Intel anuncia plano de parceria com 100 universidades brasileiras para alavancar a inovação e a Internet das Coisas no país


A empresa irá doar placas de desenvolvimento conhecidas como Intel® Galileo para universidades brasileiras em 2014; o objetivo é ampliar o acesso a recursos tecnológicos e permitir a criação de projetos inovadores de computação
  A Intel Brasil iniciará em 2014 a segunda fase de um projeto de doações da placa de desenvolvimento Intel® Galileo, a primeira placa Arduino baseada em arquitetura Intel, para universidades brasileiras. O objetivo da Intel é doar placas para 100 universidades, para que estudantes possam criar aplicações inovadoras que vão de computadores vestíveis até a Internet das Coisas. A Intel também fornecerá recursos às instituições para serem utilizados na criação de currículos.
            Na primeira fase do projeto a Intel iniciou o trabalho com 17 universidades em seis continentes para desenvolver um currículo baseado na nova placa Intel® Galileo. A Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) foi uma das duas instituições selecionadas na América Latina. Cada uma recebeu cerca de 40 placas que irão facilitar o processo de desenvolvimento e aplicação de vários tipos de aplicação pelos alunos, mesmo em fases bem iniciais de sua formação.
“A Intel está comprometida em fomentar a inovação no Brasil, e as universidades são o principal caminho para este fim. Com acesso à tecnologia e apoio pedagógico, queremos inspirar criatividade, entusiasmo por aprender e criar, nos estudantes de todas as disciplinas” disse Emílio Loures, Diretor de Assuntos Corporativos da Intel Brasil. “As placas Galileo são incrivelmente fáceis de usar, sem a necessidade de profundo conhecimento técnico, de forma que podemos atingir até mesmo estudantes de disciplinas como arte e design.”
A parceria com a Arduino LLC, principal plataforma de hardware de código aberto para a comunidade educacional e de criadores, é uma colaboração com o que há de mais novo em tecnologia Intel para inspirar criatividade e entusiasmo por aprender entre estudantes e desenvolvedores. O primeiro produto dessa nova família foi a placa Intel® Galileo, uma plataforma fácil de usar, direcionada tanto para iniciantes, como novos designers e aqueles que buscam realizar projetos mais sofisticados.
Na última década, a Intel investiu mais de US$ 1 bilhão em iniciativas em educação em todo o globo, além de desenvolvimento de currículos em mais de 500 universidades e doação de laboratórios para desenvolvimento de projetos cooperados de pesquisa.
Placa de Desenvolvimento Intel® Galileo: O Quê Você Criará?
            A Intel Galileo é a primeira de uma linha de placas de desenvolvimento compatíveis com a Arduino, principal plataforma de hardware de código aberto para a comunidade educacional e de criadores e baseadas na arquitetura Intel. A plataforma é fácil de usar, tanto para novos designers quanto para aqueles que buscam levar os projetos ao próximo nível.
            A Intel Galileo combina o desempenho da tecnologia Intel com a facilidade do ambiente de desenvolvimento de software da Arduino. A placa de desenvolvimento roda em um sistema operacional Linux de código aberto com as bibliotecas de software da Arduino, possibilitando a escalabilidade e a reutilização de softwares existentes, chamados de “sketeches”. A Intel Galileo pode ser programada nos sistemas operacionais Mac OS*, Microsoft Windows* e Linux. A placa também foi projetada para oferecer compatibilidade de software e hardware com o ecossistema shield da Arduino.
            A Intel Galileo é equipada com o Intel® Quark SoC X1000, o primeiro produto da família tecnológica Intel® Quark de produtos com baixo consumo e núcleos pequenos. A tecnologia Intel® Quark estenderá a arquitetura Intel para áreas de rápido crescimento – da Internet das Coisas à computadores vestíveis no futuro. Projetado na Irlanda, o Quark SoC X1000 é compatível com a arquitetura do conjunto de instruções (ISA, na sigla em inglês) Pentium® de 32 bit, com um único núcleo e um único thread, operando a velocidades de até 400MHz.
            Ajudando a expandir o uso e as capacidades nativas para além do ecossistema shield da Arduino, as placas de desenvolvimento da Intel cumprem os requisitos de inúmeros padrões de interfaces I/O da indústria da informática, incluindo ACPI, PCI Express*, 10/100Mb Ethernet, SD, dispositivos USB 2.0 e portas USB EHCI/OHCI, UART de alta velocidade, portas seriais RS-232, memória programável 8MB NOR flash e portas JTA para a fácil depuração. A Intel Galileo também oferece os benefícios da Arduino IDE com o abrangente desenvolvimento de software e as avançadas capacidades de um completo e modificado pacote de software Linux* em uma plataforma, suportada por uma cadeia comum de ferramentas de código aberto.
            No geral, a placa de desenvolvimento Intel Galileo é uma ótima ferramenta para a rápida criação de protótipos de designs simples e interativos, tais como displays de LED que respondem às mídias sociais, ou para resolver projetos mais complexos, desde aplicativos para a automação residencial à criação de robôs controlados por um smartphone.
            A Intel® Galileo estará disponível até o final de novembro. Para mais informações, visite http://maker.intel.com e www.intel.com/support/go/galileo.
Sobre a Intel
A Intel (NASDAQ: INTC) é líder mundial em inovação. A empresa projeta e fabrica as tecnologias essenciais que servem como base para os dispositivos computacionais de todo o mundo. Mais informações sobre a Intel estão disponíveis em http://newsroom.intel.com/community/pt_br.
 
Siga a Intel no Twitter: www.twitter.com/intelbrasil
 
Curta a Intel no Facebook: www.facebook.com/intelbrasil
 
Intel e o logo da Intel são marcas registradas da Intel Corporation ou de suas subsidiárias nos Estados Unidos e em outros países.
 
* Outros nomes e marcas são propriedades de outros.

Comentários