2013: ano de recordes para o Turismo de eventos em Natal


Foram 42 eventos, entre captados e apoiados pelo Natal Convention Bureau em 2013; 14 novos associados; e 28 eventos já confirmados para o próximo ano
- O ano de 2013 foi bastante positivo para o Turismo de Eventos em Natal.  Tanto em número de eventos captados e apoiados quanto em eventos realizados, esse foi o melhor ano em termos quantitativos para o setor nos últimos oito anos, desde quando foram intensificadas as atividades de captação de eventos pelo Natal Convention & Visitors Bureau.

Foram 42 eventos, entre captados e apoiados esse ano, contra 34 do ano passado. O número de captações supera 2011, o melhor ano de captações (foram 41) desde então. O número de eventos realizados ao longo de 2013 também foi recorde, com 37 eventos realizados, sete deles internacionais, em vários equipamentos e espaços para eventos na cidade.

Juntos, esses eventos registraram a participação de mais de 38.000 pessoas, gerando uma receita estimada em R$ 106.169.598,15 (valor calculado com base em pesquisa IPDC/Fecomércio 2012).

Para o diretor-presidente executivo do Natal, George Costa, que finaliza sua gestão como executivo do Bureau no próximo dia 31, o sentimento é de dever cumprido. “Ser representante de entidade empresarial é sempre um desafio, pois a dedicação ao interesse coletivo faz com que você deixe de contemplar mais tempo aos seus próprios negócios. Os resultados conquistados pelo Convention mostram que valeu muito a pena. O Natal CVB foi a entidade do turismo que mais gerou divisas para Natal nos últimos anos e gerará ainda mais, pois já temos eventos captados até 2019, e também com a entrada dos novos equipamentos para o setor de negócios que estarão disponíveis a parir de 2014. É um orgulho ter feito parte desta equipe comprometida e eficiente”, finaliza Costa.
Entre as atividades realizadas esse ano pelo Convention Bureau para captar eventos e promover o destino Natal, como também para capacitação de pessoal, destacam-se: quatro viagens de captação; um famtour, reuniões com 59 decision makers, participação em eventos específicos do setor como a EBS – Feira do Profissional de Eventos – São Paulo; IMEX Europa – Frankfurt/Alemanha; EIBTM – Barcelona/Espanha; e o Encuentro Latinoamericano dos CVBs, em Santa Catarina.

A carteira de sócios da entidade passou a contar com 14 novos mantenedores em 2013. O último deles a Arena das Dunas, espaço multiuso que vai ampliar ainda mais as opções de espaços destinados a eventos na capital.

Perspectivas para 2014:

Para 2014, o Natal Convention já contabiliza 28 eventos confirmados para a cidade, entre captados e apoiados. O crescimento na captação de eventos e a ampliação da participação de Natal no segmento de Incentivo estão entre as perspectivas para o próximo ano, em função de um novo cenário que se vislumbra com ampliação da estrutura já disponível, como também com a inauguração de novos equipamentos e espaços para eventos como o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante; o estádio Arena das Dunas e a ampliação do Centro de Convenções de Natal.

Fundado em março de 2000, o Natal Convention & Visitors Bureau (Natal CVB) - fundação sem fins lucrativos - é a entidade do Turismo que trabalha a captação, o apoio e a promoção do destino Natal para o segmento de Eventos e Negócios.

Conta atualmente com 91 mantenedores (empresas associadas), em 25 segmentos, sendo 57 mensalistas de vários setores da cadeia produtiva de eventos e ligadas ao Turismo e 34 da hotelaria.

O Conselho Curador do Natal CVB é órgão de deliberação colegiada, formado por oito conselheiros titulares e cinco conselheiros representantes das seguintes entidades: ABIH-RN; ABRASEL/RN; ABAV-RN; Coohotur e Fecomércio/RN.

O Convention Bureau é membro da Confederação Brasileira dos Convention & Visitors Bureaux (FBC&VB) e da ICCA (International Congress and Convention Association), importante entidade do segmento que analisa e apoia o setor, disponibilizando informações estratégicas para sua atuação. 
 

Comentários