Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

CONFERÊNCIA DO GP 2013 CONTA COM GRANDES NOMES NACIONAIS E INTERNACIONAIS


Importantes profissionais de planejamento do mercado publicitário e de outras áreas do conhecimento serão palestrantes na #GP13. Interessados têm até o dia 29 de novembro para adquirir ingresso
A Conferência do Grupo de Planejamento (GP) (#GP13), maior evento de conteúdo focado em planejamento do mercado publicitário brasileiro e um dos maiores da América Latina – anuncia seus palestrantes para a edição de 2013. Com o tema “Somos Estrategistas”, o encontro deste ano será realizado no dia 2 de dezembro, das 8h às 19h, no WTC Convention Center de São Paulo. Convites podem ser adquiridos pela Web (aqui).

Em sua oitava edição, a Conferência #GP13 terá grandes nomes da publicidade internacional e nacional apresentando várias ações, sob o enfoque do planejamento, que resultaram em importantes cases de estratégia de comunicação, além de profissionais de outras áreas do conhecimento, entre os palestrantes. Destacam-se Bob Deutsch, fundador e presidente da consultoria de Marketing Estratégico da Brain Sells; Abigail Kolodny-Posner, head of strategic planning no Google; Nick Chapman, vice-presidente de estratégia na Pereira & O’Dell; Luciana Ceccato, head of planning & creative na The Talent Business; Heitor Dhalia, diretor de cinema; e Pierpaolo Bottini, professor-doutor do Departamento de Direito Penal, Criminologia e Medicina Forense da Faculdade de Direito da USP.

O tema “Somos estrategistas” será dividido em seis etapas: Estratégia no Entretenimento; Estratégia na Vida; Prêmio GP Formadores – Estratégia que Inspira; GP Planning Awards; Sessões Paralelas (estratégia na publicidade conectada à estratégia científica); e um debate sobre Estratégia na Tecnologia. Palestras e cases sobre a indústria criativa serão direcionados à ampliação dos horizontes do público quanto ao conceito, tanto na técnica quanto na prática. Diversas possibilidades serão exercitadas durante as apresentações, todas abertas à participação da plateia.

Os “fora da caixa”

Neste ano, empreendedores “fora da caixa”, que investem em projetos engajadores, enriquecem a Conferência do GP. Vídeos, com aproximadamente um minuto de duração, mostrarão pessoas com histórias de vida inspiradoras e que conquistam resultados positivos com base em estratégia, meio que move o planejador e que é identificado em várias iniciativas, independentemente de sua origem ou área de atuação.

Camila Brennand Fortes, fundadora da Monama – alimentos 100% orgânicos; Marina Gurgel e Tatiana Pascowitch, da A Bela do Dia, que comercializam e entregam, com a utilização de bicicletas, arranjos de flores com um preço acessível pela capital paulista; e os fundadores do Courrieros, Júlio França e Victor Hime, grupo que faz entrega ecológica (ecolivery) por meio da bike,  são os protagonistas dessa intervenção audiovisual, sendo que seus vídeos serão exibidos durante todo o tempo da #GP13. Em comum, eles destacam a estratégia que tem como objetivo não só o dinheiro, mas sim adotar um estilo de vida alternativo.

Das ruas para o #GP13

Outra novidade é o painel que será totalmente baseado em informações colhidas de pessoas comuns, das ruas. Uma urna passou por parques e praças de São Paulo com a seguinte pergunta: Qual é a estratégia da sua vida?. As respostas foram transformadas no painel que será exposto no dia do evento.

Evento imperdível para planejadores

Especialistas em planejamento das maiores agências do País já confirmaram presença na Conferência do GP 2013, entre eles, Ulisses Zamboni, sócio-presidente e diretor de planejamento da Santa Clara; Cintia Gonçalves, diretora geral de planejamento e sócia na AlmapBBDO; e Raphael Vasconcellos, diretor de soluções criativas no Facebook.

Realizado há oito anos, o evento reúne mais de 500 participantes por edição e tem a finalidade de colocar em prática os três pilares mais atuais da área: o conhecimento, a referência e o amplo repertório. É um espaço para ganhar visibilidade, trocar experiências e enriquecer networking. Os palestrantes, por meio de trabalhos reais, apontam para o público – em sua maioria formado por pessoas que já atuam com planejamento em agências de publicidade – fatores importantes que fazem uma estratégia se transformar em case de sucesso.

A #GP13 tem entre seus objetivos difundir maior compreensão sobre a função do planejamento, fazer seus profissionais ampliarem os círculos de contatos, bem como descobrir talentos, promover treinamento, incentivar a troca de ideias e estimular experimentações profissionais. Sua finalidade também é valorizar a área, que não era devidamente reconhecida no mercado há dez anos, quando o Grupo de Planejamento surgiu para atender a esta demanda. Com diversas iniciativas que proporcionam conteúdos diferenciados, promovidas ao longo dos anos, os diretores e associados do GP reforçam a importância do planejamento para a atividade publicitária e dos negócios como um todo, mostrando que a atividade é indispensável para todos os pilares da indústria da comunicação, como agências, clientes e veículos.

As inscrições para a Conferência do GP 2013 estão abertas, com a venda de ingressos disponível até o dia 29 de novembro. Aqui é possível verificar os preços dos convites para associados ao GP, não associados e grupos de no mínimo cinco pessoas. Quem não puder participar do evento no WTC, na capital paulista, poderá acompanhar um pouco do que acontecerá por lá por meio da fan page oficial do Grupo de Planejamento no Facebook. Além de highlights do que ocorre, ela disponibilizará vídeos provocações sobre estratégia e outras áreas que utilizam a habilidade no trabalho do planejador.

A Conferência do GP 2013 tem o patrocínio do Google, produção da agência Bullet e apoio institucional da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP), Casa do Bom Conteúdo, Grupo RBS, Tesa, Agência Salve, Effie Brasil e LIGA Pesquisa.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Abertura
Os representantes do Grupo de Planejamento darão início à Conferência ao encaminhar o público para a primeira palestra, no caso, com o Dr. Bob Deutsch.
                  
Estratégia da Vida
Dr. Bob Deutsch – Antropólogo cognitivo formado pelo Albert Einstein College of Medicine, atuou em diversas universidades como pesquisador e orientador em estudos sobre comportamento e comunicação animal e humana. É fundador e presidente na consultoria de marketing estratégico Brain Sells, que atua para agências de Publicidade no sentido de orientar as análises de percepção e absorção de campanhas por parte do público. Já auxiliou grandes marcas e agências, como Crispin Porter e Droga5. Autor do livro “The 5 Essencials”, na #GP13 apresentará uma abordagem inovadora sobre o relacionamento das marcas com a sociedade e como as ideias ganham força sobre as pessoas.

Estratégia Profissional
Luciana Ceccato – Head of planning & creative na The Talent Business em São Paulo, empresa que recruta profissionais que atuam principalmente nas áreas de comunicação e marketing. Com uma visão ampla do setor, já passou pelo Grupo Newcomm, onde foi diretora de contas para clientes como Kaiser, BCP (Claro) e Bradesco. No Grupo Eugenio, ocupou o cargo de diretora de planejamento para a Monsanto, Yahoo, GNT, Dell Computadores e Johnson & Johnson.

Paralelas/ Estrategistas em outras funções

Planner Chief Operating Officer (COO)
Pedro Cruz – Formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com MBA International Luxury Brand Management pela Essec, de Paris, hoje é COO (diretor de operações) na Giovanni+DraftFCB para o Brasil com atendimento a mídia. Ele foi vice-presidente de planejamento na Africa e coordenou equipes na Young & Rubicam. Trabalhou na Ambev com marketing corporativo e gerenciamento de produtos, além de ter coordenado a comunicação da ONG austríaca SOS Kinderdorf, que trabalha em prol de crianças carentes de países em desenvolvimento. Entre 1992 e 1994, após a I Guerra do Golfo, ele desenvolveu ações para reposicionar maior rede de varejo do Kuwait e de marcas como Philips, Frigidaire, Daewoo e Hitachi. Também idealizou o Skol Beats, projeto nacional de música eletrônica. Em 2011 ganhou o Prêmio Caboré de Melhor Profissional de Planejamento.

Ken Fujioka – Passou pela JWT Brasil, onde foi head of planning & digital strategy, e atualmente é sócio, vice-presidente e diretor de planejamento na Loducca. Há vinte anos trabalha em comunicação e marketing, em diferentes análises do planejamento para grandes marcas: como cliente, veículo, consultor e planejador.

Planner sócio
Ulisses Zamboni – Sócio, presidente e diretor de planejamento da agência Santa Clara. Ele venceu o Prêmio Caboré 2008 na categoria de melhor planejador. Agências dos Estados Unidos e em países do continente europeu fazem parte da sua trajetória profissional, além de passar pela diretoria e vice-presidência de planejamento e operações no Brasil, como a TBWA, Giovanni+DraftFCB e Y&R. E é professor no Miami Ad School/ESPM, em São Paulo.

Cintia Gonçalves – A diretora geral de planejamento e sócia na AlmapBBDO, que adquiriu experiência na área de criação durante a trajetória profissional, também forma o time de profissionais presentes nesta seção. 

Planner cliente
Caio Del Manto - Head de Estratégia de Marca/LatAm na Mondelēz International. Há pouco mais de dez anos no mercado, atuou na AGE Isobar, como diretor executivo de Estratégia. Na Fallon, em Londres, foi chefe de estratégia internacional e diretor de planejamento global. Ainda passou pela JWT, McCann, Ogilvy, Leo Burnett e Thymus Branding.

Diego Dumont - Gerente de marketing e estratégia no portal Terra. Antes ocupou várias funções, como gerente de planejamento na F/Nazca Saatchi & Saatchi, supervisor de planejamento na NBS, planner na Ogilvy e consultor artístico no D-Edge.

Estratégia de Planejamento
Heitor Dhalia – Este é o assunto que o diretor de cinema brasileiro abordará na #GP13. Ele montou uma cooperativa de cinema e adotou um modelo raro de produção independente. O projeto saiu do papel e figura como uma alternativa e desburocratização de se fazer cinema. Sócio da ParanoidBR, dirigiu grandes filmes, entre eles, Nina (2004), O Cheiro do Ralo (2006), À Deriva (2009) e  Serra Pelada (2013), o qual se destaca no cenário cinematográfico nacional recente.

Lançamento do GP Planning Awards
A partir de 2014 o Grupo de Planejamento irá contemplar as agências que inscreverem seus cases para concorrer ao GP Planning Awards, premiação voltada às ações que alcançaram sucesso por meio de estratégias. Para isso, os representantes do GP explicarão os processos de participação e as regras adotadas pelo júri.

Prêmio GP Formadores – Estratégia que Inspira
O evento ainda terá parte reservada ao Prêmio GP Formadores – Estratégia que Inspira, que homenageia um profissional sênior de planejamento com ampla experiência no mercado. A premiação será entregue pela diretoria da entidade.

Paralelas/ Estrategistas de outras disciplinas

Estratégia Criminalista – Dr. Pierpaolo Bottini
Professor-doutor do Departamento de Direito Penal, Criminologia e Medicina Forense da Faculdade de Direito da Universidade São Paulo (USP), além de coordenador regional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. No Ministério da Justiça fez parte do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, foi chefe na Secretaria de Reforma do Judiciário e no Departamento de Modernização da Justiça. Autor de livros na área de direito penal como "Lavagem de Dinheiro" (com Gustavo Henrique Badaró, São Paulo, RT, 2012), "Crimes de perigo abstrato e principio da precaução na sociedade de risco" (2ª edição, São Paulo, RT, 2008) e coordenou as obras "Reforma do Judiciário" (Saraiva, 2005) e a "Nova execução dos títulos judiciais" (Saraiva, 2006).

Estratégia Pôquer – André Akkari
Jogador brasileiro de pôquer profissional desde 2006, quando desenvolveu um website sobre o jogo que se baseia em habilidades mentais. Saiu da publicidade e em 2007 competiu com o esporte na versão online, no PokerStars Team Pro. Ainda se destacou nas competições ao vivo. Em 2011 conquistou título mundial com o bracelete da World Series of Poker, em Las Vegas, onde disputou com mais de 2.700 participantes.

Estratégia Política – Cila Schulman
Desde 1998 é coordenadora de comunicação e estratégia de campanhas eleitorais. Atuou em vários estados, como Mato Grosso, Piauí, Tocantins, Pernambuco, Distrito Federal, Santa Catarina, São Paulo e até mesmo em eleição presidencial na Bolívia. No marketing político ela assessora governadores e prefeitos ao gerir a comunicação, com táticas e estruturas que resultem em aproximação e diálogo com a população. Na revista “Veja”, jornal “O Globo” e na “Rádio Eldorado” trabalhou como jornalista. Foi vice-presidente na agência de propaganda Propeg, além de ocupar cargos públicos – Secretária de Comunicação Social do Estado do Paraná e Secretária de Comunicação da Prefeitura de Curitiba. Membro e palestrante de entidades como a Associação Internacional de Consultores Políticos (IAPC). É professora convidada dos cursos de formação política da Organização dos Estados Americanos (OEA). Formada na “Graduate School of Political Management” da George Washington University, em Washington DC.

Paralelas/ Estrategistas de outras áreas

Mídia – Ezra Geld
Representante do Grupo de Mídia, Ezra é o atual presidente da JWT Brasil, onde desenvolveu pesquisa de Mídia e Insight, chefiou a adaptação de oferta de mídia da agência e introduziu o primeiro Serviço de Planejamento de Canais (Channel Planning) do País. Liderou ações para a Coca-Cola e a Unilever em território nacional. Antes foi consultor em uma empresa brasileira de mineração. Está no Conselho Global de Planejamento da JWT e no Conselho de Administração no Brasil. Formou-se em História Econômica e Social nas Universidades de Cornell, nos Estados unidos, e Bristol, na Inglaterra.

Atendimento – Marcelo Passos
Presidente do Grupo de Atendimento e vice-presidente de Atendimento na DM9DDB. Na agência lidera várias contas, entre Guaraná Antarctica, Itaú, Jonhson and Jonhson, C&A, Vivo e Intel. Passos foi diretor geral de atendimento e gestão na Africa e sócio na MPM Propaganda. É formado em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), cursou “Marketing com Especialização em Comunicação" na Universidade da Califórnia, "Estratégias de Comunicação Integrada em Marketing" na Kellogg da Northwestern University, e o Key Executive Program, da Harvard Business School.

Criação – Fernando Campos
Vice-presidente do Grupo de Criação, Campos é sócio e diretor de criação na SantaClaraNitro. Na agência já trabalhou para guaraná Kuat, Som Livre, Credicard Citi, Rádio CBN, entre outras. Ganhou Leão de Bronze em filmes no Festival de Cannes 2007 e outros prêmios, como o Clio Awards, Ouro e Prata em filme no El Ojo Geral e 1º e 3º melhores filmes na categoria El Ojo Brasil. Já passou pela área criativa da Giovanni+DraftFCB, em São Paulo.

Estratégia Humana
Abigail Kolodny-Posner - Chefe de planejamento estratégico no Google há dois anos, colabora com os setores de publicidade e marketing para ampliar as áreas de estratégia e criação. Ela lançou uma série de estudos sobre o comportamento humano e suas ligações com o ambiente virtual – Humanazing Digital. Ela foi vice-presidente executiva e diretora de estratégia na Publicis de Nova York, onde auxiliou clientes globais: Oreal, Nestlé e Coca-Cola. Na DDB de Nova Iorque ficou por mais de uma década e ocupou o setor de planejamento estratégico, com PepsiCo, Unilever e Hertz entre as contas atendidas. Dos diversos artigos que publicou, um dos mais recentes é “The Memes With Meaning: Why We Create and Share Cat Videos and Why it Matters to People and Brands” (Fast Company, 2013). Abigail é bacharel em Antropologia pela Universidade de Harvard (EUA).

Debate: Estratégia na Tecnologia

O encontro será mediado por José Porto, diretor nacional de planejamento na F/Nazca Saatchi & Saatchi. Os convidados são:

Pedro Porto - Diretor de estratégia de marcas no Twitter Brasil, gerenciando o realcionamento com o planejamento e com a criação de agências, com vasta experiência em plataformas digitais. O publicitário foi vice-presidente na Fischer & Friends e passou por agências, como Santa Clara e NBS.

Marco BebianoDiretor de desenvolvimento de agências no Google Brasil, que explora estratégia para inovar nas negociações da empresa. Antes trabalhou na AgênciaClick, Raiz Digital e Modem Media

Raphael Vasconcellos – Diretor de soluções criativas no Facebook, em São Paulo, como consultor para anunciantes que buscam resultados pela mídia social. Na AgênciaClick passou pela função de vice-presidente executivo.


Estratégia do ano: Case “The Beauty Inside”
Nick Chapman – O vice-presidente de Estratégia na Pereira & O’Dell, desde 2010, encerrará o evento com a apresentação do case “The Beauty Inside”. Feito para a Intel & Toshiba, este trabalho ganhou três Grand Prix no Cannes Lion 2013. Chapman iniciou carreira na Saatchi & Saatchi Londres como executivo de contas, com trabalhos voltados para Sony e Exército Britânico. Em 2000 passou pela TBWA London, onde desenvolveu fundamentos de pesquisa para diversas marcas. Desde 2002 vive nos Estados Unidos, quando trabalhou na TBWA\CHIAT\DAY Los Angeles, na reposição de empresas como Shell e Masterfoods, esta com o relançamento global da Pedigree.

Nenhum comentário: