Programa e-Cargo é destaque na 2ª edição do Latin American Aviation Cargo Day
O gerente de produtos aéreos da empresa de logística austríaca DB Schenker,
Fernando Fetter, falou sobre as vantagens do sistema de transações comerciais aéreas
A Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) promoveu a 2ª edição
do Latin American Aviation Cargo Day, no fim de outubro, em Lima, no
Peru, com a presença de 148 participantes, entre autoridades da aviação
civil e representantes da indústria de carga aérea como agentes de
carga, despachantes aduaneiros e empresas aéreas. A convite da
associação, o gerente de produtos aéreos da empresa austríaca DB
Schenker, Fernando Fetter, falou sobre o e-AWB (conhecimento de carga
aérea eletrônico) como o primeiro documento do e-cargo.
Fetter
destacou as vantagens do funcionamento do e-awb, sistema que visa a
substituir os documentos de carga aérea pela troca de dados e mensagens
eletrônicas. O objetivo é diminuir a quantidade de papel na tramitação
de documentos no transporte de carga aérea a partir de um ambiente
seguro e certificado, digitalizando os principais documentos que
acompanham os embarques de carga aérea.
Dentre
os benefícios observados por ele estão os custos mais baixos nas
importações e exportações (a eliminação do manuseio de papel), redução
no tempo do ciclo de serviço, a melhora na confiabilidade e precisão dos
serviços (a entrada de dados eletrônicos de uma só vez no ponto de
origem), além do ganho em visibilidade (a documentação eletrônica
permite o monitoramento online e melhor funcionalidade e controle de
dados). A estimativa é que o e-cargo elimine mais de 7.800 toneladas de
documentos de papel por ano, o equivalente a 80 Boeing 747 cargueiros
cheios de papel.
No
entanto, algumas barreiras impedem a adoção do sistema no Brasil, pois,
além da mudança na cultura vigente, é preciso a aprovação e a
implantação por parte da alfândega, da Receita Federal, da Anvisa e do
Ministério da Agricultura, entre outros órgãos oficiais.
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