Grupo de Embaixatrizes projeta carro para o Desfile Cênico da Festa da Uva 2014


Oito desfiles já estão agendados.  O corso evidenciará o tema Na Alegria da Diversidade

Junto da Rainha e das Princesas, as Embaixatrizes são os rostos de divulgação da Festa Nacional da Uva. São elas que participam de alguns compromissos locais, viagens, visitas às escolas, feiras e exposições, entre outros eventos. Por isso, o momento delas desfilarem pela Sinimbu também é bastante esperado pela comunidade, que reconhece o trabalho e a dedicação das meninas. Na Festa da Uva 2014, elas preparam uma novidade: as 22 garotas desfilarão em um carro idealizado por um grupo de Embaixatrizes.
As arquitetas Gabriela Esteves Lampert e Viviane Baron e as estudantes de arquitetura Helena Losekann Marcon e Leonara Frizzo estão desenhando o projeto do carro que vai carregar as representantes da Festa da Uva. A ideia surgiu como uma maneira de integrar as Embaixatrizes ainda mais com a Festa.
“Através do carro, da emoção e alegria que o corso representa, esperamos levar até os caxienses e visitantes um pouco da cultura, da história e do povo hospitaleiro da nossa Caxias”, afirma a Embaixatriz Viviane Baron.
As garotas se reúnem todas as terças-feiras, na casa de uma delas, para alinhar o projeto. O formato, as cores e a iluminação evidenciam o tema Na Alegria da Diversidade e homenageiam duas características enraizadas nos imigrantes que colonizaram a região: a fé e o trabalho.
"Pode-se identificar o diferencial do carro através da forma utilizada no projeto, pensada para trazer mais leveza e o tema da nossa festa é lembrado nos ornamentos. Entre outros diferenciais inéditos na história da Festa da Uva, destaca-se o fato de o carro ter sido projetado pelas próprias Embaixatrizes, gerando ainda mais emoção durante o desfile. Outras surpresas virão!", afirma Leonara Frizzo.
Para a concepção inicial do projeto, as jovens buscaram representar no carro o significado que uma Embaixatriz tem para a Festa da Uva: a união, o acolhimento, a coletividade e a diversidade. Além disso, propuseram-se a evidenciar a estrela principal da Festa, a uva, que também recebe destaque especial no bloco do Desfile Cênico que a alegoria está inserida.
O carro representa a união por meio de seu formato curvo e sobreposto, pensado também para trazer movimento e leveza ao corso. A cor discreta evidencia a uva e as Embaixatrizes que, com seus vestidos, representam a diversidade da Festa. O tramado e a iluminação presentes na lateral do carro fazem alusão à força e à garra da nossa gente.
“Mais uma vez estou deixando a minha contribuição para a história da Festa da Uva, agora construindo uma parte desse momento mágico que é o Desfile Cênico Musical. Além disso, poder pensar e elaborar o carro que eu e minhas colegas iremos desfilar tem um significado especial e, sem dúvidas, tornará o momento do desfile ainda mais emocionante e significativo”, completa Gabriela Esteves Lampert.
Para Helena Losekann Marcon, o objetivo do grupo foi cumprido. “Durante a concepção do projeto nós nos divertimos e, ao mesmo tempo, nos empenhamos bastante para encontrarmos um design diferenciado e que ficasse harmônico com o restante do corso. Queríamos que o nosso carro refletisse o real significado do grupo de Embaixatrizes e, depois de muito matutar, penso que conseguimos. Acredito que este carro será diferente do que a comunidade está acostumada a ver, será um carro inovador e bastante elegante”, relata.

Desfile Cênico promete surpresas
Mais de mil figurantes devem participar dos oito desfiles, que já tem data marcada. As inscrições da comunidade reuniram 318 nomes. Agora, grupos e entidades negociam suas participações. Os Desfiles Cênicos Musicais ocorrerão nos dias 20, 21, 22 e 23 de fevereiro e 2, 7, 8 e 9 de março de 2014, sempre às 20h.
A Festa Nacional da Uva 2014 acontece de 20 de fevereiro a 9 de março de 2014, em Caxias do Sul. São patrocinadores do evento Bradesco, Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Caxias do Sul.

Comentários