Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Natal Iluminado 2013: abertura da festa paulistana acontece neste domingo


Cerimônia oficial acontecerá na Catedral da Sé, em 1º de dezembro; Projeto contará com decoração nas 32 subprefeituras, além das iniciativas já tradicionais, como a Árvore e a Fonte do Ibirapuera

- Os preparativos para o Natal Iluminado 2013 estão a pleno vapor. A abertura oficial da programação será realizada neste domingo, dia 1º de dezembro, a partir das 18h, numa celebração na Catedral da Sé, em parceria com a Associação Comercial de São Paulo, com apresentações da Orquestra Sinfônica Heliópolis e do Coral da Gente. Na sequência, acontecem as projeções artísticas de imagens no interior da igreja. A partir desta data, as diversas atrações começam a ser ativadas e a cidade ficará decorada até 6 de janeiro de 2014. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de São Paulo por meio da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de turismo e eventos da cidade e vinculada à Secretaria Especial para Assuntos de Turismo) e parceiros da iniciativa privada. A programação completa do Natal Iluminado 2013 poderá ser conferida a partir de 4 de dezembro (quarta), no site oficial: www.cidadedesaopaulo.com/natal.

Também neste domingo, às 20h30, será inaugurada a projeção da Fonte Multimídia do Parque Ibirapuera, patrocinada pelo Pão de Açúcar. Serão duas apresentações diárias gratuitas, às 20h30 e às 21h. Aproximadamente um milhão de lâmpadas enfeitarão 200 árvores do parque e o show contará ainda com a dança das águas e luzes no lago, com músicas do cantor Dominguinhos, falecido este ano.

Ainda na região do parque, a cidade contará novamente com a tradicional Árvore do Ibirapuera, que será inaugurada no dia 8 de dezembro, às 18 horas. Patrocinada pelo Santander, a árvore tem 58 metros de altura e 28 metros de diâmetro, dimensões equivalentes às de um prédio de 20 andares. Mais de 200 trabalhadores serão responsáveis pela montagem da estrutura, que é erguida na Praça Escoteiro Aldo Chioratto. Neste ano, a árvore receberá cerca de 200 enfeites, em diversos formatos, e iluminação especial de 300 refletores de LED, com variações de cores. A estrela do topo, com oito metros de altura e 13 pontas, será colocada no dia 2 de dezembro, às 11h.

A grande novidade desta edição do Natal Iluminado acontecerá nos bairros: 32 subprefeituras da cidade vão ganhar uma árvore de Natal de cinco metros de altura, além de um fim de semana com evento natalino que incluirá a apresentação do Coral da Gente, do Instituto Baccarelli, composto por 25 vozes e um regente, e ainda uma programação local em palco especialmente decorado e a presença de Papai Noel. Durante todo o mês, haverá também árvores naturais iluminadas para decorar o entorno, transformando toda a cidade em ponto de visitação para a população. Os eventos vão acontecer de 7 a 22 de dezembro e os locais, atrações e horários serão divulgados posteriormente pela SPTuris.

O Edifício Matarazzo, sede administrativa da Prefeitura de São Paulo, receberá iluminação especial em três de suas fachadas, composta por 90 refletores LED e mil lâmpadas estroboscópicas, além da iluminação do jardim na cobertura do prédio e no térreo. A inauguração será também neste domingo, às 20h.

Outra novidade deste Natal é o Papai Noel na Avenida 23 de Maio, um projeto feito com o apoio do Santander e do Pão de Açúcar. O boneco do bom velhinho estará sobre um ônibus decorado e iluminado e poderá ser visto a partir de 8 de dezembro. Ele terá oito metros e virá acompanhado de oito duendes, cada um com cerca de 1,8 metro.

Outros pontos da cidade também contarão com iluminação especial, como o Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão, que será enfeitado a partir do dia 10 de dezembro.

Outra que inaugura sua decoração é a já tradicional Praça de Natal da Avenida Paulista, patrocinada pelo Banco do Brasil, com apoio da Sabesp, que será acesa no dia 10 de dezembro, às 20h, cuja apresentação do projeto acontecerá na próxima semana pelos patrocinadores.

As quatro regiões da cidade receberão iluminação natalina em suas ruas, avenidas e praças, totalizando mais de duas mil árvores iluminadas. Serão utilizadas micro-lâmpadas de LED, lâmpadas estroboscópicas e as do tipo snow-led.

Apoio e patrocínios

Os projetos especiais do Natal Iluminado 2013 são realizados numa parceria entre a Prefeitura de São Paulo com a iniciativa privada. Neste ano, os parceiros são: Associação Comercial de São Paulo, Banco do Brasil, Pão de Açúcar, Sabesp e Santander. O Natal Iluminado conta também com o apoio do Departamento de Iluminação Pública, da Companhia de Engenharia de Tráfego, da Guarda Civil Metropolitana, da Polícia Militar, das Secretarias Municipais de Serviços, do Verde e Meio Ambiente e de Coordenação das Subprefeituras.

Iluminação nas principais ruas, avenidas e praças

Vale do Anhangabaú, Praça João Mendes, Praça da Sé, Av. São Luis, Av. 23 de Maio, Rua Maria Paula, Jardim da Divina Providência, Praça Emilio, Largo do Arouche, Praça Roosevelt, Largo do Cambuci, Praça Hélio Ansaldo, Praça Campo de Bagatelle, Av. Brás Leme, Praça Cel. Benedito C. de Oliveira, Praça Bel. Fernando Braga P. Rocha, Av. Carlos de Campos, Praça Ministro Pedro Chaves, Av. Pompéia, Av. Rebouças, Av. Bernardino de Campos, Av. Dr. Arnaldo, Rua Sena Madureira, Largo da V. Prudente/ Rua do Orfanato, Av. Washington Luis, Praça Luis Carlos Mesquita, Largo da Matriz (Lapa), Praça Amailia G. Solitari, Praça Bento de Camargo Barros, Praça das Guianas, Praça Carlos Gardel, Praça Arquiteto Ícaro de Castro, Rua Oscar Freire, Av. Sumaré, Av. D. Pedro I, Rua Vergueiro, Av. Jabaquara, Praça Sampaio Vidal, Praça Elis Regina, Av. Silvio Ribeiro Aragão, Av. Atlântica, Praça Açuri, Praça Benedito Ramos Rodrigues, Praça do Mercado Municipal de Guaianases, Praça Silvia Teles, Praça Lions Club, Praça Doutor João Batista Vasques, Praça John Lennon, Praça João Azevedo Borges, Praça Julio Cesar de Campos, Av. Gov. Carvalho Pinto (Tiquatira), Praça N. S. dos Prazeres, Praça Miguel Ramos de Moura, Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, Praça Floriano Peixoto, Largo Nossa Senhora do Bom Parto, Praça Novo Mundo, Praça Nossa Senhora Aparecida (Moema), Praça Ema Nothmann, entre outros.

Serviço:

Abertura Oficial do Natal Iluminado
(Parceria com a Associação Comercial de São Paulo)
Evento: celebração ecumênica e apresentação da Sinfônica e do Coral da Gente, e, na sequência, projeções artísticas de imagens no interior da igreja, com a técnica de video mapping, que consiste na projeção de vídeos em objetos ou superfícies com estruturas de grandes dimensões, como fachadas de edifícios e estátuas.
Data: 1º de dezembro, às 18h.
Endereço: Catedral da Sé (Praça da Sé, 383).

Fonte Multimídia do Ibirapuera
(Patrocínio do Pão de Açúcar)
Fonte Multimídia: a Fonte é uma instalação flutuante de 110 metros de comprimento por dois metros de largura, que movimenta cerca de 60 mil litros de água por minuto. Cada torre de água da Fonte é capaz de lançar 24 jatos verticais com até 15 metros de altura, formando uma cortina de água para exibição de imagens em alta definição. Além da possibilidade de realizar até 15 coreografias especiais, a Fonte tem capacidade de projetar um gêiser de 60 metros de altura, o equivalente a um prédio de 20 andares. Oito setores de iluminação possibilitam a geração de 60 tonalidades diferentes de cores. O projeto de sonorização (10 mil Watts de potência) foi dimensionado de forma que a difusão do som se restrinja única e exclusivamente ao perímetro do lago.
Data: a partir de 1º de dezembro.
Projeções: às 20h30 e às 21h, diariamente.
Endereço: lago do Parque Ibirapuera.

Árvore do Ibirapuera
(Patrocínio do Santander)
Árvore: a estrutura pesa um total de 30 toneladas e é revestida com 40 mil metros de festão verde, no formato de folhas de pinheiro. Todo o material utilizado poderá ser reutilizado posteriormente.
Colocação da estrela: 2 de dezembro, às 11h.
Evento de inauguração: 8 de dezembro, às 18h, com DJ e queima de fogos, com duração de 6 a 8 minutos.
Iluminação: diariamente, das 19h às 3h.
Endereço: Praça Aldo Chioratto, sem n°.

Edifício Matarazzo - sede da Prefeitura de São Paulo
Inauguração: 1º de dezembro, às 20h.
Endereço: Viaduto do Chá, 15 - Centro.

Mercado Municipal de São Paulo
Iluminação especial
Inauguração: 10 de dezembro

Natal nas Subprefeituras
Datas: 7, 8, 14, 15, 21 e 22 de dezembro de 2013.
Apresentação do Coral da Gente, do Instituto Baccarelli e programação local.
Horários e programação serão divulgados posteriormente pela SPTuris.

Papai Noel na 23 de Maio
(Apoio do Santander e Pão de Açúcar)
Um Papai Noel de oito metros estará sobre um ônibus e virá acompanhado de oito duendes.
Data: a partir de 8 de dezembro.
Endereço: Avenida 23 de Maio.

Praça de Natal da Av. Paulista
(Patrocínio do Banco do Brasil e apoio da Sabesp)
Data: a partir de 10 de dezembro, às 20h.
Endereço: entre as ruas Padre João Manuel e Ministro Rocha Azevedo.


Site de Natal: www.cidadedesaopaulo.com/natal, no ar a partir de 4 de dezembro de 2013.

Nenhum comentário: