Objetivo da Rede Mabu é contribuir para a formação de jovens estudantes
A
Rede Mabu Hotéis & Resorts investe na formação de jovens estudantes
entre 14 e 22 anos e acaba de dar início, no Mabu Thermas Resort, em
Foz do Iguaçu, ao Programa Aprendiz Legal. Com essa iniciativa, quem
está cursando o ensino fundamental ou médio, ou então já se formou no
ensino médio, tem à disposição um período de capacitação profissional. A
proposta da rede hoteleira paranaense é contribuir para a formação de
jovens autônomos para que possam intervir de forma positiva na
sociedade.
O Aprendiz Legal é implementado por instituições educacionais selecionadas e licenciadas pela Fundação Roberto Marinho. De
acordo com a gerente de DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional)
da Rede Mabu, Emilia Guerra, esta é uma oportunidade de formar
profissionais qualificados, afinados com a cultura e os princípios da
Rede Mabu e gerar oportunidades de emprego aos participantes. “Uma das
coisas que constatamos como unânime entre eles é o objetivo de ser
efetivado. Desta forma, tem sido fácil para que os colaboradores e
aprendizes dividam conhecimentos entre si. É visível que os jovens
participantes do programa possuem uma motivação e desejo de conhecimento
em grandes níveis, proporcionando um ambiente favorável para o
desenvolvimento de cada um”, conta a gerente.
Segundo
Emília Guerra, além dos benefícios para os jovens, existe a
possibilidade de beneficiar a empresa com a “energia, criatividade e
ousadia dos estudantes”. Hoje os aprendizes já estão integrados com as
equipes do Mabu Thermas Resort. Ao todo são 25 jovens atuando desde o
dia 16/09 deste ano por todo o hotel. De modo geral, os participantes
são oriundos de famílias com rendas entre um e cinco salários mínimos e
estudantes de escolas públicas, estaduais e municipais. Uma
característica comum a todos eles é a vontade de ingressar no mercado de
trabalho.
A
metodologia do Programa Aprendiz Legal é dividida em dois módulos - um
básico, comum a todas as formações, e um específico, voltado para a área
de atuação na empresa. Os jovens participam de um treinamento in company (totalizando
400 horas de atividades teóricas) e realizam atividades práticas no
hotel (totalizando 880 horas de atividades práticas), dando ao programa
um total de 1.280 horas de aprendizagem. Entre os temas abordados no
curso estão marketing pessoal, hospitalidade e técnicas específicas de
hotelaria, trabalho em equipe, ética no trabalho, atendimento aos
clientes, entre outros. O objetivo é desenvolver o lado profissional e
ético dos aprendizes.
Para participar, é preciso fazer um cadastro no site do Instituto Gerar (www.gerar.org.br)
e ingressar nos processos seletivos da Instituição, que irá encaminhar
os finalistas para a seleção no resort. “A profissionalização do jovem é
considerada uma etapa importante de seu processo educativo, lembrando
que a razão do projeto é a aprendizagem, e não a produção. O programa é
baseado na Lei 10.097/2000 e em sua regulamentação, o Decreto número
5598/2005”, explica a gerente de DHO.
Entre
os setores que recebem o treinamento dos jovens estão os restaurantes, a
governança, os eventos, o almoxarifado, a recreação e a recepção. Em
cada setor foram estabelecidos tutores que se encarregam da supervisão e
também de ensinar as atividades diárias, alinhando com o aprendizado
teórico. “Nós temos ouvido dos jovens que é interessante para eles terem
a oportunidade de refletir e utilizar os conhecimentos adquiridos
durante os cursos in company com a prática do dia a dia no Hotel”, diz Emília.
Para
a gerente de DHO, o Programa veio para somar as ações do resort
voltadas à manutenção do selo de sustentabilidade que avalia as áreas
ambiental, econômica e sociocultural. “Somos uma empresa que possui a
sustentabilidade como uma de suas políticas, tanto que recentemente
fomos recertificados pela ABNT na norma NBR15401. Sabendo que 49% dos
desempregados no Brasil têm entre 15 e 29 anos de idade, o Mabu vê uma
oportunidade de descobrir novos talentos, se adequar à nova lógica
produtiva e dar uma chance de renovar, quebrar e reinventar a sociedade
brasileira. O programa, por ser uma proposta de inclusão bem como uma
oportunidade de renovação, vem ao encontro e reforça a postura do Mabu
perante os colaboradores e a sociedade”, conclui Emília Guerra.
Um pouco sobre o Grupo Mabu
Além de atuar na operação de hotéis próprios e como administrador, o Grupo Mabu está presente nos seguintes setores: incorporação imobiliária, energia e agronegócios.
O setor hoteleiro, representado pela Rede Mabu Hotéis & Resorts,
possui experiência de 40 anos no mercado, formada por sete
empreendimentos: Mabu Curitiba Convention e
Mabu Curitiba Business, em Curitiba, Mabu Capivari Ecoresort, em Campina
Grande do Sul, Mabu Thermas Resort, em Foz do Iguaçu, Mabu Refúgio
Cheiro de Mato Ecoresort Convention, localizado em Mairiporã/SP, Mabu Iloa Resort, em Alagoas, e Mabu Costa Brasilis Resort, na Praia de Santo André/BA.
Entre
os diferenciais da rede está o investimento em medidas sustentáveis. O
Mabu Thermas Resort é o primeiro resort do Brasil certificado pela ABNT
(Associação Brasileira de Normas Técnicas) na norma NBR 15401, que
avalia as áreas ambiental, econômica e sociocultural. A certificação
conquistada comprova que o hotel está em conformidade com as questões
sustentáveis; ou seja, que atua de forma a minimizar os impactos
resultantes de sua atividade econômica.
As últimas novidades da rede de hotéis podem ser acessadas pelo site (www.hoteismabu.com.br), pelo Twitter (twitter.com/hoteismabu) e pelo Facebook (www.facebook.com/hoteismabu).
Serviço
Mabu Thermas Resort
Endereço: Rodovia das Cataratas, Km 3,2 – Foz do Iguaçu (PR)
Telefone: 45 3521 2000
Reservas: 0800 41 7040 / 4002 6040
Site: www.hoteismabu.com.br
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