Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Trevisan realiza 1º Fórum de Gestão de Arenas e Estádios no dia 03 de dezembro de 2013



O 1° Fórum de Gestão de Arenas e Estádios é um projeto realizado em parceria entre Trevisan Escola de Negócios e a Arenaplan Consultoria. O Fórum ocorrerá no Programa de Conferências da 5ª edição do maior evento da América Latina para equipamentos e infraestrutura de locais esportivos: o Sport Infratech, organizado pela Real Alliance.

O evento acontece no dia 03 de dezembro, das 09h30 às 19h, e contará com palestras e debates sobre o mercado de gestão e operação de arenas esportivas. “Iremos apresentar ideias e soluções que possam tornar as arenas do Brasil tão rentáveis quanto nos Estados Unidos e Europa”, informa o diretor da Trevisan e pesquisador na área de gestão do esporte, Fernando Trevisan.

Serão abordados os principais  aspectos de um modelo de negócio sólido e coerente com o perfil de  torcida de cada clube de futebol brasileiro. A programação é voltada para gestores das arenas esportivas profissionais, dirigentes e conselheiros dos clubes de futebol, consultores, profissionais de patrocinadoras e  construtoras de arenas, organizadores de eventos esportivos, profissionais de marketing e gestão esportiva, consultorias tecnológicas e fornecedores de equipamentos e produtos voltados para o segmento, além de estudantes.

O evento será realizado durante a Sport Infratech 2013, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo (Rua José Bernardo Pinto, 333). As inscrições já estão abertas, com descontos para adesão antecipada.

Programação preliminar:
09h30 - 9h35 - Apresentação - Dados do Setor.
Fernando Trevisan, Diretor da Trevisan Escola de Negócios.
09h35 - 10:15 - Palestra - O Impacto das Novas Arenas para a Indústria do Futebol.
Como o conceito moderno de estádio que chega ao Brasil pode impactar os negócios relacionados ao futebol. Quais são os principais desafios e oportunidades para os clubes, as operadoras e os torcedores neste novo cenário.
Palestrante: Mauricio Assumpção, presidente do Botafogo FR.
10h15 - 10h50 - Palestra - O perfil de Renda das torcidas brasileiras e o público     nos estádios.
A estratégia ideal para o seu clube explorar o potencial máximo de faturamento com seus torcedores. Uma abordagem rápida sobre o potencial de consumo que cada torcida tem por região ou cidade.
Palestrante: Fernando Ferreira, diretor da Pluri Consultoria
Economista (UFPR), Especialista em Gestão e Marketing do Esporte (Trevisan) e Pesquisa de Mercado (FGV), Diretor da Pluri Consultoria e da Brasil Sports Market. Idealizador e integrante do Grupo Futebol do Futuro.

10h50 - 11h25 - Palestra - Operação de Arenas Multiuso.
Como funciona a estrutura de gestão de uma arena multiuso: ações de otimização de custo e ganhos de eficiência estratégia e planejamento de eventos atendimento de excelência aos diferentes públicos organização para o dia de jogo estratégia de precificação de ingressos.
Palestrante: Danielle Senatore, ela é Gerente da Odebrecht. Pós-Graduada na FGV em Administração de empresas.
11h25 - 12h20 - Painel 1 - Planejamento e venda de ingressos, camarotes e business seats.
Dados e números do setor brasileiro. As melhores estratégias de Comercialização e operação, parcerias que tem funcionado bem no Brasil e Europa Principais problemas encontrados, cases de sucesso.
Palestrantes: Lucio Blanco, gestor de eventos e Arena Corinthians. Ele tem 10 anos de experiência na organização do evento "jogo de futebol". Graduado em Administração de empresas pela Faculdade Sant´Anna.
12h00 - 13h30 - Almoço*
13h30 - Reabertura do Evento.
Palestrante: Márdel Cardoso - Diretor da Arenaplan Consultoria.
13h30 - 14h05 - Palestra: Naming Rights - Estratégias e Oportunidades.
Uma apresentação sobre dados e números do setor, dificuldades do mercado brasileiro, estratégias de sucesso na venda e implementação. Os casos de sucesso nos EUA e Europa, e os negócios no Brasil.
Palestrante: Aymeric Magne, diretor de Projetos da Lagardere.
Diretor de Projetos e Serviços da Lagardère Unlimited Stadium Solutions na construção e renovação de arenas, operações funcionais, gerenciamento de eventos internacionais e gerenciamento de projetos de Sustentabilidade.
14h05 -14h10 - Dados do Setor de Estádios: Apresentação de resultados de pesquisas nacionais e internacionais sobre o setor.
Palestrante: Márdel Cardoso - Diretor Comercial da Arenaplan Consultoria.
14h05 - 14h30 - Caso de Sucesso na Gestão de Camarotes.
Um case de sucesso aplicado no Brasil. Os resultados alcançados. As melhores estratégias e alguns dos problemas do setor.
Palestrante: Beetto Saad da é jornalista, pela Universidade de Ribeirão Preto. Empresário e diretor da BPS Agência de Marketing Promocional e Esportivo, criou diversos camarotes corporativos nos principais estádios de futebol do Brasil como Palestra, Morumbi, Pacaembu entre muitos outros. Apresentador do Programa Encontro D Craques da BandSports. Iniciou a carreira no rádio, passou pelas rádios Jovem Pan, Gazeta e Bandeirantes e pelas TVs Gazeta e Rede TV!
14h30 - 15h30 - Painel 2: Gestão de Arenas - Estratégias de Sucesso.
Um painel que vai discutir as atividades que já são sucesso no exterior. As Atividades mais rentáveis, problemas e imprevistos. A realização de eventos e atividades semanais fora dos dias de jogos. A participação da comunidade na região.
Palestrantes: Sérgio Landau é economista, Diretor Executivo do Botafogo de Futebol e Regatas , ocupando a mesma função no Estádio Olímpico João Havelange. Professor da cadeira de Gestão de Arenas nos cursos de MBA da Trevissan e IBMEC.
Eduardo Antonini é Engenheiro Elétrico e Mestre em Gestão Empresarial pela UFRGS. Conselheiro do Grêmio desde 2001, foi Vice-Presidente nas Gestões 2005-8 e 2011-12, sendo responsável pela concepção e desenvolvimento do Projeto Arena do Grêmio. Foi Secretário Estadual da Copa do Mundo no RS e atuou na área de Tecnologia da Informação por 15 anos. Atualmente é consultor e empresário no ramo de gestão e marketing esportivo.
Mediador: Fernando Trevisan.
15h30 - 16h30 Coffee Break**
16h30 - 17h05 - Palestra - Sistema de Fidelização e Cashless (Sem Fila / Sem Dinheiro).
A estratégia CRM que já é sucesso nos EUA e Europa. As vantagens e seus benefícios. Cases de sucesso que ampliaram o índice de consumo nas arenas c/grandes.
Palestrante: Márdel Cardoso, diretor da Arenaplan Consultoria Bacharel em Ciência da Computação (PUCMG), MIT-Master Information Tecnology (FIAPSP), Gestão de Arenas (TREVISAN) e Marketing Esportivo (UNIARA). Gerente de Projetos e Tecnologia. Especialista em projetos de tecnologia na web incluindo Gestão de Mega Portais e Data Centers, Portais B2C e B2B e etc. Professor de Gestão de Projetos e Empreendedorismo (UNINOVE). Autor de dois livros. Criador da primeira solução de Cashless brasileira. Idealizador e integrante do Fórum de Gestão de Estádios e Arenas.
17h05 - 17h40 - Palestra- A Organização de Eventos em Arenas Multiuso.
Dados e números do setor, estratégias mais utilizadas, metodologias de parcerias, gestão e organização de eventos em arenas esportivas. O Circuito de mega shows. Cases de Sucesso.
Palestrante: Naiclê Leonidas da Silva, diretora da XYZ Live Eventos, 25 anos de experiência na organização de grandes shows internacionais como de Elton John a Rolling Stones.
17h40 - 19h00 - Debate Final - Desafios e oportunidades para os clubes nas novas arenas.
Um debate com os dirigentes de grandes clubes brasileiros. Eles vão trocar idéias e promover um debate sobre histórico de problemas que tiveram na gestão de suas arenas, falar sobre cases de sucesso, problemas e dificuldades comuns enfrentados no Brasil e etc.
Palestrantes: José Francisco Mansur, ele é Assessor da Presidência do São Paulo Futebol Clube. Responsável pelas obras de cobertura do Morumbi e construção da arena multi-uso.
Mauro Holzmann, ele é Diretor Executivo de Marketing e Comunicação do Atlético Paranaense. Ele atuou no mercado financeiro em diversas instituições, já havia sido diretor de marketing do clube, da Liga Sul-Minas de Futebol em 2002 e da Associação do Clube dos Treze. Foi Diretor de Desenvolvimento e Marketing da Traffic Sports.


Nenhum comentário: