Crescimento do enoturismo é destaque no Festival de Turismo de Gramado


Quatorze destinos do turismo de vinhos no estado serão apresentados no evento a partir desta quinta-feira (7). O segmento atrai desde enófilos a pessoas interessadas na cultura vitivinícola
Considerado referência dentre os destinos de Enoturismo não apenas no Brasil como no Exterior, o Vale dos Vinhedos apresentou um aumento de 315% no fluxo de turistas nos últimos dez anos, com um crescimento médio anual de 20%.  O que levou a região a alcançar resultados como este poderá ser vistos a partir desta quinta-feira (7), no 25º Festival de Turismo de Gramado, no 2º Salão de Enoturismo.
Além de destinos já reconhecidos como o próprio Vale dos Vinhedos, o espaço apresentará os novos roteiros Caminho do Moscatel, em Farroupilha, e Compassos da Mérica, Mérica, Flores da Cunha. O estande é coordenado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em parceria com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – Região Uva e Vinho (SHRBS) e apoio das secretarias de Turismo (Setur) e de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) do Estado do Rio Grande do Sul. As regiões da Serra, Campanha e do Alto Uruguai terão espaços tematizados para aproximação direta com o trade de turismo.
O espaço também traz novidades como a representação de experiências que os turistas vivenciam durante os passeios, como a degustação de vinhos, a gastronomia, enoterapia, apreciação da paisagem e a colheita da uva. Outra inovação em relação ao ano passado é a entrega de um passaporte na entrada do salão. Após conhecer todas as regiões de forma virtual, o visitante recebe um presente especial.           
A Mestre em Turismo, Ivane Fávero, é uma entusiasta desta atividade há mais de dez anos. Ela avalia que a atividade cresce na medida em que os setores primário, secundário e terciário são envolvidos com os projetos. “Todos acabam se beneficiando: as vinícolas e outros segmentos da indústria, como o setor moveleiro, a parte de serviços com maior movimentação em hotéis e restaurantes, além de movimentar e trazer lucro para o comércio”, afirma.            

A especialista aponta a circulação de pelo menos 1 milhão de pessoas por ano na região – o dado é relativo ao turismo em Bento Gonçalves -, que são atraídos pela diversidade dos vinhos produzidos e pelo aspecto cultural atrelado à atividade. Em média, este visitante gasta por dia R$ 350 e permanece 2,5 dias em média no destino. “Neste sentido, o Salão consolida o enoturismo com um segmento importante no país, chama a atenção de órgãos como a Embratur e o Ministério do Turismo, ajuda na divulgação dos roteiros e reforça a identidade do setor vitivinícola brasileiro”, diz.

Benefícios para o setor
O enoturismo é uma atividade que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura das localidades que produzem esta bebida. Para as vinícolas, os benefícios da atividade são comprovados pela oportunidade de fazer com que o vinho produzido seja visto e degustado, pela proximidade entre produtor e consumidor, pela maior margem de lucro através da venda direta ao turista e ao retorno imediato quanto à qualidade dos produtos. O enoturismo também se destaca por propiciar aos visitantes um conhecimento maior sobre o setor vitivinícola, que pode resultar no aumento do consumo de vinhos no país.
Confira os roteiros turísticos que estarão no estande do Rio Grande do Sul, no 2º Salão de Enoturismo, do Festival de Turismo de Gramado:

Região da Campanha
Região do Alto Uruguai
Região da Serra
-          Estrada do Sabor (Garibaldi);
-          Rota dos Espumantes (Garibaldi);
-          Vale dos Vinhedos (Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul);
-          Rota das Cantinas Históricas (Bento Gonçalves);
-          Caminhos de Pedra (Bento Gonçalves);
-          Vinhos de Pinto Bandeira (Pinto Bandeira);
-          Termas e Longevidade (Protásio Alves, Nova Prata, Vila Flores, Veranópolis e Cotiporã)
-          Caminhos da Colônia (Caxias do Sul);
-          Caminho do Moscatel (Farroupilha);
-          Compassos da Mérica, Mérica (Flores da Cunha);
-          Vinhos dos Altos Montes (Flores da Cunha e Nova Pádua).
-          Vinhos do Vale do Rio das Antas.           
2º Salão de Enoturismo
Onde: 25º Festival de Turismo de Gramado
Local: Centro de Feiras e Eventos Serra Park, em Gramado – RS
Período de realização: 7 a 10 de novembro de 2013
Público-alvo: operadores, agentes e profissionais de turismo de todo o país.
Mais informações sobre o festival: www.festurisgramado.com
 

Comentários