Artigo Antonio Azevedo, presidente da ABAV nacional - Aniversário de 60 anos da ABAV


 ABAV – 60 anos dedicados ao turismo 
Apenas algumas organizações resistem ao tempo, ganhando tradição, acumulando força de influência crescente, ganho de credibilidade e edificando um sistema de representação com respeito à alternância democrática de poder. É com orgulho que digo que a ABAV é uma delas, sempre lutando pelo desenvolvimento turístico do Brasil e pelas atividades das agências de viagens, as quais representam o principal e inigualável canal de distribuição que valoriza todo o setor. 
Por este motivo, me sinto privilegiado, neste ano tão significativo, por ter sido reeleito por nossos pares mais atuantes, líderes incontestáveis, que dedicam grande parte de seu tempo ao apoio aos nossos associados e dignificam o valor da marca de qualidade que nos representa a todos: a ABAV. 
Contudo, ao completar, em 28 de dezembro, seis décadas de atuação, a ABAV pode se orgulhar por reunir 3.500 empresas, que, juntas, representam mais de 80% da força nacional de distribuição personalizada, a qual exerce impacto direto e indireto na vida de milhões de turistas e em mais de 50 setores econômicos do Brasil. 
A ABAV 2014 – Expo Internacional de Turismo, maior evento de turismo das Américas e do Hemisfério Sul, que realizaremos no próximo mês de setembro, será o momento da coroação das comemorações desta data magna, que fazem valer cada instante dedicado ao interesse coletivo, que resulta em mais ganhos para todos. Afinal, os melhores negócios do setor são feitos com as melhores agências. E não há dúvidas de que as melhores agências estão sob a bandeira da ABAV. 
No decorrer destes 60 anos, a entidade vem se destacando pela oferta de milhares de cursos, artigos, projetos e serviços prestados à comunidade com efeito de valorização profissional, sobretudo por meio do prestigiado Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV (ICCABAV), cada vez mais próximo dos associados. 
Ao dedicarmos tempo à bandeira da qualificação profissional, espelhando boas práticas para o turismo emissivo e receptivo, contribuímos com os avanços propugnados por políticas públicas consequentes. Convergindo esforços, reduzindo custos e ampliando ganhos setoriais, procurando atender a todos os elos, segmentos e nichos de mercado, cumprimos a obrigação social, econômica, cultural e ambiental reservada à entidade. 
Fugindo de armadilhas que aprisionam egos e retardam a cooperação necessária, avançamos. Após anos de trabalho contínuo e persistente, podemos comemorar a aprovação federal da portaria que reconhece as agências de turismo como o único canal de vendas qualificado e legalmente responsável para realizar a venda de viagens turísticas terrestres. É só inscrever no Cadastur os veículos que compõem a frota da agência. 
Um excelente presente para quem luta há mais de duas décadas para obter a regulamentação da profissão, especificando atribuições complementares àquelas que foram conquistadas em 2011 com a Lei Geral do Turismo. Um marco regulatório que foi um divisor de águas, possível devido à correlação de forças existentes naquela época. Encerramos este ano podendo comemorar os apoios recebidos de vários partidos políticos, de todos os matizes ideológicos, representados pelo colégio dos líderes da Câmara dos Deputados, para colocar em votação plenária e com urgência o Projeto de Lei 5.120/2001, o qual esperamos que finalmente seja aprovado neste ano do sexagenário. 
Às vésperas de mais um Ano Novo, renovamos os nossos compromissos com a valorização das agências de viagens, fortalecendo a marca ABAV como distintivo de excelência, ampliando os benefícios associativos, representando interesses coletivos e, muito especialmente, criando o cenário ideal para o networking e a realização de bons negócios. Porém, é essencial o engajamento no espírito associativo de cada um de nós, acompanhando, participando, contribuindo e apoiando as lutas e atividades de nossa entidade.
Faço votos de que esta história de sucesso continue a ser escrita por muitos anos e por muitas mãos idealistas, pois trago comigo a certeza de que ainda teremos muitos motivos para comemorar. Avante! 
Antonio J. M. de Azevedo
Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Nacional

Comentários