Encontro das Belas do Turismo de Natal recebeu o secretário de turismo do Ceará, Bismarck Maia no dia 30 de outubro no SERHS Natal Grand hotel

 As belas do turismo Angela Macedo, Carmen Vera, Patricia Amaral,Daniela Tinoco, Cristina Lira, Cleide Batista, Ana Rita e Adriana

George Brasil do Hotel Vila do Mar
Juan Garcia, Cristina Lira e Eduardo 
Daniela Tinoco do Sebrae-RN
Diretor executivo da ABIH-RN, Márcio Guedes e Ieda Santana 
Bismarck e Cleide Batista

Silvio Arruda representando o trade de Barra do Cunhau

Bismarck Maia, Cristina Lira e o secretário de turismo do RN, Renato Fernandes


O restaurante Tapiro Grill, do SERHS Natal Grand hotel, foi palco do Encontro das Belas do Turismo de Natal, realizado no dia 30 de outubro, recebendo o convidado da noite, o secretário de turismo do Estado do Ceará, Bismarck Maia, que fez uma apresentação fantástica sobre o turismo nacional e do Ceará.
O evento muito prestigiado, contou com as presenças do secretário de turismo do RN, Renato Fernandes, do presidente da Emprotur, Sandro Pacheco, do presidente da ABIH-RN, Habib Chalita, do diretor executivo da ABIH-RN, Márcio Guedes, do presidente do Natal Convention, George Costa, do gerente executivo da a Coohotour, Nailson Azevedo, do arquiteto Francisco Soares Junior, que foi secretário de turismo de Natal, além dos participantes fixos e convidados. O secretário esteve acompanhado de suas assessoras, Carmen Inês e Boneca. O encontro foi um sucesso aplaudido por todos.

O secretário desembarcou em Natal no dia 30 e foi hóspede do SERHS Natal. Na mesma tarde concedeu entrevista ao Portal No Ar e a Tribuna do Norte.

TURISMO COMO ATIVIDADE ECONÔMICA

O secretário de turismo do Ceará, Bismarck Maia, falou sobre vários pontos no turismo. Ele enfatizou que luta sempre para que o turismo se insira na pauta econômica do país. "Defendo em todos os pólos, nas discussões, ou em oportunidades que tenha, o turismo precisa ser visto como uma pauta econômica, porque nós todos temos uma adversidade , atrativos naturais, mas nós precisamos  que o turismo seja esteja na pauta econômica e o Brasil precisa dar sustentabilidade e crescer no turismo", disse ele.  E mais, "só os atrativos não funcionam, nós temos que ter estrutura, qualificação dos espaços qualificação dos passeios", enfatizou.

"A gente está navegando pelos mares que possam melhorar, essa é minha expectativa, ressaltou Bismarck".

"Agora acredito que o turismo vai se consolidando como fator econômico, como desenvolvimento social", disse ele. Nós podíamos chegar no horizonte mais rápido, e acredito que a gente teve esta consciência nova e que o turismo não cai do céu só por causa de uma promoção, enfatizou Bismarck.

VÕOS CHARTERS  X VÔOS REGULARES

"Prioritáriamente , o Ceará desde 2007 temos definido que tem que buscar vôos regulares sem a ânsia , pelo entendimento que não somos ainda  ou não éramos um destino internacional. Nós não tinhamos a estrutura normal para ser um destino internacional. Como todo o Nordeste, exceto Salvador, nós apenas recebemos turistas internacionais, ressaltou o secretário. Nós não somos destinos internacionais". Dentro dessa compreensão, o importante, disse ele, era romper com a barreira  inicial para depois nascer de novo de modo diferente, nascer qualificada, nascer com sustentabilidade, e
 O restaurante Tapiro Grill do SERHS Natal Grand hotel foi fechado para receber o Encontro das Belas do turismo de Natal, tudo lindamente decorado
 Angela Macedo, estreando no encontro com o  Soares Junior,
 A turismóloga Patricia Amaral e mais Carmen Vera e Ana Rita, técnicas da Setur e Emprotur


o que quer dizer isso?. Em 2007 tomamos a decisão de não apoiar mais vôos charters e procurar apoiar construir um estado com infra estrutura adequada, uma ambiência adequada , e paralelamente fazemos contatos com companhias aéreas de vôos regulares para fazer o Ceará crescer paulatinamente com uma   infra estrutura adequada, boas praias de sustentabilidade ambiental, com novos aeroportos, centros de eventos, aquário e a partir disso começarmos a trabalhar mais com intensidade o mercado internacional.

"Agora o vôo charter não apoiamos de maneira nenhuma. Eram vôos claramente que estavam fomentando o turismo sexual,e a nossa sociedade está um pouco "cristal", disse ele. É muito delicado neste aspecto com diferenças sociais muito grandes para o estado ficar bancando, porque esses vôos, geralmente são cobrados apoio do Estado, apoios financeiro e logístico. O Ceará possui vôos diários regulares da TAP . Bismarck enfatizou que todo  governo novo, um secretário novo, todo mundo quer fazer promoções em Portugal, na Rússia, entre outros destinos internacionais e isso não é prioridade, enfatizou. E disse,  "o mercado nacional  é a prioridade. O turista de Fortaleza está em Natal, em Recife,no Centro Oeste, na região sudeste". Tirando exceções, não vejo nenhuma campanha que teve sustentabilidade, disse Bismarck. E agora o Ceará está preparado para buscar seu destino internacional. Nós não somos no Nordeste, exceto Salvador um destino internacional, nós recebemos turistas internacionais, finalizou Bismarck Maia. Ele defendeu também a aviação regional para beneficiar as cidades do Nordeste como um todo. Outros assuntos foram discutidos e a apresentação foi maravilhosa, incluindo investimentos, promoção, apresentação do projeto do aquário em Fortaleza, entre outros. Diante do sucesso da apresentação com vídeos e muita riqueza nas informações importantes, Bismarck Maia já foi convidado para voltar ao encontro em 2014. Foi um ensinamento para os profissionais de Natal, disse um dos participantes do encontro.


sobre o Encontro das Belas do Turismo de Natal
O Encontro das Belas do Turismo de Natal é um encontro fechado fechado por profissionais do turismo , independente do sexo. Todos são convidados pela idealizadora, promotora, organizadora do projeto, jornalista Cristina Lira. O projeto existe há três anos. Todo convidado da noite é convidado por Cristina Lira. No evento cada um paga o seu, e no novo formato, agora palestra- jantar ao preço único. Sempre é realizado mensalmente no SERHS Natal Grand hotel.
 O grupo com o convidado da noite, o secretário de turismo do Ceará, Bismarck Maia
 As assessoras , Carmen e Boneca com Cristina Lira, promotora, articuladora, organizadora do projeto Encontro das Belas do Turismo de Natal
 Cacia Atias e Carmen Pujol e amiga espanhola
 A bela mór com o presidente da Emprotur, Sandro Pacheco
 Cristina Lira recebendo o secretário de turismo do Ceará, Bismarck Maia no lobby do SERHS Natal









Comentários