil possui uma economia que vem se consolidando
globalmente e é um mercado com um enorme potencial de crescimento
futuro”, afirma Ludwig Willisch, CEO para as Américas do BMW Group.
Em Munique (Alemanha), Harald Krüger, membro do Conselho Administrativo da BMW AG,
comentou: “hoje lançamos a Pedra Fundamental de nossa primeira fábrica
de automóveis na América do Sul. A nova unidade produtiva no Brasil será
um elemento importante em nossa rede internacional de produção e terá
uma contribuição significativa para o crescimento lucrativo e
sustentável do BMW Group. Nosso princípio estratégico de que a produção
segue a demanda de mercado já se mostrou muito efetivo em países como
EUA e China e também assegurará o sucesso de nosso negócio no Brasil”.
O
BMW Group objetiva atingir crescimento balanceado em todos os mercados e
continentes. Economias emergentes como Brasil, Rússia, Índia e Coréia
do Sul possuem um papel essencial para o alcance dessa meta. Ao
construir uma nova fábrica no Brasil, o grupo expande sua rede de
produção mundial, que abrange 29 unidades produtivas e de montagem em 13
países e quatro continentes.
O
início das operações na nova fábrica está previsto para outubro de
2014. Com uma área construída principal de cerca de 500 mil m2,
a infraestrutura na unidade produtiva contemplará as atividades de
montagem, soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios
administrativos e auxiliares. Além da fábrica, o BMW Group também está
montando um centro de treinamento na cidade de Joinville (distante 20
quilômetros de Araquari), que abrigará uma linha de montagem que replica
a que existirá na fábrica, permitindo a realização de atividades de
qualificação dos funcionários que serão contratados para atuar na linha
de produção.
Além
da nova fábrica de Araquari, o BMW Group produz motocicletas no Brasil
desde 2010, em sua unidade localizada na cidade de Manaus, na qual são
produzidos os modelos BMW G 650 GS, BMW F 800 R, BMW F 800 GS e BMW F
800 GS Adventure.
BMW 320i ActiveFlex: o primeiro veículo premium turbo flex do mundo
A
BMW do Brasil mais uma vez é pioneira ao desenvolver e apresentar uma
tecnologia inédita na indústria automotiva. A montadora apresenta o BMW
320i ActiveFlex, primeiro veículo premium turbo flex do mundo. O modelo,
que está disponível nas concessionárias da marca desde novembro, foi
lançado oficialmente durante o evento da Pedra Fundamental da nova
fábrica.
O
motor 2.0 que equipa o veículo combina as tecnologias BMW TwinPower
Turbo e BMW ActiveFlex, com turbo compressor e injeção direta de
combustível, projetado para o uso flexível de combustíveis etanol e
gasolina. Especialmente desenvolvido para o mercado brasileiro, o novo
propulsor faz sua estreia no sedã BMW 320i ActiveFlex, primeiro veículo
premium que oferece ao condutor total liberdade na escolha do
combustível.
“Esse
ano a tecnologia flex completa 10 anos no Brasil, o que faz de nosso
país o líder no uso de biocombustível no setor automotivo há muitos
anos, sendo a segunda nação do mundo na produção de etanol e o maior
fabricante de veículos com tecnologia flex, que hoje representam 98% do
mercado nacional. Com a introdução do BMW 320i ActiveFlex, o consumidor
brasileiro tem o primeiro modelo no segmento de luxo que permite
aproveitar as vantagens econômicas e sustentáveis do etanol”, comenta
Arturo Piñeiro, presidente e CEO do BMW Group Brasil.
Com
quatro cilindros, o motor 2.0 desenvolve potência de 184 hp entre 5.000
e 6.250 rpm e torque de 270 Nm de 1.250 a 4.500 rpm, mantendo a alta
performance, a perfeição no funcionamento e a eficiência no consumo,
características tradicionais da marca. Em conjunto com a transmissão
automática de oito velocidades e tração traseira, o propulsor leva o BMW
320i ActiveFlex de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e à máxima de 235 km/h –
o mesmo desempenho do modelo a gasolina.
A
tecnologia BMW TwinPower Turbo permite controlar a preparação da
mistura de combustível, garantindo desempenho e conforto ao dirigir,
seja qual for a proporção de gasolina ou etanol. Além das modificações
no tanque e sistema de alimentação, os elementos que constituem a
tecnologia BMW ActiveFlex incluem um sensor de combustível extremamente
preciso localizado na parte inferior da carroceria, próximo ao motor.
Este sensor determina o conteúdo de etanol na mistura alimentada pela
bomba de combustível, antes de chegar ao sistema de injeção.
Para
garantir um funcionamento preciso do motor, também foram adotados o
sistema de injeção direta de combustível High Precision Injection e o
controle variável do curso de válvula de admissão, conhecido como
VALVETRONIC. A tecnologia High Precision Injection permite uma partida
segura e espontânea, mesmo em condições de frio extremo, com
temperaturas externas abaixo de 0º C. Comparado aos veículos flex
convencionais, que usam injetores no coletor, o BMW 320i ActiveFlex
dispensa um sistema de partida alimentado com gasolina ou aquecedor
elétrico de combustível, pois a injeção é feita diretamente na câmara de
combustão a uma pressão de até 200 bar e a temperaturas acima de 250º
C.
O
VALVETRONIC, patenteado pelo BMW Group, consiste em um sistema
totalmente variável de abertura da válvula de admissão, por meio de um
servomotor elétrico. Como resultado, a alimentação do ar é controlada
diretamente nas válvulas de admissão e não por uma válvula com corpo de
borboleta, que fica distante da câmara de combustão, como ocorre nos
motores convencionais. Esse controle preciso contribui para o aumento na
eficiência durante mudanças de carga, seja qual for o combustível
utilizado.
“O
foco da BMW é aumentar a variedade de modelos oferecidos no Brasil,
pois essa expansão é um elemento fundamental para consolidar o
compromisso do grupo com o país”, conclui Piñeiro.
O BMW Group
O
BMW Group é um dos fabricantes de automóveis e motocicletas mais bem
sucedidos do mundo com a suas marcas BMW, MINI e Rolls-Royce. Como uma
empresa global, o BMW Group opera 28 instalações de produção e montagem
em 13 países e tem uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em
2012, o BMW Group vendeu aproximadamente 1,85 milhão de veículos e mais
de 117.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos
para o ano contábil de 2012 foi de 7,82 bilhões de euros sobre
rendimentos equivalentes a 76.850 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de
2012, o BMW Group apresentou força de trabalho de aproximadamente
105.876 colaboradores.
O
sucesso do BMW Group sempre foi construído com base no pensamento de
longo prazo e ação responsável. Assim, a empresa estabeleceu
sustentabilidade ecológica e social em toda a sua cadeia de valor,
responsabilidade total pelos seus produtos e comprometimento claro com a
conservação dos recursos naturais como parte integrante da sua
estratégia.
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