Além de destacar aeronaves reserva para os casos de contingência operacional,
companhia incentivará passageiros a realizar o check-in antecipado |
A TAM Linhas Aéreas preparou para os próximos meses de dezembro e
janeiro uma operação especial voltada para o período de festas de fim de
ano e férias. O objetivo é tornar mais ágil e fácil o tráfego pelos
aeroportos domésticos e internacionais durante o período de maior
demanda de passageiros. Para isso, a companhia vai reforçar o
atendimento nos terminais, e os funcionários orientarão os clientes a
dar preferência ao check-in antecipado, que pode ser realizado por meio
da internet, do celular e dos totens de autoatendimento.
Além
do reforço no atendimento dos aeroportos e na segurança e no manuseio
de bagagens, a TAM vai mobilizar equipes extras de tripulantes técnicos e
de cabine para a operação especial do período. Assim, um número maior
de profissionais poderá ser extraordinariamente acionado para qualquer
eventualidade nas operações, incluindo os casos de interrupção de voos
por mau tempo e de voos alternados para outros aeroportos.
Para
completar o conjunto de iniciativas, a TAM já programou para o fim do
ano a operação de até seis aeronaves reservas para suprir as
necessidades da empresa em casos de contingência operacional. A
companhia destacou modelos de aviões de sua frota regular que operam em
rotas domésticas e internacionais. Elas estarão disponíveis em tempo
integral e posicionadas em aeroportos estratégicos para a operação da
malha da empresa, que também antecipou as manutenções preventivas,
providenciou motores adicionais de reserva e aumentou o estoque de peças
de reposição.
Voos extras
A TAM Linhas
Aéreas e a LAN Airlines, que juntas formam o Grupo LATAM Airlines – a
maior holding de transporte aéreo da América Latina –, já anunciaram que
reforçarão suas malhas com voos extras na temporada de verão no
hemisfério sul. As empresas oferecerão mais opções de datas e horários
para atender à demanda de seus clientes durante o período em rotas para
América do Sul e Estados Unidos.
No Brasil, o
mercado doméstico servido pela TAM também terá oferta reforçada durante a
alta temporada 2013/2014. No geral, o aumento será da ordem de 700 voos
durante o período, com destaque para o Nordeste, que receberá mais de
500 voos adicionais da companhia.
Recomendações ao passageiro
Para
contribuir com o sucesso das viagens de fim do ano, a TAM recomenda aos
clientes que deem preferência ao check-in antecipado e se dirijam ao
balcão da companhia apenas em caso de despacho de bagagens.
Além
disso, a TAM ressalta que os passageiros de voos domésticos devem se
apresentar com 2 horas de antecedência, enquanto os passageiros de voos
internacionais devem estar presentes nos aeroportos 4 horas antes do
embarque.
Outra
recomendação importante para assegurar o conforto, a segurança e a
comodidade durante o voo é que os passageiros utilizem bagagem de mão
dentro dos limites estabelecidos pelas regras do setor. As normas da
ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) estipulam que a somatória das
dimensões (altura + largura + comprimento) das malas levadas a bordo não
deve ultrapassar 115 centímetros, com peso máximo de 5 quilos.
A TAM sempre divulga informações atualizadas sobre a situação dos aeroportos e dos voos no site www.taminforma.com.br. Além disso, o cliente pode acessar o site da TAM (www.tam.com.br) para obter informações e dicas sobre bagagem e documentos necessários para o embarque, por exemplo.
Além
dos canais tradicionais, como o Call Center e o Serviço de Atendimento
ao Cliente (SAC), a TAM está presente em diversas comunidades da
internet. O principal canal de interação da companhia é o perfil no
Twitter (@TAMAirlines), com quase 550 mil seguidores, disponível para
os clientes tirarem dúvidas e fazer comentários, reclamações e
sugestões.
Sobre o Grupo LATAM Airlines
LATAM
Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A.,
resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A.
agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e
Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais
TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM
Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e
Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias
aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de
passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de
carga para aproximadamente 144 destinos, em 27 países, com uma frota de
328 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem mais de 54 mil
funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova
York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).
Cada
companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas
identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net.
|
Comentários