Presidente da Embratur destacou
capacidade do turismo de gerar empregos e seu peso na economia
brasileira, que já chega a 3,6% do PIB - em palestra para 30 jornalistas
de todas as regiões do Brasil no
1° Encontro Nacional de Editores, em Brasília
O
presidente da Embratur, Flávio Dino, destacou a importância do turismo
brasileiro e quanto o setor representa no que diz respeito ao
desenvolvimento
econômico e geração de renda no país, ontem (31), no 1° Encontro
Nacional de Editores, em Brasília. “Hoje temos o segmento turístico
atuando com cerca de 3,6% do PIB brasileiro e empregando 10 milhões de
brasileiros”, disse Dino. Avanços nas atividades do
setor turístico e temas relacionados a ações de Governo que contribuam
com esse crescimento econômico via turismo, também foram discutidos no
evento que foi realizado pela Coluna Esplanada, de Leandro Mazzini. O
jornalista possui espaço em diversos jornais
impressos de todo país.
Flávio Dino participa de Encontro Nacional de Editores, realizado no Royal Tulip, em Brasília
Na
oportunidade, Dino deu um panorama geral sobre o turismo e suas
atividades geradoras de empregos e negócios, e falou sobre a influência
do turismo intrarregional.
“Quando olhamos países como França e Espanha, que já possuem o setor
altamente desenvolvido, nos perguntamos por que não alcançamos os mesmos
resultados? É que essencialmente, 85% desse turismo é intrarregional e
os turistas que circulam por esses países são
europeus. A pessoa vai de um país para o outro de trem”, exemplificou.
No
debate, os editores trouxeram assuntos que estão em pauta no momento,
como protestos, grandes eventos, alta dos preços das passagens aéreas e
hotelaria, abertura
de 13 Escritórios Brasileiros de Turismo no exterior, nova campanha de
promoção do Brasil, criada pela Embratur e outros.
Colunista Leandro Mazzini entrevista Flávio Dino, no talk show
“Aposto
muito na importância dos megaeventos para o nosso país. Apesar dos
desafios que já estamos enfrentando, esses eventos terão êxito e pelo
ponto de vista
econômico será recompensador para toda nossa nação”, disse. “Destaco a
alta dos preços como um dos principais osbstáculos para atingirmos a meta de crescimento da entrada de turistas estrangeiros.
Se não resolvermos isso, será difícil avançarmos. É importante criar um bom regime de preços”, ressaltou.
Sobre
os protestos, ele disse que o governo brasileiro está em alerta. “Até
agora não houve impacto direto na procura de estrangeiros para vir ao
Brasil, na época
dos grandes eventos. De qualquer forma, estamos atentos e o governo já
possui uma série de ações para ajudar a evitar um quadro negativo. As
manifestações são bem-vindas quando feitas de forma pacífica e é
importante para um país que vive na democracia”.
Os
jornalistas também perguntaram sobre as novas estruturas da Embratur
que serão instaladas no exterior até o fim do ano. Dino explicou que os
13 escritórios
brasileiros visam o relacionamento direto com os profissionais de
turismo locais. “Os EBT’s são estratégicos para o turismo brasileiro
porque vão fazer um diagnóstico dos mercados e trazer informações
qualificadas para nós. A troca de informações é fundamental
para que possamos dar um passo adiante na promoção e divulgação do
Brasil no exterior”, afirmou Dino.
Flávio
Dino teve ainda espaço para falar sobre a nova campanha da Embratur, de
divulgação dos atrativos turísticos brasileiros. “Queremos que haja uma
melhor
compreensão do que é o Brasil. Temos ícones já conhecidos como futebol,
praia e carnaval, mas queremos mostrar mais. A campanha pretende
agregar elementos da nossa cultura a esses ícones”, finalizou.
No formato de talk-show
(programa de
entrevistas), o Encontro que começou ontem (30), teve a participação de
cerca de 30 convidados entre editores-chefes e executivos de jornais e
grupos de comunicação de 23 capitais.
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