Programa e-Cargo é destaque na 2ª edição do Latin American Aviation Cargo Day

Programa e-Cargo é destaque na 2ª edição do Latin American Aviation Cargo Day
O  gerente de produtos aéreos da empresa de logística austríaca DB Schenker,
Fernando Fetter, falou sobre as vantagens do sistema de  transações comerciais aéreas

A Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) promoveu a 2ª edição do Latin American Aviation Cargo Day, no fim de outubro, em Lima, no Peru, com a presença de 148 participantes, entre autoridades da aviação civil e representantes da indústria de carga aérea como agentes de carga, despachantes aduaneiros e empresas aéreas. A convite da associação, o gerente de produtos aéreos da empresa austríaca DB Schenker, Fernando Fetter, falou sobre o e-AWB (conhecimento de carga aérea eletrônico) como o primeiro documento do e-cargo.

Fetter destacou as vantagens do funcionamento do e-awb, sistema que visa a substituir os documentos de carga aérea pela troca de dados e mensagens eletrônicas. O objetivo é diminuir a quantidade de papel na tramitação de documentos no transporte de carga aérea a partir de um ambiente seguro e certificado, digitalizando os principais documentos que acompanham os embarques de carga aérea.

Dentre os benefícios observados por ele estão os custos mais baixos nas importações e exportações (a eliminação do manuseio de papel), redução no tempo do ciclo de serviço, a melhora na confiabilidade e precisão dos serviços (a entrada de dados eletrônicos de uma só vez no ponto de origem), além do ganho em visibilidade (a documentação eletrônica permite o monitoramento online e melhor funcionalidade e controle de dados). A estimativa é que o e-cargo elimine mais de 7.800 toneladas de documentos de papel por ano, o equivalente a 80 Boeing 747 cargueiros cheios de papel.

No entanto, algumas barreiras impedem a adoção do sistema no Brasil, pois, além da mudança na cultura vigente, é preciso a aprovação e a implantação por parte da alfândega, da Receita Federal, da Anvisa e do Ministério da Agricultura, entre outros órgãos oficiais.
 

Comentários