1ªedição do Tibau do Sul Open Beach Tennis, o Sunset Festival, começa nesta sexta-feira, dia 6



Evento reunirá cerca de 200 atletas. O festival conta ainda com diferentes atrações musicais, entre elas, o DJ paulista David Achê

As areias da paradisíaca Tibau do Sul, no litoral sul do Rio Grande do Norte, serão sede do Sunset Festival que além de música realizará a 1ª edição do Tibau Open Beach tennis que será realizado de 6 a 08 de dezembro.
 A arena será montada a beira mar, logo na chegada da cidade, ponto de passagem obrigatório para todos que chegam pela balsa, com um visual estonteante e garantia de muita exposição da sua marca.
Serão 3 dias de muito esporte, música e aventuras. Com a participação de 200 atletas, segundo Edwin Suikerbuik, o organizador esportivo do evento, “a expectativa de público é de 1.200 pessoas por dia, entre participantes do torneio e espectadores em geral”.
O Tibau Open Beach Tennis é homologado pela ITF - International Tennis Federation e conta com o apoio Confederação Brasileira e Federeção Potiguar de Tênis. E, será disputado nas categorias simples e duplas, masculino e feminino, distribuídos nas categorias profissional, amador, dupla mista e dupla sênior. O torneio conta com uma super estrutura, com 8 quadras, segurança, entre outros. E os resultados da competição serão válidos nos rankings internacional, brasileiro e potiguar.
O esporte, uma mistura de tênis, vôlei de praia e badminton (jogo da peteca), surgiu na Província de Ravenna (Itália), na década de 80. Hoje, já existem 600 mil praticantes espalhados pelo mundo e ganha cada vez mais adeptos, especialmente no Nordeste do Brasil. Hoje já existem mais de um milhão de praticantes espalhados pelo mundo.
O beach Tennis cresce a cada dia nas capitais brasileiras. A modalidade pegou “carona” no grande sucesso dos esportes de areia vôlei, frescobol, futevôlei e futebol de areia e desponta com grande aceitação do público potiguar. Sem contar, que hoje o Brasil já possui vários atletas com boas colocações e primeiros lugares no Ranking Mundial (ITF - International Tennis Federation).
Com características do vôlei e do tênis, o beach tênis é um esporte que utiliza as mesmas dimensões que as quadras de vôlei de praia e seus instrumentos são raquetes específicas, bem como bolas de tênis com menos pressão. “Esse esporte conquista cada vez mais adeptos porque agrada o fato do contato com natureza, sem contar que a técnica é de fácil aprendizagem, propicia momento de prazer e descontração, além do alto índice de queima de calorias”, destaca Edwin Suikerbuik.
O Beach Tennis pode ser disputado em simples ou em dupla e é jogado com raquete e bola padronizadas. O jogo é disputado em uma quadra de areia – com área de 16×5m para simples e 16×8m para dupla – e uma rede de 1,70 m de altura. O objetivo de cada jogador é devolver a bola recebida, sem tocar no chão e com apenas uma raquetada, para o campo adversário. O jogo segue a mesma contagem do tênis convencional, mas com no-add. No desenvolver do jogo, cada jogador saca um game inteiro. O saque difere um pouco do tênis, já que pode ser executado de qualquer lugar da quadra e, se raspar na fita e passar para o lado adversário,continua-se o ponto.
O evento conta ainda com uma programação musical. No sábado, dia 7, acontece um luau com música ao vivo. Sem contar, que durante todos os dias do torneio, o DJ paulista David Achê vai animar a arena com muita música eletrônica underground, direcionada ao house, techno e suas vertentes.
O evento é uma realização da Federação Internacional de Tennis, da Confederação Brasileira e da Federação Potiguar. E, conta com o patrocínio de Clicmais, Prefeitura de Tibau do Sul, Ecológica, Natalcap, Dranix, Sterbom, Guayi Travel, Bit Tour, Hotel Eurosol, WM Collection, NatalPress e Stok Shik.
Realização :
Coordenação  esportiva: Edwin Suikerbuik
Produção musical : Jan Hillen

Comentários