Salão MICE ABEOC Brasil estréia com sucesso no Festuris 25 anos em Gramado



Em sua 25ªedição, o Festival de Turismo de Gramado, teve como tema central "Turismo, a Vanguarda da economia sustentável", foi uma das novidades, tanto no congresso como na feira, que teve o Salão de sustentabilidade & turismo verde, uma idéia brilhante.Além do salão MICE Abeoc Brasil, foi sem dúvida um dos melhores eventos do turismo com qualidade e palestrantes renomados com as melhores novidades da tecnologia do mercado.A abertura solene cheia de emoções com direito a bolo surpresa e homenagens a Marta Rossi, Marcus Rossi e Eduardo Zorzanello, depois a festa de abertura "festa das Festas", onde o Estado do Rio Grande do Sul foi o estado anfitrião, apresentando suas danças folclóricas encantando o público e mais a banda Fagundes, que marcou o sucesso da festa, com direito a vinhos, espumantes e queijos.

O turismo de negócios e eventos- Mercado MICE em alta, com a painelista presidente da ABEOC-Brasil, Anita Pires, foi sucesso. Ela mostrou a realidade do mercado em ascensão no Brasil e as perspectivas de negócios em função da visibilidade do Brasil no mundo devido a copa do mundo de 2014. Anita Pires, agradeceu e elogiou Marta e todos da equipe pela grandiosidade do evento, por ter conseguido conquistar seus 25 anos.Há oito anos sem participar Anita parabenizou todos pelo sucesso e no final disse que se for convidada já estará na edição de 2014 que será nos dias 6,7 e 8 de novembro.

Anita Pires, mulher de garra e peito, mostrou primeiro a importância do novo nicho de mercado tanto na mídia, mas poucos sabem o que realmente significa a palavra MICE. E então ela explicou o significado:

M- Meeting - encontro
I- Incentive- incentivo
C- Convention- convenção
E- Exibition- Feiras

Segundo dados, o crescimento no mercado de negócios  nos últimos doze meses foi de 8,3%, e a previsão para 2013 é de 14%. Nos próximos dois anos,o Brasil deve superar países como Itália, França e Reino Unidos (dados da GBTA- Global Business Travel Association) . O Brasil vai estar na maior exposição na mídia nacional e internacional, que deve gerar novos negócios com a copa do mundo de 2014. Novas áreas devem surgir. No entanto, Anita Pires ressaltou que o grande gargalo ainda é  a capacitação. Ela enfatizou que quem trabalha no mercado de eventos deve saber uma segunda lingua. Em relação a capacitação, a ABEOC-Brasil fez um convênio com o Sebrae junto as 12 cidades-sedes- Programa de qualificação em gestão e certificação de micro e pequenas empresas de eventos. Na ocasião em Gramado, também foi lançado a Cartilha Evento Seguro.


TURISMO CRIATIVO
Depois da I conferência brasileira sobre turismo criativo em Porto Alegre, estado pioneiro neste setor, o secretário de turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, apresentou o projeto para o público do festival.  O turismo criativo oferece aos visitantes oportunidades  de desenvolvimento do seu potencial   criativo por parte dos participantes. E o turismo criativo não depende de sazonalidade. Segundo Morais, o turismo criativo possibilita ao turista conhecer o potencial de uma cidade, tipo aprender a fazer churrasco, chimarrão, aprende e vivencia a cultura da cidade. O grande desafio é como conectar o turista que já está na cidade, ressaltou Moraes.

  * Esta jornalista participou do Festuris 25 anos a convite da organização do evento, via Avianca

Comentários