DESEMPENHO DA HOTELARIA EM SALVADOR EM OUTUBRO 2013


 

A hotelaria de Salvador apresentou em outubro uma taxa média de ocupação de 59,58% e diária média de R$ 209,02, gerando um Revpar (indicador ponderado da diária e ocupação) de 124,53. Comparando-se estes resultados com igual mês do ano anterior, verifica-se que a hotelaria de Salvador apresentou, pelo terceiro mês consecutivo, queda na taxa de ocupação (outubro de 2012: taxa de ocupação de 61,69%) e aumento na diária média (outubro de 2012: R$ 191,59).

 

Considerando o indicador ponderado Revpar, observa-se um aumento de 4,5 pontos percentuais em relação a outubro do ano passado, indicando que o aumento da diária média mais que compensou o decréscimo na taxa de ocupação. Comparando o período de janeiro a outubro de 2013 em relação a igual período do ano anterior, verifica-se que a taxa de ocupação caiu 5,3% e a diária média aumentou em 7,6% resultando num aumento do Revpar de 2,3% no período.

 

“O anúncio de ações concretas visando à recuperação da infraestrutura em algumas áreas da cidade, a melhoria da mobilidade, a reorganização da orla —com medidas emergenciais para este verão e reformas estruturais nos próximos anos— e o início da operação dos novos voos para nossa capital, aponta possibilidades de melhoras no desempenho, no médio prazo. Por outro lado, a inauguração de novos hotéis, sem que haja, no curto prazo, perspectivas de aumento na demanda, criará pressões negativas sobre o setor”, pondera José Manoel Garrido, Presidente da Abih-Ba.

 

Estes dados são fruto da pesquisa Taxinfo, realizada em parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – seções Bahia e Brasil. Em Salvador, participam da pesquisa uma amostra de 25 grandes e médios hotéis, que oferecem 4.357 apartamentos, o que corresponde a cerca 21% do total (20 mil apartamentos ou 40 mil leitos, segundo a Pesquisa de Serviços de Hospedagem de 2011 do IBGE). Os dados são fornecidos mensalmente pelos próprios hotéis ao Portal Cesta Competitiva e a média resultante constitui indicador para avaliar a evolução da atividade de hospedagem em nossa capital.

 

Comentários